quarta-feira, 7 de junho de 2023

ALEPE E TCE RENOVAM PARCERIA ENTRE ESCOLA DO LEGISLATIVO E ESCOLA DE CONTAS

Alepe e TCE renovam parceria entre Escola do Legislativo e Escola de Contas
 
A Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado renovaram, nesta terça-feira (07.06), o acordo de cooperação técnica entre a Escola do Legislativo de Pernambuco (ELEPE) e a Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães. O acordo prevê a parceria institucional para a realização de cursos, seminários, simpósios e oficinas de interesse mútuo e também da administração pública estadual e municipal em todo o Estado.
Participaram da cerimônia, realizada no gabinete da Presidência da Alepe, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto; o 1º secretário, Gustavo Gouveia; o presidente do TCE, Ranilson Ramos; o conselheiro-presidente da Escola de Contas, Marco Loreto; o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti; o coordenador da Escola de Contas, Breno Spíndola; e o procurador-adjunto da Alepe, Silvio Pessoa.Na ocasião, foram enfatizados o caráter pedagógico e a importância das escolas para a formação de servidores e gestores, principalmente no que diz respeito ao aprimoramento – busca de mais eficiência – da administração pública.
 
Fotos: Lucas Patrício

PERNAMBUCO TERÁ SUAS ESTRADAS REQUALIFICADAS

Governadora Raquel Lyra garante empréstimo de R$ 900 milhões para requalificação de rodovias pernambucanas
Operação de crédito foi assinada no Recife, durante relançamento do Programa Farmácia Popular pelo presidente Lula
Acompanhada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (7), uma operação de crédito entre o Banco do Brasil e o Governo de Pernambuco, no valor de R$ 900 milhões, para a melhoria da infraestrutura do Estado. A solenidade ocorreu no Compaz Ariano Suassuna, no Recife, durante o relançamento do Programa Farmácia Popular.
“Esse é o primeiro empréstimo aprovado pela Assembleia Legislativa. Aos deputados, agradeço a confiança. Temos, infelizmente, a segunda pior malha rodoviária do Brasil. Vamos utilizar esse recurso para concluir as obras da PE-15 e recuperar estradas como a PE-33, que vai dar acesso aos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); a PE-17 e outras rodovias do Estado”, detalhou Raquel Lyra.
A chefe do Executivo estadual ressaltou, ainda, que outros empréstimos que totalizarão R$ 2,5 bilhões viabilizarão melhorias para as unidades hospitalares da rede de saúde estadual. “Cerca de R$ 500 milhões serão destinados neste primeiro momento para garantir dignidade para a população que precisa utilizar o Hospital da Restauração, o Otávio de Freitas, a maternidade do Cisam e demais unidades de saúde que são da rede própria do Estado e, infelizmente, não estão em condições adequadas de atender à sociedade”, complementou a governadora. 
O relançamento do programa Farmácia Popular amplia o acesso a medicamentos pelo SUS, com distribuição gratuita de fármacos para asma, hipertensão, diabetes, osteoporose e anticoncepcionais. Outros 40 remédios serão disponibilizados com até 90% de desconto. Todos os medicamentos do programa serão gratuitos para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ao todo, 55 milhões de pessoas serão contempladas.
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que o cuidado com a saúde será prioridade em seu governo. “O Farmácia Popular é um programa direcionado para as pessoas mais necessitadas. Elas serão tratadas como de primeira classe. Hoje, o cuidado com a doença é muito caro. Por isso que no meu governo cuidar da saúde do povo é investimento. Uma pessoa bem cuidada e com saúde produz muito mais", afirmou o presidente.

“Entendemos que garantir o acesso a medicamentos é resgatar o direito à saúde, e, mais do que isso, é resgatar a dignidade do nosso povo”, completou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Também estiveram presentes no evento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; da Educação, Camilo Santana; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; o prefeito do Recife, João Campos; a prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado; a superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Paula Matos; os secretários estaduais Zilda Cavalcanti (Saúde), Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Regina Célia (Mulher), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e as Drogas) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos); além de deputados federais e estaduais.

Fotos 1 - 4: Miva Filho/ Secom
Foto 5: Ricardo Stuckert/ Presidência da República


"O GOVERNO PASSADO IRONIZOU O FÁRMACIA POPULAR" DIZ LULA NO RECIFE

"Farmácia Popular foi ironizado pelo governo passado", diz Lula em relançamento do programa
No Recife, presidente anunciou ampliação da gratuidade no acesso a medicamentos
Lançamento do novo programa Farmácia Popular, do Governo Federal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançaram, nesta quarta-feira (7), o programa Farmácia Popular do Brasil. Em evento no Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife, o petista destacou a ampliação da gratuidade no acesso aos medicamentos oferecidos pelo programa e disse que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro “ironizou” e “diminuiu” a política.

“O Farmácia Popular foi ironizado e diminuído pelo governo passado. Agora, voltamos com muito mais força, com mais remédio e mais capacidade de fazer convênios para que mais farmácias possam fazer parte deste programa”, disse o presidente.

Entre as novidades do Farmácia Popular anunciadas pelo Governo Federal nesta quarta (7), está a ampliação da gratuidade na oferta dos remédios. O programa passa a oferecer todos os 40 medicamentos do rol gratuitamente para os beneficiários do Bolsa Família e povos indígenas. A iniciativa deve ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de pessoas. 

A gratuidade também será estendida para atender a saúde da mulher, com o fornecimento de contraceptivos e medicamentos indicados para tratamento de osteoporose, produtos que eram oferecidos com 50% de desconto. 

“Antes do Farmácia Popular, quantas pessoas nesse país iam a uma UBS [Unidade Básica de Saúde] ou a um posto de saúde e eram atendidas pelo médico, elas pegavam a receita, levavam para casa e, muitas vezes, morriam com a receita em cima da mesa porque não tinham dinheiro para comprar o remédio, isso não vai mais acontecer nesse país”, afirmou Lula. 

“Hoje cuidar da doença é muito caro, qualquer remédio tá muito caro. Uma pessoa aposentada, que recebe sua pensão, não pode gastar metade do salário com remédio, o estado precisa garantir esse medicamento para que ele possa sobreviver. Cuidar da saúde não é gasto”, completou o presidente. 

Lula relembrou, ainda, a criação do programa, que aconteceu em 2004, durante seu primeiro mandato como presidente da República. “As pessoas mais necessitadas, que ganham menos ou que foram privadas de conhecimentos e de oportunidades ao longo da história desse país, serão tratadas como pessoas de primeira classe. Ninguém vai a um médico para pegar apenas um diagnóstico ou uma receita, a gente vai porque queremos os dois e comprar o remédio para se tratar; por isso resolvemos lançar o Farmácia Popular lá atrás”.

“Governar é um ato de tomar decisões. É um ato de fazer opções. Quando você ganha um estado, um país ou uma cidade, você tem que definir para quem você quer governar e que setor você quer ajudar mais. Um orçamento de uma cidade, do estado ou da União, normalmente são feitos para atender a chamada ‘sociedade organizada’. O que é preciso saber é se a gente vai incluir as pessoas mais humildes, mais necessitadas, nesse orçamento; porque normalmente essas pessoas ficam de fora”, completou o petista.

Após a cerimônia de relançamento do Farmácia Popular no Compaz Ariano Suassuna, o presidente Lula seguirá para a inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Maranguape I. O prefeito da cidade, Yves Ribeiro (MDB), recebe o chefe do Executivo.

Via Blog da Folha

RAQUEL ASSINA EMPRÉSTIMO DE R$ 900 MILHÕES PARA REPARO EM RODOVIAS ESTADUAIS

Governo de Pernambuco assina empréstimo de R$ 900 milhões para reparar rodovias estaduais
Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em PE, assinou o acordo
Por Portal Folha de Pernambuco
Raquel Lyra e Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em PE, assinam empréstimo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
O Governo de Pernambuco assinou, nesta quarta-feira (7), um empréstimo de R$ 900 milhões junto ao Banco do Brasil. A verba será destinada a obras de infraestrutura, com foco na recuperação de rodovias estaduais. A assinatura do contrato de financiamento aconteceu durante a cerimônia de relançamento do programa Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, localizado na Zona Oeste do Recife.

O evento contou com a participação de Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, e da governadora Raquel Lyra (PSDB). A autorização para o Poder Executivo estadual contrair empréstimos de até R$ 3,4 bilhões com bancos nacionais e internacionais foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no início de maio.

Segundo Raquel Lyra, algumas rodovias estaduais serão priorizadas, como a PE-15, citada pela governadora como um exemplo de má conservação. “A gente tem hoje, infelizmente, a segunda pior malha rodoviária do Brasil. Vamos utilizar esse dinheiro para organizar a PE-15; para fazer a PE-33, que vai ligar a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), entre outras rodovias do estado”, 

A governadora anunciou, ainda, que o estado contrairá outro empréstimo no valor de R$ 2,5 bilhões. De acordo com a chefe do Executivo, a verba será destinada a investimentos na saúde pública.

A assinatura do termo aconteceu durante a cerimônia de relançamento do programa Farmácia Popular do Brasil, nesta quarta-feira (7), no Recife. O evento contou com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB); da ministra Saúde, Nísia Trindade; dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE); e de outros parlamentares e ministros.  

JOSAFÁ PODE DEIXAR SÃO CAETANO PARA DISPUTAR EM CARUARU

As eleições em Caruaru no próximo ano podem contar com um personagem novo, muito bem avaliado na vizinha São Caetano: o prefeito Josafá Almeida, do União Brasil.

Em entrevista, há pouco, à rádio Cultura de Caruaru, integrante da Rede Nordeste de Rádio, ele admitiu entrar na disputa pela Prefeitura da Capital do Forró.

LUTO - MORRE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ÁGUAS BELAS HILMA BIRUNDA

Lamentamos profundamente informar o falecimento da ex-vereadora e Presidente da Câmara de Águas Belas, Hilma Birunda, esposa do conhecido José Florentino Neto, conhecido Zé Birunda, ela foi uma figura importante na comunidade e fez contribuições significativas durante sua passagem em nossa dimensão seja como vereadora ou não. Seu falecimento representa uma perda para a comunidade e para todos aqueles que a conheciam, conviviam e trabalharam com ela.
Neste momento difícil, nossos pensamentos estão com a família, amigos e colegas da ex-vereadora. Que eles encontrem conforto e força para enfrentar essa perda. A trajetória e legado deixado por Hilma serão lembrados e sua dedicação ao serviço público será valorizada.

Equipe Blog do Edney

LULA DA FONTE ACOMPANHA MINISTROS EM VOO PARA RECIFE PARA CUMPRIREM AGENDA COM PRESIDENTE LULA

Lula da Fonte acompanha ministros da Educação e Saúde em voo para o Recife onde cumprem agenda ao lado do presidente Lula
O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) foi o único deputado a acompanhar o ministro da Educação, Camilo Santana e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em voo para o Recife, onde cumprem agenda ao lado do presidente Lula. Nesta quarta-feira, 7, o Governo Federal anuncia o novo “Farmácia Popular do Brasil” e inaugura o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista. 

“Tive a satisfação de acompanhar os ministros que estão à frente das duas pastas mais importantes do Brasil: Saúde e Educação. Agradeço ao ministro Camilo pelo convite e a ministra Nisía pelo carinho e recepção. Tive a oportunidade de trocar experiências, e parabenizá-los pelo brilhante trabalho à frente de grandes pastas, que carregam grandes responsabilidades”, disse o deputado Lula da Fonte. 

O parlamentar destacou ainda que a vinda do presidente Lula ao lançamento do programa “Farmácia Popular do Brasil”, que marca a remodelagem de um dos principais programas da área da Saúde para fortalecer a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e a inaugura o novo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Paulista, reafirma o compromisso do Governo Federal com o Nordeste e, especialmente, com Pernambuco.

TRIO PRESO POR TRÁFICO E HOMÍCIDIOS NO VIANA E MOURA DE GARANHUNS

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRIO ENVOLVIDO EM MORTES E TRÁFICO EM GARANHUNS PE
Foram presos em flagrante na tarde desta terça-feira (05), Bruno Mateus Pereira da Silva, 19 anos, Lucas Gabriel da Silva Arcanjo de 23 e Roderick Alder Gonçalves de Souza, de 18 anos.
O trio foi preso numa ação comandada pelo delegado Paulo Bicalho, coordenador da 8ªDENARC Garanhuns, em apoio com a 22ª Delegacia de Homicídios coordenada pelos delegados Victor Hugo e Tatiane Rossi, além do apoio operacional do 9ºBPM.
A ação aconteceu no Viana e Moura durante trabalho investigativo. Inicialmente, foi flagrado o foragido Roderick, que estava com mandado de busca e apreensão em aberto.
Durante a abordagem, foi autorizada e franqueada a entrada do policiamento na residência alvo. Lá estava Lucas Gabriel e Bruno Mateus, os quais apresentaram nervosismo e atitudes suspeitas.
Durante revista em um dos quartos, os policiais encontraram: 500 g de maconha; 35g de crack; 03 (três); 08 (oito) munições calibre 38; 01 (um) celta; 01 (uma) moto Honda Fan é grande quantia em dinheiro.
O trio é investigado pela prática de vários homicídios na cidade de Garanhuns, bem como pela disputa pelo tráfico de drogas. Todos eles foram presos no início de 2022 pelo DENARC, mas recentemente haviam sido postos em liberdade pela justiça.
Hoje, receberam voz de prisão e foram encaminhamos para a sala do delegado Paulo Bicalho onde foram autuados pelos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
Eles serão encaminhados para a Audiência de Custódia que decidirá os devidos destinos.