quarta-feira, 7 de junho de 2023

NA COMITIVA DO PRESIDENTE LULA, JR. UCHOA DEFENDE AVANÇOS DO NORDESTE

O presidente Lula está cumprindo uma série de agendas em Pernambuco nesta semana. 
As visitas começaram na última terça (06), onde o presidente visitou a fábrica da Jeep, localizada no município de Goiana, para o lançamento de mais uma linha de carros que alavancará os empregos e a economia do Estado. 

Nesta quarta, acompanhado de sua comitiva oficial e políticos da região, como a governadora Raquel Lyra e o deputado federal Guilherme Uchoa Jr, o presidente relançou o programa “Farmácia Popular”, que volta ao país de uma forma mais articulada com os programas Mais Médicos e Bolsa Família, e com mais medicamentos para a população brasileira. 

Após o encerramento do lançamento do programa, foi a vez de Paulista receber o presidente Lula e o deputado Guilherme Uchoa Jr fez questão de estar presente na cidade que é uma das suas principais bases políticas. Em Paulista, foi inaugurado o Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco. 
Onde foi entregue aos jovens pernambucanos mais um espaço base da educação, que atende mais de 1.125 jovens com grande potencial transformador. 

Ao fim do dia extenso de eventos, Guilherme Uchoa Jr pontuou: "É um prazer grande receber o presidente da república, para poder trazer desenvolvimento para região. Pernambuco precisa, está no farol, esperamos muito e contamos muito com a governadora e o presidente para Pernambuco se desenvolver cada vez mais, a educação transforma vidas, e gera oportunidades, por isso ações que estimulam e incentivam uma nova sociedade tem que ser prioridade no Brasil"

DELEGADO ROSSINE SOLICITA MELHORIAS NO ACESSO AO MIMOSO DISTRITO DE PESQUEIRA




Em mais um vídeo em suas andanças por sua terra natal, o suplente de Deputado Estadual, Majoritário em Pesqueira Delegado Rossine voltou a usar suas redes sociais, através de vídeo, para fazer um apelo em relação à melhoria do acesso ao Distrito Mimoso, distrito esse que por sinal, é  terra natal do atual prefeito. O acesso precário é visível no vídeo e tem causado muitos transtornos e impactos negativos em toda comunidade. 
"Atualmente, os moradores daqui enfrentam diversos desafios em relação ao acesso ao distrito, tais como estradas em condições precárias, falta de sinalização adequada, ausência de iluminação e falta de manutenção das vias. Essas questões dificultam a locomoção e representam riscos à segurança dos moradores e visitantes.
Portanto, peço que sejam tomadas as  medidas para melhorar o acesso ao distrito" colocou o Delegado.
"Solicito ao Prefeito medidas que irão não apenas melhorar a qualidade de vida dos moradores, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico de nossa região. Um acesso adequado atrairá mais investimentos, promoverá o comércio local e facilitará o deslocamento de pessoas e mercadorias. Conto com a compreensão e empenho de todos os responsáveis para que mais essa solicitação popular seja atendida. É fundamental que nossa comunidade tenha um acesso digno e seguro ao distrito." Finalizou

JOÃO CAMPOS EXALTA FARMÁCIA POPULAR E FALA SOBRE NACIONALIZAÇÃO DO COMPAZ

Em evento com Lula, João Campos exalta o Farmácia Popular e fala sobre nacionalização dos Compaz
Prefeito do Recife discursou em cerimônia no Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife
João Campos e Lula - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco
No evento de relançamento do programa Farmácia Popular do Brasil, realizado Compaz Escritor Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) destacou a importância da medida e falou sobre a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz, os Compaz. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades. 

Sobre a retomada do Farmácia Popular, o prefeito da capital pernambucana ressaltou a “reconstrução” de uma política pública que, segundo ele, foi esvaziada ao longo da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A gente tem um programa que faz de forma gratuita a distribuição de medicamentos complementando a rede do SUS. É simbólico ver que o presidente está no Recife, em Pernambuco, para mostrar que o Nordeste vai participar de um processo de reconstrução”, afirmou João Campos.

"O ex-presidente conseguiu destruir o que mais importante havia de políticas públicas no nosso país e tentou destruir a Farmácia Popular, mas o presidente Lula está aqui para mostrar que é possível reconstruir o Brasil. As desigualdades precisam ser combatidas. Como diria meu pai [Eduardo Campos], combater como uma doença física e moral", disse. 

O prefeito do Recife comentou, ainda, sobre o projeto de nacionalização dos Compaz. Dirigindo-se a Lula, Campos reiterou que há um diálogo entre a gestão municipal e o Governo Federal, através do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

"Presidente, a gente está num equipamento chamado Compaz. Esse equipamento é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e construir sonhos. Esse equipamento foi premiado pela ONU como um dos equipamentos que apresentam a maior capacidade de redução das desigualdades sociais", destacou João Campos. 

“Estamos conversando com o ministro Flávio Dino, que, junto com Lula, pretende construir equipamentos dessa magnitude no Brasil inteiro”, completou. 

Mudanças no Farmácia Popular
Com nova roupagem, o programa Farmácia Popular do Brasil passa a ofertar todos os 40 medicamentos de forma gratuita para os beneficiários do Bolsa Família; antes, somente uma parcela do valor dos remédios era subsidiada pelo governo. Segundo a gestão, a iniciativa deve ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de pessoas.
 

MARIO FAUSTINO VIBRA COM O GÁS NATURAL TRAZENDO DESENVOLVIMENTO PARA GARANHUNS

O entusiasta por Garanhuns Mario Faustino nos atualiza diariamente sobre uma grande obra em andamento em Garanhuns. O gasoduto o mesmo nos informa que o Posto Caçulinha em Garanhuns está recebendo bombas para comercializar o gás natural do projeto da Copergás para o atendimento de veículos leves e pesados que usam o GNV. Será o primeiro posto da região do Agreste Meridional para atender frotas de caminhões e carretas que usam esse energético limpo, bom e barato. Em breve será inaugurado. O posto fica as margens da BR 424 ao lado do cemitério São Miguel, bairro da Boa Vista. Vamos continuar trabalhando por Garanhuns. Vibra Mario.
Em outra postagem nos informa que o gasoduto do gás natural da Copergás avança já cortou a cidade e já  está defronte a Churrascaria Sabor do Meio Dia,  na PE 177.  É o grande projeto da Copergás para Garanhuns que vai beneficiar indústrias, churrascarias, padarias, lavanderias, hotéis, colégios, casas de saúde, condomínios, restaurantes, pizzarias, e postos de combustíveis. (Mário Faustino)

ALEPE E TCE RENOVAM PARCERIA ENTRE ESCOLA DO LEGISLATIVO E ESCOLA DE CONTAS

Alepe e TCE renovam parceria entre Escola do Legislativo e Escola de Contas
 
A Assembleia Legislativa de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado renovaram, nesta terça-feira (07.06), o acordo de cooperação técnica entre a Escola do Legislativo de Pernambuco (ELEPE) e a Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães. O acordo prevê a parceria institucional para a realização de cursos, seminários, simpósios e oficinas de interesse mútuo e também da administração pública estadual e municipal em todo o Estado.
Participaram da cerimônia, realizada no gabinete da Presidência da Alepe, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto; o 1º secretário, Gustavo Gouveia; o presidente do TCE, Ranilson Ramos; o conselheiro-presidente da Escola de Contas, Marco Loreto; o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti; o coordenador da Escola de Contas, Breno Spíndola; e o procurador-adjunto da Alepe, Silvio Pessoa.Na ocasião, foram enfatizados o caráter pedagógico e a importância das escolas para a formação de servidores e gestores, principalmente no que diz respeito ao aprimoramento – busca de mais eficiência – da administração pública.
 
Fotos: Lucas Patrício

PERNAMBUCO TERÁ SUAS ESTRADAS REQUALIFICADAS

Governadora Raquel Lyra garante empréstimo de R$ 900 milhões para requalificação de rodovias pernambucanas
Operação de crédito foi assinada no Recife, durante relançamento do Programa Farmácia Popular pelo presidente Lula
Acompanhada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (7), uma operação de crédito entre o Banco do Brasil e o Governo de Pernambuco, no valor de R$ 900 milhões, para a melhoria da infraestrutura do Estado. A solenidade ocorreu no Compaz Ariano Suassuna, no Recife, durante o relançamento do Programa Farmácia Popular.
“Esse é o primeiro empréstimo aprovado pela Assembleia Legislativa. Aos deputados, agradeço a confiança. Temos, infelizmente, a segunda pior malha rodoviária do Brasil. Vamos utilizar esse recurso para concluir as obras da PE-15 e recuperar estradas como a PE-33, que vai dar acesso aos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); a PE-17 e outras rodovias do Estado”, detalhou Raquel Lyra.
A chefe do Executivo estadual ressaltou, ainda, que outros empréstimos que totalizarão R$ 2,5 bilhões viabilizarão melhorias para as unidades hospitalares da rede de saúde estadual. “Cerca de R$ 500 milhões serão destinados neste primeiro momento para garantir dignidade para a população que precisa utilizar o Hospital da Restauração, o Otávio de Freitas, a maternidade do Cisam e demais unidades de saúde que são da rede própria do Estado e, infelizmente, não estão em condições adequadas de atender à sociedade”, complementou a governadora. 
O relançamento do programa Farmácia Popular amplia o acesso a medicamentos pelo SUS, com distribuição gratuita de fármacos para asma, hipertensão, diabetes, osteoporose e anticoncepcionais. Outros 40 remédios serão disponibilizados com até 90% de desconto. Todos os medicamentos do programa serão gratuitos para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ao todo, 55 milhões de pessoas serão contempladas.
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que o cuidado com a saúde será prioridade em seu governo. “O Farmácia Popular é um programa direcionado para as pessoas mais necessitadas. Elas serão tratadas como de primeira classe. Hoje, o cuidado com a doença é muito caro. Por isso que no meu governo cuidar da saúde do povo é investimento. Uma pessoa bem cuidada e com saúde produz muito mais", afirmou o presidente.

“Entendemos que garantir o acesso a medicamentos é resgatar o direito à saúde, e, mais do que isso, é resgatar a dignidade do nosso povo”, completou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Também estiveram presentes no evento os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; da Educação, Camilo Santana; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; o prefeito do Recife, João Campos; a prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado; a superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Paula Matos; os secretários estaduais Zilda Cavalcanti (Saúde), Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Regina Célia (Mulher), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e as Drogas) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos); além de deputados federais e estaduais.

Fotos 1 - 4: Miva Filho/ Secom
Foto 5: Ricardo Stuckert/ Presidência da República


"O GOVERNO PASSADO IRONIZOU O FÁRMACIA POPULAR" DIZ LULA NO RECIFE

"Farmácia Popular foi ironizado pelo governo passado", diz Lula em relançamento do programa
No Recife, presidente anunciou ampliação da gratuidade no acesso a medicamentos
Lançamento do novo programa Farmácia Popular, do Governo Federal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançaram, nesta quarta-feira (7), o programa Farmácia Popular do Brasil. Em evento no Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife, o petista destacou a ampliação da gratuidade no acesso aos medicamentos oferecidos pelo programa e disse que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro “ironizou” e “diminuiu” a política.

“O Farmácia Popular foi ironizado e diminuído pelo governo passado. Agora, voltamos com muito mais força, com mais remédio e mais capacidade de fazer convênios para que mais farmácias possam fazer parte deste programa”, disse o presidente.

Entre as novidades do Farmácia Popular anunciadas pelo Governo Federal nesta quarta (7), está a ampliação da gratuidade na oferta dos remédios. O programa passa a oferecer todos os 40 medicamentos do rol gratuitamente para os beneficiários do Bolsa Família e povos indígenas. A iniciativa deve ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de pessoas. 

A gratuidade também será estendida para atender a saúde da mulher, com o fornecimento de contraceptivos e medicamentos indicados para tratamento de osteoporose, produtos que eram oferecidos com 50% de desconto. 

“Antes do Farmácia Popular, quantas pessoas nesse país iam a uma UBS [Unidade Básica de Saúde] ou a um posto de saúde e eram atendidas pelo médico, elas pegavam a receita, levavam para casa e, muitas vezes, morriam com a receita em cima da mesa porque não tinham dinheiro para comprar o remédio, isso não vai mais acontecer nesse país”, afirmou Lula. 

“Hoje cuidar da doença é muito caro, qualquer remédio tá muito caro. Uma pessoa aposentada, que recebe sua pensão, não pode gastar metade do salário com remédio, o estado precisa garantir esse medicamento para que ele possa sobreviver. Cuidar da saúde não é gasto”, completou o presidente. 

Lula relembrou, ainda, a criação do programa, que aconteceu em 2004, durante seu primeiro mandato como presidente da República. “As pessoas mais necessitadas, que ganham menos ou que foram privadas de conhecimentos e de oportunidades ao longo da história desse país, serão tratadas como pessoas de primeira classe. Ninguém vai a um médico para pegar apenas um diagnóstico ou uma receita, a gente vai porque queremos os dois e comprar o remédio para se tratar; por isso resolvemos lançar o Farmácia Popular lá atrás”.

“Governar é um ato de tomar decisões. É um ato de fazer opções. Quando você ganha um estado, um país ou uma cidade, você tem que definir para quem você quer governar e que setor você quer ajudar mais. Um orçamento de uma cidade, do estado ou da União, normalmente são feitos para atender a chamada ‘sociedade organizada’. O que é preciso saber é se a gente vai incluir as pessoas mais humildes, mais necessitadas, nesse orçamento; porque normalmente essas pessoas ficam de fora”, completou o petista.

Após a cerimônia de relançamento do Farmácia Popular no Compaz Ariano Suassuna, o presidente Lula seguirá para a inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Maranguape I. O prefeito da cidade, Yves Ribeiro (MDB), recebe o chefe do Executivo.

Via Blog da Folha

RAQUEL ASSINA EMPRÉSTIMO DE R$ 900 MILHÕES PARA REPARO EM RODOVIAS ESTADUAIS

Governo de Pernambuco assina empréstimo de R$ 900 milhões para reparar rodovias estaduais
Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em PE, assinou o acordo
Por Portal Folha de Pernambuco
Raquel Lyra e Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em PE, assinam empréstimo - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
O Governo de Pernambuco assinou, nesta quarta-feira (7), um empréstimo de R$ 900 milhões junto ao Banco do Brasil. A verba será destinada a obras de infraestrutura, com foco na recuperação de rodovias estaduais. A assinatura do contrato de financiamento aconteceu durante a cerimônia de relançamento do programa Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, localizado na Zona Oeste do Recife.

O evento contou com a participação de Ana Paula Matos, superintendente do Banco do Brasil em Pernambuco, e da governadora Raquel Lyra (PSDB). A autorização para o Poder Executivo estadual contrair empréstimos de até R$ 3,4 bilhões com bancos nacionais e internacionais foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no início de maio.

Segundo Raquel Lyra, algumas rodovias estaduais serão priorizadas, como a PE-15, citada pela governadora como um exemplo de má conservação. “A gente tem hoje, infelizmente, a segunda pior malha rodoviária do Brasil. Vamos utilizar esse dinheiro para organizar a PE-15; para fazer a PE-33, que vai ligar a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), entre outras rodovias do estado”, 

A governadora anunciou, ainda, que o estado contrairá outro empréstimo no valor de R$ 2,5 bilhões. De acordo com a chefe do Executivo, a verba será destinada a investimentos na saúde pública.

A assinatura do termo aconteceu durante a cerimônia de relançamento do programa Farmácia Popular do Brasil, nesta quarta-feira (7), no Recife. O evento contou com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB); da ministra Saúde, Nísia Trindade; dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE); e de outros parlamentares e ministros.