quarta-feira, 7 de junho de 2023

PSB DIZ EM NOTA QUE BANCOU DANILO NA SUDENE

Em nota, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, assume que foi o partido, por meio dele e do prefeito do Recife, João Campos, os principais responsáveis pela indicação do ex-deputado Danilo Cabral para Superintendência da Sudene. A nota foi gerada depois que Siqueira leu a nota de Danilo e não viu nenhum tipo de agradecimento ao PSB, mas apenas a Humberto Costa e o PT. Toque na imagem para ampliar.

SE LIGUE - BANCOS E CORREIOS FECHAM AMANHÃ

Os bancos ficarão fechados na próxima quinta-feira (8) em virtude do Dia de Corpus Christi, que não é feriado nacional. O atendimento presencial ao público será retomado na sexta-feira
(9), no horário normal. O funcionamento dos bancos foi divulgado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a volta do atendimento na sexta ocorre justamente pelo fato de que Corpus Christi não é um feriado nacional. A decretação do feriado depende de cada estado ou cidade.

Os Correios informaram que, na quinta-feira, não haverá atendimento nas agências. Na sexta-feira (9), o funcionamento volta ao normal, assim como no sábado (10), no caso das unidades que abrem nesse dia.

FÁRMACIA POPULAR RELANÇADA, AGORA COM POVOS INDÍGENAS

A Farmácia Popular foi relançada, nesta quarta-feira, com a inclusão do fornecimento de remédios gratuitamente para as comunidades indígenas. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os recursos para o programa tiveram um corte de 60% para este ano, impactando severamente a situação de usuários que precisam de medicamentos e não têm condições de pagar por eles.

A inclusão das comunidades indígenas era uma lacuna na Farmácia Popular desde que foi criada. Por não prever um planejamento logístico entre a disponibilização e a entrega dos remédios, em função das grandes distâncias, as populações nativas foram deixadas de fora. O problema foi solucionado a partir da solicitação, pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da habilitação dos representantes dos 34 Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) para retirarem as medicações em estabelecimentos credenciados. Serão eles que levarão os fármacos para os povos originários.

“Ele [servidor] chega em alguma unidade da Farmácia Popular e busca os medicamentos, apresentando todas as receitas. Facilita quando se tem um profissional de saúde habilitado por causa dos difíceis acessos aos territórios, que em muitos locais só é possível por via aérea”, explicou ao Correio o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Farmácia Popular beneficia aproximadamente 20 milhões de pessoas que sofrem de alguma doença crônica. É o caso do aposentado Rosildo Silva, de 48 anos, que faz tratamento para Aids desde 2010 e, por causa da doença, há 11 anos se medica para o chamado “Parkinson Secundário”. O remédio de alto custo deve ser tomado três vezes ao dia para diminuir os tremores do lado direito do corpo. Sem o fármaco, não conseguiria fazer atividades básicas.

“Essa medicação é cara e, se fosse comprar, não conseguiria. Em abril, estava em falta nas farmácias de alto custo, então precisei desembolsar R$ 190. Meus amigos tiveram de me ajudar para que conseguisse comprar”, disse

RAQUEL ACOMPANHA LULA NA INAUGURAÇÃO DO CAMPUS IFPE PAULISTA

Governadora Raquel Lyra acompanha presidente Lula na inauguração do Campus Paulista do IFPE
A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), nesta quarta-feira (7), ao lado do presidente Lula e da vice-governadora Priscila Krause. A nova unidade foi inaugurada no bairro de Maranguape I, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
"Pernambuco tem a Região Metropolitana mais empobrecida do país. Por isso, agradecemos ao presidente Lula por mais esta unidade sendo inaugurada. Na última sexta lançamos o programa de maior investimento na educação estadual da história, o Juntos pela Educação. São R$ 5,5 bilhões que serão investidos nas crianças desde cedo. Serão construídas 250 novas creches. Por muito tempo, o Governo de Pernambuco se absteve do papel de cuidar dos municípios e agora vamos investir junto às prefeituras, permitindo que as crianças entre 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever", afirmou a governadora Raquel Lyra, destacando algumas das ações do Governo do Estado para a educação. 
Durante a cerimônia, foi assinado o termo de autorização para a construção do Campus IFPE em Olinda, no valor de R$ 25 milhões. "Nosso governo está comprometido a construir mais vagas em escolas e universidades porque não existe exemplo de um país que se desenvolveu sem ter investido na educação. Quanto mais cidadãos formados, mais o país fica valorizado, maior é a competitividade. Os jovens são o futuro desse país, por isso, precisam ter o direito de sonhar e construir o país que nós queremos", disse o presidente Lula.
Após a cerimônia, a governadora Raquel Lyra reuniu cerca de 20 estudantes do IFPE, junto com o reitor da instituição José Carlos de Sá. Os alunos conversaram com a chefe do Executivo estadual sobre demandas de diversos temas, como, por exemplo, transporte e infraestrutura do local onde moram.

Participaram do evento os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Camilo Santana (Educação), Nízia Trindade (Saúde), Rui Costa (Casa Civil) e André de Paula (Pesca e Aquicultura); além dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa. Também estiveram presentes os prefeitos Yves Ribeiro (Paulista), João Campos (Recife) e Márcia Conrado (Serra Talhada); secretários estaduais, deputados estaduais e federais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

NA COMITIVA DO PRESIDENTE LULA, JR. UCHOA DEFENDE AVANÇOS DO NORDESTE

O presidente Lula está cumprindo uma série de agendas em Pernambuco nesta semana. 
As visitas começaram na última terça (06), onde o presidente visitou a fábrica da Jeep, localizada no município de Goiana, para o lançamento de mais uma linha de carros que alavancará os empregos e a economia do Estado. 

Nesta quarta, acompanhado de sua comitiva oficial e políticos da região, como a governadora Raquel Lyra e o deputado federal Guilherme Uchoa Jr, o presidente relançou o programa “Farmácia Popular”, que volta ao país de uma forma mais articulada com os programas Mais Médicos e Bolsa Família, e com mais medicamentos para a população brasileira. 

Após o encerramento do lançamento do programa, foi a vez de Paulista receber o presidente Lula e o deputado Guilherme Uchoa Jr fez questão de estar presente na cidade que é uma das suas principais bases políticas. Em Paulista, foi inaugurado o Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco. 
Onde foi entregue aos jovens pernambucanos mais um espaço base da educação, que atende mais de 1.125 jovens com grande potencial transformador. 

Ao fim do dia extenso de eventos, Guilherme Uchoa Jr pontuou: "É um prazer grande receber o presidente da república, para poder trazer desenvolvimento para região. Pernambuco precisa, está no farol, esperamos muito e contamos muito com a governadora e o presidente para Pernambuco se desenvolver cada vez mais, a educação transforma vidas, e gera oportunidades, por isso ações que estimulam e incentivam uma nova sociedade tem que ser prioridade no Brasil"

DELEGADO ROSSINE SOLICITA MELHORIAS NO ACESSO AO MIMOSO DISTRITO DE PESQUEIRA




Em mais um vídeo em suas andanças por sua terra natal, o suplente de Deputado Estadual, Majoritário em Pesqueira Delegado Rossine voltou a usar suas redes sociais, através de vídeo, para fazer um apelo em relação à melhoria do acesso ao Distrito Mimoso, distrito esse que por sinal, é  terra natal do atual prefeito. O acesso precário é visível no vídeo e tem causado muitos transtornos e impactos negativos em toda comunidade. 
"Atualmente, os moradores daqui enfrentam diversos desafios em relação ao acesso ao distrito, tais como estradas em condições precárias, falta de sinalização adequada, ausência de iluminação e falta de manutenção das vias. Essas questões dificultam a locomoção e representam riscos à segurança dos moradores e visitantes.
Portanto, peço que sejam tomadas as  medidas para melhorar o acesso ao distrito" colocou o Delegado.
"Solicito ao Prefeito medidas que irão não apenas melhorar a qualidade de vida dos moradores, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico de nossa região. Um acesso adequado atrairá mais investimentos, promoverá o comércio local e facilitará o deslocamento de pessoas e mercadorias. Conto com a compreensão e empenho de todos os responsáveis para que mais essa solicitação popular seja atendida. É fundamental que nossa comunidade tenha um acesso digno e seguro ao distrito." Finalizou

JOÃO CAMPOS EXALTA FARMÁCIA POPULAR E FALA SOBRE NACIONALIZAÇÃO DO COMPAZ

Em evento com Lula, João Campos exalta o Farmácia Popular e fala sobre nacionalização dos Compaz
Prefeito do Recife discursou em cerimônia no Compaz Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife
João Campos e Lula - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco
No evento de relançamento do programa Farmácia Popular do Brasil, realizado Compaz Escritor Ariano Suassuna, na Zona Oeste do Recife, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) destacou a importância da medida e falou sobre a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz, os Compaz. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades. 

Sobre a retomada do Farmácia Popular, o prefeito da capital pernambucana ressaltou a “reconstrução” de uma política pública que, segundo ele, foi esvaziada ao longo da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “A gente tem um programa que faz de forma gratuita a distribuição de medicamentos complementando a rede do SUS. É simbólico ver que o presidente está no Recife, em Pernambuco, para mostrar que o Nordeste vai participar de um processo de reconstrução”, afirmou João Campos.

"O ex-presidente conseguiu destruir o que mais importante havia de políticas públicas no nosso país e tentou destruir a Farmácia Popular, mas o presidente Lula está aqui para mostrar que é possível reconstruir o Brasil. As desigualdades precisam ser combatidas. Como diria meu pai [Eduardo Campos], combater como uma doença física e moral", disse. 

O prefeito do Recife comentou, ainda, sobre o projeto de nacionalização dos Compaz. Dirigindo-se a Lula, Campos reiterou que há um diálogo entre a gestão municipal e o Governo Federal, através do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

"Presidente, a gente está num equipamento chamado Compaz. Esse equipamento é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e construir sonhos. Esse equipamento foi premiado pela ONU como um dos equipamentos que apresentam a maior capacidade de redução das desigualdades sociais", destacou João Campos. 

“Estamos conversando com o ministro Flávio Dino, que, junto com Lula, pretende construir equipamentos dessa magnitude no Brasil inteiro”, completou. 

Mudanças no Farmácia Popular
Com nova roupagem, o programa Farmácia Popular do Brasil passa a ofertar todos os 40 medicamentos de forma gratuita para os beneficiários do Bolsa Família; antes, somente uma parcela do valor dos remédios era subsidiada pelo governo. Segundo a gestão, a iniciativa deve ampliar o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de pessoas.
 

MARIO FAUSTINO VIBRA COM O GÁS NATURAL TRAZENDO DESENVOLVIMENTO PARA GARANHUNS

O entusiasta por Garanhuns Mario Faustino nos atualiza diariamente sobre uma grande obra em andamento em Garanhuns. O gasoduto o mesmo nos informa que o Posto Caçulinha em Garanhuns está recebendo bombas para comercializar o gás natural do projeto da Copergás para o atendimento de veículos leves e pesados que usam o GNV. Será o primeiro posto da região do Agreste Meridional para atender frotas de caminhões e carretas que usam esse energético limpo, bom e barato. Em breve será inaugurado. O posto fica as margens da BR 424 ao lado do cemitério São Miguel, bairro da Boa Vista. Vamos continuar trabalhando por Garanhuns. Vibra Mario.
Em outra postagem nos informa que o gasoduto do gás natural da Copergás avança já cortou a cidade e já  está defronte a Churrascaria Sabor do Meio Dia,  na PE 177.  É o grande projeto da Copergás para Garanhuns que vai beneficiar indústrias, churrascarias, padarias, lavanderias, hotéis, colégios, casas de saúde, condomínios, restaurantes, pizzarias, e postos de combustíveis. (Mário Faustino)