quarta-feira, 7 de junho de 2023

LULA CHORA EMOCIONADO COM HISTÓRIA DE GARANHUNS E CAÉTES NARRADA POR REITOR

Lula chora com discurso de reitor durante evento de inauguração em Recife
O presidente esteve na cerimônia que inaugurou o campus Paulista do instituto pernambucano e chorou com o relato de José Carlos de Sá
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou nesta quarta-feira (7/6) a inauguração do campus Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Recife. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo se emocionou ao ouvir o discurso do reitor José Carlos de Sá, que exaltou a educação técnica do estado.

No evento, o reitor do IFPE agradeceu a presença de Lula e por, em 2008, no primeiro mandato como presidente, ele ter assinado a Lei 11.892, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e foi nesse momento que o mandatário começou a se chorar. “A criação dessa rede foi uma das maiores revoluções feitas na educação desse país e é sua obra, sua autoria, presidente”, disse José Carlos de Sá.

Comovido com as palavras do reitor, Lula ficou ainda mais emocionado quando José Carlos de Sá mencionou a história das irmãs de Caetés, município de Pernambuco, onde três meninas entraram para a rede de ensino técnico. “Há dois meses eu estive em uma formatura em Garanhuns, sua terra, presidente, e eu conheci uma menina chamada Cíntia. Essa menina está no décimo período de Engenharia Elétrica. Ela é filha de uma família pobre, que mora numa pequena casa no município de Caetés com mais três irmãos”, contou de Sá.

Lula convoca estudantes: "A maior inscrição que o Enem já teve"
“Cíntia está concluindo o curso de Engenharia Elétrica, a irmã dela está no sétimo período de Engenharia Elétrica, também no IFPE campus Garanhuns. A outra irmã dela faz o ensino técnico integrado ao Ensino Médio e o irmão dela faz o curso subsequente de Eletroeletrônica no campus Garanhuns. Eu vim aqui para te dizer, presidente, que a sua obra, a Rede Federal de Educação Científica Tecnológica, permite que as meninas de Caetés agora cursem Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Pernambuco”, detalhou o reitor.

Assista:


Após o discurso do reitor do IFPE, Lula falou aos presentes e motivou os estudantes. “Se um dia estiverem desanimados porque não acreditam no prefeito, no vereador, no deputado, no governador, no presidente, na política, em ninguém, acreditem em vocês. O país que a gente quer construir está dentro de vocês”, ressaltou.

Lula alerta estudantes sobre a importância de participar do Enem 2023
Seguindo os relatos emocionados, Lula lembrou ter sido o primeiro dos oito irmãos a terminar o primário, ter um curso técnico e ganhar um salário maior que o mínimo. “A gente tem que estudar para ter um rumo na vida, essa é a maior herança que os pais podem deixar para os filhos. Eu lembro do orgulho da minha mãe ao me levar para o curso técnico. E foi por causa desse curso que eu me virei presidente da república”, declarou.

NOTA DE PESAR - EDNA VIEIRA SOARES

Nota de Pesar - Falecimento de Edna Vieira Soares, Fundadora e Gestora da Creche Escola Santa Clara
É com profunda tristeza e pesar que a Prefeitura de Garanhuns lamenta o falecimento de Edna Vieira Soares, fundadora e gestora da Creche Escola Santa Clara. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e uma lacuna irreparável na educação de nossa cidade.

Edna Vieira Soares deixa um legado extraordinário para a comunidade garanhuense. A Creche Escola Santa Clara, sob sua liderança, tornou-se um símbolo de excelência e amor no cuidado e educação das crianças. 

Neste momento de profunda tristeza, queremos expressar nossos mais sinceros sentimentos à família de Edna, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer e compartilhar momentos com essa grande mulher. Seu espírito guerreiro e seu compromisso com a educação serão lembrados para sempre.

PADRE AIRTON SUSPENSO, SACERDOTE DEIXA A FUNDAÇÃO TERRA



Jornal O Poder

O presidente da Fundação Terra dos Servos de Deus, padre Airton Freire de Lima, se licenciou hoje da presidência da entidade, passando sua gestão para a vice-presidente Jéssica Mickaelly Pereira, que acompanha o sacerdote há mais de 20 anos. A nova dirigente da fundação reside nas dependências da entidade, no sítio Itapecuru, em Buíque, Pernambuco.

RAZÃO PARA A RENÚNCIA
Padre Airton, justificou a renúncia alegando que em razão dos últimos acontecimentos noticiados pela imprensa, envolvendo sua pessoa “em atos não apropriados e, portanto, reprováveis”, terem lhe abalado psicologicamente.

ACUSAÇÃO DE ESTUPRO
O sacerdote, que teve suas ordens suspensas pelo bispo de Diocese de Pesqueira, na mesma região, está sendo acusado de ser cúmplice de um estupro no ano passado de uma frequentadora dos retiros espirituais promovidos pela fundação. Ele nega a acusação e as investigações policiais correm em sigilo

PRESIDENTE LUIZINHO ROLDÃO PARTICIPA EM LAJEDO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA BR 423, JONHY ALBINO E FERNANDO RODOLFO TAMBÉM

A audiência pública que foi realizada faz parte do trabalho para apontar os impactos ambientais dessa importante obra tão sonhada e esperada pela nossa população. A previsão é que a primeira fase da duplicação contemple do quilômetro 18.2 , na altura da BR-232, em São Caetano, até o quilômetro 60, em Lajedo. Nesta quarta-feira (7), os detalhes foram apresentados em uma audiência pública promovida pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), na cidade de Lajedo. Luizinho Roldão esteve ao lado do deputado federal Fernando Rodolfo e do vereador Jhonny Albino(PSB), no evento de fundamental importância para o início da obra. 
AUDIÊNCIA - Importante ressaltar que as audiências públicas são geralmente uma etapa obrigatória no processo de licenciamento ambiental para projetos de grande porte, como a duplicação de uma rodovia. Essas audiências visam garantir a transparência e a participação pública no processo de tomada de decisões, permitindo que as partes interessadas se manifestem, expressem preocupações e contribuam com informações relevantes.

IMPACTOS - Entre os municípios do Agreste Central e Meridional que vão ser diretamente impactados pela duplicação da BR-423 estão Cachoeirinha, Calçado, Garanhuns, Jucati, Jupi, Lajedo, São Caetano e São João. O projeto de adequação de capacidade viária da BR-423, proposto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prevê a construção de pontes sobre os rios Doce e Una, o reforço estrutural das pontes existentes, elevados de travessias urbanas, entre outras modificações na área. Toda essa engenharia passa por vegetações, rios e áreas naturais de matas nativas. “É importante que nós estejamos sempre acompanhando o passo a passo dessa obra tão sonhada por todos e que agora vai sair do papel. Como presidente do Poder Legislativo, é uma honra estar presente nessa audiência e acompanhado todo o passo a passo. Estamos felizes pois vai gerar grande impacto econômico para Garanhuns”, colocou o Presidente da Câmara de Garanhuns Luizinho Roldão.
PARTICIPAÇÃO - "Durante a audiência pública, as contribuições e preocupações da população e das partes interessadas devem ser levadas em consideração. É fundamental que as autoridades responsáveis pelo projeto estejam presentes para responder às perguntas e fornecer esclarecimentos sobre os impactos ambientais e as medidas mitigatórias propostas. Essa participação pública é essencial para garantir que o projeto leve em conta os interesses da comunidade e minimize os impactos ambientais." Frisou o vereador Jonhy Albino
PARTICIPAÇÃO 2 - Entendo que a duplicação de uma BR como essa nossa é uma luta antiga em nossa região. A necessidade de ampliar uma rodovia existente geralmente surge devido ao aumento do tráfego, demandas de infraestrutura e melhorias na mobilidade.
Quando uma rodovia é considerada essencial para uma região, como a nossa, a duplicação pode ser vista como uma solução para melhorar a segurança, reduzir o congestionamento e promover o desenvolvimento econômico. No entanto, essa questão pode gerar debates e controvérsias, especialmente quando se trata de seus impactos ambientais, sociais e culturais. É justamente para isso que estamos aqui, colocou do Deputado Fernando Rodolfo.

Fotos 1 e 2 Portal Agreste Violento

PSB DIZ EM NOTA QUE BANCOU DANILO NA SUDENE

Em nota, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, assume que foi o partido, por meio dele e do prefeito do Recife, João Campos, os principais responsáveis pela indicação do ex-deputado Danilo Cabral para Superintendência da Sudene. A nota foi gerada depois que Siqueira leu a nota de Danilo e não viu nenhum tipo de agradecimento ao PSB, mas apenas a Humberto Costa e o PT. Toque na imagem para ampliar.

SE LIGUE - BANCOS E CORREIOS FECHAM AMANHÃ

Os bancos ficarão fechados na próxima quinta-feira (8) em virtude do Dia de Corpus Christi, que não é feriado nacional. O atendimento presencial ao público será retomado na sexta-feira
(9), no horário normal. O funcionamento dos bancos foi divulgado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a volta do atendimento na sexta ocorre justamente pelo fato de que Corpus Christi não é um feriado nacional. A decretação do feriado depende de cada estado ou cidade.

Os Correios informaram que, na quinta-feira, não haverá atendimento nas agências. Na sexta-feira (9), o funcionamento volta ao normal, assim como no sábado (10), no caso das unidades que abrem nesse dia.

FÁRMACIA POPULAR RELANÇADA, AGORA COM POVOS INDÍGENAS

A Farmácia Popular foi relançada, nesta quarta-feira, com a inclusão do fornecimento de remédios gratuitamente para as comunidades indígenas. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os recursos para o programa tiveram um corte de 60% para este ano, impactando severamente a situação de usuários que precisam de medicamentos e não têm condições de pagar por eles.

A inclusão das comunidades indígenas era uma lacuna na Farmácia Popular desde que foi criada. Por não prever um planejamento logístico entre a disponibilização e a entrega dos remédios, em função das grandes distâncias, as populações nativas foram deixadas de fora. O problema foi solucionado a partir da solicitação, pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da habilitação dos representantes dos 34 Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) para retirarem as medicações em estabelecimentos credenciados. Serão eles que levarão os fármacos para os povos originários.

“Ele [servidor] chega em alguma unidade da Farmácia Popular e busca os medicamentos, apresentando todas as receitas. Facilita quando se tem um profissional de saúde habilitado por causa dos difíceis acessos aos territórios, que em muitos locais só é possível por via aérea”, explicou ao Correio o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Farmácia Popular beneficia aproximadamente 20 milhões de pessoas que sofrem de alguma doença crônica. É o caso do aposentado Rosildo Silva, de 48 anos, que faz tratamento para Aids desde 2010 e, por causa da doença, há 11 anos se medica para o chamado “Parkinson Secundário”. O remédio de alto custo deve ser tomado três vezes ao dia para diminuir os tremores do lado direito do corpo. Sem o fármaco, não conseguiria fazer atividades básicas.

“Essa medicação é cara e, se fosse comprar, não conseguiria. Em abril, estava em falta nas farmácias de alto custo, então precisei desembolsar R$ 190. Meus amigos tiveram de me ajudar para que conseguisse comprar”, disse

RAQUEL ACOMPANHA LULA NA INAUGURAÇÃO DO CAMPUS IFPE PAULISTA

Governadora Raquel Lyra acompanha presidente Lula na inauguração do Campus Paulista do IFPE
A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), nesta quarta-feira (7), ao lado do presidente Lula e da vice-governadora Priscila Krause. A nova unidade foi inaugurada no bairro de Maranguape I, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
"Pernambuco tem a Região Metropolitana mais empobrecida do país. Por isso, agradecemos ao presidente Lula por mais esta unidade sendo inaugurada. Na última sexta lançamos o programa de maior investimento na educação estadual da história, o Juntos pela Educação. São R$ 5,5 bilhões que serão investidos nas crianças desde cedo. Serão construídas 250 novas creches. Por muito tempo, o Governo de Pernambuco se absteve do papel de cuidar dos municípios e agora vamos investir junto às prefeituras, permitindo que as crianças entre 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever", afirmou a governadora Raquel Lyra, destacando algumas das ações do Governo do Estado para a educação. 
Durante a cerimônia, foi assinado o termo de autorização para a construção do Campus IFPE em Olinda, no valor de R$ 25 milhões. "Nosso governo está comprometido a construir mais vagas em escolas e universidades porque não existe exemplo de um país que se desenvolveu sem ter investido na educação. Quanto mais cidadãos formados, mais o país fica valorizado, maior é a competitividade. Os jovens são o futuro desse país, por isso, precisam ter o direito de sonhar e construir o país que nós queremos", disse o presidente Lula.
Após a cerimônia, a governadora Raquel Lyra reuniu cerca de 20 estudantes do IFPE, junto com o reitor da instituição José Carlos de Sá. Os alunos conversaram com a chefe do Executivo estadual sobre demandas de diversos temas, como, por exemplo, transporte e infraestrutura do local onde moram.

Participaram do evento os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Camilo Santana (Educação), Nízia Trindade (Saúde), Rui Costa (Casa Civil) e André de Paula (Pesca e Aquicultura); além dos senadores Teresa Leitão e Humberto Costa. Também estiveram presentes os prefeitos Yves Ribeiro (Paulista), João Campos (Recife) e Márcia Conrado (Serra Talhada); secretários estaduais, deputados estaduais e federais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom