quarta-feira, 14 de junho de 2023

AGORA - BOLSONARO SOFRE NOVO BLOQUEIO POR MULTAS DA PANDEMIA, R$ 317 MIL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu nesta quarta-feira (14) mais um bloqueio judicial devido a três multas aplicadas pelo governo de São Paulo, durante a gestão do ex-governador João Doria. À CNN, o ex-presidente mostrou o registro da restrição no valor de R$ 317.047,52.

Em função da multa, valores que estavam na conta ou que serão depositados serão retidos em função do bloqueio judicial, que já é segundo aplicado ao ex-presidente.

Nesta terça-feira (13), a justiça de São Paulo determinou um outro bloqueio, no valor de R$ 87 mil, por Bolsonaro ter circulado sem máscara no município do Vale do Ribeira, região sul do estado, em dezembro de 2021.

Oposição avalia ir ao STF contra derrotas na CPMI do 8 de janeiro
Em um evento na sede do Partido Liberal nesta quarta, em Brasília, Jair Bolsonaro falou da medida judicial.

“Por enquanto tenho fundo, daqui a pouco não vou ter mais. Vou ver se o Valdemar me paga por fora para não ter o salário retido aí. A gente não vai se desesperar por causa disso. Sabemos quem está do lado certo e quem quer o futuro do seu País.”

O uso de máscaras de proteção facial, como medida de prevenção contra a Covid-19, se tornou obrigatório no estado de São Paulo em maio de 2020, a partir de decreto do ex-governador João Doria. O decreto levava em conta espaços fechados e abertos ao público, como ruas.

De acordo com o governo do estado, os valores de multa indicados na legislação à época foram embasados no Código Sanitário. Em resolução complementar ao decreto, foram fixadas multas nos valores de R$ 524,59 para pessoas físicas e de R$ 5.025,02 para estabelecimentos.

BOLSONARO VAI PAGAR 87 MIL EM MULTAS POR NÃO USAR MÁSCARA NA PANDEMIA

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de R$ 87 mil em contas do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo não pagamento de multas durante a pandemia do novo coronavírus. O bloqueio foi determinado pela juíza Ana Maria Brugin, da Vara de Execuções Fiscais.

Durante a pandemia, Bolsonaro foi multado pelo governo de São Paulo em diversas ocasiões por não ter utilizado máscara em visitas que fez a algumas cidades paulistas. Na época, o governo de São Paulo -  comandado por João Doria - obrigava o uso de máscara em todo o estado e seu descumprimento era sujeito a aplicação de multas.

Sete multas

Bolsonaro recebeu pelo menos sete multas por descumprir normas sanitárias em São Paulo. A primeira delas foi aplicada após ele ter participado de uma manifestação na capital paulista, no dia 12 de junho de 2021. No dia 25 de junho, uma nova multa foi aplicada por não ter usado máscara em um evento em Sorocaba. A terceira multa foi lavrada no dia 31 de julho, em Presidente Prudente.

Também foram aplicadas três multas por visitas a três cidades na região do Vale do Ribeira, em agosto de 2021: Iporanga, Ribeira e Eldorado. Já a sétima multa foi registrada após ele participar de um ato do dia 7 de setembro de 2021, na Avenida Paulista.

EM BRASÍLIA, RAQUEL REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Em Brasília, governadora Raquel Lyra reforça importância da inclusão na gestão pública
A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (14), do encontro “Pessoas em Movimento: Diálogos para um Melhor Estado”, promovido pelo Movimento Pessoas à Frente. O evento, realizado em Brasília, teve como objetivo pactuar caminhos para alcançar um setor público mais diverso, inclusivo e efetivo, com dados públicos transparentes e acessíveis.
Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual enfatizou que no seu governo, onde pela primeira vez na história do Brasil há uma governadora e uma vice-governadora mulher, um dos fundamentos é trazer mais representatividade para a gestão pública. “A ocupação de cargos de liderança por mulheres precisa ser uma decisão política. Foi assim que ocupamos 52% dos cargos de alta liderança do Governo de Pernambuco por mulheres com competência técnica e sensibilidade política”, enfatizou Raquel Lyra.

Por sua vez, a especialista em equidade racial, Ellen da Silva, que esteve presente no debate, ressaltou a importância do debate sobre o tema. “É importante reiterar o poder da diversidade. O letramento racial e de gênero nos leva a não reproduzir os erros do passado”, destacou.
IGUALDADE RACIAL - Em ato histórico no Estado, a governadora Raquel Lyra sancionou, na última segunda-feira (12), a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, garantindo igualdade de oportunidades e promovendo o combate à intolerância racial. Pernambuco tem cerca de 66% da população negra, mas até então era um dos poucos estados do país que ainda não tinha uma legislação própria de promoção da igualdade racial.

O projeto de lei era de 2019, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão e do então deputado estadual Isaltino Nascimento, mas estava arquivado desde o término dos mandatos de ambos. A atual deputada estadual Rosa Amorim é autora do requerimento que desarquivou o projeto de lei, aprovado em duas votações.

Também estiveram presente no painel de abertura do evento as ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e do Superior Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Fotos: Matheus Alves/Divulgação


DISTRITO DE SÃO PEDRO EM GARANHUNS RECEBE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Um antigo sonho do distrito de São Pedro em Garanhuns finalmente se torna realidade com a pavimentação asfáltica. A pavimentação asfáltica pode trazer uma série de benefícios para uma comunidade, incluindo uma melhoria na qualidade das estradas, facilitando o tráfego e o acesso a diferentes áreas. Além disso, o asfalto proporciona uma superfície mais lisa e durável, o que pode contribuir para reduzir o desgaste dos veículos e aumentar a segurança nas estradas.
Com a pavimentação asfáltica, os moradores locais podem desfrutar de uma experiência de condução mais confortável, com menos poeira, buracos e solavancos. Isso também pode ajudar no desenvolvimento econômico da região, pois vias bem mantidas e acessíveis são essenciais para promover o comércio, o turismo e outras atividades econômicas.
É importante ressaltar que a pavimentação asfáltica requer manutenção regular para garantir sua durabilidade e segurança a longo prazo. A conservação adequada envolve a reparação de fissuras, a limpeza das vias e a aplicação de uma nova camada de asfalto quando necessário.
No geral, a pavimentação asfáltica é uma conquista significativa para o distrito de São Pedro, pois melhora a infraestrutura local e pode ter um impacto positivo na qualidade de vida dos residentes. As verbas do serviço são oriundas de emendas parlamentares do Deputado Federal Felipe Carreras.



VEREADORA PRAZERES RECEBIDA AO LADO DA PREFEITA ELCIONE RAMOS NO PALÁCIO POR RAQUEL LYRA

 
Ao lado da prefeita, Elcione  Ramos(PP) e do vice-prefeito, Amaury Henrique, estiveram na manhã ontem, 13/06, no Palácio  do Campo das Princesas, para prestigiar a coletiva  de imprensa  da 23ª Fenearte, a vereadora Prazeres e diversas lideranças de Igarassu. Na ocasião, também  participamos de uma reunião  com a governadora Raquel Lyra, para traçarmos melhorias para a importante município do litoral norte. “Seguimos unidos, sempre visando um futuro  melhor para a nossa cidade e uma vida mais digna  para nossa população” colocou a vereadora Prazeres. Na ocasião também estavam presentes mais 5 vereadores alem da prefeita e do vice-prefeito. 
ATUAÇÃO- Prazeres é uma vereadora que possui enorme atuação popular, sobretudo na área da saúde, cultura e defesa da população. Ela está sempre prestando serviços à comunidade, sendo uma pessoa bastante querida e que sempre se importa com todos e trabalha de maneira muito junto dos mais simples. Ela é reconhecida como realmente, uma das lideranças populares mais marcantes da história política de Igarassu, no litoral norte.

TESTEMUNHAS PÕEM MÃO NO FOGO POR PADRE AIRTON

Testemunhas põem mão no fogo pelo padre Airton e dizem que acusação contra ele não passa de delírio
Com processo sob segredo de Justiça investigado pelo Ministério Público de Pernambuco e Polícia Civil, a acusação de participação do padre Airton Freire no suposto estupro cometido pelo seu motorista, contra a personal stylist Sílvia Tavares de Souza, ganha um novo capítulo. Em entrevista exclusiva ao blog, duas testemunhas contradizem a versão apresentada por Sílvia, a quem identificam como uma pessoa instável e extremamente delirante.

“Quando vi a notícia, fiquei sem acreditar. Até enviei uma mensagem para ela questionando como diz que foi abusada no dia 18 e nos dias seguintes do retiro continua no mesmo lugar beijando e idolatrando o padre Airton, o seu abusador?”, questiona a estudante Marina Araújo (na foto acima).

Frequentadora do retiro da Fundação Terra há dez anos, Marina revela ter chegado ao retiro no dia 19, um dia após ao suposto abuso cometido pelo motorista e assistido pelo padre Airton. No local, ela e cerca de 80 pessoas ficaram até o dia 21 sem que Silvia mostrasse qualquer incômodo por estar no local ou qualquer indício de que havia sido violentada um dia antes.

“Pelo contrário, em todo o momento Sílvia sempre quis mostrar aos presentes que era uma pessoa muito próxima do padre, a quem chamava de “padinho” e de ser o santo responsável pela cura de um tumor que teve na cabeça. Ela falava, inclusive, que ia à Fundação Terra a hora que quisesse”, revela a estudante.

Segundo Marina, a história de Sílvia não passa de um delírio criado em sua mente, pois não tem o menor sentido e está cheia de contradições que ela até o momento não conseguiu explicar. “Em alguns momentos, em entrevistas que assisti de Sílvia sobre o caso, ela diz que estava com o marido no retiro, o que não é verdade. Na época, ela disse a várias pessoas que estava separada do esposo. Outra coisa, como uma pessoa que se diz esclarecida, é violentada e não parte no dia seguinte para fazer um Boletim de Ocorrência e colher qualquer evidência para confirmar a história?”, indaga.

Ela complementa: “Não sei o que a levou a fazer isso, mas que eu tenho absoluta certeza de que o padre Airton é 100% inocente e que essa acusação não passa de uma denúncia mentirosa e fantasiosa. Acredito que as investigações em curso irão atestar isso”, afirma a estudante.

Também há mais de dez anos como frequentadora habitual da Fundação Terra, a oficial de Justiça Laene Lucena sai em defesa do padre e confirma que a denúncia feita por Sílvia não passa de uma mentira infundada.

Ela conta que chegou, junto com mais quatro amigas, no retiro um dia depois do suposto abuso denunciado por Sílvia e que tudo corria na mais absoluta normalidade. Inclusive, com muita gente fazendo questão de estar junto com o padre Airton, tirando foto e pedindo bênçãos ao religioso. Por conta do assédio dos fiéis ao padre, que desde 2021, quando foi internado com problemas cardíacos, vem com a saúde debilitada, Laene se viu na obrigação de intervir pedindo para que as pessoas tivessem misericórdia diante da saúde fragilizada do padre e o deixassem cumprir o rito do retiro sem interrupções.

“Foi após esse momento que a figura de Sílvia me chamou a atenção, pois, até aquele momento, nunca a tinha visto nos retiros da Fundação Terra. Em seguida, ela prontamente se levantou, foi lá no microfone e em alto e bom som na frente de todo mundo ela disse que estava ali, que ele [o padre] tinha operado um verdadeiro milagre na cabeça dela, e que ela o amava e que ninguém ia chegar perto dela para proibi-la de abraçar e beijar ele. E o abraçou e o beijou na frente de todos os presentes. É impossível uma pessoa ter sido estuprada em uma quinta de manhã e no sábado fazer o que fez na frente de todos”, comenta Laene.

A partir desse momento, a oficial de Justiça passou a prestar mais atenção em Sílvia, que sempre fazia questão de estar próxima ao sacerdote e criar situações para aparentar ter intimidade com o padre.

“Quem segue as regras de lá, como a grande maioria dos fiéis, sabe que tem que entender o limite. Tem pessoas que confundem o padre com um santo ou com um místico, algo que beira o devaneio. Eu enxergo Sílvia com essa característica, o tempo todo querendo se fazer íntima. O fato dele a chamar de princesa não diz que ele tem aproximação a ela. O padre é uma pessoa extremamente educada e ele chama muitos fiéis a quem não recorda o nome de “princesa”. É algo extremamente natural”, explica.

Assim como Marina, Laene acredita piamente na inocência do padre Airton e tem certeza de que tudo não passa de uma fantasia criada por Sílvia para chamar atenção. Para ela, não está claro o real motivo que levou Sílvia a contar essa história. Até porque, segundo Laene conta, ela não lembra de Jailson Leonardo da Silva como motorista do padre, embora frequente a Fundação Terra há mais de dez anos e conheça todo mundo.

“Aqui, quem fala não é uma fiel, uma fanática, é uma mãe de dois filhos que vê um projeto social ruindo por terra por conta de uma maldade de uma pessoa. Realmente, não entendo seus motivos. Penso que se ela queria atingir o padre com essa invenção, está atingindo muito mais aquele pobre que depende da assistência da Fundação Terra, porque após essa história, o que estamos vendo são as arrecadações despencando. E em nome de quê? Fama, notoriedade?”, indaga. Via Blog do Magno

DIOGO MORAES E EDUARDO DA FONTE ACOMPANHAM ENTREGA DA CASA DE APOIO DE JATAÚBA


Diogo Moraes e Eduardo da Fonte acompanham entrega de Casa de Apoio de Jataúba
Espaço fica localizado no bairro da Boa Vista, próximo ao IMIP, e vai acolher os pacientes que precisam fazer tratamentos, consultas, exames, cirurgias na capital pernambucana
Deputado estadual mais votado da história de Jataúba, Diogo Moraes (PSB) participou, na tarde desta terça-feira (13), na inauguração da primeira Casa de Apoio do município, localizada no Recife. O parlamentar acompanhou a prefeita Cátia Ribeiro e o deputado federal Eduardo da Fonte na inauguração. O espaço fica localizado no bairro da Boa Vista, próximo ao IMIP, e vai acolher os pacientes que precisam fazer tratamentos, consultas, exames e cirurgias na capital pernambucana, dando mais estrutura para realização de procedimentos na área de saúde.
A casa possui quatro quartos, sendo dois femininos e dois masculinos, com 16 camas ao total, além de dois sanitários, uma sala de estar, de jantar, cozinha e quintal. O local conta atualmente com duas funcionárias para acolhimento e administração da casa. O espaço vai beneficiar, sobretudo, quem faz Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Durante a entrega, o parlamentar reforçou o empenho da prefeita em realizar ações que beneficiem a vida da população da cidade. "Isso representa o quanto doutora Cátia trata o povo de Jataúba com humanidade. Isso é o diferencial dessa gestão, por conseguir as coisas para cidade trabalhando para cuidar do povo e das coisas de Jataúba como nunca foi feito", afirmou Diogo Moraes.



Fotos: Alan Torres
Comunicação - Deputado Diogo Moraes

Assessoria  -  Gabinete Assembleia Legislativa de Pernambuco
Jumariana Oliveira

SERRA TALHADA DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO


Serra Talhada divulga programação de São João
Festividade vai contar com shows nos distritos e na cidade, contemplando todos os serra-talhadenses
O município de Serra Talhada divulgou, nesta terça-feira (13), a programação do São João. A festividade vai contar com programações nos distritos e na cidade, contemplando todos os serra-talhadenses. A abertura oficial será no dia 23, na Estação do Forró, trazendo como atrações Léo Magalhães, Capim com Mel e  Kennedy Brazil. A animação começa na Praça Manoel Pereira Lins e segue até a Estação, arrastando a multidão.

No dia 24, a festa fica por conta de Ícaro e Gilmar, Henry Freitas, Assisão e João Bosco e Vinicius. Na mesma data, mais cedo, às 16h, tem apresentação de os pernambuquês e Henrique Brandão na Palhoção Lampião.

  No dia 25, a animação será feita com shows Kadu Martins, Capital do Sol e Raphaela Santos - A favorita. Os serra-talhadenses ainda contarão com Colorado do Forró e Irah Caldeira no Palhoção às 16h.

Mas antes da abertura oficial, várias localidades também contarão com programações juninas. A programação da festa tradicional do Distrito de Água Branca já foi realizada, o Multirão recebe shows de João Neto e Fabinho  e Tchê Cantor, no dia 17, e Taupiranga terá apresentação de Raniery e Banda e Ítala e Brenda, também no dia 17. O Vila Bela recebe Jéssica Pimentel e Toreba no dia 22 e Taupiranga volta a ter atividades no dia 23, com Amantes da Forrojada e  Toreba. As festividades se encerra em 29 de junho, Dia de São Pedro, com shows de Fábio Diniz e Natália Gomes no bairro da CAGEP.

 "Fizemos uma programação buscando atender distritos e cidade, trazendo diversas atrações locais e nacionais que farão uma bonita festa de São João, como nosso povo merece, valorizando sempre nossas tradições", comentou a prefeita Márcia Conrado. A realização é Fundação Cultural e Prefeitura de Serra Talhada, com apoio da Empetur e Governo de Pernambuco.

Assessoria de Imprensa
Jumariana Oliveira