terça-feira, 20 de junho de 2023

EDUARDO E LULA DA FONTE TRABALHAM INTEGRAÇÃO DO HOSPITAL DO CÂNCER COM INSTITUIÇÕES DO AGRESTE E ARARIPE

Eduardo e Lula da Fonte trabalham para integrar os atendimentos do Hospital do Câncer de Pernambuco com instituições de saúde no Agreste e Sertão do Araripe
Nesta segunda-feira, 19, os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, que são representantes da Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil, na Câmara Federal, iniciaram tratativas para Termo de Cooperação entre o Hospital do Câncer de Pernambuco e instituições de saúde para fortalecer o atendimento do cidadão pernambucano do Sertão, do Agreste e da Região Metropolitana. A reunião foi realizada com o superintendente geral do HCP, Sidney Neves; a coordenadora de Radioterapia, Ana Luiza Fassizoli; o médico  Luiz Henrique Soares, diretor do Instituto do Câncer Infantil de Caruaru e Irmã Fátima, diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria de Araripina.

O objetivo foi integrar o atendimento do HCP com hospitais do interior para melhorar o tratamento, proporcionar mais conforto ao paciente com câncer e fazer com que o cidadão não precise se deslocar até Recife, realizando os atendimentos no Agreste e no Sertão, evitando desgaste das viagens, gastos financeiros e superlotação na capital. “Estamos trabalhando pela integração dos hospitais oncológicos do Estado. Queremos que a partir daqui essas instituições possam trocar experiências com HCP. É um projeto que se inicia hoje e tem tudo para dar certo.” comentou Eduardo da Fonte.

“De imediato, quero registrar a garantia de emenda parlamentar para um upgrade no parque tecnológico dos hospitais públicos de Pernambuco, atualmente, uma das principais demandas para o tratamento oncológico no estado”, afirmou Lula da Fonte. 

Estavam presentes na reunião o deputado estadual Adalto Santos, que é presidente da Comissão de Saúde da Alepe e o vereador de Caruaru, Anderson Correia.


Crédito da foto: Paulo Paiva_

MULHER MORRE ATACADA POR ABELHAS EM PESQUEIRA

Na tarde desta segunda-feira (19/6), uma mulher morreu após ser atacada por enxame de abelhas próximo a sua residência, o caso aconteceu no Sítio Roçadinho, zona rural de Pesqueira.

A vítima Sandra Aparecida, idade não informada chegou a ser socorrida, mas acabou falecendo antes mesmo de chegar no hospital. 
Dona Sandra deixa dois filhos e esposo.

O corpo está sendo velado na residência da família. 

(Fonte:Redes Sociais/Whatsapp - NOVA LIDER FM) 

DOM PAULO JACKSON ESTEVE COM LULA EM BRASÍLIA

Na tarde desta segunda-feira (19), o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, esteve em Brasília para se reunir com o presidente Lula e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin. 

Entre as pautas estavam a atuação social da Igreja Católica no país e as relações do Brasil com o Vaticano. 

Estavam presentes também o presidente da Conferência dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler, e o núncio apostólico do Vaticano no país, Giambattista Diaquattro.

Via blog do Elielson

Na Lupa 🔍 Terça 20/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Na Lupa 🔎 


Por Edney Souto. 


LULA CENTRALIZA PROJETOS JÁ LANÇADOS PARA MOSTRAR GOVERNO EM MOVIMENTO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião no Palácio do Planalto deixou bastante a vidente que o momento é propício para a execução dos projetos que já foram lançados por ele e sua equipe. Lula pediu que ninguém trouxesse ideias criativas e outras coisas antes de se pôr em prática o que já foi anunciado. Gato escaldado, o Presidente da República já sabe que não adianta fazer uma colcha de retalhos porque há pouco pano para finalizar essa costura.  Vamos lá: 

EVITAR O QUE NÃO FARÁ - Lula pede que ministros não anunciem “absolutamente nada” sem acordo com Casa Civil. Em uma  reunião com ministros no Palácio do Planalto, presidente disse que sua gestão não pode correr risco de anunciar algo que não vai acontecer. O presidente foi bastante direto e se mostrou preocupado com a euforia de ministros que querem aparecer a todo custo, mostrando projetos mirabolantes ideias que jamais serão realizadas. A experiência de dois mandatos e de tudo o que ele viveu faz com que pode no chão e evite emoções. Está certo o presidente ao por um freio de arrumação nos ministérios e assim evitar lutas negativas. 

FALA LULA - “É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo e só serão transformadas em propostas de governo quando todo mundo souber o que será decidido”, afirmou.

GOVERNO COLETIVO- a ideia de uma frente coletiva e plural não existe mais na cabeça de Luiz Inácio Lula da Silva, por vários motivos, entre eles ata o óbvio: é impossível atender fome feroz dos partidos que integram a ilusória base governista. A realidade Está impondo ao governo petista a manutenção das regras de relacionamento com o Congresso Nacional ao mesmo modo do que era realizado no governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Não há o que fazer. Ser deputado federal transformou-se numa esfera individual de um pedaço do poder político nesse país. Ou o presidente partilha o poder com diversas ilhas isoladas de parlamentares ou não fará absolutamente nada. Matreiro, Lula já entendeu o jogo e finge que não é com ele, embora sinta que todo mundo sabe que ele finge que não é, sabendo que é. 
EQUILÍBRIO- Em tempo esse colunista tem observado que o chefe da Nação tem se dedicado bastante a viajar ao exterior sob o pretexto de relações bilaterais ou comerciais, porém o que está claro e que Lula está cansado de tanta lutas inglórias. Mas, também não é pra menos caro leitor aqui NA LUPA que por tudo o que passou, pela idade que possui e pela simbologia que tem a nível mundial, que o presidente lute pra manter a sua tranquilidade psicológica diante de um jogo de xadrez político cheio de perversidade como é o do nosso país. É isso aí. Bola pra frente !

segunda-feira, 19 de junho de 2023

A VOLTA DE MARCANTONIO DOURADO A CENA POLÍTICA

 
Em política não existe “não, nunca e jamais”. O ex-deputado Marcantonio Dourado, de Lajedo, com o apoio do PSB irá assumiu o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). O ex-deputado estadual é uma indicação do deputado federal Lucas Ramos e contou com o aval da bancada socialista. Embora Marcantonio Dourado tenha rompido com o PSB, ao que tudo indica, as pontes foram refeitas, porém não se sabe se por trás de tudo está o prefeito do Recife João Campos ou o próprio Humberto Costa, que ao avalizar o Dnocs para Lucas Ramos, avança na construção futura da busca pela cadeira central do Palácio do Campo das Princesas.  Em tempo, O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e com a sede da administração central em Fortaleza. Alguma informações da coluna de hoje traz informações da jornalista Carol Brito, da folhape. Vamos lá:

DNOCS- Além da construção de açudes, o DNOCS atua em diversas outras áreas, como a perfuração de poços artesianos e o fomento à piscicultura, este último sendo um ramo ao qual o órgão tem dedicado bastante atenção nas últimas décadas. O Centro de Pesquisas em Piscicultura do DNOCS, situado no município cearense de Pentecoste tem trabalhado na produção de alevinos selecionados de diversas espécies, entre elas a tilápia e até mesmo a adaptação da espécie amazônica do pirarucu, para o povoamento de açudes públicos de toda a região Nordeste, bem como de reservatórios particulares de piscicultores. A produção de peixes de água doce em cativeiro tem se tornado uma atividade econômica importante na região, abastecendo principalmente o mercado interno.

UNANIMIDADE- o nome do ex-deputado estadual por sete mandatos, Marcantonio Dourado, recebeu apoio unânime dos que estiveram na reunião que avalizou o novo nome do órgão federal e que foi realizada em realizada em Brasília. Estavam lá os deputados federais Eriberto Medeiros, Felipe Carreras e Guilherme Uchôa. O deputado Pedro Campos não participou porque estava viajando. Mas a decisão conta com o aval do seu irmão, o prefeito do Recife, João Campos, hoje um dos mais influentes junto ao presidente Lula (PT). Ainda dentro dos apoios recebidos, não se pode ficar sem citar a decisiva bençãos de Humberto Costa e do PT pernambucano. 
MARCANTONIO 1 - Arraesista histórico e ligado ao ex-governador Eduardo Campos, Marcantônio Dourado tem reduto no município de Lajedo e seu grupo é influente também em Cachoeirinha, Iati, Capoeiras, Paranatama, São Bento do Una, Venturosa, Jurema, Buíque e São João, todas cidades do Agreste pernambucano. No ano passado, Marcantonio Filho, que estava no PP e migrou para o PSB, apostando no apoio do Palácio do Campo das Princesas à sua candidatura para a Assembleia Legislativa, retirou-se da disputa.
Segundo ele, nenhuma das promessas de apoio eleitoral foi cumprida. Antes disso, ele chegou a assumir vaga na Assembleia, na condição de suplente, até março do ano passado, quando alguns secretários deixaram cargos no Governo e voltaram à Casa de Joaquim Nabuco.

MARCANTONIO 2- Sem candidato a estadual, a família Dourado apoiou o deputado Aglailson Victor (PSB) e manteve a aliança com Lucas Ramos para federal. Ninguém abandonou a legenda, mas a saída de Marcantônio Filho do páreo deixou o grupo fora da cena política. A nomeação para o Dnocs renova o fôlego do grupo, repararia injustiças cometidas pela legenda e reforçaria a gratidão do deputado Lucas Ramos. 
FIEL E LEAL- Marcantonio Dourado pai sempre foi fiel ao grupo Arraes/Eduardo a quem serviu de forma fidagal. Muita gente não assimilou lá atrás a falta de apoio ao seu herdeiro político, Marcantonio filho, uma vez que foram sete mandatos de lealdade ao grupo ao quem sempre integrou. O PSB por exemplo deu a carga pra eleger Rodrigo Farias deputado estadual, não que Rodrigo não mereça. Não é isso. O que queremos dizer é que jamais o PSB poderia deixar na mão um quadro histórico desse quilate. Agora tudo se renova e o futuro vai mostrar qual é a aposta que leva o ex-deputado Marcantonio Dourado ao Dnocs. É isso aí.

MENINA MORTA EM ATAQUE A ESCOLA NO PARANÁ

Uma menina foi morta no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, na manhã de hoje, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a Polícia Militar, um ex-aluno, 21 anos, foi até a direção da escola para solicitar documentos, quando fez os disparos. Na ação, ele baleou uma menina, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

Um menino foi ferido na cabeça e socorrido em estado grave. A idade das vítimas não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem. Após os disparos, a polícia foi acionada e o atirador foi preso. Policiais militares, Corpo de Bombeiros e Samu estão no local. Após o ataque, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias. As informações são do portal G1.

CONGRESSO DE REGISTRADORES CIVIS EM PETROLINA


Congresso de Registradores Civis, em Petrolina (PE), aborda novos rumos da área, reflete sobre gestão de cartórios e homenageia o Jurista Jones Figueiredo
O Congresso Pernambucano de Registradores Civis (COPERC) foi realizado nesta sexta-feira (16/06) e sábado (17/06) em Petrolina (PE), no Hotel Nobile Suítes, localizado na Orla da cidade. O evento reuniu profissionais que atuam com registro civil em vários estados do Brasil com o objetivo de trocar experiências e promover capacitação. Realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen – PE), o congresso contou com palestras e mesas de debate com foco na atividade extrajudicial, nos compromissos com a inclusão e cidadania da população, na gestão de cartórios e nos novos rumos da área de registro civil.  
O evento contou, ainda, com a presença  do  Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Ricardo Paes Barreto; da Secretária de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Lucinha Mota, da Secretária Executiva da Mulher, Rosarinha Coelho, representando o Prefeito de Petrolina, Simão Durando; e do Presidente da OAB da subseccional de Petrolina, Dr. Marcílio Rubens.  
Foram tratados durante o COPERC 2023 temas como: os Processos Extrajudiciais no RCPN e o devido processo legal; os Ofícios da Cidadania, CRC e SERP: Os desafios e o futuro do RCPN;  Provimento 141/2023 do CNJ: A união estável e o Registro Civil da Pessoa Natural; Cooperação Interinstitucional entre as Serventias Extrajudiciais e a Corregedoria-Geral do Estado; além de Uma Nova Cidadania Registral como Patrimônio Personalíssimo da Pessoa.

O Congresso também foi marcado pela homenagem ao Jurista Jones Figueiredo Alves, Desembargador Emérito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e integrante da Academia Brasileira de Direito Civil. Participaram desse momento o Dr. Sérgio Paulo Ribeiro, representando o homenageado, e a Dra.Alda Paes, Tabeliã Pública e Presidente da Associação de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg - PE).

Encerrando o congresso com alegria e leveza, a última palestra trouxe o tema “Viver é raro e ser feliz é urgente!”, com a Dra. Sabrina Dourado, Pós-Graduada em Psicologia Positiva Mindfulness e Neurociência e Coach em certificação internacional. À frente da organização do evento, o Dr. Marcos Torres, Presidente da Arpen – PE celebrou o sucesso do encontro. “Foi um grande desafio, mas deu certo e todos saímos daqui com aprendizados. Nós profissionais de cartório precisamos permanentemente de capacitação”, afirmou.

Fotos:  Wenes Nhevitis
Via Comunicação Digital

RAQUEL PRESTIGIA SÃO JOÃO DE ARCOVERDE


Via CAROL BRITO 
Blog da Folha
Raquel Lyra visita o São João de Arcoverde e destaca importância de valorizar a cultura pernambucana
Gestora destacou a atenção do Governo para garantir investimentos em outras festas nos municípios
Da esquerda para a direita, deputado estadual Kaio Maniçoba (PP); prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB); governadora Raquel Lyra (PSDB); secretário de Turismo, Daniel Coelho (Cidadania) e o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) - Foto: Janaína Pepeu/Secom/Divulgação
O São João de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) na noite de sábado (17/06). A chefe do Executivo estadual visitou a cidade, se reuniu com aliados, visitou vários polos da festa, cumprimentou a população e destacou a importância do fortalecimento da cultura pernambucana nesta época do ano, movimento que também alavanca a economia local. 

“Nossa cultura popular é muito rica. Fico feliz em poder visitar mais uma vez o São João de Arcoverde, construindo parcerias com a prefeitura, através do prefeito Wellington Maciel, e com a Assembleia Legislativa, junto ao deputado Kaio Maniçoba (PP). Vamos garantir cultura popular o ano inteiro”, declarou Raquel Lyra. 

Durante sua passagem por Arcoverde a gestora ainda destacou a atenção que o Governo de Pernambuco tem dedicado para garantir os investimentos necessários para a valorização de eventos culturais após o São João.

“Nosso papel é trabalhar para que esses investimentos possam garantir emprego e renda para a nossa população. Em cada região a gente tem apoiado a cultura popular. Terminando o ciclo junino nós vamos entrar no Festival de Inverno de Pernambuco, abrindo com Garanhuns, mas incentivando também Taquaritinga do Norte, Serra Negra, Triunfo, tudo para manter viva a nossa cultura e a manutenção dos artistas”, disse a governadora.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, também prestigiou o evento. “O Governo do Estado apoia com grade de atração quase 100 municípios. Essa é uma festa que se espalha por todas as regiões. A expectativa é que o povo possa aproveitar desse festejo que demonstra nossa cultura”, pontuou. 

O tema deste ano do São João de Arcoverde é a Carraspana, bebida composta de cachaça com ervas ou frutas, tradicional da cidade. Na noite de ontem, Raquel Lyra foi recebida pelo prefeito Wellington Maciel (MDB), que apresentou à governadora toda a estrutura do evento. A expectativa é de que R$ 50 milhões sejam movimentados durante os 13 dias de festa, que começou na sexta-feira (16/06). Mais de um milhão de  pessoas são esperadas no município nesse período. 

“Esse é um evento que consideramos o melhor do Estado porque valorizamos os nossos artistas. Ficamos muito felizes em receber a governadora para conhecer o nosso São João”, disse o prefeito Wellington Maciel. 

Também acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede; o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) entre outros líderes políticos.