sexta-feira, 23 de junho de 2023

DR. GEOVANI BUSCA SEU TERCEIRO MANDATO EM ITAQUITINGA

Sempre com grande alegria e apoio da comunidade,  que observamos o Ex-Prefeito de Itaquitinga Geovani Oliveira, duas vezes gestor transita na cidade e está no páreo de novo. Ele mostra e é um testemunho do compromisso e dedicação incansável de servir a sua cidade e seus cidadãos.
Durante seus mandatos anteriores, Geovani demonstrou habilidades notáveis de liderança, sabedoria e uma visão clara para o futuro de Itaquitinga. 
Sua capacidade de tomar decisões informadas e implementar políticas eficazes resultaram em melhorias significativas em áreas cruciais, como infraestrutura, educação, saúde e qualidade de vida.
Uma nova e provável eleição de Geovani, agora pelo União Brasil 44 representará a confiança renovada que a população de Itaquitinga deposita em sua liderança. Com uma equipe que será renovada, pois Geovani voltará a impulsionar o progresso, enfrentar desafios e buscar oportunidades para o crescimento sustentável.
Segundo Geovani "ele se concentrará em fortalecer a economia local, promover a criação de empregos, investir em programas sociais e aprimorar ainda mais a infraestrutura que pararam no tempo". Além disso, Geovani diz "que voltará a trabalhar em estreita colaboração com os cidadãos, promovendo a participação ativa da comunidade e garantindo que as necessidades de todos sejam ouvidas e atendidas."
- Juntos, voltaremos a construir uma cidade próspera, inclusiva e vibrante para todos. Venho hoje buscar o apoio e colaboração de todos os munícipes, para assim se buscar o espírito de união e o desejo de fazer de Itaquiltinga um lugar novamente melhor para se viver. Finalizou Geovani Oliveira.



SÃO JOÃO DE PERNAMBUCO TEM INVESTIMENTO DE R$ 4,57 MILHÕES EM SEGURANÇA

São João do estado tem investimento de R$ 4,57 milhões em segurança
A Operação São João 2023, que reforça o policiamento nos focos juninos de Pernambuco, começou com um incremento de 20% no investimento do Governo do Estado. Durante um mês, as forças de segurança pública vão aumentar sua presença em cidades como Caruaru, Recife, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Petrolina e Serra Talhada. Ao longo de um mês, serão empregados R$ 4,57 milhões no pagamento de diárias extras aos profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vão atuar do Litoral ao Sertão para garantir a proteção dos pernambucanos e turistas.
  
A Secretaria de Defesa Social e os órgãos parceiros da Operação São João 2023 realizaram o planejamento para atender a todos os pedidos, proporcionando a tranquilidade necessária às festas que estejam devidamente regularizadas. Para isso, 25.404 diárias extras foram disponibilizadas, em todas as operativas da segurança pública, tanto para o pré-São João, que se estende de 2 a 21 de junho, quanto no São João propriamente dito, entre 22 e 25 de junho, até o período pós-junino, que se dará de 26 de junho a 2 de julho.
 
CARUARU 
Na Capital do Forró, o policiamento já tem reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar (PMPE). O monitoramento das vias da cidade tem o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil (PCPE) atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.
 
OUVIDORIA 
A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.
 
DELEGACIAS MÓVEIS E PLANTÕES 24 HORAS 
A Polícia Civil vai contar com Delegacias Móveis no São João em Pernambuco, a exemplo do emprego nas cidades do Recife e Caruaru. Mas as delegacias dos municípios também vão redobrar o atendimento: 64 delas funcionarão em plantão 24 horas. Desse total, 24 estão na Região Metropolitana, 20 no Agreste e Zona da Mata e mais 20 no Sertão. As mulheres vão contar, ainda, com os plantões 24 horas de seis Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que funcionam no Recife (Santo Amaro), em Jaboatão (Prazeres), Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina.
 
Centros de Comando e Controle ativados  
Para coordenar as atividades de todas as forças de segurança pública de Pernambuco, a SDS vai ativar três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC): em Caruaru, no Recife e em Serra Talhada. Neles, haverá o videomonitoramento dos festejos juninos de todas as regiões do Estado, para que o policiamento seja utilizado nos locais e horários de maior necessidade em cada polo.
 
REFORÇO NO PATRULHAMENTO 
A PMPE montou um esquema especial para o policiamento ostensivo de 23 rodovias estaduais pernambucanas, que dão acesso aos municípios que atraem mais visitantes no São João. Esse reforço se dará, por exemplo, nas PEs 160 (que leva a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste), 90 (caminho para Carpina e Limoeiro) e 655 (que liga Sobradinho, na Bahia, a Petrolina, no Sertão de Pernambuco). Haverá também parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no patrulhamento de seis BRs, como a 232, principal via de acesso a Caruaru e outras cidades do Agreste, a 408 (acesso de Recife a Carpina) e a 101 (de Goiana a Palmares).
 
CORREGEDORIA GERAL 
Equipes da Corregedoria Geral da SDS percorrerão os principais focos de São João de Pernambuco para assegurar a boa prestação de serviço da segurança pública. Elas acompanharão qualquer ocorrência disciplinar ou criminal que tenha como autores integrantes da PMPE, PCPE, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Penal. Também ativará um plantão 24 horas em sua sede, que fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, Centro do Recife. Os telefones para os quais a população pode ligar e denunciar  (81) 3184-2756.


CLODOALDO ALMOÇOU COM PRESIDENTE DA EMBRATUR, MARCELO FREIXO

Em agenda por Pernambuco, o líder do PV na Câmara, deputado Clodoaldo Magalhães, participou, no começo da tarde de ontem, de um almoço com as bancadas federal e estadual da federação PT, PCdoB, PV e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

O presidente da Embratur e equipe estão no estado para promover o Famtour, programa promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que está reunindo 14 operadores de turismo argentinos, chilenos e peruanos que poderão vivenciar as festas juninas no Nordeste.

“Conversamos sobre os atrativos do estado e ações pra elevar ainda mais o potencial turístico e cultural do estado. Freixo está disposto a tornar o São João uma festa conhecida internacionalmente, como é o nosso Carnaval”, afirmou Clodoaldo Magalhães.

Estiveram presentes a senadora Tereza Leitão (PT), os federais Carlos Veras (PT) e Renildo Calheiros (PCdoB); Danilo Cabral (presidente da Sudene), além dos estaduais Rosa Amorim (PT), João de Nadegi e João Paulo Costa (PCdoB)

COPERGÁS É DESENVOLVIMENTO PARA PERNAMBUCO

O objetivo de toda empresa que pertence aos Pernambucanos é levar o desenvolvimento ao estado. Sem deixar de lado questões como busca de resultados por meio de boa prestação de serviços, racionalidade administrativa, ou responsabilidade ambiental, o foco é atender um estado que infelizmente conta com altas taxas de desemprego, de pobreza e precisa crescer.

A Copergás, distribuidora de gás natural controlada pelo estado de Pernambuco em sociedade com as sócias Mitsui e Commit, está nessa missão. Fundada em 1992, somos uma empresa que atende a 129 indústrias, cerca de 80 mil residências, mais de mil unidades comerciais e 97 postos de combustíveis - em 29 municípios. Temos também a previsão de investimentos de R$ 600 milhões nos próximos seis anos e aumentar a expansão das redes de dutos de 1.107 km para 1.851 km no mesmo período e chegar a 37 municípios. Repassamos ao estado R$ 155 milhões apenas em ICMS em 2022.    
 
Com uma das tarifas mais competitivas do Brasil, oferecemos a possibilidade de uma energia mais barata, mais limpa e mais segura para os nossos clientes. Ou seja, cada vez que uma indústria ou um estabelecimento comercial se conecta às nossas redes são mais recursos que sobram para investimentos, geração de emprego ou novos projetos. Cada vez que um motorista de táxi ou de Uber faz a conversão de seu automóvel para o gás natural, gasta menos com combustível e garante mais dinheiro para a família em uma economia que em torno de 30% aqui no estado. 
 
Mas de alguma maneira a Copergás, que é um patrimônio de todos os pernambucanos e conta com um corpo técnico excepcional, ainda é uma companhia pouco conhecida. Tem crescido bastante – mas pode ir muito mais longe. Precisamos nos aproximar da sociedade.  
Temos muitas oportunidades. No seguimento residencial, por exemplo, temos 0,6% do nosso volume. Para se ter uma ideia de como precisamos avançar, em São Paulo esse índice é de 8% e nos EUA, 50% do volume de gás. 
 
No seguimento veicular, já temos uma boa penetração, com mais de 100 mil veículos que passaram a economizar cerca de 30% em valores de combustível. Esse é um benefício que pretendemos levar para muito mais pessoas e queremos ainda a expansão para outros mercados, de veículos pesados, como caminhões e ônibus. Temos feitos intercâmbios com outros estados e países que já possuem tecnologia de gás para esses mercados, por exemplo o Paraná – que adotou em abril um projeto piloto para o transporte público urbano. Precisamos gerar eficiência energética e ambiental.   
 
Há várias regiões do estado em que nossos gasodutos passam praticamente na porta das residências e os moradores não têm acesso à energia barata – algo que precisa ser enfrentado. Se quisermos ir mais longe podemos falar na chegada do gás natural até a região de Araripina, ou o polo têxtil, que atualmente dependem de uma fonte mais rudimentar de energia, algo que pode ser solucionado por meio do gás natural, com ganhos sociais, econômicos e ambientais. Seria uma revolução para a economia local. 
 
Finalmente, a implantação já anunciada de um terminal de regaseificação em Suape tornará ainda mais viável a operação do gás natural em Pernambuco. Para todos esses projetos temos dialogado e conversado com todos os stakeholders, setor empresarial, secretarias do governo, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).  
 
Concomitantemente, logo apresentaremos um novo plano estratégico de investimentos com o objetivo de capturar o potencial de expansão da empresa para novos mercados e regiões no estado. O gás natural é 38,3% mais econômico quando substitui o gás de cozinha no estado. 
 
Junto com o governado de Pernambuco, comandado pela governadora Raquel Lyra, que elegeu o combate à pobreza como prioridade, nosso trabalho, ao buscar a prosperidade do estado. Cada vez que buscamos expandir nossos negócios, trazer novos investimentos, gerar renda, estamos do lado de quem realmente mais precisa que o estado cresça urgentemente: os mais pobres. 

Artigo nos enviado por Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás

JÁ COMEÇAM AS ESPECULAÇÕES PARA SEGUNDA VAGA NO STF

A cada dia a sua aflição - Mal o governo comemorou a aprovação de Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal, os políticos já faziam suas apostas para a próxima vaga, que surgirá em breve, com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Para essa cadeira, todos que agora votaram e trabalharam por Zanin vão se dividir. Dois deles, aliás, estiveram no Congresso: o ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas. O grupo do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre, apostará no ministro Luiz Salomão, do STJ. O MDB prefere Bruno Dantas, enquanto uma parte do PT apostará em Campbell. O grupo Prerrogativas tem como principal candidato Manoel Carlos de Almeida Neto, e a bancada feminina pressionará para que Lula substituta Rosa Weber por uma jurista. No Planalto, a ideia é esperar arrefecer as pressões. Afinal, quem tem tempo não tem pressa.

Na Lupa 🔍 Sexta 23/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Na Lupa 🔎 

Por Edney Souto. 

É SÃO JOÃO 
O Dia de São João é comemorado na mesma data em que aconteceu o seu nascimento, 24 de junho. Costuma ser comemorado com festas juninas em todo o país. Nesse período a política chega a dar uma arrefecida, porém os bastidores tendem a pegar fogo, mais quente que a figueira junina. A política não possui tempo próprio, pois o tempo da política é permanente. De hoje até domingo é só forró, sanfona, verso e metais a alegrar o povo, sobretudo os nordestinos. 
Na política os olhos estarão voltados para os centros de comemoração no São João das cidades de Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Recife. Será principalmente nessas cidades que haverá gestos e possíveis sinalizações no campo político. Os eventos nas cidades acima colocadas são profissionais e atestam não só a popularidade dos gestores mas também darão uma ideia de como irão agir os grupos políticos do qual são integrantes. Vamos estar de olho. Mas vamos ver aqui também um pouco da história dessa festa que encanta milhares de pessoas. Vamos lá: 
A festa de São João teve origem na Idade Média, onde a igreja católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos. No dia 24 de Junho era celebrado o solstício de verão no hemisfério norte e a renovação da natureza. O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. O termo caipira, que também passou a designar quem participava do baile, significa pessoa do interior ou da roça. Muito difundido em São Paulo, ele pode ser usado para se referir aos trajes típicos de Festa Junina, também chamados de trajes caipiras. Menina com traje típico de Festa Junina.
A dança típica da festa é a quadrilha. Quem nunca dançou quadrilha na escola, não é mesmo? Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Outra dança muito comum nas festas juninas é a Dança do Pau de Fitas, que tem origem Ibérica. A Festa Junina é um evento que carrega influências de povos variados, destaca o folclore e os costumes da zona rural, resgata e valoriza a nossa herança cultural e é uma das datas mais esperadas pelas famílias e crianças que, além de sentirem o clima da escola diferente, mais colorido e animado com as canções típicas como o forró legitimamente nordestino. Feliz São João a todos os leitores aqui NA LUPA 🔎 e estaremos no plantão do blog até segunda feira.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

A MAIS VOTADA DA LISTA PARA PGR

A mais votada da lista da PGR - Com 526 votos, a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen foi a preferida dos colegas do MPF para encabeçar a lista tríplice à PGR, que será entregue a Lula – embora o presidente tenha declarado que não pretende segui-la. Na eleição interna finalizada ontem, os também subprocuradores Mario Bonsaglia e José Adonis Callou ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 465 e 406 votos cada. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, tenta desde março uma audiência com Lula para defender a lista tríplice como mecanismo de escolha do sucessor de Aras, cujo mandato se encerra em setembro. Desde que fora instituída, a lista tríplice vinha sendo respeitada pelos chefes do Executivo, tradição que foi rompida pela primeira vez com Jair Bolsonaro. Lula tem sinalizado que deve repetir o gesto de seu antecessor ao usar sua prerrogativa de indicar o próximo líder do MPF.

RAQUEL PARTICIPOU DE ENTREGA DE 190 UNIDADES HABITACIONAIS EM CARUARU

Em Caruaru, governadora Raquel Lyra participa da entrega de 192 apartamentos do Residencial Severino Quirino
"Para mim, que sou de Caruaru e acompanhei a luta dos movimentos sociais que ocuparam essa terra quando as casas ainda eram de lona, ver esse residencial pronto é muito simbólico. É a realização de um sonho deles, mas que também é nosso", afirmou a governadora Raquel Lyra durante a cerimônia de entrega das chaves de 192 unidades habitacionais do residencial Severino Quirino, em Caruaru, realizada nesta quinta-feira (22).
O empreendimento, localizado no bairro do Vassoural, integra o programa federal Minha Casa Minha Vida - Entidades e recebeu aporte financeiro de R$ 970 mil do Governo de Pernambuco. A construção do residencial beneficia cerca de 800 pessoas, que a partir de agora passam a ter acesso a moradias dignas.

A primeira moradora a receber as chaves da casa própria foi a dona de casa Paloma Amparo, que irá morar no novo apartamento com o marido e os seus três filhos. "Meu sentimento é de gratidão, alegria, porque é um sonho realizado. Agradeço a Deus, que me deu forças para eu nunca desistir. Porque a vitória veio. A mudança já está preparada e hoje mesmo já vou para a minha casa", comemorou. Do total de pessoas que receberam os imóveis, 70% são mulheres.
O residencial contou com financiamento total de R$ 16 milhões, sendo R$ 970 mil de contrapartida do governo estadual. Construído no terreno onde antes havia uma ocupação, o espaço possui seis blocos com quatro pavimentos, cada um contendo 32 apartamentos com varanda. Lá, os moradores vão desfrutar de área de lazer, parque infantil, garagem, bicicletário e uma estação elevatória da Compesa para garantir o esgotamento sanitário das moradias.
"Esse residencial é fruto de uma parceria entre os governos federal, estadual e a Prefeitura de Caruaru. O projeto foi feito em conjunto com as entidades. Quero parabenizar a governadora Raquel Lyra, que no seu primeiro ano de governo já lançou o programa Morar Bem PE, beneficiando essas famílias", disse o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. "A prioridade do governo é moradia popular. Através do Morar Bem PE, temos como meta beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas", completou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.
O programa Morar Bem PE é uma política de habitação de interesse social implementada pelo Governo de Pernambuco em 2023. A iniciativa tem como objetivo proporcionar moradia digna para as famílias pernambucanas, retomando obras, regularizando imóveis e buscando recursos para iniciar a construção de novas unidades, etapa que em breve entrará em operação.
Estiveram presentes na solenidade de entrega do habitacional o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; os deputados estaduais Débora Almeida, Joãozinho Tenório e Gustavo Gouveia; além dos secretários estaduais Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ana Maraíza (Administração), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos) e Eduardo Vieira (secretário-chefe do Gabinete da Governadora). A coordenadora geral da Associação de Apoio aos Sem Teto da Região Nordeste, Lídia Brunes; o superintendente da Caixa Econômica em Pernambuco, Paulo Nery; a representante dos moradores do Residencial Severino Quirino, Do Carmo Carvalho; o presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, prefeitos e outras lideranças da região também prestigiaram o evento.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom