terça-feira, 27 de junho de 2023

PARCERIA WELLINGTON MACIEL E FERNANDO MONTEIRO CADA DIA MAIS FORTE

Parceria de Wellington Maciel e Fernando Monteiro avança
Desde o início do seu mandato como Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), conta com uma forte parceria firmada com o Deputado Fernando Monteiro (Progressistas), que por sua vez, tem sido o legítimo representante do Portal do Sertão no Congresso Nacional. 

Milhões de reais em recursos já foram garantidos pelo parlamentar, para investimentos em áreas estratégicas. O trabalho de Fernando foi reconhecido por Wellington, que o apoio em sua reeleição e o ajudou a garantir uma expressiva votação na cidade, solidificando a parceria. 

Além do trabalho feito em Brasília, Fernando tem se feito sempre presente no município. Recentemente, no último dia 16, o Deputado esteve prestigiando a abertura do São João de Arcoverde, que contou com a apresentação do cantor João Gomes. 

Caminhando lado a lado com Wellington, Fernando confirma a parceria e o alinhamento, que representa um forte indicativo para 2024, onde o Prefeito demonstra força e capilaridade para renovar o mandato a frente da gestão municipal.

PE-700 SERÁ UM ANTIGO SONHO QUE SE TORNARÁ REALIDADE EM PERNAMBUCO

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, divulgou nesta segunda-feira (26) um vídeo nas redes sociais anunciando uma importante conquista para a região do Araripe. Segundo o prefeito, o Governo de Pernambuco atenderá ao pedido da deputada estadual Socorro Pimentel (UB) e iniciará a terraplanagem da rodovia PE-700, que liga Araripina ao município de Salitre, no estado do Ceará.

Em seu anúncio, o prefeito Pimentel expressou sua gratidão à governadora Raquel Lyra e ao secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, pelo atendimento do pedido, que foi apresentado pela deputada Socorro Pimentel na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele destacou a importância da rodovia para a região do Araripe, que depende dela para o escoamento das riquezas locais.

“Desde o início do ano, nós estamos pedindo à governadora Raquel Lyra a recuperação dessa estrada que foi completamente abandonada pela última gestão estadual. Essa semana, a governadora autorizou e finalmente será feita a terraplanagem da rodovia para que possamos dar um melhor acesso para toda essa comunidade e, principalmente, para as pessoas que vêm de Salitre e se deslocam para Araripina. Essa estrada foi alvo de muitas promessas num passado recente, de muitas emendas parlamentares não concretizadas. É importante ressaltar que o trecho que pertence ao Ceará já foi pavimentado, mas Pernambuco não fez o dever de casa”, ressaltou o prefeito.

Com o início da terraplanagem, espera-se que a rodovia seja revitalizada, proporcionando uma melhor infraestrutura viária para a população local. Além disso, a medida contribuirá para impulsionar o setor produtivo, estimulando a economia e gerando novas oportunidades de emprego na região.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos moradores de Araripina e região, que aguardavam ansiosamente por melhorias na infraestrutura viária. A iniciativa demonstra o compromisso do atual governo estadual em atender às demandas da população e investir na melhoria das condições de transporte e logística.

AVIÃO COM EQUIPE DE ROBERTO CARLOS COLIDE COM PÁSSSARO E VOO É CANCELADO

O avião que transportava a equipe musical do cantor Roberto Carlos bateu contra um pássaro ao sobrevoar Goiânia, capital de Goiás, na manhã desta segunda-feira (26) e precisou retornar ao aeroporto. O voo teve de ser cancelado como parte do protocolo de segurança, segundo informou o Aeroporto Internacional de Goiânia.

– O Aeroporto Internacional de Goiânia informa que, na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h45, durante procedimento de decolagem, uma aeronave colidiu com um pássaro [ocorrência conhecida pelo termo técnico BirdStrike]. Devido à colisão, foi necessário o retorno da aeronave e o voo foi cancelado. A concessionária reforça que este é um procedimento operacional padrão, ratificando seu empenho na segurança da operação aeroportuária – disse o aeroporto, em nota.

Na ocasião, a equipe de Roberto Carlos retornava após se apresentar na Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiás, na noite deste domingo (25) e seguia para São Paulo.

RAQUEL NO RODA VIVA

Um pouco do que foi o Roda Viva com a governadora Raquel Lyra no centro do assunto

Por Igor Maciel
Cena Política 
A impressão é a de que um extraterrestre pousou no estúdio da TV Cultura e todos queriam saber exatamente como alguém conseguiu assumir o posto máximo do Executivo em um estado do Nordeste, no ano santo de 2022, sem apoio de Lula (PT), que é tão forte por essas bandas.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) passou os primeiros 15 minutos do Roda Viva respondendo sobre isso como se tivesse conseguido descobrir o fogo e precisasse explicar aos outros o que fazer. Como se tivesse vindo de outro planeta.

Existe vida fora da polarização que rende cliques na internet. “Mas o que essas pessoas comem?”, perguntavam todos de certa forma.

A imprensa mergulhou tanto no maniqueísmo político, no qual é preciso ter a representação do bem e do mal para legitimar a existência, que soa absurdo alguém não tratar como aliado ou inimigo nenhuma das duas figuras.

A governadora precisou repetir e repetir a necessidade de tratar de soluções para o estado, de maneira republicana, independente de posição política.

Mas as perguntas, muitas, continuaram nesse tom. Todos deveriam ser republicanos, concorda-se. “Mas o que essas pessoas comem?”.
Nacional
A entrevista ao Roda Viva foi uma oportunidade para a governadora de Pernambuco se mostrar para o Brasil. Ela fez muitos elogios ao presidente nacional do PSDB, mas ficou muito clara a expectativa de que ela tome a frente desse grupo em algum momento.

Não vai acontecer isso tão cedo e depende muito de duas coisas: a maneira como ela vai aproveitar oportunidades nacionais como a do Roda Viva e os resultados da eleição de 2024.


O tamanho futuro do PSDB vai dizer o que vale a pena fazer na campanha de 2026 e, depois, em 2030.
Prateleira
Raquel citou uma frase que ouviu do pai, ex-prefeito de Caruaru, quando ele disse que não podia ajudar muito na eleição da prefeitura: “Vá, mas eu não tenho voto de prateleira para lhe dar”.

Foi a resposta, no Roda Viva, para o momento em que se apontou que ela veio de uma família de políticos, como se todas as conquistas tivessem acontecido em ambientes de herança.

A frase realmente foi dita por João Lyra (PSDB) em 2016.

Em 2020, não foi necessário dizer nada, porque ela tinha uma popularidade muito alta e a reeleição certa.

Já em 2022, a frase foi repetida pelo mesmo João Lyra que já tinha sido governador de Pernambuco também. “Vá, mas eu não tenho voto de prateleira para você”.
E ela foi.
Existe
Respondendo ao diretor de redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira, que estava no estúdio entre os entrevistadores, Raquel negou que seja controladora ou centralizadora.

Atribuiu essa crítica, feita com rotina por muitos dos que trabalham perto dela e dos que dependem de articulação política junto ao governo, ao machismo.


É preciso dizer que a reclamação pelo excesso de centralização é constante no atual governo. É feita por muitas mulheres também, inclusive de dentro do Palácio.

É verdade que a cultura machista faz com que todos, até mulheres, reclamem mais disso quando a gestora é uma mulher do que quando o gestor faz o mesmo, sendo homem.

Mas não quer dizer que o problema não exista, não precise ser observado e corrigido para o bem de todos.
Prefeituras
Na entrevista, Raquel Lyra evitou confirmar ou negar qualquer especulação sobre as eleições municipais e ouviu de uma jornalista que o prefeito de Caruaru, seu ex-vice, estaria se aproximando até do PSB.

Rodrigo Pinheiro está no PSDB e tem dito nos bastidores que será candidato à reeleição, com ou sem o apoio da governadora.

Ele quer ser o candidato dela, mas não abriu mão de estar preparado em qualquer cenário. Isso inclui até mudar de sigla.


PT em Caruaru
No camarote da prefeitura de Caruaru, no São João, sábado passado, estavam alguns integrantes do PT, acompanhando a senadora Teresa Leitão (PT) que visitava a cidade.

Rodrigo Pinheiro conversou bastante com a senadora petista e posou para fotos.

O PT tem dito que terá candidato à prefeitura na cidade. Hoje, o nome seria o de Léo Bulhões (PT), que estava no encontro com o prefeito.

Na Lupa 🔍 Terça 27/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


A ESSÊNCIA DO FORRÓ 

Estamos no período junino e a política está em trégua de movimentos, porém aproveitamos o espaço pra mostrar um pouco da cultura nordestina, aqui NA LUPA o tema de hoje será o Forró. Vamos lá : Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares. Pode ser chamado também de forró tradicional ou ainda forró “pé de serra”. Os principais representantes do forró são Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Jackson do Pandeiro. 
PE DE SERRA - O forró pé-de-serra se originou em meados da década de 40 e possui a representação de grandes artistas, como Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Marinês, Carmélia Alves, Trio Nordestino, Pedro Sertanejo e Adelmario Coelho. Mas recente temos Alcymar Monteiro que também é conhecido como o “Dom Quixote do Forró”. Influenciado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Alcymar compõe a constelação das grandes estrelas do autêntico forró. Sendo assim, Caruaru, a capital do Forró, cidade eternizada na voz de Luiz Gonzaga, rei do baião, é passeio obrigatório para quem curte viagens culturais. Além de conhecer o São João da cidade, há várias outras atrações relacionadas à cultura sertaneja e nordestina em geral.
CARUARU - Nessa diversidade cultural, a música, representada pelo forró, ganhou um destaque especial na cidade devido à projeção do título de “Capital do forró” que Caruaru recebeu por conta das festas juninas, popularizadas na zona urbana a partir da década de 1960. Carinhosamente chamada de princesa do Agreste, Caruaru é uma das cidades com maior representatividade econômica e social no interior de Pernambuco. A cidade é responsável por uma das maiores e mais tradicionais feiras do Polo de Confecções do Agreste, localizada no Parque 18 de Maio. 
EXPRESSÃO- O forró é uma expressão artística genuinamente nordestina. Por ser uma forma de manifestação cultural ampla, o termo forró tem diversos significados e pode servir tanto para designar o ritmo musical, o estilo de dança e mesmo a festividade em que acontece. O nome forró sugere algumas hipóteses. O historiador e folclorista Câmara Cascudo sugere que o termo mais provável seja uma derivação do termo "forrobodó".
Tal termo, por sua vez é uma variante galego-portuguesa do antigo vocábulo forbodó, originado a partir da palavra francesa faux-bourdon, que pode significar "desentoação".
GONZAGÃO -  Mas foi apenas em 1950 que se começou a usar de fato o nome "forró". Pois, um ano antes, o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música "Forró de Mané Vito", produzida em conjunto com Zé Dantas. Em 1958, outra canção do músico chamada "Forró no Escuro", também fez muito sucesso.
Apesar da popularidade alcançada com os sucessos desse ícone da música, o que realmente difundiu o estilo pelo Brasil foi a migração nordestina para outros estados do país, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, o forró é apreciado em todo o Brasil e celebrado no dia 13 de dezembro, data de nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga.
GÊNERO MUSICAL-  Esse estilo musical é popularmente associado a outros gêneros: o xote, o xaxado e o baião. Neles, a base instrumental utilizada é a sanfona, o triângulo e a zabumba. É chamados também de forró tradicional ou forró pé-de-serra e seus maiores representantes são Luiz Gonzada, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Sivuca. A partir dos anos 80, o forró sofreu algumas modificações. Nessa época, foram introduzidas também a bateria, a guitarra e o baixo elétrico.
Já na década de 1990, outros elementos foram incorporados por algumas bandas, como o teclado e o sax, e a zabumba foi retirada. Esse subgênero passou a ser chamado de forró eletrônico ou estilizado e sofreu críticas por estar transformando o forró tradicional em um produto superficial da indústria cultural.
ALGUNS NOMES DO FORRÓ- Principais representantes do forró, entre eles podemos citar Assisão, Jorge de Altinho, Patrício Amorim, Luiz Gonzaga, Carmélia Alves, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Alceu Valença,Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Falamansa, Rastapé, Forroçacana, Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Frank Aguiar, Aviões do Forró, Santana, Flávio José e outros não menos importantes cuja lista não caberia aqui na coluna NA LUPA.  É tempo junino e a festa não pode parar. A política a dar trégua, mas após o São João terá início a pré-campanha em todos os municípios, mas por enquanto vamos de forró. É isso aí. 

(Na coluna desta terça trouxemos informações históricas emitidas por Laura Aidar que é arte-educadora, fotógrafa e artista visual)

segunda-feira, 26 de junho de 2023

URGENTE - APAC ALERTA RISCO DE INUDAÇÕES EM GOIANA E ITAMBÉ

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, no fim da tarde desta segunda (26), um aviso hidrológico sobre a situação do Rio Capibaribe Mirim.

Segundo a agência, o rio atingiu a "cota de alerta", e as cidades de Itambé e Goiana, ambas na Zona da Mata Norte, devem ficar "em atenção" devido aos riscos de inundações. 

Em nota compartilhada nas redes sociais, a Apac afirmou que o órgão e a Defesa Civil de Pernambuco monitoram a situação e podem modificar o aviso a qualquer momento. 


No início desta segunda (26), a Apac emitiu um aviso meteorológico com validade até a terça (27) sobre precipitações de intensidades moderadas na Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana do Recife (RMR).

A Apac diz que as chuvas podem ser causadas por um "canal de umidade atuando no Oceano Atlântico". 

O último boletim da Apac, atualizado às 10h desta segunda (26), diz que a tendência de precipitação para esta terça (27) é de chuvas moderadas na RMR, Mata Norte e Mata Sul.

No Agreste, há previsão de chuvas fracas ou moderadas. 

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, nenhuma ocorrência foi registrada ao longo do dia..

FERNANDO RODOLFO FALA SOBRE A PL DO FORRÓ. ASSISTA

IZAÍAS LEVA O FIG PARA TRIBUNA DA ALEPE

Deputado Izaías Régis destaca a divulgação da data e homenageados do FIG na Tribuna da Alepe
O anúncio foi feito hoje (26) pelas redes sociais da governadora Raquel Lyra
 

O deputado Izaías Régis abriu a fala reforçando a data anunciada pela governadora para realização do Festival de Inverno de Garanhuns, de 21 a 30 de julho. Bem como, ressaltou os nomes dos homenageados, o empresário Cyro Ferreira Costa e o Mestre Gonzaga de Garanhuns. 
“Dois nomes extremamente importantes para Garanhuns. O empresário Cyro Ferreira Costa, que foi referência empresarial para o país, e o nosso Mestre Gonzaga de Garanhuns, que foi um guardião da cultura do nosso Reisado.”

Na sua fala o deputado ainda pontuou sobre o cuidado minucioso da gestão da Fundarpe com relação aos custos do FIG. “A governadora Raquel Lyra tem responsabilidade, principalmente, quanto ao gasto com o dinheiro público. O recurso será utilizado corretamente, no que realmente importa, ter uma programação que ressalte a importância cultural do evento”

E também enfatizou seu compromisso pessoal junto ao Governo do Estado de ter uma presença forte na grade do evento, do artista de Garanhuns. 
“Infelizmente, a informação que tenho do Governo do Estado é que até o presente momento, eles não receberam nenhuma relação oficial, por parte da Prefeitura de Garanhuns, com os nomes dos artistas de Garanhuns habilitados no edital do município. Mas consegui garantir que 100% dos artistas garanhuenses, habilitados do edital do Estado, sejam contratados.”

O deputado ainda informou que a grade deve começar a ser conhecida em breve, até o anúncio oficial com todas as atrações que a compõem. 

35 anos do PSDB

O parlamentar também levou para a Tribuna da Alepe, o registro pelos 35 anos do PSDB.
“Completamos três décadas e meia de trajetória. Uma história marcada por lutas, conquistas e comprometimento absoluto com a democracia. Esse é o PSDB, o meu partido, o da governadora Raquel Lyra, dos colegas Álvaro Porto e Débora Almeida,  e que tende a crescer muito em Pernambuco e no Brasil”, finalizou Izaías Régis


Crédito foto: Ivaldo Reges