terça-feira, 27 de junho de 2023

DISTRITO DE MIRACICA GANHA NOVAS PRAÇAS E AREAS DE LAZER

Prefeito Sivaldo Albino inaugura praças públicas em Miracica
Foram investidos quase meio milhão de reais na execução dos espaços de lazer da comunidade
Com o olhar de cuidado voltado também para os distritos, a Prefeitura de Garanhuns vem intensificando as ações em prol dos moradores destas comunidades. Na noite desta segunda (26), o prefeito Sivaldo Albino, inaugurou as praças Cândido Neves e São José, no distrito de Miracica, com grande participação popular, mesmo com o frio e a chuva desta época do ano. O evento foi bastante prestigiado por lideranças politicas e sociais, a exemplo do ex-prefeito e atual secretário Silvino Duarte, o secretário parlamentar Cayo Albino, que representou o deputado federal Felipe Carreras, o ex-prefeito de Paranatama, José Teixeira, entre muitos outros.
Assim como os demais espaços já entregues à população nesta gestão, as praças construídas em Miracica, contam com três áreas consideradas prioridades para um espaço público de qualidade: Recreação, lazer e promoção à saúde. Para isso, o Governo Municipal investiu R$ 431.298,63, totalmente em recursos próprios.
O jovem arquiteto Ayrton Teixeira, explanou os detalhes do projeto. "Nós pensamos de forma ampla, sob as orientações do prefeito Sivaldo Albino, incluindo área verde com vegetação diversificada. Além disso, preservamos árvores antigas, e introduzindo outras espécies nativas da região. O espaço conta com playground, academia de musculação, fonte luminosa e uma generosa área de convívio. Através deste conjunto de equipamentos diversificados, estaremos estimulando o uso pela população", destaca.
Para o chefe do executivo municipal, o momento ficará marcado na história. "Após anos e gestões, o distrito de Miracica volta à cena do desenvolvimento. Apenas com este sentimento de mudança, de investimento na qualidade de vida da nossa gente, é que podemos avançar. Nunca na história, esta comunidade viu se investir tanto. São quase R$ 500 mil, aplicados através de recursos próprios. Quero agradecer ao vereador Bruno Taveira, autor do requerimento para que esta obra torna-se realidade, além das secretarias de Planejamento e Obras, com os secretários Alexandre Marinho e Fá Albino, que com seus competentes colaboradores, não mediram esforços para que a gente pudesse estar realizando este sonho dos moradores", enfatizou.

Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques/Thomas Ravelly

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA E ALEPE FORTALECEM LAÇOS

Alepe e FAV fortalecem relação e planejam ampliar parcerias

Em visita institucional à Fundação Altino Ventura (FAV), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), o 1° secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), e o superintendente de Saúde da Casa, Wildy Ferreira, asseguraram, nesta terça-feira (27.06), a ampliação da parceria da Alepe com a entidade pernambucana que é referência em assistência oftalmológica pública no país.

Recebidos pelo presidente do Conselho Diretor da instituição, Marcelo Ventura, Porto e Gouveia percorreram as instalações onde são oferecidos consultas, exames, tratamentos e cirurgias que asseguram reabilitação visual, auditiva, física e intelectual. Visitaram consultórios, salas de exames, setores e equipamentos de reabilitação e blocos cirúrgicos.
Com orçamento reforçado com recursos de emendas parlamentares, a FAV atende, por mês, de 35 mil a 40 mil pessoas. Durante a visita, que coincidiu com a cerimônia de entrega de cadeiras de rodas personalizadas a pessoas com deficiência atendidas pela entidade, Marcelo Ventura destacou a importância da contribuição da Assembleia. Afirmou que para prestar os serviços que presta a Fundação necessita de ajuda, como a recebida dos deputados.

“Esta visita, feita em nome de todos os deputados, é importante para a gente possa expressar que somos gratos a cada um. Leve o nosso abraço a todos os que ajudam a nossa instituição. Se estamos fazendo alguma coisa é porque estamos recebendo ajuda por meio de emendas. Fica o nosso abraço e nosso reconhecimento aos deputados de Pernambuco”, disse.

Ele acrescentou que a parceria já se estende por mais de 30 anos. “A Assembleia faz parte da nossa história. Os deputados têm alocado recursos para esta instituição e gostamos de prestar contas de tudo o que recebemos. Estamos juntos e temos certeza de que a Alepe não faltará, como nunca faltou. Os recursos viabilizam consultas, exames, cirurgias, todos os serviços que não conseguiríamos oferecer sem o apoio de instituições como a Alepe”, destacou.
Porto acertou com o diretor da FAV uma nova visita à sede da instituição para o segundo semestre. Desta vez, com todos os deputados. Segundo o presidente da Alepe, é importante que todos conheçam a estrutura e o funcionamento da FAV. “É fundamental que todos possam ver de perto os trabalhos, possibilitando a ampliação da parceria”. Gouveia salientou que o trabalho da Fundação é de grande importância para Pernambuco. “A FAV é uma referência em Saúde, com grandes serviços prestados aos pernambucanos. Vamos, sim, intensificar as parcerias”.  

O superintendente Wildy Ferreira afirmou que, assim como o mutirão de consultas e exames oftalmológicos para servidores do Legislativo e população em geral, promovido pela Alepe em maio, outras iniciativas estão sendo planejadas em parceria com a FAV. O mutirão viabilizou 840 atendimentos, inclusive cirurgias de catarata e tratamentos de casos de glaucoma. “Estamos trabalhando para oferecer mais serviços por meio de parcerias com a Fundação”, adiantou.

Participaram também da visita o diretor médico executivo da FAV, Heber Coutinho, o diretor de convênios da instituição, José Vieira, e a gestora da projeto Alepe Acolhe, Cristiane Alves. Além de referência na assistência oftalmológica, a Fundação Altino Ventura é reconhecida em âmbito nacional e internacional em ensino e pesquisa.

 

Fotos: Cristiana Dias (FAV)

Josué Nogueira, assessor de imprensa

GOVERNADORA VISITA SEDE DA APAC, MONITORA AS CHUVAS E DIZ QUE ESTADO TRABALHA DE FORMA INTEGRADA

Governadora visita sede da Apac para monitorar chuvas e reforça que Estado está trabalhando de forma integrada
A governadora Raquel Lyra visitou, nesta terça-feira (27), a sede da Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac) para monitorar a situação das chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Mata Sul do Estado nos últimos dias. Na sala de situação do órgão, no bairro de Santo Amaro, no Recife, a chefe do Executivo se reuniu com a vice-governadora Priscila Krause, técnicos do órgão, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento e da Secretaria Executiva de Defesa Civil, destacando que o Estado está trabalhando de forma integrada.
“Estamos acompanhando os mapas meteorológicos. A Apac, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação estão atuando de forma integrada, não só para atender ocorrências, como também para garantir apoio técnico aos municípios”, afirmou Raquel Lyra. Os secretários estaduais José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Carla Patrícia (Defesa Social) também acompanharam a agenda. 

De acordo com a Apac, desde a última segunda-feira (26), o litoral pernambucano registrou chuvas com intensidade moderada a forte. A Região Metropolitana do Recife e a Mata Sul foram as regiões que ocorreram os maiores acumulados, a exemplo dos municípios de Amaraji (120 mm), Ribeirão (88 mm), Recife (85 mm), São Lourenço da Mata e Olinda (82 mm).

Durante a visita da governadora à sede do órgão, a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal, apresentou como é feito o monitoramento hidrometeorológico. “Também mostramos a atual situação dos rios e reservatórios do Estado, além de apresentar a previsão climática para o próximo trimestre em Pernambuco”, ressaltou.
A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil continua monitorando ativamente todas as informações relacionadas às ocorrências registradas nas últimas 24 horas. De acordo com o secretário executivo da pasta, coronel Clóvis Ramalho, os profissionais estão em contato com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC's) dos municípios afetados, a fim de obter atualizações precisas sobre a situação e garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.

“Estamos acompanhando de perto a situação de cada município do interior e da Região Metropolitana. Além disso, estamos preparando um projeto de alertas por sirenes, a exemplo do que é feito em outros estados, como o Rio de Janeiro”, acrescentou o secretário executivo.

A Defesa Civil do Estado reitera a importância de que a população permaneça atenta às orientações e comunicados. Em caso de qualquer emergência ou situação de risco, pedimos que entrem em contato imediatamente com a COMPDEC local ou utilize os canais de comunicação de emergência disponíveis.

Fotos: Miva Filho/ Secom

PREFEITURA DE GARANHUNS - NOTA

Nota sobre rompimento de tubulação da Compesa na Rua Felipe Camarão​
A Prefeitura de Garanhuns informa que houve rompimento de tubulação de água da Compesa na Rua Felipe Camarão, com infiltração sob o novo asfalto. Os serviços já estão sendo realizados pela Compesa, e tão logo sejam finalizados, o asfalto será reparado. A SIOSP ratifica que os problemas apresentados são provenientes do estouro da encanação, e que a obra de pavimentação ainda está na garantia da construtora, contudo, como o problema provém do rompimento da tubulação da Compesa, a gestão municipal aguardará a posição da companhia sobre a resolução da obra.

Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos

ARCOVERDE - PREFEITO WELLINGTON VISITA OBRA DO MAIOR PACOTE DE CALÇAMENTO DA HISTÓRIA DO SUCUPIRA

Prefeito Wellington visita obra do maior pacote de calçamentos da história do Sucupira
Na manhã desta terça (27), o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), visitou o bairro Sucupira, acompanhando a etapa final de execução do calçamento da Rua dos Canos, que atende uma reivindicação de décadas por parte da comunidade. 

A obra se soma a outras ruas calçadas ao longo do último ano, representando o maior pacote de calçamento de vias da história do bairro. 

"Dezenas de famílias serão beneficiadas após anos de esquecimento. Muitas pessoas que vivem aqui, se habituram a caminhar na lama, sem saneamento, com a cidadania roubada. Com trabalho, estamos mudando essa realidade, garantindo calçamento, saneamento e vida melhor para quem vive aqui", afirmou Wellington.

Desde o início do seu governo, Wellington já calçou e pavimentou mais de 95.000 metros quadros de vias, construindo e recuperando cerca de 20.000 metros de galerias.

DESCASO DA PREFEITURA DE PESQUEIRA CAUSA ACIDENTE

Mais uma vez, o suplente de Deputado, majoritário em Pesqueira, Delegado Rossine vem denunciar através de suas redes sociais o descaso da prefeitura Pesqueirense com as pessoas da cidade.
Desta feita, o caso foi de um acidente causado por falta de manutenção de um veículo (caminhão de lixo) pertencente à prefeitura,  o delegado solicita que o assunto seja devidamente investigado e apurado pelas autoridades competentes, no caso a  polícia local já que o órgão responsável pelo trânsito sequer chegou ao incidente.
"Os acidentes causados por negligência na manutenção de veículos são sérios e devem ser tratados com seriedade pelas autoridades competentes. É fundamental que as investigações sejam conduzidas para determinar as responsabilidades envolvidas e garantir que medidas apropriadas sejam tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro." Colocou Rossine.
Além disso, o cidadão que foi afetado pelo acidente, recebeu a notícia que a prefeitura não arcaria com o prejuizo, porém o mesmo contará com um advogado para atender e lhe amparar nos seus direitos legais.

"Mais uma vez um veículo da prefeitura de Pesqueira provoca acidente grave por falta de manutenção. O caminhão do lixo estava trafegando à noite “com todos os faróis queimados” e causou um acidente na BR 232, colocando em risco a vida das pessoas. E o proprietário do veículo atingido pelo caminhão foi informado que a prefeitura não vai pagar seu prejuízo. Irresponsabilidade, abandono e desgoverno na nossa querida Pesqueira. 
Ninguém sabe onde está indo parar o dinheiro da prefeitura (cerca de R$ 18 MILHÕES POR MÊS). Mas uma coisa todo mundo sabe: “enquanto a cidade e o povo estão abandonados, misteriosamente algumas pessoas estão ficando muito ricas”. Pontuou Rossine demonstrando toda sua indignação.

A OPOSIÇÃO DE SALOÁ ESTÁ MAIS UNIDA QUE NUNCA

Enganam-se os que pensam, ou semeiam a desunião dos grupos de oposição em Saloá, as pessoas que convivem proximamente com essas lideranças nos passam justamente ao contrário que é encorajador saber que a oposição na cidade está se unindo e pregando cada vez mais a união. A coesão e a colaboração dentro da oposição podem ser fundamentais para fortalecer a voz crítica e promover uma alternativa política sólida, isso acontece claramente no município de Saloa, não só com as lideranças mais também com o povo que cansou, saturou dos mandos e desmandos do atual grupo que comanda a cidade.
É evidente e notório que quando a oposição se une, geralmente é porque os diferentes grupos políticos compartilham objetivos semelhantes e reconhecem a importância de se unir para alcançar seus objetivos de mudança verdadeira. A união, agora vem forte e vem impulsionada pela necessidade de criar uma frente comum contra o governo atual, fortalecendo assim a influência e a capacidade de mobilização da oposição.
No entanto, em contextos políticos, a união ou divisão da oposição pode ser influenciada por uma série de fatores, como a estratégia política, as questões em debate, as personalidades e as prioridades dos partidos ou grupos de oposição. É possível que ocorram mudanças na dinâmica política ao longo do tempo, resultando em maior união e engajamento da oposição, assim como ocorre agora.
Hoje Saloá tem uma oposição bem mais unida,mais afinada, e afirmada e que sabe o quer, isso é resultado de muitas negociações, alianças políticas, afinidades, objetivos comuns e outras circunstâncias específicas que hoje os fazem mais fortes e levam os diferentes grupos de oposição a se unirem. O atual contexto político local vem sendo a cada dia monitorado e as fontes confiáveis de informação nos trazem o verdadeiro caminho para entender melhor a situação atual.
Ao pregar essa união, a oposição demonstra a disposição de trabalhar em conjunto e superar diferenças internas para alcançar objetivos comuns. Isso com certeza hoje já tem a criação de plataformas políticas compartilhadas, alianças estratégicas, negociações e até mesmo a formação de coalizões eleitorais. A união da oposição de Saloa hoje já passou a transmitir uma mensagem mais coesa aos eleitores e a cada dia aumenta as chances de sucesso nas eleições vindouras.
Portanto, aos que pregam a desunião, o caos, as picuinhas tenham certeza que hoje o cenário é diferente, a quem prega esses elementos fica o recado que é essencial acompanhar de perto o desenvolvimento político atual em SALOÁ, para ter uma compreensão precisa e verdadeira do cenário político local, por isso podemos dizer, os mandatários atuais estão saturados, e a oposição acordou e está mais ordenada e coordenada que nunca.

ALÉM DE BOLSONARO, QUASE 70 PESSOAS PODEM SE TORNAR INELEGÍVEIS

Além de Bolsonaro, TSE pode tornar quase 70 pessoas inelegíveis; Entenda
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode não ser o único a se tornar inelegível. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa outras 15 ações que colocam em risco os direitos políticos de pelo menos outras 68 pessoas, além de responsáveis por contas no Twitter que ainda devem ser identificados. As informações são do Estadão.

De acordo com a publicação, na lista dos investigados estão militares, políticos, influenciadores, jornalistas e filhos de Bolsonaro. Os processos que tramitam no TSE apuram ataques ao sistema eleitoral brasileiro e disseminação de fake news.

As ações ainda não têm data para serem julgadas. No entanto, caso sejam condenadas, podem ter seus direitos políticos cassados por oito anos, a mesma pena que pode atingir Bolsonaro no julgamento em curso no TSE.

Entre as ações que tramitam na Corte eleitoral, está uma que investiga o disparo de conteúdos falsos nas redes sociais contra a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição do ano passado. Ao todo, 48 pessoas investigadas nessa ação, entre elas estão os três filhos mais velhos do ex-presidente: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além do músico Roger Moreira, parlamentares e jornalistas.

Outra ação atribui a Bolsonaro e a apoiadores a tentativa de deslegitimar o processo eleitoral brasileiro. "A demanda abrange atos e declarações ocorridos antes do registro de candidatura, durante o período eleitoral, na data do segundo turno e após a divulgação dos resultados que atestaram a vitória do candidato da coligação autora", diz o relatório do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

Outras ações no TSE investigam as comemorações do bicentenário da Independência, no ano passado. Em um dos processos, protocolada pela coligação de Lula, aponta para o abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

Além de Bolsonaro, o general Braga Netto – então candidato a vice-presidente – e outras 16 pessoas foram acusadas. Entre eles estão o pastor Silas Malafaia e o empresário Luciano Hang. Uma outra ação protocolada pela senadora Soraya Thronicke (UB) também solicita investigação por uso indevido da comemoração do 7 de Setembro, que também tem Bolsonaro e Braga Netto como alvos.

O TSE retoma nesta terça-feira (27) o julgamento de Bolsonaro, que investiga declarações dadas pelo ex-presidente durante uma reunião com embaixadores no ano passado quando ele questionou, sem provas, a lisura do processo eleitoral