quarta-feira, 28 de junho de 2023

CORONEL MEIRA ENTREGA COMENDAS EM HOMENAGEM AOS 198 ANOS DA PMPE

Coronel Meira entrega comendas em homenagem aos 198 anos da PMPE


O deputado federal Coronel Meira (PL), participou, nesta quarta-feira (28), no Ginásio de Esportes Geraldão, no Recife, dos 198 anos da Polícia Militar de Pernambuco. O evento contou com o Comandante Geral da PMPE, o Coronel Tibério Cesar, a vice-governadora do Estado, Priscila Krause (Cid), a Secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Luciano Alves Bezerra da Fonseca, o presidente do ProRural, Mychel Ferraz, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, no Recife, além de deputados estaduais, federais e outras autoridades.

"Sinto-me honrado em pertencer à família Policial Militar de Pernambuco, onde, por mais de 33 anos, prestei relevantes serviços a nossa sociedade, combatendo infratores e criminosos em nome da lei e da ordem", afirmou Meira, que na solenidade, entregou a maior comenda da PMPE, a "Medalha do Mérito Policial Militar", aos PMs e aos civis que prestaram importantes serviços em prol da instituição, todos escolhidos pelos atuais coronéis.

SÃO JOÃO DA MODA É ENCERRADO EM GRANDE ESTILO

Após cinco dias de grande sucesso e com um público animado e entusiasmado em celebrar, o São João da Moda 2023 chega ao seu encerramento nesta quarta-feira (28), véspera de São Pedro. A noite promete ser memorável, com a presença de grandes atrações que irão encerrar mais uma edição histórica do evento, consolidando sua importância para a Capital da Moda.

A dupla Bruno e Marrone, um dos maiores nomes do sertanejo nacional, comandará a noite e encantará o público com seus grandes sucessos no Parque Wellington Monteiro. Além deles, o fenômeno do momento, Nattan, marcará presença mais uma vez no São João da Moda, trazendo seu carisma e animação para o evento. O encerramento também contará com shows de PV Calado e Helton Lima.

No Palco Forró da Ema, os artistas locais mostrarão todo o seu talento no tradicional ritmo do forró, garantindo animação e muita dança. Os shows de Forrozão Sabor de Mel, Jean Araújo, Coroné do Pife e Forrozão e Júnior Vaqueiro prometem não deixar ninguém parado, com o famoso "dois pra lá e dois pra cá".

Além de ser um evento culturalmente rico, o São João da Moda 2023 teve um impacto significativo na economia municipal. A movimentação de turistas e visitantes durante o mês junino, especialmente nos dias de festa, resultou em um fluxo financeiro de aproximadamente R$ 40 milhões. Além disso, o evento contribuiu para a geração de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos

CONSTRUÇÃO DAS 2 UBSs PAQUE FÊNIX EM GARANHUNS SEGUEM A TODO VAPOR

As obras das duas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) no Parque Fênix estão progredindo diariamente. O avanço na construção dessas unidades é notável e demonstra o empenho da Prefeitura de Garanhuns em oferecer melhores serviços de saúde para a população.
Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, as UBS's estão sendo construídas com recursos próprios do município. Essa iniciativa tem como objetivo direto beneficiar mais de 6 mil pessoas que serão atendidas pelos profissionais de saúde na região.
Além disso, as novas UBS's terão dois consultórios odontológicos, o que expandirá a especialidade dentária para mais uma localidade no município. Essa ampliação trará benefícios significativos para a comunidade, garantindo um acesso mais fácil e conveniente aos cuidados odontológicos.
Com as obras avançando constantemente, em breve as UBS's estarão prontas para operar plenamente. A centralização dos atendimentos nas novas sedes permitirá uma melhor organização dos serviços e um atendimento mais eficiente para os moradores da região.
A escolha da Rua Sebastião Paes de Melo como local das UBS's demonstra a preocupação da Prefeitura de Garanhuns em garantir que os serviços de saúde estejam disponíveis em áreas de fácil acesso para todos os moradores. Isso contribui para a melhoria do atendimento e para a promoção da saúde na região.

Essa iniciativa da Prefeitura de Garanhuns demonstra o compromisso em investir na saúde da população, proporcionando instalações modernas e adequadas para a prestação de serviços de saúde essenciais.

Fotos : Hilton Marques

PREFEITO WELLINGTON E DEPUTADO FEDERAL FERNANDO MONTEIRO PRESTIGIAM PENÚLTIMO DIA DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Prefeito Wellington e Fernando Monteiro prestigiam penúltima noite do São João de Arcoverde

Em nova visita a Arcoverde, o Deputado Federal Fernando Monteiro (Progressistas), prestigiou a penúltima noite de shows do São João de Arcoverde, nesta terça (27), ao lado do Prefeito Wellington Maciel (MDB). 

Acompanhado também da sua esposa, Fernandha Batista, o parlamentar foi recebido na casa do Prefeito Wellington, pela Primeira-Dama Rejane Maciel, de onde seguiram para o Polo Multicultural, onde acompanharam as apresentações da Super Oara, Wallas Arrais e Tarcísio do Acordeon. 

Fernando e Wellington foram saudados por várias pessoas e recebidos por várias lideranças da cidade e da região no camarote. Na ocasião, Fernando expressou sua alegria em estar na cidade mais uma vez. "Estivemos na abertura do São João de Arcoverde e hoje retornamos, prestigiando essa grande festa do povo de Arcoverde, ao lado do nosso amigo e Prefeito Wellington, que está fazendo história ao consolidar esse evento como um dos marcos do ciclo junino pernambucano", afirmou Fernando.  

Já Wellington, reafirmou a sua alegria em estar ao lado do Deputado Fernando, que tem sido um grande parceiro da cidade. "Fernando é um grande amigo, um parceiro importante e um Deputado comprometido com os arcoverdenses. Tem garantido milhões em recursos e tem sempre marcado presença na cidade, ao nosso lado. Seguimos firmes, trabalhando e lutando por Arcoverde", concluiu Wellington.

GABINETE DA VICE-PREFEITA DO RECIFE RECEBE EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO "ELAS PINTAM O 7"

Gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão recebe nova edição da exposição "Elas Pintam o 7"
Nesta temporada, as obras de Ana Lúcia Gonçalves, Rikia Amaral, Vânia Coutinho, Valeria Rey Soto, Consuelo Figueira, Solange Costa e Brenda Bazante estão expostas a partir da próxima quinta-feira (29)

A já tradicional mostra "Elas Pintam o 7" está de volta em sua 5ª edição. O lançamento da exposição coletiva acontece nesta quinta-feira (29) e ocupa as paredes do gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Conhecida por apoiar e valorizar o pioneirismo feminino, a vice-prefeita lançou o projeto no início de 2021, iniciativa que vem encantando quem visita a sala localizada no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura, além de promover o debate sobre a urgência de visibilizar artistas mulheres nos espaços públicos.
 
A cada edição, sete mulheres artistas plásticas compartilham suas perspectivas sobre temáticas que vão desde o próprio feminino até questões sociais. O acervo exposto nesta edição apresenta uma diversidade de perfis e técnicas. As obras são assinadas pelas artistas plásticas Ana Lúcia Gonçalves, Rikia Amaral, Vânia Coutinho, Valeria Rey Soto, Consuelo Figueira, Solange Costa e Brenda Bazante. A curadoria é da também artista Ana Veloso.
 
“Aqui no gabinete as mulheres artistas se destacam fazendo ecoar a força do feminino, suas vitórias e desafios. Nas produções artísticas, tradicionalmente, as mulheres se fizeram mais presentes como modelos e musas, mas não como artistas. A exemplo das grandes galerias, onde as principais obras são produzidas por homens. Aqui no nosso gabinete com a Mostra é possível quebrar essa lógica machista e seguirmos com o intuito de valorizar o talento das artistas pernambucanas”, reflete a vice-prefeita.
 
"O conjunto de obras expostas, sendo algumas desenvolvidas especialmente para a exposição, traz temas e reflexões sobre o universo dessas talentosas mulheres que, com seu olhar nos representam”, avalia Ana Veloso. Para possibilitar essa diversidade, a cada três meses, o grupo de artistas é renovado, com a intenção de evidenciar distintas produções em defesa da igualdade na arte e na política.
 
Nas edições passadas do projeto, já pintaram o 7 no gabinete da vice-prefeita:

Na quarta temporada - Maria Helena Costa Rego, Adriana Alliz, Sheyla Camargo, Pilar Rodriguez, Maraçane de França, Dirce Camargo e Juliana Lapa.

Já na terceira exposição - Dayse Pontes, Virgínia Colares, Ana Silvestre, Jessica Martins, Eliane Rodrigues e Ana Silvestre, além de Guita Charifker e Ezilda Goiana, in memorian. 

Na segunda mostra - Suzana Azevedo, Nara Cavalcanti, Julieta Pontes, Luciene Torres, Diana Pernambucano, além das homenageadas in memorian, Sônia Malta e Sylvia Pontual. 

A primeira edição contou com obras de Ana Veloso, Ana Vaz, Margot Monteiro, Marisa Lacerda, Thina Cunha, Maria Carmen e Tereza Costa Rêgo, as duas últimas também in memorian.

JUNIOR UCHOA SE REÚNE COM PREFEITOS DO AGRESTE PARA DISCUTIR PROJETO DA REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADA

Guilherme Uchoa Jr se reúne com prefeitos do agreste pernambucano para discutir projeto da região de desenvolvimento integrada 
No início do seu mandato, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr, apresentou na Câmara dos Deputados, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento dos Municípios do Agreste de Pernambuco e a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento dos Municípios.

Com o objetivo de articular e massificar o conceito do projeto, Uchoa aproveitou a passada no São João de Caruaru, para reunir prefeitos do agreste e mata sul junto ao prefeito anfitrião Rodrigo Pinheiro para mostrar e harmonizar as ações administrativas da União e dos Estados de Pernambuco e Paraíba, que a Ride estabelece, no que tange os serviços públicos.

Segundo Uchoa, “os Estados e Municípios integrantes podem unificar, os serviços públicos prestados na região, definindo, por exemplo, tarifas, linhas de crédito especiais, isenções e incentivos fiscais de fomento a atividades produtivas”. A Ride deve também eleger os programas e projetos prioritários para a área, notadamente aqueles voltados para a infraestrutura básica e para a geração de empregos.

Os prefeitos presentes se mostraram animados com o projeto e disseram estar certo que a Ride trará benefícios ainda maiores à população dos municípios que a comporão nos Estados de Pernambuco.

GOVERNADORA RAQUEL E EMBAIXADORA DO REINO UNIDO ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO

Governadora Raquel Lyra e embaixadora do Reino Unido assinam acordo de cooperação
A governadora Raquel Lyra e a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, assinaram um memorando de entendimento, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas. O acordo consolida a intenção de expandir parcerias em áreas de interesse mútuo, relacionadas a estratégias de descarbonização e mudanças climáticas, transição energética, agricultura sustentável, educação, comércio e investimento, e inovação e tecnologia. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento.
“Iniciamos um ciclo virtuoso de parcerias em que queremos que seja feita de maneira estruturada, sustentável e que permita Pernambuco conseguir enxergar novos horizontes e se posicionar no âmbito nacional, mas, sobretudo, internacional como palco de oportunidade e investimento. Com esse acordo podemos ter experiências de tudo que já foi vivenciado e experimentado no Reino Unido, podendo trazer para cá e conseguindo trabalhar o planejamento, a questão de adaptação e resiliência da mudança climática e a questão da transição energética, algo que tem sido tratado no mundo inteiro”, destacou Raquel Lyra.
Durante a solenidade, a embaixadora afirmou que uma das prioridades do acordo é buscar a adoção de programas de cooperação com finalidades, metas e resultados claros. “É uma honra poder assinar esse acordo de entendimento. Pernambuco é um Estado que tem muito potencial. Vamos começar a implementar projetos, trocas de experiências e conhecimentos em todas as áreas de interesse comum”, disse Stephanie Al-Qaq.
De acordo com o secretário da Assessoria Especial, Fernando Holanda, o restabelecimento das relações internacionais entre Pernambuco e diversos países tem sido uma prioridade do Governo de Pernambuco. “Nesses seis primeiros meses de mandato, a governadora já se reuniu com sete das maiores economias do mundo. A assinatura deste memorando de entendimento formaliza uma cooperação que já vem rendendo frutos durante este ano, como por exemplo, a participação do presidente do Porto de Suape na missão internacional no Reino Unido para o hidrogênio verde, além de workshops que estão sendo promovidos dentro de suas equipes técnicas”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Regina Célia (Mulher), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Mauricelia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), José Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Mariana Melo (executiva de Relações Internacionais); o presidente de Suape, Márcio Guiot; a cônsul do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky; e a head de Operações do UK Brasil Tech Hub, Gabriela Figueiredo.

Fotos: Miva Filho/Secom

PERNAMBUCO CRESCEU APENAS 0,24% DE 2010 ATÉ AGORA

PE teve crescimento demográfico de apenas 0,24%
De acordo os dados divulgados pelo Censo 2022, a população de Pernambuco aumentou 0,24% desde 2010 – passando de 8.796.055 habitantes, para 9.058.155 pessoas. Os resultados apontam que Pernambuco igualou a média de crescimento populacional da Região Nordeste – que também ficou em 0,24%.

O número final da população supera um pouco a estimativa divulgada pelo IBGE no ano passado, que era de 9.051.113 habitantes; mas é bastante inferior às estimativas de 2021 – que chegaram a apontar que Pernambuco teria uma população de 9,6 milhões de habitantes.

O estado está em sétimo lugar em relação ao aumento do número de domicílios, com 4.094.799 unidades, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.

Da região Nordeste, foi o segundo estado que mais aumentou o número de domicílios, atrás apenas da Bahia (4º lugar) e seguido pelo Ceará (8º lugar).

A cidade mais populosa ainda é o Recife – que perdeu, em média, 0,27% de sua população a cada ano, desde 2010. A população da capital passou de 1.537.704 habitantes para 1.488.920 pessoas residentes.

Pernambuco tem cinco grandes concentrações urbanas – com mais de 100 mil habitantes, sendo a maior formada por 15 municípios, que incluem as 14 cidades da Região Metropolitana do Recife, mais o município de Paudalho – totalizando 3.783.101 habitantes – o que representa uma taxa média de crescimento geométrico de 0,09% ao ano desde o último levantamento, em 2010.

Este aglomerado está entre as cinco maiores concentrações urbanas do país.

Além desta, também são parte desse conceito, em Pernambuco, o município de Petrolina, com 386.786 pessoas, e as cidades de Vitória de Santo Antão (134.110 habitantes), Garanhuns (142.506 habitantes) e Caruaru (378.052 habitantes).

População concentrada no Grande Recife
O número absoluto divulgado pelo IBGE indica que nada menos que 41,79% da população pernambucana residem no Grande Recife – dado que aponta uma grande concentração demográfica que se manteve desde o último Censo.

Na Região Metropolitana, além da capital, Recife, que viu a população residente diminuir 3,17% desde 2010; também tiveram o número de habitantes reduzidos Olinda (-7,36%), Jaboatão dos Guararapes (-0,13%) e Moreno (-2,52%)