quinta-feira, 29 de junho de 2023

ÁLVARO PORTO PARTICIPA DO ENCONTRO DE BACAMARTEIROS DE BONITO

Álvaro Porto participa do Encontro de Bacamarteiros de Bonito
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), participou, nesta quinta-feira (29.06) do 33º Encontro de Bacamarteiros de Bonito, no Agreste. Realizado no Dia de São Pedro, o evento marca as celebrações juninas do município e é uma das mais genuínas manifestações da cultura pernambucana. 
Porto acompanhou a programação ao lado dos vereadores Maroja (PTB) Paulinho de Devá (PSB), e João Diniz (PV) e lideranças como Ronaldo do Inhame, Marcelo do Rodeadouro, Sabino Chagas, Valdenio, Ricardo Heráclio, Júnior Heráclio e Taciana Heráclio. 
O deputado circulou pelo Pátio de Eventos de Bonito, foi à sede do Memorial dos Bacamarteiros,
cumprimentou integrantes dos grupos, acompanhou os desfiles e as apresentações dos batalhões e se arriscou até mesmo a disparar tiros de bacamarte. 

O tradicional encontro reúne mais de 1,5 mil bacamarteiros de diversos municípios do Estado. O Batalhão 15, patrimônio cultural de Bonito, que, inclusive, está completando 120 anos de existência, é o “grupamento” anfitrião.  
A programação foi iniciada às 6h da manhã, com salva de tiros diante da do Memorial, seguida da acolhida dos batalhões convidados, missa e benção na centenária Coluna de São Pedro. Depois do desfile e do almoço, as atividades se estenderam pela tarde e irão até à noite, com muito forró. 
“Bonito, que tem grande potencial turístico pelas belas cachoeiras, conta também com atrações culturais de grande importância, como esta festa dos bacamarteiros. O encontro é uma autentica manifestação da cultura popular e merece ser conhecida por todos os pernambucanos”, afirma Porto.
Ao longo da programação, o presidente da Alepe se encontrou com os deputados estaduais João Paulo (PT) e Luciano Duque (SD) e com o deputado federal Renildo Calheiros (PC do B), que também acompanharam o evento. 


Fotos: Lucas Patrício 
Josué Nogueira, assessor de imprensa 

AJUDE A ONG "AMIGOS NO SERTÃO" A FAZER MAIS

⁩Todos os anos, a ONG "Amigos no Sertão" vai até Conceição das Crioulas, zona rural de Salgueiro, realizar o Natal Solidário. Eles levam comida, brinquedos, livros, esperança. Por conta do valor das cestas básicas, eles têm enfrentado muitas dificuldades de angariar mais doadores este ano, por isso contamos com o apoio de muitos amigos para a mensagem chegar a mais e mais gente. O desafio agora são dois: arrecadar mais cestas básicas e conquistar mais doadores mensais.
O diferencial está na proximidade e no compromisso em ir aonde ninguém mais vai. Batendo de porta em porta, os Amigos no Sertão compartilham amor e esperança, proporcionando muito mais do que simplesmente alimentos. Através do perfil no Instagram @amigosnosertao), você pode acessar registros das nossas campanhas solidárias, convidando as pessoas a acompanharem a entrega de donativos e a colaborarem compartilhando as campanhas de arrecadação e, se possível, contribuindo com doações.
Amigos no Sertão - Durante todos esses anos, temos trabalhado juntos para fazer a diferença na vida das comunidades rurais carentes, principalmente em Conceição das Crioulas, por meio de campanhas solidárias e do Natal Solidário.  A ONG Amigos no Sertão é uma associação civil sem fins lucrativos, composta por um grupo de voluntários dedicados, amigos e familiares, que se uniram com o propósito de proporcionar uma vida digna para os irmãos sertanejos que residem em áreas remotas de difícil acesso. Nosso trabalho consiste em levar ajuda humanitária e suprir suas necessidades básicas, tais como alimentos, roupas, materiais escolares, itens de higiene pessoal, entre outros.
Ao longo desses oito anos de existência, alcançamos conquistas significativas. Já atendemos mais de 23.800 famílias, o que corresponde a aproximadamente 95.200 pessoas beneficiadas. Distribuímos cestas básicas, roupas, livros, kits escolares, itens de higiene pessoal, brinquedos, redes de dormir e mantas. Além disso, conseguimos a doação de casas e contribuímos para a construção de um complexo de recuperação de dependentes químicos.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato com Ana Elisa, Diretora da ONG - (81) 99971-0398.

ALEPE FECHA SEMESTRE COM RESULTADOS POSITIVOS EM TODAS AS ÁREAS

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fechou o primeiro semestre deste ano com alta produtividade Legislativa, implantação de novas regras para votação de matérias financeiras e tributárias e ampliação de projetos sociais, a exemplo do "Alepe Acolhe". Buscando atender as necessidades da população, a Casa criou Frentes Parlamentares e comissões especiais, ofereceu serviços gratuitos de cidadania e saúde, e ainda desenvolveu ações focadas na valorização de seus servidores terceirizados, efetivos e comissionados.

Atendendo a uma antiga reivindicação dos deputados, a atual Mesa Diretora investiu no fortalecimento do Legislativo aprovando mudanças na Constituição do Estado como a que permite aos deputados propor leis que tratam de matérias financeiras e tributárias. Somente o Poder Executivo tinha essa prerrogativa. Também foi ampliado o valor das emendas impositivas dos parlamentares, cujos recursos são aplicados em melhorias na estrutura e serviços de saúde dos municípios.

Produção Legislativa
O primeiro semestre na Alepe também foi marcado por uma intensa agenda legislativa. Dentre os projetos de Lei Ordinária apresentados, 904 partiram do Legislativo, seis do Executivo, quatro do Judiciário, um do Ministério Público e um do Tribunal de Contas (TCE). Projetos de Lei Complementar foram oito: cinco do Legislativo, dois do Executivo, um do MPPE e um do TCE. Já os projetos de Resolução somaram 47. Houve um Decreto Legislativo de iniciativa da Alepe e 16 Propostas de Emendas Constitucionais (PECs). 

Entre 1° de fevereiro e 27 de junho, a Alepe realizou 59 reuniões ordinárias, seis extraordinárias e 20 solenes, totalizando 85 encontros. Foram apresentados 988 projetos e Propostas de Emendas à Constituição (PECs), dos quais 973 de autoria da própria Casa. Oito partiram do Executivo, cinco do Judiciário, um do Ministério Público, um do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já as indicações e requerimentos dos deputados somaram 3.754, dos quais 3.475 foram aprovados. 

Conexão com pautas sociais
O início da atual Legislatura também foi movimentado pelas novas Frentes Parlamentares e comissões especiais pautadas pelas questões sociais que afetam os pernambucanos. No total, foram criadas sete comissões que promoveram debates em torno de questões como combate à fome, defesa das pessoas com transtorno do espectro autista, atenção e promoção à assistência materno infantil, defesa da retomada da economia, além da defesa da bacia leiteira do estado.

As Frentes Parlamentares também tiveram seu papel na atenção às questões em pauta na atualidade. Foram criados colegiados voltados para Combate ao Racismo, em defesa do Cooperativismo, da Transnordestina, do Plano de Macrodrenagem da Região Metropolitana do Recife, da Mata Norte do Estado, da Saúde Mental dos Pernambucanos, dos Direitos da Família, da Vida e de Política sobre Drogas. 

O grave problema das chuvas e enchentes que castigam o Estado também mereceu atenção da Alepe na criação de uma Frente voltada para o tema, assim como o Direito à Primeira Infância e a implantação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco.

Para presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), os resultados do semestre foram extremamente positivos para o Estado. "Desde o início da atual gestão, os deputados vêm trabalhando de forma harmoniosa, fortalecendo a autonomia e a independência da Casa, sem deixar de olhar para os servidores, com capacitação e valorização salarial”.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), entende que a Casa mostrou, nesses primeiros seis meses que "é possível conduzir os trabalhos com transparência, agilidade e responsabilidade". "Focamos em projetos importantes. Todas as ações foram direcionadas para políticas públicas de inclusão, saúde e educação. Fortalecemos o parlamento em defesa da satisfação dos nossos servidores e dos interesses dos pernambucanos”, afirmou

CARGA DE R$ 70 MIL EM DROGAS APREENDIDA NO CURADO

Embora o responsável não tenha sido identificado e capturado, policiais militares do 25º Batalhão da Polícia Militar realizaram uma importante apreensão de substâncias ilícitas na quarta-feira (28/06), na BR-408, no bairro Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes. Como resultado dessa ocorrência, estima-se que o traficante tenha sofrido um prejuízo de aproximadamente R$ 70 mil.

Os policiais receberam um chamado telefônico de um funcionário da Auto Viação Progresso, que encontrou uma mochila deixada em um ônibus da empresa. O veículo havia feito a rota São Luís (MA) - Recife e já tinha sido recolhido para a garagem. Ao examinarem o conteúdo da mochila, os policiais encontraram cinco tabletes de maconha pesando cerca de 5,150 kg, além de um tablete contendo 1,005 kg de cocaína.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Prazeres para que as medidas necessárias fossem tomadas e a apreensão fosse formalizada.

GARANHUNS RECEBE 4 NOVOS TRATORES VIA CODEVASF E DEPUTADO FELIPE CARRERAS

Garanhuns acaba de receber uma excelente notícia! Graças ao trabalho incansável do deputado Felipe Carreras, a cidade agora conta com a chegada de quatro novos tratores provenientes da Codevasf. Essa conquista é resultado direto do empenho e dedicação do deputado em buscar recursos para o desenvolvimento da região.

Através de uma parceria com a Codevasf e com o apoio do superintendente Gustavo Melo, os quatro novos tratores foram disponibilizados para auxiliar nas demandas agrícolas e no fortalecimento do setor produtivo local. Essa iniciativa é de extrema importância para impulsionar ainda mais o crescimento da cidade e contribuir para o progresso de Garanhuns.
O prefeito Sivaldo Albino recebe com entusiasmo essas máquinas, que serão de grande utilidade para o avanço de projetos e ações voltados ao desenvolvimento do município. Com esses tratores, será possível potencializar as atividades no campo, proporcionando melhores condições de trabalho aos agricultores e impulsionando a economia local.

Cayo Albino, assessor de Felipe foi enviado a Petrolina para receber pessoalmente os quatro tratores que foram destinados a Garanhuns. Sua presença nessa ocasião ressalta o compromisso do deputado em acompanhar de perto cada etapa do processo e assegurar que os recursos sejam bem direcionados para o benefício da nossa cidade.

- "Agradecemos ao deputado Felipe Carreras por seu comprometimento e por investir na melhoria da infraestrutura e no desenvolvimento de Garanhuns. Essa conquista é um passo importante rumo a um futuro mais próspero para nossa cidade. Juntos, seguiremos trabalhando para garantir o progresso e o bem-estar de todos os cidadãos de Garanhuns." Colocou Sivaldo a nossa reportagem.



MILHARES DE PESSOAS LOTAM A ÚLTIMA NOITE DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Em última noite, milhares de pessoas lotam São João de Arcoverde
Confirmando o sucesso de todo o evento, a última noite do São João de Arcoverde fechou a programação com chave de ouro e sucesso de público. Com os shows de Nattan, Carlos e Fábio e Calcinha Preta, cerca de 60 mil pessoas estiveram no Polo Multicultural. 

O Prefeito Wellington Maciel (MDB) celebrou o resultado ao lado da Primeira-Dama, Secretária de Assistência Social e Presidente do Comitê Gestor de Eventos, Rejane Maciel. A Deputada Federal Iza Arruda (MDB) e o Deputado Estadual Joãozinho Tenório (PATRI) visitaram o camarote e testemunharam o sucesso de evento. 

"Fizemos o melhor São João, com paz, alegria, organização e também valorizando os artistas populares. Atraímos grandes atrações regionais e nacionais e consolidamos Arcoverde no roteiro dos grandes eventos do ciclo junino de Pernambuco. É uma festa de todos e para todos, que gerou renda e oportunidades para muita gente. A nossa cidade e a nossa gente estão de parabéns", festejou Wellington.

PROGRAMA "DESENROLA" TA VALENDO VEJA QUEM PODE PARTICIPAR E REGRAS

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira que bancos, instituições financeiras e outros credores já podem entrar no programa de renegociação de dívidas lançado pelo governo – o chamado Desenrola.

O foco são dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Todas as negociações serão operacionalizadas em um único portal, que ainda será lançado pelo governo.

— Agora vai entrar em operação para os credores aderirem ao programa — disse o ministro, em rápida conversa com jornalistas na Fazenda.

Veja as regras:

Quem é o público-alvo?

Na faixa 1 do programa estão pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários-mínimos ou aquelas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Na faixa 2, são pessoas físicas, com dívidas em bancos, e renda de até R$20.000,00.

Quais dívidas poderão ser financiadas?

Na faixa 1, são dívidas financeiras e não financeiras que ultrapassem o valor de R$5.000,00.

Dívidas que não poderão ser financiadas?

No Faixa 1, não poderão ser financiadas dívidas de crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros.

Fonte: Agência O Globo

ITACURUBA É A CIDADE MENOS HABITADA DE PERNAMBUCO, DIZ CENSO

Localizada no Sertão Itaparica, a cidade de Itacuruba é a menos habitada de Pernambuco, com apenas 4.284 moradores, conforme os primeiros dados oficiais do Censo 2022. O IBGE começou a divulgar os primeiros resultados do levantamento nessa quarta-feira, 28, após sete meses de coleta de dados e dois de apuração.

Itacuruba registrou uma redução de -1,95% no número de moradores em relação ao Censo de 2010, quando tinha 4.369 habitantes. A cidade registra um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB) no Estado.

O município de Itacuruba já foi distrito de Floresta e Belém do São Francisco, até se emancipar em dezembro de 1963, tendo como primeiro prefeito Manoel Maniçoba da Silva. Em virtude da construção da Barragem de Itaparica, com objetivo de aumentar o fornecimento de energia no Nordeste, a antiga cidade foi inundada no final dos anos 80 e outra foi projetada, nascendo a nova Itacuruba.