sexta-feira, 30 de junho de 2023

Na Lupa 🔍 Sexta 30/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


EM ARCOVERDE WELLINGTON MACIEL FINALIZA EVENTO JUNINO EM GRANDE ESTILO E GESTÃO APONTA AVANÇOS 

Com os shows de Nattan, Carlos e Fábio e Calcinha Preta, cerca de 60 mil pessoas estiveram no Polo Multicultural de Arcoverde no encerramento do ciclo festivo, mostrando e formando um catálogo de um evento consolidado no calendário turístico de Pernambuco. Não se pode falar em Festa Junina, sem que a cidade sertaneja não seja citada. O prefeito Wellington Maciel (MDB)  mostrou muita competência e transformou de vez o São João da sua cidade fomentando a economia gerando empregos diretos e indiretos e renda para a população. A cidade de Arcoverde respira ares de verdadeira mudança com qualidade em que a gestão tem feito esforços de resultados para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

FALA PREFEITO - “Fizemos o melhor São João, com paz, alegria, organização e também valorizando os artistas populares. Atraímos grandes atrações regionais e nacionais e consolidamos Arcoverde no roteiro dos grandes eventos do ciclo junino de Pernambuco. É uma festa de todos e para todos, que gerou renda e oportunidades para muita gente. A nossa cidade e a nossa gente estão de parabéns”, festejou Wellington.

GESTÃO DE RESULTADOS- O prefeito Wellington Maciel é uma figura importante no Sertão Pernambucano e influente prefeito na cidade de Arcoverde. Seu trabalho tem se destacado tanto pela ousadia como pelos resultados alcançados ao longo de sua gestão. Uma das grandes conquistas do prefeito Maciel foi a promoção de investimentos em infraestrutura na cidade. Ele implementou medidas que melhoraram significativamente a qualidade de vida da população, como a construção de novas vias de acesso, a reforma e ampliação de espaços públicos, além da implementação de programas e projetos nunca vistos na cidade. Essas ações estão transformando a cidade de Arcoverde, tornando-a mais moderna e atrativa para investimentos e turismo a exemplo do São João 2023.

EDUCAÇÃO DE ARCOVERDE - Outra área em que a gestão do prefeito Wellington Maciel se destacou foi na educação. Ele investiu em melhorias na infraestrutura das escolas, na formação e valorização dos professores, além de implementar projetos que visam a inclusão e a qualidade do ensino. Como resultado, a cidade vem alcançando índices mais altos de aprendizagem e uma maior participação dos alunos em programas de formação e intercâmbio.

SAÚDE DE ARCOVERDE- No que diz respeito à saúde, o prefeito implementou uma política de atendimento humanizado e eficiente. Ele buscou parcerias com instituições de saúde, além de contratar profissionais especializados, ampliar a oferta de medicamentos e agilizar o atendimento em hospitais e postos de saúde. Essas medidas proporcionam uma melhoria considerável nos serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade.

JUVENTUDE- A gestão de Maciel também se preocupou com a melhoria da segurança pública na cidade. Ele investiu na ampliação e modernização das forças de segurança, além de implementar projetos de prevenção, como o apoio a formação para jovens em situação de vulnerabilidade social. Essas medidas vem contribuindo  para a diminuição dos índices de criminalidade e para o aumento da sensação de segurança dos moradores de Arcoverde.

AVANÇOS SOCIAIS - Além disso, o prefeito Wellington Maciel deu atenção especial aos aspectos sociais, implementando projetos e programas que visam a inclusão e a valorização das comunidades mais vulneráveis. Ele vem fazendo excelente gestão nos centros de assistência social, oferece ainda cursos de capacitação profissional, promoveu ações de combate à pobreza e investiu na promoção da melhoria dos indicadores sociais. Um dos grandes parceiros do prefeito Wellington Maciel tem sido o competente deputado federal Fernando Monteiro(PP) que em Brasília tem se destacado como o maior representante de Arcoverde de todos os tempos. É isso aí.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

FESTA DE SÃO PEDRO NO DISTRITO DO MESMO NOME EM GARANHUNS MANTÉM A TRADIÇÃO

Mais uma vez novamente, a Celebração de São Pedro mantém sua tradição em Garanhuns
Organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a festividade trouxe uma noite de grande alegria e forró ao Distrito de São Pedro, com as incríveis apresentações de Mourinha do Forró e Edu e Maraial.
Na primeira noite da festa, o destaque ficou por conta do grupo da terceira idade do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS São Pedro, que proporcionou uma autêntica e animada demonstração de dança ao som dos ritmos nordestinos.
Na quinta-feira, hoje dia 29 teremos mais atrações, com a talentosa cantora Mônica Almeida seguida pelos Amigos Sertanejos. Tudo isso terá início às 21 horas, logo após a tradicional Missa em homenagem ao Santo Padroeiro, reforçando o lema de que em "São Pedro, São Pedro é ainda mais São Pedro".

Fotos: Ailton Vieira

VEREADOR BRUNO DA LUZ APOSTA NA JUVENTUDE EM SUA COMUNICAÇÃO

Bruno da Luz aposta na juventude para sua comunicação
O vereador por Garanhuns, Bruno da Luz, do Cidadania, escolheu o jovem fotógrafo Gustavo Henrique, de 22 anos, para ser o responsável pela sua assessoria de comunicação. 

À frente da assessoria de comunicação, Gustavo Henrique terá como missão ter uma boa relação com a imprensa da região, cuidar das redes sociais e de tudo relacionado a impulsionar as ações do mandato.

Em contato com a nossa redação, Gustavo afirmou que sua "missão será fazer com que o mandato do vereador Bruno da Luz seja mais transparente e comunicativo na Câmara Municipal se conectando, sobretudo, com a população."

PERFIL - Gustavo Henrique, 22 anos, é fotógrafo e comunicador. Atuou como produtor do programa "O Porta-Voz da Notícia" na Rádio Sete Colinas FM, na época, apresentado por Marcos Cardoso; Foi fotógrafo da campanha do ex-vereador Zaqueu Lins a Prefeito de Garanhuns nas eleições de 2020; Foi fotógrafo do ex-deputado federal Sebastião Oliveira em sua campanha a vice-governador em 2022.

HERBERT VIANA DO PARALAMAS É INTERNADO COM PNEUMONIA BACTERIANA

O músico Herbert Vianna, vocalista da banda de rock consagrada Paralamas do Sucesso, deu entrada no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (28/6). Segundo o boletim médico do artista, ele está com uma pneumonia leve e sob cuidados médicos. 
O hospital onde Vianna está internado é o mesmo em que o músico foi atendido em 2001, e ficou por 45 dias, após sofrer um acidente aéreo em Mangaratiba, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar. No acidente, Herbert ficou paraplégico e sua esposa, Lucy Needhan-Vianna, acabou falecendo.

Fundado em 1982, no município fluminense de Seropédica, no Rio de Janeiro, Os Paralamas do Sucesso ainda conta com os músicos Bi Ribeiro e João Barone. 
Em nota enviada ao Correio, o Hospital Copa D'Or informou que o artista está respondendo adequadamente ao tratamento: 
"O Sr. Herbert Vianna foi internado ontem no Hospital Copa D'Or com pneumonia bacteriana, tendo sido prontamente iniciada terapia antibiótica venosa, fisioterapia respiratória e suporte de oxigenioterapia. Está respondendo adequadamente ao tratamento proposto, estando lúcido e respirando por meios próprios."
 

LULA LIBERA MAIS 300 MILHÕES PARA O PROGRAMA "CARRO POPULAR"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou, nesta quarta-feira (28), a liberação de mais R$ 300 milhões para o programa que busca incentivar a compra de carros populares. Com isso, o valor total da medida passa de R$ 1,5 bilhão para R$1,8 bilhão.

A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) estão elaborando uma nova medida provisória (MP), estabelecendo o valor adicional, que será publicada nos próximos dias pelo Poder Executivo.

Desse novo montante, cerca de R$ 100 milhões já estavam previstos na MP editada inicialmente, mas ainda não foram executados. O principal objetivo do acréscimo, segundo Haddad, é atender à “fila” de compradores que se formou.

“O pedido do MDIC é atender à fila de espera quando frustar a expectativa de quem, até ontem, estava aguardando”, disse.

Além disso, dentro dos R$ 500 milhões já liberados, um montante de R$ 80 milhões será disponibilizado ao fomento das vendas exclusivas para pessoas físicas. O objetivo é evitar que empresas de locação adquiram a quase totalidade dos automóveis.

Dos R$ 500 milhões iniciais previstos pelo programa, apenas R$ 420 milhões chegaram a ser acessados pelas montadoras de veículos.Isso aconteceu porque o impacto com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins deveriam ser compensados dessa quantia.

A expectativa inicial do governo é que o programa tivesse duração de quatro meses. Porém, em duas semanas, as montadoras quase esgotaram os recursos destinados à medida.

Fonte: O Tempo

TSE FAZ 3X1 POR BOLSONARO INELEGÍVEL, DECISÃO SERÁ AMANHÃ

Floriano, Tavares e Benedito defendem tornar ex-presidente inelegível; Raul Araújo é contra, e julgamento continua na sexta
 TSE forma 3 a 1 para tornar Bolsonaro inelegível; sessão continuará amanhã
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala sobre busca e apreensão Reprodução CNN
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares seguiram o relator Benedito Gonçalves e votaram nesta quinta-feira (29) pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) até 2030.

Agora, o placar é de 3 a 1 contra o ex-presidente, dependendo de apenas mais um voto para a formação de maioria pela inelegibilidade. Faltam votar outros 3 integrantes do tribunal: Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.
A sessão do TSE foi interrompida e será retomada nesta sexta-feira (30), a partir das 12h.

A ação do PDT foca a reunião no ano passado na qual o ex-presidente reafirmou mentiras sobre as urnas eletrônicas a embaixadores estrangeiros.

O processo mira Bolsonaro e Walter Braga Netto, ex-ministro que foi candidato a vice na chapa derrotada do PL à Presidência em 2022. Já foi formada maioria, porém, contra a inelegibilidade de Braga Netto —os quatro ministros que já votaram tiveram esse entendimento.

Floriano e Tavares são professores da USP e assumiram o cargo de ministro em maio, em uma mudança na composição da corte influenciada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.

EM ITAPISSUMA CAL VOLIA NÃO TERÁ APOIO DO PREFEITO ZÉ DE IRMÃ TECA

 
A decisão de Zé de Irmã Teca de não apoiar a candidatura de Cal Volia(PP), ex-prefeito de Itapissuma, Pernambuco, para a prefeitura da cidade é importante fato político. Ele anunciou que o seu candidato será o vereador Júnior de Irmã Teca, nome escolhido por ele para a prefeitura em 2024. Essa escolha pode ter um impacto significativo no processo eleitoral. Zé de Irmã Teca é uma figura política influente na região e seu apoio pode ter um peso decisivo na escolha do próximo prefeito. Sua decisão de não apoiar Cal Volia(PP) pode indicar uma falta de confiança ou divergências políticas entre eles.
Tal atitude pode implicar em dificuldades para a candidatura de Cal Volia(PP)  em conquistar o apoio e a confiança de outros eleitores. O apoio de líderes políticos locais é crucial para cativar eleitores e construir uma campanha sólida. Por outro lado, essa situação também pode abrir espaço para outros candidatos, permitindo que novas lideranças políticas tenham a oportunidade de se apresentar aos eleitores e conquistar seu apoio. Em vista disso, é fundamental que Cal Volia trabalhe arduamente para ressaltar suas propostas, valorizar suas realizações como ex-prefeito e conquistar a confiança dos eleitores de Itapissuma. O foco deve ser apresentar um plano consistente e demonstrar comprometimento em solucionar as necessidades da cidade e melhorar a vida dos cidadãos.
Apesar da perda do apoio de Zé de Irmã Teca, Cal Volia poderá buscar novas parcerias e o apoio de outros líderes políticos e comunitários. Com uma campanha transparente e próxima dos eleitores, é possível reconquistar a confiança do eleitorado e construir uma base sólida de apoio. É importante ressaltar que nas eleições, o apoio político é fundamental, mas a escolha final cabe aos eleitores. Portanto, o desafio para Cal Volia será estabelecer uma conexão com os eleitores, mostrar que entende suas necessidades e, acima de tudo, ganhar sua confiança através de propostas e ações concretas.

PETROLÂNDIA TEM AMADO BATISTA HOJE E BRUNO E MARRONE AMANHÃ

O ‘seresteiro das noites’ Amado Batista retorna ao Sertão pernambucano nesta quinta-feira, 29, para abrilhantar a Festa de São Pedro de Petrolândia. Na bagagem traz um repertório repleto de sucessos dos seus mais de 40 anos de carreira. Amanhã, 30, o município ainda vai celebrar aniversário de 114 anos com apresentação da famosa dupla sertaneja Bruno & Marrone.

Além das atrações de renome nacional, o evento de hoje tambem terá show de Ramon & Randinho e a programação dessa sexta será incrementada pelo cantor cearense Wallas Arrais, com muito forró estilizado.

Abertas à população em geral, as festividades são realizadas pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os eventos visam impulsionar o comércio, promovendo a cultura e o lazer dos moradores locais.