segunda-feira, 3 de julho de 2023

RAQUEL PROSSEGUE COM AGENDA DE ENTREGAS AMANHÃ

09h30 - Entrega de 100 viaturas e sete mil coletes para a PMPE

Local: Palácio do Campo das Princesas - Praça da República, S/N, Santo Antônio, Recife

Imagens circulam nas redes sociais de veículos com nova roupagem que servirá à Polícia Militar de Pernambuco, é Raquel passando uma borracha nas antigas viaturas e caracterizando com a cara do novo governo. Já em plena campanha Raquel Lyra falava de necessidade de mudanças na segurança pública de Pernambuco, agora governadora, vai cumprir com a promessa.

11h - Posse dos novos gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE)

Local: Palácio do Campo das Princesas - Praça da República, S/N, Santo Antônio, Recife

SIVALDO AGRADECE A DOAÇÃO DE DOIS ÔNIBUS PARA GARANHUNS

DOIS ÔNIBUS MODERNOS CHEGAM PARA EDUCAÇÃO DE GARANHUNS
Estivemos, no dia de hoje no Palácio Campo das Princesas recebendo pelas mãos da Governadora Raquel Lyra e da Vice-Governadora Priscila Krause dois novos ônibus de tração 4x4 completamente equipados doados pelo Governo do Estado.
Vamos continuar firmes e fazendo parcerias para fortalecer e desenvolver ainda mais a nossa querida Garanhuns em todas as áreas. Governadora Raquel, muito obrigado e vamos em frente com as parcerias pelo bem de Garanhuns e Pernambuco. É Daqui Pra Melhor, escreveu o prefeito em suas redes sociais, o prefeito esteve acompanhando do presidente da Câmara de Garanhuns, Luizinho Roldão.

NÚMERO DE VEREADORES DE ARCOVERDE DEVE AUMENTAR, COM RESULTADO DO CENSO

Os dados trazidos pelo Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem ter impacto nas disposições relativas à recomposição das Câmaras Municipais e em Arcoverde não será diferente.

Segundo os dados levantados pelo IBGE o município chegou a 77.586 habitantes o que deve permitir a elevação da quantidade de vereadores dos atuais 10 para 15 parlamentares.

Em 2010, o Censo registrou uma população de 68.253 habitantes. Doze anos depois, o município registrou um aumento populacional de 13,67%, superando inclusive a projeção do próprio IBGE que dava a cidade uma população de 75 mil pessoas.

Com base na Emenda Constitucional Nº 58/2009, o número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município.

No caso, cidades de 50 mil a 80 mil habitantes podem ter até 15 vereadores, caso de Arcoverde, que hoje conta com apenas 10 vagas na Casa James Pacheco. Independentemente da quantidade de vereadores, o valor repassado pelo município para o Poder Legislativo não se altera. As informações são da Itapuama FM

ÁLVARO PORTO PARABENIZA GOVERNADORA PELOS ÔNIBUS 4X4

Álvaro Porto destaca importância de ônibus 4x4 para o transporte escolar e parabeniza governadora pela entrega de veículos 
Em discurso proferido nesta segunda-feira (03.06) na cerimônia de entrega de 101 ônibus escolares pelo Governo do Estado a 74 municípios, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), ressaltou a importância da ação, principalmente por se constituir num auxílio imprescindível às prefeituras. 
“Nós, que fazemos política no interior, sabemos das dificuldades que passam as prefeituras”, disse, se referindo à oferta de transporte para estudantes, principalmente os que residem em áreas rurais.

“Este ato é muito importante para as prefeituras, para os municípios e para os estudantes, principalmente os da Zona Rural, que vão ter agora, além de conforto, mais segurança”, frisou.  
Em entrevista após a solenidade, Porto reiterou que a presença de ônibus com tração 4x4, com os entregues hoje, são fundamentais para assegurar o transporte de alunos, principalmente, em municípios com áreas rurais extensas, às vezes, de difícil acesso.

Os ônibus fazem parte do programa Juntos Pela Educação e foram adquiridos pelo Estado com recursos próprios. A cerimônia de entrega foi comandada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pela vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Os veículos tem 28 assentos e elevador de acesso para Pessoas com Deficiência.
Dirigindo-se à governadora Raquel Lyra, Porto afirmou que todos ali estavam gratos a ela e ao Governo. “A gente sabe que nem todos os municípios foram ainda contemplados, mas uma nova leva de ônibus vai chegar e todos serão contemplados”, destacou, acrescentando que estavam de parabéns a governadora, os prefeitos e principalmente os estudantes que passam a contar com mais um transporte para ir à escola e voltar pra casa com segurança.
Durante o evento, Álvaro Porto esteve acompanhado da esposa, prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (PSDB), que foi umas das primeiras gestoras a receber as chaves dos ônibus destinados ao município - no caso, dois veículos. Da base eleitoral de Porto, receberam ônibus também as prefeituras de Quipapá (dois) e Sanharó (um), entre outras. 

Fotos: as três primeiras são de Carlos Eduardo 
As quatro últimas de Hesíodo Góes/Governo do Estado 
Josué Nogueira, assessor de imprensa 

RAQUEL ENTREGA 101 ÔNIBUS AOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

Governadora Raquel Lyra entrega 101 ônibus escolares aos municípios de Pernambuco
Meta da gestão é reestruturar toda a frota escolar do Estado, com a entrega de mil veículos até o final de 2026.
A governadora Raquel Lyra realizou, nesta segunda-feira (3), a entrega de 101 ônibus escolares a municípios e distritos indígenas de todas as regiões do Estado. Ao lado da vice, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual entregou as chaves dos veículos a prefeitos e lideranças indígenas em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas. O gesto é uma das ações do programa Juntos pela Educação, lançado recentemente por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que conta com investimento de R$ 5,5 bilhões. O incremento da frota de ônibus escolares faz parte de um dos eixos do programa, e a meta é entregar mil novos veículos à população até o final de 2026. Mais de 70 prefeitos marcaram presença na solenidade.
"Lançamos o Juntos pela Educação com o objetivo de fazer investimentos estruturadores para o nosso Estado nos próximos anos. E começamos entregando ônibus, para garantir que as nossas crianças possam chegar com tranquilidade e segurança à escola.  A nossa previsão inicial era de 500 ônibus, mas estamos dobrando essa meta para contemplar cada um dos municípios pernambucanos, garantindo aos estudantes que moram nas áreas mais remotas o acesso ao ensino", afirmou a governadora Raquel Lyra.
A vice-governadora Priscila Krause destacou que o investimento na educação representa o enfrentamento das desigualdades no Estado. "Esta entrega é simbólica porque representa o compromisso maior da nossa governadora Raquel Lyra, que é investir na educação. Em um Estado pobre como Pernambuco, precisamos olhar desde o ensino infantil até o ensino superior, passando por toda a vida dos nossos estudantes. E os prefeitos são instrumentos para que as políticas desenvolvidas pelo governo cheguem aos cidadãos", disse.
Presente na cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, ressaltou a importância da garantia de segurança aos estudantes pernambucanos. "Esse ato é muito importante para os municípios e para os estudantes que vivem na zona rural, que vão ter agora, além do conforto, mais segurança para ir e voltar da escola. Nós, que fazemos política no interior, sabemos as dificuldades que as prefeituras têm, então tenho certeza que todos aqui estão gratos pela ação", pontuou o deputado estadual.
Para a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, a chegada dos veículos é fundamental para combater a evasão escolar. "Essa entrega vai promover a ampliação da segurança dos nossos alunos, a diminuição da evasão escolar e o aumento do cuidado que temos com as nossas crianças, principalmente as que moram na zona rural", comentou. "Tivemos um acidente grave recentemente e agora estamos recebendo um veículo novo e com o tanque cheio. Agradecemos a sensibilidade da governadora Raquel Lyra em contemplar o município de Riacho das Almas, no Agreste pernambucano, com esse investimento", comemorou o prefeito Dió Filho.
Os veículos entregues atenderão tanto os estudantes matriculados na rede estadual quanto municipal, principalmente aqueles que moram em áreas rurais. Todos os ônibus são 4x4, possuem 29 assentos e rampa de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, garantindo a todos o acesso à escola. 
Estiveram presentes na cerimônia os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Wilson José de Paula (Fazenda), Ana Maraisa (Administração), Simone Nunes  (Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Os deputados federais Guilherme Uchôa Júnior, Pastor Eurico e Túlio Gadelha, além dos estaduais Abimael Santos, Antônio Moraes, Débora Almeida, Eriberto Filho, Fabrizio Ferraz, Henrique Queiroz Filho, Izaías Régis, Jarbas Filho, Jeferson Timóteo, Joãozinho Tenório, Joel da Harpa, Kaio Maniçoba, Mário Ricardo, Pastor Cleiton Collins, Renato Antunes, Romero Sales, Pastor Júnior Tércio, Simone Santana, Socorro Pimentel, João de Nadegi e William Brígido também participaram da solenidade ao lado de outras autoridades de diversas partes do Estado.

Fotos: Hesíodo Góes e Yêdo Leonel/Secom.

CÂMARA DE JUPI EMPENHADA NA REVISÃO DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO

Câmara de Jupi empenhada na revisão da Lei Orgânica do município
A Câmara de Vereadores de Jupi está em pleno trabalho mesmo durante o recesso legislativo, dedicando-se intensamente à revisão da Lei Orgânica do município. Essa importante iniciativa conta com a participação ativa dos vereadores e do renomado advogado Dr. Danilo Falcão, que tem auxiliado na condução do processo.

A necessidade de revisão da atual Lei Orgânica de Jupi se deve, principalmente, ao fato de que a mesma encontra-se desatualizada em relação à Constituição Federal de 1988. Ao longo dos anos, a Constituição Federal passou por mais de 100 emendas, incluindo 5 emendas de revisão, o que torna fundamental a adequação da legislação municipal aos preceitos constitucionais atualizados.
O objetivo dos vereadores que subscrevem essa proposta é elaborar uma nova Lei Orgânica que esteja em perfeita sintonia com a Constituição Federal. Com isso, busca-se garantir que os princípios fundamentais que regem o país também sejam aplicados de forma efetiva e atualizada no âmbito municipal, contribuindo para o desenvolvimento contínuo de Jupi e o bem-estar de seus cidadãos.

A aprovação unânime dos vereadores é almejada para que a proposta seja consolidada. Através do diálogo e da colaboração entre os membros do colegiado, espera-se que essa revisão da Lei Orgânica seja realizada com sucesso, promovendo avanços significativos para o município.
A Câmara de Jupi reforça o compromisso em trabalhar incansavelmente em prol do progresso da cidade. A revisão da Lei Orgânica é mais um passo importante nessa jornada, e a expectativa é que a nova legislação possa contribuir de forma positiva para o crescimento e a qualidade de vida de todos os jupienses.

DÉBORA ALMEIDA ENCERRA SEU CICLO JUNINO

NO FÔLEGO DA SANFONA: Débora Almeida prestigia encerramento do ciclo junino 
Comprovando sua proximidade com os valores dos mais tradicionais folguedos culturais do nordeste, a deputada estadual integrou-se às celebrações finais do período junino em vários municípios do interior. 

Com o breve recesso parlamentar da ALEPE, iniciado após o primeiro semestre de atividades legislativas, quando os representantes da população  pernambucana retornam às suas  bases para um período de descanso e maior contato com as populações, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) literalmente 'botou o pé na estrada’, no calor das fogueiras'. 
Neste final de semana convidada por aliados, a parlamentar que iniciou seu primeiro mandato estadual neste ano de 2023, esteve prestigiando alguns municípios nos quais as festas juninas se estenderam para além dia 24, data do padroeiro-mor do evento São João e culminando com a celebração a São Pedro. 
Débora esteve nestes momento finais de festejos, prestigiando o ‘São João da Gente 2023’ no município de Lajedo, acompanhado pelo animado prefeito Erivaldo Chagas. Nas ruas, a deputada conversou com populares e aproveitou para saudar os artistas que estiveram abrilhantando o evento. Ainda no agreste, a tucana foi ao encerramento do ‘Forró Bom’, realizado em Bom Conselho. Na festa, acompanhado pelos vereadores Neto Ferreira e Gilmar Rodrigues e ainda pelo parlamentar terezinhense Adriano Campos.
E o desfecho desta maratona não poderia ser em outro local: Na sua terra São Bento do Una, a deputada mais votada do PSDB no estado, participou do tradicional ‘São João da Vila do Espírito Santo’. Em uma noite animada, entre seus familiares, conterrâneos e aliados, os festejos culminaram com um grande encontro na residência do seu amigo e empresário Edilson Pacheco, ex-presidente da Câmara municipal, grande liderança em São Bento do Uma e idealizador do ‘São João da Vila do Espírito Santo’ em 1992.  Um dos mais animados e saudados com ênfase pela população saobentense, foi o ex-vice prefeito e pai da parlamentar, José de Almeida. O empresário avícola não perdeu o ritmo, aproveitando o folguedo e também a presença da filha deputada.  
Fotos: Matheus Augusto
Assessoria de Imprensa: 
Marcelo Jorge - Jornalista DRT 7082/PE  


HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO REGISTRA AUMENTO DE QUEIMADOS

Hospital da Restauração registra aumento no número de queimados nas festas juninas em 2023
Número de pessoas atendidas aumentou 7% em relação ao ano anterior
O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital da Restauração (HR) recebeu mais pacientes queimados, este ano, do que em 2022. Durante as festas juninas - Santo Antônio, São João e São Pedro - 47 pacientes deram entrada no HR com queimaduras, e 19 ficaram internados. O número de casos é 7% maior que o ano anterior, e o número de internações cresceu 5% em relação a 2022, quando 44 pessoas buscaram atendimento e 18 precisaram de internação.

De acordo com o chefe do CTQ, o médico cirurgião Marcos Barretto, apesar de as crianças atingidas terem sido minoria na Emergência, elas tiveram ferimentos mais graves. “Do total, 60% foram adultos, e 40% crianças. Grande parte dessas crianças teve lesões mais graves, em consequência da utilização de fogos de artifício de forma indiscriminada. Muitas compram sem o adulto saber, cuja venda para menores é proibida, ou fazem uso sem a supervisão de uma pessoa responsável”, alertou o médico.

Para ele, a educação é o caminho mais eficaz para reduzir o número. “É urgente a discussão desse assunto ao longo de todo ano, não somente no mês de junho. Assim como nos meios de comunicação, temos de discutir nas escolas e em outros espaços da sociedade. Temos que aprender a conviver com os fogos e as fogueiras, porque eles não deixarão de existir”, afirmou Barretto.
SERVIÇO - O Centro de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Restauração é referência no atendimento e tratamento de queimaduras, com demanda espontânea. Acolhe, diariamente, entre 8 e 10 pacientes, de várias causas. Localizada no segundo andar do hospital, a estrutura conta com 40 leitos divididos em três enfermarias (pediátrica, feminina e masculina). As equipes multiprofissionais são compostas por enfermeiras (os), técnicas (os) de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e médicas (os) de especialidades como Clínica Geral, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Pediatria. Em alguns casos, de acordo com a extensão das lesões, outros especialistas assistem o paciente, como ortopedistas e vasculares.



Foto enfermaria: Imprensa/HR
Foto fachada do HR: Miva Filho/Secom