quinta-feira, 12 de outubro de 2023

PL QUER 1500 PREFEITOS PRÓXIMO ANO

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem uma meta ambiciosa para as eleições municipais de 2024: eleger até 1.500 prefeitos em todo o Brasil. Uma marca próxima a isso, na história recente, só foi atingida pelo MDB –mostram dados compilados pelo Poder360 (leia mais abaixo).

Segundo Valdemar Costa Neto, presidente da legenda liberal, um “time de peso” será responsável por alavancar os resultados da sigla nas esferas municipais. O 1º turno do pleito será daqui a 1 ano, em 6 de outubro de 2024.

Na última eleição municipal, em 2020, o PL elegeu 349 prefeitos em todo o Brasil –alçando o comando de mais 52 cidades na comparação com 2016, quando havia eleito 297 chefes municipais.

O MDB foi a legenda com maior domínio nas cidades brasileiras, com 797 prefeituras. A sigla, no entanto, perdeu comandos na comparação com a última eleição (em 2016, havia eleito 1.044). Na sequência do ranking, aparecem PP (701) e PSD (662).

Apesar de ter alguma relevância no cenário amplo nacional, o PL teve desempenho tímido em 2020 no chamado G96. O grupo reúne as mais importantes cidades do país: as 26 capitais onde são realizadas eleições municipais + os municípios com número de eleitores superior a 200 mil. É onde a disputa realmente se dá, com a realização de 2º turno. Nesse recorte, o Partido Liberal conseguiu o comando de só duas grandes cidades.

PMN TEM PLANOS DE CRESCIMENTO EM PERNAMBUCO

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) em Pernambuco está traçando um plano ambicioso para as eleições municipais de 2024. A legenda tem como meta central consolidar sua presença nas esferas municipais, promovendo uma campanha estratégica e eficaz.

O presidente do PMN 33 no estado, Ivanildo Pedro, enfatizou a determinação do partido durante uma recente coletiva de imprensa. Ele anunciou a formação de uma equipe experiente e dedicada, pronta para impulsionar os resultados do partido nas eleições municipais. A liderança do PMN 33 está ciente dos desafios que enfrentará e está trabalhando incansavelmente para superá-los.

A nova diretoria do PMN em Pernambuco assumiu com o compromisso de expandir e fortalecer a legenda. O foco está na seleção criteriosa de candidatos, no fortalecimento da identidade partidária e na elaboração de uma campanha centrada nas necessidades e demandas das comunidades locais.

Essa ambição do PMN 33 em Pernambuco destaca o desejo da legenda em se destacar na arena política municipal. O partido está pronto para competir e influenciar positivamente as comunidades locais em todo o estado. À medida que as eleições de 2024 se aproximam, a atenção se voltará para o desempenho do PMN e sua habilidade de transformar suas metas em resultados concretos.

As eleições municipais de 2024 se anunciam como um campo de competição acirrada, e o PMN 33 em Pernambuco está se preparando para o desafio. Os eleitores terão a oportunidade de escolher entre uma variedade de candidatos, com o PMN se apresentando como uma alternativa séria e comprometida. O sucesso do partido será determinado pela capacidade de converter sua visão em votos nas urnas em 2024.

"RAQUEL PERDEU MUITO AO NÃO CONTAR COM MIGUEL" DIZ EDSON VIEIRA

O deputado estadual Edson Vieira (União Brasil) participou de entrevista concedida ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7 ontem (10), onde expressou que a governadora Raquel Lyra (PSDB), em sua opinião, “perdeu uma oportunidade valiosa ao não contar com Miguel Coelho (UB) em seu governo”. 

Durante a conversa, ele ainda destacou a importância de um legislativo forte para ajudar o Estado de Pernambuco, e comentou sobre a política em sua região, incluindo a preparação para as eleições de 2024 e a aliança entre João Campos (PSB) e o grupo Coelho.

Edson elogiou a aliança do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, com o prefeito do Recife. Ele destacou a competência de ambos dos jovens líderes políticos e suas habilidades administrativas, vendo essa união como “um encontro de gerações em prol de Pernambuco”. Ele elogiou as habilidades de Miguel como administrador e político, destacando sua capacidade de agregar e oferecer contribuições significativas.

“Eu vejo que é um encontro de gerações em prol de Recife, de Pernambuco, do país. É um encontro de novas lideranças, de bons pensamentos, e que Pernambuco só tem a ganhar com esse encontro”, afirmou o parlamentar. (Fonte: FolhaPE)

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

POLÍCIA PROCURA BANDIDOS QUE EXPLODIRAM CARRO FORTE NO SERTÃO

Assalto a Carro-Forte no Sertão do Pajeú: Polícia Intensifica Buscas pelos Criminosos
O incidente ocorreu entre os municípios de Brejinho e Placa de Piedade, desencadeando uma operação conjunta entre Pernambuco e Paraíba.
Na tarde de ontem (10), uma ação criminosa chocou a região do Sertão do Pajeú, localizada na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba. Bandidos armados atacaram um carro-forte na rodovia PE-275, entre os municípios de Brejinho e o povoado de Placa de Piedade, em Pernambuco, resultando em uma operação de busca intensa por parte das forças policiais de ambos os estados.

O ataque ocorreu de forma audaciosa, envolvendo a explosão do veículo blindado. Após o ataque, os criminosos conseguiram empreender fuga em um veículo ainda não identificado. Até o momento, não há informações concretas sobre o montante levado no assalto, nem sobre o paradeiro dos indivíduos responsáveis pelo crime.

Autoridades locais mobilizaram um efetivo considerável para encontrar e prender os envolvidos. A ação coordenada entre as polícias de Pernambuco e Paraíba demonstra a seriedade com a qual o caso está sendo tratado.

A população da região acompanha com apreensão os desdobramentos deste incidente que evidencia a ousadia de grupos criminosos que operam na área. Medidas de segurança foram reforçadas em vias adjacentes e pontos estratégicos, visando coibir qualquer tentativa de fuga ou ação subsequente por parte dos criminosos.

O assalto ao carro-forte, além de representar uma ameaça à segurança pública, coloca em evidência a necessidade de aprimoramento das estratégias de combate ao crime organizado na região do Sertão do Pajeú. Autoridades policiais e governamentais estão unindo esforços para garantir que os responsáveis sejam identificados, capturados e levados à justiça.

A comunidade local permanece em alerta, esperando que a ação efetiva das autoridades resulte na captura dos criminosos e na devolução da sensação de segurança à região afetada por esse ato de violência.

O ASSALTO - Em mais um episódio de ações criminosas envolvendo veículos de transporte de valores, um carro da empresa Kairós Segurança foi alvo de uma explosão no início da tarde desta terça-feira (10), próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba.

O assalto ocorreu na rodovia estadual PE-275, entre a cidade de Brejinho-PE e o Povoado de Placas de Piedade, no sentido Teixeira, na divisa com a Paraíba.

Na ação, os criminosos utilizaram explosivos para atacar o veículo, nas proximidades do Motel Divisa. Até o momento, não há informações sobre os funcionários que estavam no carro-forte.

De acordo com o que foi repassado, os assaltantes utilizaram um carro Chevrolet Ônix de cor preta, na fuga.

A Polícia Militar foi acionada e guarnições de Pernambuco e da Paraíba realizaram diligências pela região. Há relatos de troca de tiros e perseguição.

Um fato que chama atenção é que há cerca de dois meses, no dia 15 de agosto, outra tentativa de assalto a um carro-forte da mesma empresa foi registrado também nesse trecho, entre Brejinho e Placas de Piedade.

SUPOSTO EX-NAMORADO DE JAIR RENAN BOLSONARO EXPÕE FOTO "NA CAMA COM O 04"

Suposto ex-namorado de Renan Bolsonaro expõe foto na cama com o "zero quatro"

Diego Pupe, ex-assessor e suposto affair de Renan Bolsonaro soltou uma bomba e divulgou uma foto com o "zero quatro" na cama. Nas imagens enviadas a Fábia Oliveira, do Metrópoles, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece de roupa íntima com o rapaz.

Nas imagens, Jair Renan aparece na cama junto com o assessor. Vale ressaltar que o filho do político negou qualquer tipo de envolvimento amoroso com Diego e garantiu que os dois eram apenas amigos.

Na web, os cliques comprometedores deram o que falar entre os internautas. "Imagina o clima entre a família de Bolsonaro", escreveu um. "Isso não explica nada mas justifica muita coisa", comentou outro.



DEPUTADOS DA ALEPE PEDEM REPATRIAÇÃO DE PERNAMBUCANOS NA GUERRA

A mobilização para repatriar os pernambucanos que estão atualmente em Israel foi tema da Reunião Plenária da terça-feira (10) na Assembleia Legislativa (Alepe). O país do Oriente Médio declarou guerra ao grupo Hamas, que controla o território palestino da Faixa de Gaza, após uma série de atentados terroristas ocorridos no último sábado (7).

O deputado Joel da Harpa (PL) solicitou a criação de uma força-tarefa pelo governo do Estado para possibilitar o retorno dos pernambucanos. Ele lembrou que Israel é um destino importante de turismo religioso, e que muitos turistas estão presos em hotéis, sem possibilidade de voltar ao Brasil.

“Nós temos pessoas de diversos segmentos religiosos que estão em Israel, presas nos hotéis, sem conseguir sair. Essas pessoas estão tanto na capital, Tel Aviv, quanto em Jerusalém. Hoje eu recebi uma mensagem de uma senhora que está no país dizendo que não está conseguindo voo para voltar”, relatou o parlamentar.

Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) se somou ao apelo de Joel da Harpa e afirmou que também recebeu pedidos de socorro de conterrâneos em Israel. Antunes ressaltou que a companhia aérea portuguesa TAP, a mais usada para levar os passageiros de Pernambuco ao país suspendeu os voos para Israel. Disse ainda que os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados pelo governo federal não foram suficientes para a repatriação de todos os brasileiros em território israelita.

JOÃO TAMBÉM CONSEGUE COM DINO INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA PÚBLICA PARA O RECIFE

Articulação do prefeito João Campos garante investimento para a segurança pública no Recife
Prefeito João Campos Prefeitura do Recife Compaz Eduardo Campos Ministério da Justiça Flávio Dino
Após lançar o Plano de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que reúne um conjunto de ações do Governo Federal em Pernambuco, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, visitou, na tarde desta quarta-feira (11), ao lado do prefeito João Campos, o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. No local, os dois gestores assinaram o Termo de Pactuação para o repasse de recursos do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que vai impulsionar as iniciativas da Prefeitura do Recife voltadas ao fortalecimento, aprimoramento e institucionalização de patrulhas e rondas especializadas, bem como outras medidas de enfrentamento e prevenção de crimes em contextos escolares e áreas circundantes.

“É uma alegria poder celebrar acordos operacionais e ver o sistema federativo brasileiro funcionar de forma harmônica, de forma que temos tido a oportunidade de manter um diálogo constante com o Governo Federal. O que o ministro Flávio Dino tem feito para o nosso Brasil é muito importante. Além da sua posição, sua capacidade de construção e diálogo e de nos representar, está a capacidade constitucional de visitar os estados brasileiros trazendo ações concretas e efetivas, que já chegam no momento da assinatura de hoje”, disse o prefeito João Campos.

Prefeito João Campos Prefeitura do Recife Compaz Eduardo Campos Ministério da Justiça Flávio Dino

Flávio Dino também anunciou a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira na capital pernambucana, em um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. O espaço oferecerá uma ampla gama de serviços especializados e multidisciplinares na capital pernambucana, incluindo atendimento jurídico e de saúde, destinados a mulheres em situação de violência. O equipamento será viabilizado em uma parceria entre os ministérios da da Justiça e Segurança Pública e das Mulheres, em um total de 40 que serão construídas em todo o país. Além disso,  o Governo Federal vai investir 67 milhões na construção da nova sede da Superintendência Regional da  Polícia Federal no Estado, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife.

O ministro ressaltou a importância da Rede Compaz e a efetividade do equipamento pioneiro da Prefeitura do Recife para reverter os índices de violência em áreas de vulnerabilidade social. “Eu cuido muito da polícia, da força, mas segurança pública não é só isso. Eu tenho lembrado a todos e todas da figura mitológica da justiça, a deusa Temis, ela tem uma espada em uma mão, representando a força, mas na outra ela tem uma balança, que é o equilíbrio. O Compaz é a balança e, portanto, complementa a noção de justiça com todos os equipamentos de prevenção e cidadania, pois, sem isso, não existe segurança pública. Quando a espada entra em cena é porque todo o resto falhou e é por isso que essa visita aqui significa tanto”, falou o ministro.

Dino também explicou que o modelo Compaz, reconhecido pela ONU como o que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público, já é referência para o país e, por isto, será nacionalizado. Em anúncio realizado no final de setembro, o presidente Lula anunciou que o Novo PAC irá financiar a construção de Centros Comunitários pela Vida (Convive) em todo o país. O equipamento é baseado nos Centros Comunitários da Paz do Recife e tem o objetivo de prevenir a violência e reduzir a criminalidade, promovendo uma cultura de paz, geração de oportunidades e inclusão social em territórios vulneráveis.

Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. Há também duas outras unidades em construção, no Ibura e no Pina, e mais duas a serem iniciadas em breve. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais. Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de conflitos, atendimento psicológico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo, além de uma biblioteca pública em cada Compaz.

INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO – Antes da visita ao Compaz Eduardo Campos, o ministro Flávio Dino lançou, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o Plano de Ação na Segurança e o Programa Nacional de Segurança com Cidadania em Pernambuco. Além da construção da Casa da Mulher Brasileira, o Governo Federal vai investir outros R$ 15 milhões em viaturas e equipamentos para o sistema penitenciário, repassar R$ 38 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública e R$ 2,9 milhões para a Operação Escola Segura. O plano envolve, ainda, a entrega de 22 viaturas, sendo 12 para a Patrulha Maria da Penha, e aborda questões como segurança, combate ao racismo, violência de gênero e apoio a vítimas da criminalidade.

LUTO - MORRE ATUAL GESTORA DA GRE PETROLINA

Faleceu no final da tarde desta quarta-feira (11) a gestora da GRE/Sertão do Médio São Francisco, Ana Karina de Oliveira. Ela estava internada há alguns dias no Hospital Regional de Juazeiro (BA), com um quadro delicado de saúde.

Segundo as primeiras informações recebidas pelo Blog, a gestora veio do Recife, recentemente, com outras colegas e todas passaram mal. Apenas ela piorou seu quadro clínico ao apresentar insuficiência renal, infecção generalizada, problemas cardíacos e até a descoberta de uma diabetes. 

Ana Karina foi empossada no cargo em julho deste ano pela governadora Raquel Lyra. Até o momento não há mais detalhes sobre a morte da atual gestora da GRE.

Do Carlos Britto