sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Na Lupa Sexta 13/10/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto


SIVALDO PRESTES A COMPLETAR TRÊS ANOS NO COMANDO DE GARANHUNS

Sivaldo Albino é um jovem filho de Garanhuns porém com uma larga experiência  em política, ele foi vereador em Garanhuns, foram 4 mandatos, 2 de presidente da Câmara. Disputou as eleições para prefeito de Garanhuns ficando em segundo lugar. Em 2018, concorreu a uma vaga na Alepe obtendo 18.256 votos, o que o levou a condição de primeiro suplente da Frente Popular de Pernambuco, tendo assumido o mandato na ALEPE em fevereiro de 2019. Sendo alçado a líder do PSB, maior bancada da Alepe e vice líder do então governo Paulo Câmara, na a 2ª vez que Albino concorreu a prefeito sua cidade natal, se elegeu surpreendendo todas as pesquisas, O deputado estadual Sivaldo Albino foi eleito prefeito derrotando Silvino Duarte. O socialista enfrentou um forte grupo político que governava a cidade porém a administração  era reprovada pela maioria da população o que veio a ser confirmado no resultado da eleição.
3 ANOS - Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns (PSB), está prestes a completar três anos à frente da administração municipal. Durante esse período, sua gestão tem sido amplamente reconhecida pelo povo, que enxerga o trabalho dedicado à cidade. Em cada bairro que se visita, Sivaldo é saudado por depoimentos de moradores de diferentes faixas etárias, que o encorajam a continuar seu compromisso com a terra onde nasceu. Muitos já o consideram o melhor prefeito que Garanhuns já teve.
REALIZAÇÕES ABRANGENTES - Diferentemente de seus antecessores, Sivaldo destaca-se pelo equilíbrio ao abordar todas as áreas da cidade, atendendo tanto o centro quanto os bairros mais distantes e os distritos. Sua gestão se destaca por iniciativas como a Casa de Apoio, o Caps 24 horas, a Casa de Acolhimento e a Cozinha Comunitária, que beneficiam diretamente a população e geram um profundo sentimento de gratidão.

OBRAS E INFRAESTRUTURA - Com pouco mais de dois anos e meio no cargo, Sivaldo superou significativamente seus antecessores em termos de volume de obras. Destaque para a construção de creches, praças nos bairros e equipamentos esportivos que beneficiam diversos setores da cidade. O prefeito afirma que há muito mais por vir, incluindo a conclusão do Parque Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, o Centro Administrativo em andamento e o planejado Hospital Municipal para o próximo ano, isso sem falar nas novas e modernas praças que estão sendo feitas na cidade, inclusive no coração do município, a nova Avenida Santo Antônio. A revitalização do Cristo do MAGANO, a criação de dois museus na cidade.
TRANSPORTE - Sivaldo adquiriu diversos tipos e modelo novos veículos, com recursos oriundos de emenda parlamentar e recursos próprios, ampliando assim a frota municipal. São desde carros de passeio, a ambulâncias, a ônibus, a caminhões, máquinas, vans e tratores para servir a população 
Sivaldo sempre destacou a importância destas entregas, tendo em vista a melhoria no “transporte dos pacientes tanto na zona urbana, quanto na rural”, " na oferta de serviços essenciais a população " e reforçou a chegada de mais veículos, inclusive ônibus escolares ok em breve para o município
PAVIMENTAÇÃO E QUALIDADE - A gestão de Sivaldo também prioriza a pavimentação, visando atingir todos os bairros. Ruas que ainda sofrem com a falta de calçamento ou asfalto serão atendidas, e aquelas que foram mal executadas no passado serão refeitas. Essa abordagem reforça o compromisso do prefeito em proporcionar uma infraestrutura de qualidade para todos os cidadãos.

DESAFIOS - Ao assumir a prefeitura, Sivaldo enfrentou o desafio de dívidas e o cenário crítico da pandemia. No primeiro ano, priorizou o combate à Covid-19 e a preservação de vidas. Mesmo assim, iniciou a recuperação de dezenas de escolas e postos de saúde, além de implantar a Casa de Apoio. No segundo ano, inaugurou o campo do Parque Euclides Dourado, que estava parado por longos oito anos.
TERRA DOS FESTIVAIS  - Sob a liderança de Sivaldo Albino, a cidade de Garanhuns vive um pulsante calendário cultural, repleto de festivais que atraem turistas durante todo o ano. O retorno triunfante do "Garanhuns Jazz Festival" e o renomado "Festival Viva Garanhuns" marcam o início de uma era de prosperidade para a comunidade local.
Além desses eventos de renome, o Festival de Inverno, o Festival Gospel e o Festival Viva Jesus têm sido um sucesso retumbante, dando vida cultural a cidade e proporcionando entretenimento de alta qualidade para moradores e visitantes. Esses festivais não só celebram a diversidade cultural, mas também desempenham um papel crucial na geração de empregos, criando centenas de oportunidades ao longo do ano.
A cidade também se ilumina durante o Encantos de Natal, um evento que transforma Garanhuns em um cenário mágico, atraindo famílias e admiradores de todas as idades para celebrar a época festiva.
Sivaldo Albino, também promoveu o resgate da tradicional Festa do Padroeiro Santo Antônio, o Carnaval nos Bairros é outra pérola da programação anual, proporcionando uma celebração inclusiva e comunitária que espalha alegria pelas ruas e praças da cidade. Isso tudo enche os corações dos cidadãos de orgulho, mas também injeta vitalidade na economia local, transformando Garanhuns em um destino turístico imperdível. A gestão de Sivaldo Albino está deixando uma marca indelével na história desta cidade, consolidando Garanhuns como a verdadeira Terra dos Festivais.

FUTURO - Sivaldo Albino é, sem dúvida, um prefeito que se destaca pela dedicação abrangente a Garanhuns. Seu olhar para todas as áreas da cidade, aliado à sua determinação em entregar obras de qualidade, o tornam uma figura respeitada e admirada pela população. Com um olhar para o futuro, ele planeja continuar a promover o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos de Garanhuns, demonstrando que a cidade está no caminho certo sob sua liderança. É isso!

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

BRASILEIRA CONVOCADA PARA GUERRA EM ISRAEL

A brasileira Sabrina Cherman, de 22 anos, está entre os mais de 360 mil reservistas convocados pelo exército de Israel para se juntar às tropas envolvidas na ofensiva contra a Faixa de Gaza, após o ataque do grupo fundamentalista islâmico Hamas no sábado (7/10).

Natural de Minas Gerais, a jovem mudou-se para Israel aos 14 anos de idade para cursar o ensino médio, serviu às forças armadas israelenses por três anos e achava que não voltaria ao posto de soldado.

Ela passou a servir o exército após concluir o ensino médio, ficou na instituição por três anos e conquistou o título de cidadã israelense. Há um mês ela deixou as Forças Armadas, mas foi convocada novamente. 

Com a guerra que se iniciou no último sábado (7/10), após o grupo terrorista Hamas atacar Israel, as forças armadas do país convocaram 360 mil reservistas para o combate, entre eles, Sabrina.

Sabrina diz não ter medo do combate. A jovem vai se apresentar nesta quarta-feira (11/10), na base onde serviu durante os últimos três anos: um ponto entre o Egito e a Faixa de Gaza. Ela diz estar pronta para "viver e morrer por Israel".

"Em Israel, as mulheres só vão para a frente de batalha em último caso, mas eu já fui combatente, isso é o de menos. Estou pronta para viver e morrer por Israel", afirmou, em entrevista ao g1.

A brasileira deve atuar na patrulha perto das vilas da fronteira, ajudar a resgatar pessoas feridas em helicópteros e outras tarefas que surgirem. A jovem diz acreditar que o confronto seja prolongado, sendo um dos mais longos. "Essa vai ser a guerra mais longa pela qual Israel vai passar", afirma.

A soldada contou que o local onde vai ficar é perigoso e que três soldados foram assassinados, neste ano, durante um atentado de um grupo terrorista do Egito. Sabrina afirma que um dos maiores receios é sobre o que pode acontecer com seus amigos do exército.

"Um amigo meu foi [se apresentar] hoje, e eu tenho medo de falar tchau como se fosse a última vez. É triste saber que pode ser a última vez", declarou. (Via: Correio Braziliense)

JOGADOR DE FUTEBOL EXECUTADO A TIROS

Nesta quinta-feira (12), o jogador de futebol David da Silva Pereira, conhecido como Davi Caça Rato, morreu em frente a uma escola, na região metropolitana de Belém. Segundo autoridades locais, David estava de moto quando foi alvejado no meio da rua.

O crime ocorreu em frente a um colégio. A Polícia Civil de Belém foi acionada após a execução, junto com a equipe da perícia científica. David atuou pelo Bragantino Clube do Pará. Em nota, o clube lamentou profundamente a morte de seu ex-jogador.

“O Bragantino Clube do Pará, lamenta profundamente a morte do seu ex atleta, Davi da Silva Pereira, conhecido como Davi Caça Rato, rogamos ao pai celestial que conforte os familiares e amigos”, escreveram, nas redes sociais.

A polícia investiga as causas do homicídio, e até o momento, ninguém foi preso. O jogador morto a tiros já passou por várias equipes do Pará e do norte do Brasil, como o Independente de Tucuruí, o Bragantino e o Ypiranga-AP.

BANCADA DA BALA E DINO TRAVAM UM VERDADEIRO DUELO

A Balança do Poder: Entre a Segurança Pública e a Justiça
Nos corredores do Congresso Nacional, um embate fervilhante toma forma, marcando um ponto de inflexão na política de segurança do país. O ministro da Justiça, Flávio Dino, encontra-se no centro de uma convocação crucial pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. O motivo? Suas recentes declarações e ações que desagradaram membros da bancada da bala, um grupo que há anos exerce influência significativa no cenário político brasileiro. Este impasse reflete não apenas um choque de ideologias, mas também uma profunda preocupação com a escalada da violência no país.

A longa e marcante influência da bancada da bala na política nacional sofre uma transformação palpável. A crescente onda de violência no Brasil levou a uma reavaliação da eficácia das políticas defendidas por esse grupo. Com o aumento dos índices de criminalidade, a busca por soluções mais abrangentes e integradas tornou-se uma prioridade, muitas vezes em detrimento das abordagens tradicionais de "mão dura".

Em meio a esse cenário de mudança, a bancada da bala lança um desafio direto ao ministro Flávio Dino. Sua proposta de dividir o Ministério da Justiça em duas pastas independentes - uma dedicada à Segurança Pública e outra à Justiça - reflete uma tentativa de redefinir o equilíbrio de poder e influência no governo. Para os membros dessa bancada, essa separação é vista como uma maneira de fortalecer as políticas voltadas para a segurança, enquanto para outros, é um passo arriscado que pode comprometer a integridade do sistema jurídico.

Em meio a essas pressões e convocações, o ministro Flávio Dino enfrenta um teste de resistência política. Sua visão de uma abordagem mais holística para a justiça e segurança pública encontra-se no centro de um intenso debate. A questão central é se uma abordagem integrada pode oferecer soluções mais duradouras para a complexa teia de desafios que a sociedade brasileira enfrenta atualmente.

O embate entre Flávio Dino e a bancada da bala não é apenas um confronto de interesses políticos, mas um reflexo da busca contínua por respostas eficazes para a escalada da violência no Brasil. Enquanto as propostas de divisão ministerial são debatidas no Congresso, a sociedade aguarda ansiosamente para ver como esse capítulo crucial na política de segurança do país se desdobrará e como influenciará o futuro da justiça e da segurança pública no Brasil.

CARUARU CONTEMPLADO COM QUASE R$ 1 MILHÃO PARA SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, se destaca no lançamento do Plano de Ação na Segurança (PAS) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O evento ocorreu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e reuniu importantes autoridades, incluindo o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Durante a solenidade, o prefeito Pinheiro foi agraciado com uma verba significativa de R$ 943.579,72, destinada à segurança pública, especificamente para a Operação Escola Segura. Esse montante será direcionado pelo município de Caruaru para fortalecer a Patrulha Escolar e adquirir equipamentos essenciais para a Guarda Municipal, reforçando a segurança nas escolas e comunidades locais.

O evento também contou com a presença notável do Ministro da Defesa, José Múcio, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Além disso, diversos prefeitos de municípios pernambucanos estiveram presentes, solidificando o compromisso conjunto com a segurança pública na região. Rodrigo Pinheiro e a administração de Caruaru demonstram uma forte determinação em aprimorar a segurança e o bem-estar da comunidade local, estabelecendo um exemplo a ser seguido por outras cidades pernambucanas.

MICHELE COLLINS SOLICITA MUTIRÕES DO DETRAN

A vereadora do Recife, Missionária Michele Collins, demonstrou seu compromisso com a inclusão e acessibilidade ao solicitar, através de um requerimento na Câmara Municipal, a priorização e agilidade no atendimento de pessoas com deficiência (PCD) no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A proposta foi aprovada em plenário, marcando um passo significativo em direção à garantia de direitos fundamentais para essa parcela da sociedade.

A medida sugere que o Detran-PE promova mutirões de atendimento ao público, visando acelerar as demandas das PCDs, que incluem a emissão de primeira habilitação especial (CHN), renovação de documentos, entre outras medidas essenciais para a mobilidade e autonomia desses cidadãos. A iniciativa reflete o comprometimento da vereadora Michele Collins em assegurar que as PCDs tenham acesso efetivo aos serviços oferecidos pelo Detran-PE.

A vereadora destaca a importância dessa ação para trazer a agilidade necessária e garantir os direitos das pessoas com deficiência. "É crucial que a sociedade como um todo compreenda a importância de proporcionar condições iguais de acesso aos serviços públicos. A agilidade no atendimento no Detran é um passo significativo para alcançarmos esse objetivo", afirma a missionária Michele Collins.

A proposta da vereadora Missionária Michele Collins representa um avanço notável na luta pela inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo um ambiente mais justo e igualitário para todos os cidadãos. A iniciativa demonstra o comprometimento da vereadora em garantir que as PCDs tenham voz e espaço na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Esta medida é um exemplo inspirador de como os representantes políticos podem atuar de forma proativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e serve como um farol de esperança para uma sociedade mais inclusiva e justa para todos.

COMPESA NÃO SERÁ PRIVATIZADA, DIZ GESTOR

No comando da Compesa há pouco mais de um mês, o novo presidente da estatal pernambucana, Alex Campos, afirmou em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, que a palavra privatização não faz parte do vocabulário da Companhia Pernambucana de Saneamento.

Segundo Alex, a Compesa opera um serviço em três etapas: produção de água, carregamento por adutora e tratamento e, em terceiro, a distribuição.

“Essas duas primeiras etapas são tão caras, que não há nenhum interesse da iniciativa privada de entrar nesse negócio. O que está sendo discutido é a concessão dessa terceira etapa, a de distribuição da água, inclusive, com um estudo em desenvolvimento pelo BNDES, para iniciativa privada”, revela o presidente da Compesa.

Ele complementa dizendo que a Compesa é uma empresa de 50 anos, que conhece do negócio e vai continuar a ter a mão forte do Estado para continuar fazendo com que a água seja produzida.

“Ao se imaginar ser viável a concessão dessa etapa de distribuição para iniciativa privada, o que se pretende é que muitos recursos se somem aos que o poder estadual e federal tem mobilizado para ir de encontro ao grande desafio proposto na edição do Marco Legal do Saneamento”, afirma Alex.

Promulgada em julho de 2020, a Lei nº 14.026, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento, visa alavancar até R$ 700 bilhões em investimentos para melhorar os serviços de saneamento básico e a sua distribuição para a população, por meio de empresas privadas, pelos próximos dez anos no Brasil.  Em Pernambuco, de acordo com Alex, pela concessão da etapa de distribuição da água para iniciativa privada, devem ser mobilizados algo em torno de R$ 20 bilhões.

Questionado se há algum modelo em andamento que vai servir de referência para ser aplicado em Pernambuco, Alex Campos adianta que sim. De acordo com ele, desde a edição do Novo Marco Legal, algumas cidades do Brasil já estão adotando modelos de concessão para iniciativa privada da etapa de distribuição de água.

“Acredito que a Compesa por ter aguardado algumas etapas de amadurecimento de iniciativas que já aconteceram no Brasil vai ter a chance, inclusive, de conhecer o que aconteceu com modelagens aproximadas com aquilo que a gente imagina para ser adotado aqui. Já temos experiência em Alagoas, no Rio de Janeiro, no Amapá, justamente nesse caminho de imaginar a ocupação da iniciativa privada no campo do serviço de concessão no serviço de distribuição”.

Para Alex, essa concessão é extremamente importante porque vai aumentar a disponibilidade de água, diminuir o rodízio, que em algumas cidades de Pernambuco chega a 30 dias, por isso, é possível especular que a iniciativa privada terá grande interesse de assegurar faturamento e ofertar o serviço de maneira eficiente e em cumprimento das exigências pré-estabelecidas pelo Governo para concessão.

“Evidentemente que o grande desafio ao desenhar essa modelagem é estabelecer preços justos, a modicidade tarifária. Pernambuco, por tá assistindo o que está acontecendo em outros estados, pode importar um modelo que venha de encontro aos interesses dos pernambucanos, que é ter água, com um preço justo”, conclui o gestor

MAIS DE 73% DAS CRIANÇAS DE PERNAMBUCO VIVEM EM SITUAÇÃO DE POBREZA, DIZ UNICEF

O Dia das Crianças não é sinônimo apenas de alegria. Às vésperas de comemoração em todo o Brasil, na quinta (12), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou uma pesquisa que mostra um quadro preocupante: em 2022, 73,4% dos menores de idades em Pernambuco viviam em situação de pobreza.

O estudo mostra, ainda, que houve uma pequena melhora nesse quadro. Em 2019, a situação de pobreza atingia 77% das crianças no estado.

No Brasil, no mesmo período, o percentual de crianças em situação de pobreza, em suas múltiplas dimensões, caiu de 62,9% para 60,3%.

Os dados são do relatório “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, lançado pelo fundo, na terça (10).

O Brasil conseguiu reduzir lentamente a maioria das privações a que crianças e adolescentes estão expostos, mesmo com a pandemia de covid-19.

Entre estas privações está a educação, principalmente no que se refere ao analfabetismo. A proporção de crianças de 7 anos de idade que não sabem ler e escrever saltou de 20% para 40% entre 2019 e 2022 no Brasil.

O estudo aponta que o Norte e Nordeste possuem os maiores índices de meninas e meninos privados de um ou mais direitos.

Com relação a cor e raça, a desigualdade ainda é grande, mas se reduziu um pouco nos últimos anos. A diferença no acesso a direitos entre crianças e adolescentes brancos e negros era de cerca de 22% em 2019 e caiu para cerca de 20% em 2022.

Fonte: Diario de Pernambuco