sábado, 14 de outubro de 2023

TRE-PR INTIMA MORO QUE PODE SER CASSADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) marcou para dia 16 de novembro o depoimento do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no processo que pode levar à cassação do seu mandato. Ele será ouvido por videoconferência.

O advogado Luis Felipe Cunha e o empresário Ricardo Augusto Guerra, suplentes do senador, e o deputado cassado Deltan Dallagnol também serão ouvidos.

Moro enfrenta duas ações na Justiça Eleitoral, que o acusa de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na campanha ao Senado.

“Muito embora não se olvide que a confissão não é válida como meio de prova nas ações eleitorais, por tratarem de direitos indisponíveis, bem como que não há depoimento pessoal dos investigados em sede de Aije, não há impedimento aos investigados de prestarem depoimento pessoal quando a isso se dispuserem”, escreveu o desembargador Dartagnan Serpa Sá.

Um dos processos é movido pelo diretório estadual do PL, com aval do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. O PL é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem Moro se aliou na campanha de 2022 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles estavam rompidos desde que o ex-juiz deixou o cargo de ministro da Justiça acusando Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal para blindar aliados de investigações. A segunda ação é movida pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).

O senador também está na mira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como mostrou o Estadão, ao mandar investigar o ex-juiz, o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional do CNJ, começa a pavimentar o caminho para uma possível cassação do mandato, com base no mesmo precedente que deixou Deltan Dallagnol inelegível.

O Conselho Nacional de Justiça vai investigar se Sergio Moro usou a magistratura com fins político-partidários e se cometeu irregularidades na gestão das multas dos acordos de delação e leniência homologados na Operação Lava Jato

SAÚDE - OUTUBRO ROSA UNE SETORES PARA FORTALECIMENTO DO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa une setores para fortalecimento do combate ao câncer de mama
Médica mastologista Isabella Figueiredo – com atendimento no NOA – destaca importância dos exames periódicos para diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença
No mês de combate e prevenção ao câncer de mama, a campanha Outubro Rosa deste ano vem com o tema Juntos Somos Mais Fortes, com o objetivo de fortalecer a união dos setores no combate à doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 60 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, sendo 1% desses em homens. Esse é o tipo de câncer mais comum depois do de pele e o que causa mais mortes entre as mulheres. Ainda segundo o Inca, em 2023, 73.610 casos novos foram estimados. Em 2020, ocorreram 17.825 mortes. 
 
A médica mastologista Isabella Figueirêdo – com atendimento no NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste) – destaca a importância da realização de exames periódicos para o diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença. Além disso, a mulher precisa conhecer o corpo para perceber as variações naturais da mama e qualquer alteração  (nódulo, de aréola, secreção que saia do mamilo, algum abaulamento, carocinhos na axila, etc). No entanto, esse não é um fator principal para a identificação da doença. “A gente não incentiva o autoexame como uma forma de rastreio, mas como uma prática de autoconhecimento. A partir daí, se a mulher sentir alguma alteração, deve buscar ajuda médica”, adverte Isabella Figueirêdo.

Para o Ministério da Saúde, o protocolo é que a mulher faça mamografia, a cada dois anos, a partir dos 50 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Mastologia, no entanto, recomenda que o exame seja feito a partir dos 40 anos, de forma anual. “Fazemos um alerta especial: aconselhamos as mulheres que têm história de câncer de mama na família a procurar um mastologista, assim que o diagnóstico do parente acontecer porque o rastreio muda um pouco, nesses casos. A partir de uma consulta, uma avaliação bem específica, a gente consegue mensurar o risco dessa paciente e dizer exatamente a idade que ela precisa começar o acompanhamento. Mas, no geral, a partir dos 30 anos, quando a mulher tem uma história familiar de câncer de mama, é preciso iniciar o rastreio”, explica a médica.
 
Já as mulheres abaixo de 40 anos, dentro da rotina ginecológica anual, devem fazer o exame de ultrassonografia das mamas. Em caso de alteração no resultado, a paciente é encaminhada para o mastologista. “A gente recomenda que, a partir dos 25 anos, a mulher vá a uma consulta com um mastologista para avaliação completa do risco e necessidade de começar a fazer exames mais precocemente ou não”, esclarece a mastologista.

A médica Isabella Figueirêdo diz que muitas mulheres deixam de realizar a mamografia devido ao grau de desconforto que o exame traz. “Faz parte. O aperto mamário é importante para que o tecido se espalhe. Mas, é um desconforto que passa rápido. Então, vale a pena passar por isso. Algumas mulheres têm um desconforto maior, então a gente recomenda fazer o uso de analgésico antes e depois do exame, mas é um exame que a gente não pode abrir mão de modo algum”, chama atenção.
 
Sintomas e Diagnóstico – Realizar os exame periodicamente é a forma mais eficaz e precoce de diagnosticar a doença, já que, no início, o câncer de mama é uma doença silenciosa. “É justamente nessa fase que a gente quer diagnosticar a doença. Mas, quando diagnosticada de forma mais tardia, podem aparecer sintomas como a presença de nódulo (caroço) na mama, descamação/ casquinha no mamilo, gânglios na axila, secreção (principalmente com a presença de sangue) ou descarga aquosa (transparente) excretada de forma espontânea pelo mamilo”, alerta a especialista.
 
Fatores de Risco – O câncer de mama é uma doença multifatorial (com muitos fatores de risco envolvidos): o primeiro fator de risco é ser mulher, em seguida temos a história familiar de câncer em parentes de primeiro grau, e os fatores reprodutivos (próprios da história da mulher), como a menarca (primeira menstruação) antes dos 12 anos, a menopausa após os 55 anos (devido a um tempo maior de exposição ao hormônio estrogênio), além de mulheres que não tiveram filhos ou tiveram mais tardiamente. Depois, os comportamentais, que podem e devem ser modificados. “É importante adotar comportamentos que envolvam atividade física, alimentação saudável e manutenção do peso adequado, por exemplo. Esses três juntos podem reduzir em 17% a taxa de câncer de mama. São fatores que a gente pode mudar na nossa vida”, pontua a médica.
 
Tratamento multidisciplinar – São vários os profissionais envolvidos no tratamento do câncer de mama: mastologista, oncologista, radiologista, radioterapeuta, fisioterapeuta, psicólogo e outros. “A partir do diagnóstico é importante que a mulher inicie a psicoterapia. Lembrando que o diagnóstico de câncer não é só da mulher, mas da família, por isso a importância da mulher estar acompanhada por uma pessoa na qual ela confie (não necessariamente o marido ou filhos) nas consultas. Essa rede de apoio é extremamente importante”, finaliza a médica mastologista Isabella Figueirêdo.

COMPESA ELIMINA "GATOS" LIGAÇÕES CLANDESTINAS EM FLORESTA


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou hoje o sucesso na erradicação de sete ligações clandestinas em áreas elevadas do bairro DNER, em Floresta-PE. Estas ligações ilegais estavam causando sérios problemas no fornecimento de água tanto para a comunidade local quanto para o bairro Bela Vista.

Após inúmeras queixas sobre a escassez de água, a Compesa rapidamente mobilizou uma equipe técnica para investigar a situação, mesmo considerando que a cidade normalmente recebe um suprimento regular de água. As ligações irregulares foram prontamente desativadas e os canos removidos para evitar futuros prejuízos.

Luciano André, Gerente da Unidade de Negócios da Compesa na região, enfatizou a importância de coibir este tipo de prática ilegal, salientando que somente os profissionais da companhia têm autorização para efetuar ligações de água. "Além de ser uma prática ilegal, prejudica diretamente a distribuição de água para muitos clientes que cumprem suas obrigações financeiras em dia", explicou.

A Compesa reiterou o compromisso de manter a integridade do sistema de abastecimento e garantir que todos os moradores recebam água de forma justa e consistente. A eliminação das ligações clandestinas representa um passo significativo em direção a esse objetivo.

A comunidade de Floresta-PE pode agora contar com um sistema de abastecimento mais confiável, graças às ações enérgicas da Compesa para combater práticas ilegais que prejudicam a todos. A empresa reforça a importância da colaboração da população em relatar atividades suspeitas, a fim de manter a integridade do fornecimento de água para toda a cidade.

BRASIL FACILITA REPATRIAÇÃO DE CÃES E GATOS DE REPATRIADOS

Os brasileiros que forem repatriados por causa do conflito entre Israel e o Hamas poderão trazer seus cães e gatos de estimação sem a apresentação do Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que usualmente é exigido em casos de pets vindos de outros países. A medida do Ministério da Agricultura e Pecuária tem como objetivo facilitar o ingresso no território nacional de cães e gatos que acompanhem os cidadãos brasileiros repatriados e cidadãos estrangeiros refugiados devido ao conflito. A mesma alteração nas regras foi feita para repatriados da guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Com isso, será dispensada a apresentação do CVI emitido pelas autoridades veterinárias dos países de origem desses animais e a apresentação de atestado de vacinação ou qualquer outra certificação sanitária no momento do ingresso no país. No momento da chegada, os passageiros serão orientados pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) quanto aos procedimentos sanitários internos a serem adotados em relação aos animais.

O trânsito de passagem pelo Brasil também será liberado sem qualquer exigência de documentação sanitária para cães e gatos de cidadãos repatriados e refugiados que estejam se dirigindo a outros países.

Demais situações
A alteração nas regras de entrada de animais de estimação no Brasil vale apenas para os casos em decorrência dos conflitos armados em Israel, ou seja, para o ingresso de cães e gatos de cidadãos brasileiros repatriados ou estrangeiros refugiados em quaisquer voos, sejam de ajuda humanitária, militares, cargueiros fretados ou em voos comerciais.

Nas demais situações, o ingresso de animais de estimação ao Brasil deverá ser feito de forma regular, sendo necessário apresentar CVI ou Passaporte reconhecido pelo Ministério da Agricultura emitido por Autoridade Veterinária do país de origem atendendo aos requisitos sanitários do Brasil.

Os passaportes oficiais para animais de estimação são aceitos apenas de países que aceitam reciprocamente o Passaporte Brasileiro de Animais de Estimação

MAIS DE 50% DOS BRASILEIROS SE PREOCUPA COM A SAÚDE MENTAL, REVELA PESQUISA

Mais da metade dos brasileiros se preocupa com a saúde mental, mostra pesquisa
No Brasil, mais da metade da população vê a saúde mental como o principal problema do país em termos de bem-estar.

O dado consta em uma pesquisa exclusiva realizada pela Ipsos, que mapeou os problemas de bem-estar em diversos países do mundo. O levantamento também aponta que a preocupação com o tema tem crescido ao longo dos últimos anos.

O câncer é a segunda maior preocupação de saúde apontada pelos brasileiros, com 38%, seguido por abuso no uso de drogas, com 36%.

A pesquisa também questionou os brasileiros sobre o sistema de saúde do país.

Os dados apontam que 31% dos entrevistados classificam o sistema de saúde como “bom”. O valor fica abaixo da média global, que é de 48%.

Com relação à capacidade de atendimento da rede de saúde, cerca sete em cada dez brasileiros (74%) afirmam que o sistema está sobrecarregado. O número representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2022 (67%).

Os entrevistados ainda foram perguntados sobre a acessibilidade aos cuidados médicos. O Brasil é líder na dificuldade de acesso a um auxílio de saúde de qualidade: 83% dos brasileiros acreditam que muitas pessoas não conseguem pagar por uma boa assistência médica.

A pesquisa “Global Health Service Monitor 2023”, realizada pelo Instituto Ipsos, entrevistou 23.274 pessoas, sendo 1.000 do Brasil.

CNN

Na Lupa Sábado 14/10/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


DANIEL COELHO DEVE REPRESENTAR RAQUEL LYRA NAS ELEIÇÕES 2024 NO RECIFE JUNTO COM CACAU DE PAULA

Sempre na espera por uma oportunidade que lhe garanta voltar a disputar a prefeitura do Recife, o ex-deputado federal Daniel Coelho não tira o foco de ser o ungido da governadora Raquel Lyra para o embate com o atual gestor, João Campos, que por vem voando a cada avaliação divulgada na imprensa. Vamos de uma analisada nesse quadro em que Daniel pleiteia ser candidato a prefeito da Capital, vamos lá!

DANIEL COELHO- . O ex-deputado federal e atual secretário de turismo do estado, Daniel Coelho, desponta como um nome promissor no grupo da governadora Raquel Lyra para a candidatura à prefeitura do Recife. Com a indicação de que a atual vice-governadora, Priscila Krause, não deve entrar na disputa, o caminho se abre para Coelho assumir um papel de destaque na política local. Atualmente filiado ao Cidadania, Coelho pode migrar para o PSDB ou PSD, dependendo da estratégia de Raquel. É importante ressaltar que, além de sua experiência como deputado federal, Coelho possui uma trajetória consolidada no partido Cidadania e tem demonstrado uma presença significativa como secretário de turismo. O número 45, que representa a sigla de Raquel Lyra, também reforça o apoio da governadora a Coelho.

CHAPA BRANCA - Daniel Coelho aspira a se tornar o candidato escolhido por Raquel Lyra, o que representaria o ponto mais alto em termos de estrutura eleitoral e partidária. Sua ambição política reflete seu desejo de contribuir para o desenvolvimento da capital. No entanto, o desafio é considerável, já que Coelho enfrentará o atual prefeito João Campos. Campos conta com uma administração bem avaliada e goza de amplo apoio político e popular. Suas medidas positivas têm conquistado a confiança dos eleitores, solidificando sua base política. A disputa promete ser acirrada, com ambos os candidatos apresentando trajetórias e propostas distintas para o futuro da cidade do Recife.

APRESENTAR O NOVO - Daniel Coelho enfrenta o desafio de conquistar a confiança do eleitorado recifense para se tornar o próximo prefeito da cidade. Para alcançar esse objetivo, será crucial apresentar propostas inovadoras e sólidas, que atendam às necessidades da população. Além disso, a construção de alianças políticas e o apoio de lideranças locais serão fundamentais para fortalecer a campanha de Coelho. A colaboração com Raquel Lyra, governadora bem avaliada e com considerável capital político, pode ser um trunfo valioso nesse processo. No entanto, é importante ter em mente que o jogo político é imprevisível e diversos fatores podem influenciar o resultado das eleições. Coelho e sua equipe precisarão manter uma abordagem estratégica e adaptativa para enfrentar os desafios que surgirem no caminho.
A conquista da prefeitura de Recife exigirá não apenas propostas inovadoras, mas também uma habilidosa articulação política e o apoio de figuras influentes como Raquel Lyra.

CACAU DE PAULA - O Partido Social Democrático (PSD) liderado por André de Paula está promovendo uma mudança significativa no cenário político de Pernambuco. A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ganha destaque na propaganda partidária ao lado do ingresso da legenda no governo de Raquel Lyra. O PSD vem levantando a possibilidade de uma parceria estratégica com Daniel Coelho, o que tem gerado grande expectativa. Cacau de Paula é cogitada como uma potencial vice na chapa de Coelho, que pode ser o candidato escolhido pela governadora para a disputa pela prefeitura do Recife. Essa potencial união entre PSD, Daniel Coelho e Cacau de Paula tem sido vista como uma combinação promissora para o cenário político local, unindo forças e recursos para fortalecer a candidatura e oferecer uma alternativa competitiva aos eleitores pernambucanos. A parceria pode representar um marco significativo na dinâmica política da região. Vale ressaltar que, embora essa perspectiva prometa ser interessante para o futuro político de Pernambuco, é importante acompanhar os desdobramentos e decisões finais das partes envolvidas para compreender o impacto real dessa potencial aliança.

DISCURSO DIFERENTE - A Capital se destaca como um epicentro de debates cruciais para a democracia local. Os candidatos Daniel Coelho e João Campos protagonizam uma disputa acirrada, colocando em pauta temas essenciais como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Além dessa dinâmica, é importante ressaltar a presença de Gilson Machado Neto como o candidato oficial da tropa bolsonarista. Sua candidatura adiciona um elemento de relevância nacional ao pleito, destacando o alcance e a influência das eleições municipais não apenas no âmbito local, mas também em termos de posicionamento político em nível nacional. A eleição deste ano é uma oportunidade crucial para a renovação e o fortalecimento das políticas nas cidades, não apenas na Capital, mas também em outras regiões. Com os candidatos em pauta, o eleitorado terá a responsabilidade de escolher aquele que melhor representa suas aspirações e necessidades, em um momento crucial para o futuro da cidade.

DIREITA E ESQUERDA-  Nesse cenário político polarizado, os eleitores do Recife enfrentam uma decisão crucial: qual visão e projeto melhor atende às suas expectativas e necessidades. A análise meticulosa das propostas e um acompanhamento atento das campanhas serão essenciais para uma escolha responsável. Além dos candidatos já em destaque, como João Campos, é provável que surjam outros concorrentes que buscarão conquistar a confiança dos eleitores, prometendo alternativas e soluções para os desafios da cidade. Um desses nomes é Túlio Gadelha, representando a Rede 19, que também aspira ocupar a cadeira central da prefeitura do Recife. Com a diversidade de propostas e candidatos, os eleitores terão a oportunidade de moldar o futuro da cidade.

GESTÃO EFICIENTE - Na corrida eleitoral da "Veneza Brasileira", os eleitores clamam por uma gestão competente, voltada para o bem-estar e desenvolvimento da cidade. Atualmente, o prefeito João Campos é visto como um defensor dessas causas e conta com a confiança da maioria dos eleitores, de acordo com as últimas pesquisas.
No entanto, a batalha não será fácil para os oponentes Daniel Coelho, Gilson Machado Neto e Túlio Gadelha. A eleição permanece imprevisível, e o resultado final só será conhecido quando os votos forem contabilizados. A cidade está em expectativa, aguardando para ver quem irá liderar Recife nos próximos anos. É isso aí!

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

ARENA PERNAMBUCO PASSARÁ POR VISTORIAS PARA TER CHANCE DE SEDIAR JOGO DO BRASIL NAS ELIMINATÓRIAS

Em entrevista ao Match TV, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, afirmou que a Arena de Pernambuco passará por vistoria em breve para tentar ser uma das sedes da Seleção para os compromissos válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

"É possível (ter um jogo do Brasil na Arena). Isso passa por uma vistoria técnica da Conmebol e da CBF. Está programada para acontecer na Arena lá em São Lourenço e isso (sediar uma partida) provavelmente vai ser no calendário de 2024 porque as datas Fifa até novembro estão certas", afirmou o presidente.

Os dois primeiros jogos da Seleção Brasileira como mandante nas Eliminatórias foram no Mangueirão (Belém-PA) e na Arena Pantanal (Cuiabá-MT). O próximo duelo do Brasil em casa será 21 de novembro, contra a Argentina, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Restarão, assim, outras seis datas para serem preenchidas.

ADRIANA PAES ESCOLHE SEU LIDER PARA SEU SUCESSOR EM GLÓRIA DO GOITÁ

A prefeita de Glória do Goitá Adriana Paes (PSD), anunciou nesta sexta-feira (13), dia do seu aniversário, o nome que apoiará para a disputa das eleições municipais de 2024. O escolhido é líder do Governo Adriana Paes na Câmara, vereador Rodrigo Martins (PSB).

O anúncio foi recebido com entusiasmo pelo seu grupo político e pelos vereadores da base da prefeita da Capital do Mamulengo, Kaio Nery, (presidente da Câmara de Vereadores), Cícero de Tapera, Neco de Chiquinho, Valdeir Félix ambos do (PSD), Robério Feitosa (SD) e André Enfermeiro (PSB).

Em breve a prefeita Adriana Paes fará um comunicado oficial dos nomes de todo os pré-candidatos que pretende apoiar, e contará com a presença de autoridades, lideranças políticas, líderes comunitários e população.

Adriana Paes está no segundo mandato consecutivo sendo eleita em 2016, reeleita em 2020.

O anúncio também dá início a um processo de transição de poder do grupo político, visando a continuidade das ações e projetos iniciados pela atual gestão.

Via falape