terça-feira, 17 de outubro de 2023

SENADOR DUEIRE FAZ GENEROSO REPASSE AO HOSPITAL DO CÂNCER DE PERNAMBUCO

Parceria entre mandato e governo federal reforça apoio à assistência hospitalar e ambulatorial
Em uma demonstração marcante de compromisso com a saúde pública, o senador Fernando Dueire (MDB) anunciou ontem um repasse de meio milhão de reais para o Hospital do Câncer de Pernambuco. Esse financiamento vital, fruto do incansável esforço de seu mandato junto ao governo federal, será destinado a despesas de custeio e assistência hospitalar e ambulatorial.

Com essa injeção de recursos, o Hospital do Câncer de Pernambuco poderá intensificar seu compromisso de oferecer tratamento de qualidade a todos os pacientes que buscam seus serviços. Sidney Batista Neves, superintendente da instituição, ressaltou a importância dessa colaboração, afirmando que "este investimento será fundamental para continuarmos a nossa missão de proporcionar cuidados excepcionais a indivíduos enfrentando essa batalha contra o câncer".

O senador Dueire enfatizou a relevância da iniciativa, destacando que a saúde é um dos pilares fundamentais de uma sociedade forte e justa. "Estou imensamente satisfeito por contribuir com o trabalho extraordinário realizado pelo Hospital do Câncer de Pernambuco. Este repasse é um passo significativo na direção de garantir que todos tenham acesso a um tratamento de saúde digno e de qualidade", afirmou.

Além disso, o senador ressaltou a importância de uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos, assegurando que esses investimentos sejam direcionados de forma estratégica para alcançar o maior impacto possível na vida da população.

A notícia do generoso repasse chega em um momento crucial, quando a demanda por serviços de saúde continua a crescer, e a necessidade de apoio financeiro torna-se cada vez mais premente. A contribuição do senador Dueire é um exemplo inspirador de como a ação política pode ter um impacto direto e tangível na vida das pessoas.

Este gesto de solidariedade e compromisso com a saúde pública reforça a importância da colaboração entre representantes políticos e instituições de saúde na busca por soluções concretas e eficazes para os desafios que enfrentamos no setor.

O Hospital do Câncer de Pernambuco e todos aqueles que serão beneficiados por esse investimento estão unidos em agradecimento ao senador Fernando Dueire por seu comprometimento inabalável com o bem-estar da população e por seu papel fundamental na jornada contínua de combate ao câncer.

ALEPE NA ENCRUZILHADA SOBRE DERRUBADA OU NÃO DO VETO ÀS EMENDAS PARLAMENTARES

No cenário político estadual, os deputados enfrentam hoje uma decisão crucial: como responder ao veto da governadora em relação às emendas parlamentares. O Palácio tem se empenhado em manter o veto, propondo inclusive uma nova estratégia para honrar todas as emendas até o final do próximo ano.

O presidente da Assembleia, Álvaro Porto, emergiu como líder indiscutível e será o condutor dessa reunião decisiva. O seu papel nesta encruzilhada política é de vital importância, pois irá influenciar diretamente o curso das políticas públicas no estado.

A governadora, ao vetar as emendas, certamente possui motivos e estratégias claras em mente. Enquanto isso, os deputados se veem diante do desafio de avaliar se essas razões justificam a manutenção do veto ou se é preciso pressionar por mudanças.

O Palácio, por sua vez, não economiza esforços para apresentar uma contraproposta que promete cumprir as promessas de emendas até o final do ano vindouro. Esta proposta é o ponto central da atual batalha política, e pode ser o fator determinante na decisão dos parlamentares.

As emendas parlamentares representam não apenas recursos financeiros vitais para diversos setores, mas também a voz direta dos representantes do povo no processo de alocação de verbas. Portanto, a decisão dos deputados terá um impacto significativo sobre a vida da população e o desenvolvimento do estado como um todo.

A reunião de hoje não é apenas uma batalha de vontades, mas uma demonstração da força e do compromisso da Assembleia Legislativa Estadual com o bem-estar da população que representa. O que ocorrer neste recinto irá reverberar nas políticas e na vida dos cidadãos nos próximos anos. A pressão está sobre os ombros dos deputados, mas também está na responsabilidade de todos nós, cidadãos, de acompanhar de perto e exigir transparência e decisões que realmente beneficiem a coletividade.

MAIS UMA ENTREGA DE UBS REQUALIFICADA EM GARANHUNS, MIRACICA I

"Comunidade de Garanhuns se Prepara para Novas Instalações de Saúde"
O município de Garanhuns está prestes a testemunhar mais uma mudança significativa na qualidade dos serviços de saúde com a inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde Miracica I (UBS Miracica I). Hoje, em 17 de outubro de 2023, mais uma unidade requalificada pelo governo local abrirá suas portas para atender à comunidade.

Com a reforma, a UBS Miracica I alcançou os mais altos padrões de qualidade de estrutura física, como parte do extenso programa de aprimoramento da Atenção Primária à Saúde no município. Essas melhorias representam um marco no compromisso contínuo da administração municipal em fornecer atendimento de saúde de qualidade.

A cerimônia oficial de inauguração está marcada para hoje, 17 de outubro, às 16h, na vila do Distrito de Miracica, ao lado da Escola Salomão Rodrigues Vilela. Este evento é aguardado com grande expectativa pela comunidade e destaca o esforço de Garanhuns em melhorar a infraestrutura de saúde e oferecer um ambiente de cuidados mais acolhedor e moderno.

A data de hoje representa um passo importante na direção de serviços de saúde de alta qualidade, garantindo que os moradores de Miracica e regiões circunvizinhas tenham acesso a instalações bem equipadas e eficazes. Junte-se à celebração e seja parte dessa transformação na atenção primária à saúde.

BALANÇO DA OPERAÇÃO NOSSA SENHORA APARECIDA PELA PRF EM PERNAMBUCO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco divulgou o balanço da Operação ‘Nossa Senhora Aparecida 2023’, que iniciou na última quarta-feira (11) e foi encerrada neste domingo (15).

A previsão de tempo ensolarado para o feriado se confirmou e atraiu muitas famílias ao litoral do Estado, aumentando o fluxo de veículos na BR 101 Norte e Sul. As BRs 232, 104, 407 e 428, que levam ao Agreste e Sertão, também apresentaram um trânsito mais intenso nesse período.

Com reforço no efetivo e com fiscalizações mais assertivas em pontos considerados de maior probabilidade de colisões e criminalidade, a PRF registrou, durante os cinco dias de operação, 45 acidentes de trânsito, que resultaram em 53 pessoas feridas e duas mortes. Na última operação com cinco dias realizada pela PRF – a ‘Corpus Christi’, realizada de 7 a 11 de junho -, a PRF registrou 49 acidentes, 35 feridos e seis mortes.

Infrações

No ranking das infrações mais cometidas nas BRs do Estado durante a Operação Nossa Senhora Aparecida estão as ultrapassagens indevidas (161), o não uso do cinto de segurança (86), alcoolemia ao volante (29), não uso do capacete (37), a desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (40) e a falta da cadeirinha (19). O excesso de velocidade merece destaque. Com reforço nesse tipo de fiscalização, a PRF chegou a flagrar com o radar fotográfico cerca de 631 motoristas dirigindo muito além da velocidade estabelecida pela via.

Ações educativas e de direitos humanos sensibilizaram mais de mil motoristas e passageiros, alertando sobre o papel de cada um na segurança do trânsito. No total, cerca de 5,7 mil veículos e 6,2 mil pessoas foram fiscalizadas. Mais de 1,7 mil testes do “bafômetro” foram aplicados. A PRF registrou ainda 106 auxílios a usuários que precisaram dos agentes por problemas na viagem, a exemplo das panes mecânicas. Por diversos tipos de irregularidades, 241 veículos tiveram que ser recolhidos.

VEREADOR JÚNIOR GÁS PERDE MANDATO EM PETROLINA


Na manhã desta segunda-feira, 16 de outubro, a Câmara de Vereadores de Petrolina foi surpreendida com uma notificação da Justiça Eleitoral, que determinou o afastamento imediato de Júnior Gás, membro da casa legislativa, em decorrência da recente cassação da chapa do partido Avante, que concorreu nas eleições de 2020 na cidade.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fundamentou a decisão na acusação de fraude na cota de gênero, um tema crucial na representação política. A decisão teve como desdobramento a perda do mandato de Júnior Gás, o único eleito pela chapa na "Capital do Sertão".

Agora, a Câmara aguarda o reprocessamento da totalização dos votos proporcionais pela Justiça Eleitoral para definir o substituto ou substituta do vereador cassado. "A Casa Plínio Amorim está em compasso de espera, e, tão logo haja o reprocessamento, dará posse à Parlamentar indicada", anunciou o Poder Legislativo petrolinense.

Esta reviravolta política em Petrolina não apenas redefine o cenário político local, mas também lança luz sobre a importância da integridade nas eleições e na representatividade de gênero no âmbito político. Agora, a cidade aguarda com expectativa o desfecho desse processo e a nova voz que representará os interesses da comunidade na Câmara de Vereadores.

GARANHUNS REALIZA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Garanhuns realiza IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Abertura do evento contará com palestra magna do assessor da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antônio José Ferreira
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em conjunto com a coordenação do Comud, realiza nos próximos dias 17 e 18 de outubro, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento tem como tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo” e acontece no auditório da Aesga, localizado na Avenida Caruaru, 508, Heliópolis.

Nesta terça-feira, na abertura do evento, após o credenciamento, formação da mesa e aprovação do regimento interno, haverá a palestra magna com o assessor da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antônio José Ferreira. Debates e apresentação dos mediadores de eixos serão as atividades do segundo turno. No último dia da conferência, com atividades das 8h às 12h, a programação contemplará os grupos de trabalhos por eixos, plenária final e as deliberações, além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Os eixos que serão trabalhados na conferência serão: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade e Os desafios para a comunicação universal.

Arte: Anderson Carlos

MELHORES PISTOLAS DO MUNDO E "FUZIS DIFERENCIADOS" VEJA O QUE RECEBEU A PM BAIANA

Uma solenidade realizada nesta segunda-feira (16), no Quartel Geral da PM, no Largo dos Aflitos, marcou a entrega de novos armamentos para a Polícia Militar baiana. 

Foram entregues 590 novos fuzis de calibre 5.56 e 1.075 pistolas glocks, além de uma Base Móvel e uma ambulância da PM. A aquisição dos armamentos totalizou um investimento de R$ 11,4 milhões.

Os fuzis são da marca Iwi Arad de última geração, com diferentes tipos de mira, como, por exemplo, a mira optrônica para policiamento especializado. Já as 1.075 pistolas Glock são do modelo 22, geração 5, calibre .40.

O secretário de Segurança Pública Marcelo Werner (SPP-BA) declarou que a chegada do armamento e das viaturas (base móvel e ambulância) são acompanhadas de novos coletes também.

"Equipamentos de última geração e com excelente qualidade, os fuzis e pistolas representam um investimento na segurança dos nossos profissionais que realizam o enfrentamento e combate diário ao crime organizado", enfatizou Werner.

Cerca de R$ 500 mil foi empregado na aquisição de uma Base Móvel e uma Ambulância, direcionadas para o Departamento de Promoção Social da PM.

"É importante dizer que são da Polícia Militar, mas que acabam prestando serviço para toda a comunidade porque a PM tem, assim como os outros órgãos de segurança do nosso estado, diversas ações solidárias, de atendimento, a partir de seu departamento de policiamento e de saúde à comunidade. Então é uma entrega que vem somar as forças de segurança, em especial a PM, para que possamos cada vez mais proteger e servir o nosso cidadão baiano, promovendo uma melhor segurança pública no nosso estado", declarou o secretário.

Os armamentos serão distribuídos em unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), em Missões Especiais (CPME), de Apoio Operacional (CPAp), de Policiamento Rodoviário (CEPR), Comandos de Policiamento Regionais da Capital (CPR BTS, Atlântico, Central e RMS) e nos CPRs de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.

Unidades da Polícia Civil da Bahia também receberão equipamentos, entregue em solenidade na manhã de terça-feira (17), em solenidade na Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

JUSTIÇA DECIDE QUE BRUNO DE LUCCA VAI RESPONDER POR OMISSÃO DE SOCORRO NO CASO KAIKY BRITO

A Justiça do Rio acatou o pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro, que determina que Bruno de Luca responda por omissão de socorro. A decisão foi tomada diante da atitude do artista, que não ajudou o ator Kayky Brito após ele ser atropelado na Barra da Tijuca, em setembro deste ano.

Minutos antes de ser atropelado quando atravessava na avenida em local indevido, Brito estava em um quiosque acompanhado de Bruno De Luca, que foi embora do local sem prestar qualquer assistência ao amigo.

De Luca tentou justificar, no dia seguinte, que havia visto o acidente, contudo, não sabia que a vítima era Kayky. Segundo testemunhas, Bruno foi avisado sobre quem era a vítima do acidente antes de deixar a praia.

Inicialmente, o inquérito da Polícia Civil que investigou o atropelamento não havia indiciado o ator e apresentador. No pedido, o MP diz que "[De Luca] Foi o único que teria saído do local logo após o atropelamento, sem adotar qualquer providência para prestar socorro, nem mesmo saber que algum socorro ou solicitação havia sido feita".

Segundo a defesa de Bruno de Luca, o ator não poderia ser acusado de omissão de socorro "já que várias pessoas já estavam prestando o auxílio necessário, inclusive chamando os bombeiros", disse a defesa do ator