terça-feira, 17 de outubro de 2023

GONZAGA PATRIOTA DIZ QUE NÃO SEGUE LUCAS RAMOS E FICA COM OS COELHOS EM PETROLINA

Gonzaga Patriota Rompe com Lucas Ramos e Anuncia Apoio à União Política entre Coelhos e PSB
O panorama político em Pernambuco sofreu uma reviravolta significativa com a decisão do ex-deputado federal Gonzaga Patriota de apoiar a união política entre os Coelhos e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) liderado pelo prefeito do Recife, João Campos. Esta aliança estratégica, que visa fortalecer o PSB em todo o estado, marca uma guinada na trajetória política de Patriota, que, em uma entrevista ao radialista Edenevaldo Alves, explicitou sua motivação para esse novo posicionamento.

Gonzaga Patriota, uma figura proeminente na política pernambucana, compartilhou insights cruciais sobre sua decisão. Ele relembrou a histórica estratégia de Miguel Arraes, avô de João Campos, que nos anos 80 promoveu uma aproximação semelhante entre o grupo Coelho e o PSB. Esta ação, segundo Patriota, foi vital para consolidar a força política do partido na época.

Ao justificar sua escolha, Gonzaga Patriota enfatizou que seu desacordo com os Coelhos é, sobretudo, circunscrito ao contexto eleitoral. Ele evocou a disputa acirrada contra Fernando Bezerra Coelho, na qual a diferença foi de apenas 1%. Mesmo após a derrota, Patriota demonstrou comprometimento ao oferecer emendas para beneficiar Petrolina.

Gonzaga Patriota também aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão de João Campos no Recife. Reconheceu o trabalho excepcional realizado pelo prefeito e ressaltou o amplo apoio que ele tem recebido dos partidos da base.

A aliança estratégica entre os Coelhos e o PSB projeta um futuro promissor para ambos os grupos. João Campos, segundo Patriota, está bem posicionado para buscar a reeleição, provavelmente com a indicação de um vice de alta confiança. Além disso, há indícios de que em 2026, João Campos possa almejar a candidatura ao Governo de Pernambuco, contando com o respaldo dos Coelhos em todo o estado.

É importante destacar que Lucas Ramos, pré-candidato à prefeitura de Petrolina em 2024, já manifestou sua decisão irrevogável de não considerar uma aliança com o grupo do ex-prefeito Miguel Coelho.

A reviravolta política protagonizada por Gonzaga Patriota sinaliza mudanças significativas no cenário político de Pernambuco. A união entre os Coelhos e o PSB sob a liderança de João Campos promete moldar os rumos da política no estado nos próximos anos. A posição firme de Lucas Ramos em manter distância desse arranjo reflete a complexidade e a dinâmica desse cenário político em evolução. Resta aguardar para observar os desdobramentos e impactos desta aliança nas próximas eleições.

PROGRESSISTAS DECLARAM APOIO A PRÉ-CANDIDATURA DA VEREADORA LEONTINA DELMONDES, À PREFEITURA DE IPUBI

Progressistas declaram apoio a pré-candidatura da vereadora Leontina Delmondes, à prefeitura de Ipubi
Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, presidente e vice-presidente do Progressistas e o deputado estadual Kaio Maniçoba, declararam apoio a pré-candidatura da vereadora Leontina Delmondes, à prefeitura de Ipubi. 

Leontina, que atualmente exerce o seu segundo mandato como vereadora, conquistou um feito notável ao se tornar a candidata mais votada em ambas as eleições anteriores, estabelecendo um marco na região do Araripe. Além disso, ela desempenhou um papel fundamental ao liderar a Câmara Municipal como presidente durante o período de 2021-2022, sendo amplamente reconhecida por sua gestão pautada na transparência e no cuidado responsável com os recursos públicos.

“Sei do grande trabalho que a vereadora Leontina Delmondes vem realizando na Câmara Municipal de Ipubi, e não tenho dúvidas, que como prefeita, ela fará uma gestão de referência a outros municípios do estado de Pernambuco”, disse o deputado Eduardo da Fonte.

Na ocasião o esposo da vereadora, Ricardo Cavalcanti, assumiu a presidência do partido Progressistas no município de Ipubi, o que consolida o comprometimento com o PP e a comunidade local.

PF COMBATE FRAUDES CONTRA O INSS EM PERNAMBUCO E SÃO PAULO

Na manhã desta terça-feira, 17/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Impostor, com objetivo de investigar uma associação criminosa que coordenaria um esquema milionário de fraude em benefícios de auxílio reclusão.

Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos/SP, dois deles em residências neste município, situadas nos bairros Chácara Miranda e Jardim Minas Gerais, e outro em imóvel na cidade de Cabrobó/PE.

De acordo com a investigação, os suspeitos, por meio da internet, somente nos primeiros meses do ano de 2023, fraudaram mais de uma dezena de benefícios de auxílio reclusão, montando certidões de nascimento, documentos de identidade, comprovantes de residência e certidões carcerárias falsas, visando a aprovação junto ao INSS dos benefícios e a obtenção de direitos a valores retroativos.

Após a concessão dos benefícios previdenciários, os suspeitos cooptavam mulheres para se passarem como mães dos supostos filhos dos homens que estariam presos e, assim, comparecerem às agências bancárias para realizarem os saques dos valores liberados.

Ao longo da investigação duas mulheres foram presas em flagrante delito no momento em que realizavam os saques dos valores, ambas no mês de março/2023, uma delas em São José dos Campos/SP e outra em Cruzeiro/SP.

A operação contou com a cooperação da Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP) do Ministério da Previdência Social (MPS) e evitou um prejuízo de cerca de R$ 4 milhões para o INSS.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato qualificado, cujas penas podem chegar a 9 anos de prisão

ELIAS GOMES TRABALHA EM BRASÍLIA COM BANCADA DO PT POR JABOATÃO

Elias Gomes busca investimentos em Brasília e fortalece aliança com PT para eleições de 2024
Pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão reforça compromisso com desenvolvimento alinhado ao Governo Federal.
Na manhã desta terça-feira (17), o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura do Jaboatão, Elias Gomes, esteve em Brasília reunido com a bancada federal da sigla no Congresso Nacional. Acompanhado pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, assim como pelo deputado federal Carlos Veras, Gomes apresentou reivindicações cruciais para a comunidade local, incluindo a dragagem e urbanização do entorno da Lagoa Olho D’Água e o projeto de fortalecimento do polo logístico do Eixo da Integração da Muribeca.

A visita de Elias à capital federal tem como objetivo primordial assegurar investimentos da União para o Jaboatão, além de discutir estratégias para as eleições de 2024. Desde que aceitou o convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para voltar a disputar o Palácio da Batalha, o ex-prefeito tem enfatizado a importância de uma gestão alinhada com o Governo Federal para o progresso do município.

"Unidade e defesa da democracia e do desenvolvimento. Essas são as expressões que têm norteado as nossas conversas. Estamos todos unindo as mãos para que Jaboatão volte a ter prosperidade e progresso. Estamos ao lado do presidente Lula para que, com muito trabalho e seriedade, possamos devolver ao povo do Jaboatão uma cidade desenvolvida", afirmou Elias.

Humberto Costa, senador pelo PT, destacou a importância da parceria com Elias Gomes, chamando-o de "futuro prefeito do Jaboatão dos Guararapes". Ressaltou também o esforço conjunto para realinhar o município e fazê-lo referência em Pernambuco mais uma vez.

A senadora Teresa Leitão enfatizou a relevância do Jaboatão dos Guararapes para o desenvolvimento socioeconômico do estado e elogiou a trajetória de Elias, sempre em defesa da democracia. "Essa é uma disputa prioritária para o PT. Elias sabe disso, o diretório municipal do partido sabe disso. E que bom que essa aliança que está se formando em torno do nosso companheiro é ampla e vai ganhar a eleição", ressaltou.

Por sua vez, o deputado federal Carlos Veras pontuou a competência e experiência de Elias Gomes na gestão. Destacou ainda a necessidade da parceria com o presidente Lula para reconstruir não apenas o Jaboatão, mas todo o Brasil.

Neste caminho para uma cidade melhor e um país mais digno, Elias Gomes e o PT unem forças, solidificando uma aliança que promete marcar as eleições de 2024 e impulsionar o desenvolvimento do Jaboatão dos Guararapes.

GUSTAVO GOUVEIA LEVA SEU GRUPO POLÍTICO A GOVERNADORA

Na tarde de ontem, o panorama político de Pernambuco viu um encontro notável ocorrer. O primeiro-secretário e deputado estadual Gustavo Gouveia, do partido Solidariedade, promoveu uma reunião com prefeitos, vereadores e influentes líderes políticos. A governadora do estado, Raquel Lyra, do PSDB, também esteve presente.

Este encontro foi uma oportunidade para discutir questões de grande importância para o estado, com ênfase em temas que afetam diretamente a vida dos cidadãos, tais como educação, saúde e infraestrutura. Gouveia e os representantes dos municípios presentes dedicaram seu tempo à formulação de estratégias para aprimorar esses setores em benefício da população.

A reunião se destacou como um espaço de diálogo construtivo, onde as necessidades e demandas das comunidades foram minuciosamente discutidas. O deputado Gustavo Gouveia enfatizou a importância do diálogo como uma ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando para garantir condições ideais para todos.

Na última terça-feira, o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, também participou de uma reunião com o deputado e a governadora para abordar várias pautas relevantes.

O evento da segunda-feira (16) reuniu diversos líderes municipais, incluindo o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando da Parabólica, de Paudalho, Marcelo Gouveia, de Quixaba, Zé Pretinho, de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho, de Ferreiros, Zé Roberto, Juninho Amorim de São Benedito do Sul, Delson Lustosa de Santa Terezinha, Gilson Bento de Brejinho, Sávio Torres de Tuparetama, Zeca Cavalcante, ex-prefeito de Arcoverde, Flávio Nóbrega, ex-prefeito de Surubim, e Siqueirinha, presidente da câmara de Arcoverde.

Este encontro político demonstra um esforço conjunto para abordar as necessidades da região e trabalhar em prol do bem-estar da população pernambucana.

ALEPE REALIZOU SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO 30° ANO DA ROMARIA DE FREI DAMIÃO

"Celebração dos 30 Anos da Romaria de Frei Damião: Fé, Devoção e Impacto na Comunidade Nordestina"
Na noite do último dia 16, o deputado Joãozinho Tenório promoveu uma emocionante Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em honra aos 30 anos da Romaria de Frei Damião, evento marcante realizado no município de São Joaquim do Monte.

Esta Romaria, que se tornou um pilar na espiritualidade da região nordestina, congrega anualmente mais de 200 mil fiéis vindos de todos os cantos do país, em especial do Nordeste. É uma festividade de grande magnitude, repleta de atividades para os visitantes, incluindo missas, shows católicos, procissões, apresentações culturais e merecidas homenagens.

Os "romeiros", como são carinhosamente chamados os participantes, são devotos fervorosos de Frei Damião, que inclusive teve a honra de participar do evento nos anos de 1993, 1994 e 1995. O Frade Capuchinho, ao desembarcar no Brasil, tinha a missão de disseminar a palavra de Deus, iniciando sua jornada no Recife e estendendo-se por todo o norte e nordeste do país durante incríveis 66 anos consecutivos.

Após o seu falecimento em 1997, a festa religiosa perpetuou-se como uma maneira de honrar o legado e a obra do Frei. Este ano, ao celebrar seu 30º aniversário, o evento não apenas acolheu milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil, mas também fortaleceu a economia local, criando empregos, gerando renda e impulsionando o turismo na região do Agreste.

A solenidade proposição de Joãozinho Tenório, realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra na Alepe, contou com a presença ilustre de diversos representantes, incluindo os deputados Rodrigo Farias e Sileno Guedes, o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, o padre da paróquia local, Isal Torres, e José Pereira, assessor especial da governadora Raquel Lyra.

Em seu emocionante discurso, o parlamentar expressou a sua alegria por ter proposto esta homenagem, destacando a importância de celebrar um evento tão significativo. "Frei Damião legou-nos um patrimônio de fé e amor que permanece pulsante nos corações do povo nordestino. A Romaria é a continuação desse legado, para que as futuras gerações não o esqueçam. Além de ser uma bela celebração religiosa, é um grande motor para o nosso desenvolvimento regional. Que possamos celebrar muitos mais anos desta tradicional festa, onde a fé, a solidariedade, a união e, acima de tudo, a busca por Deus, são os pilares", afirmou Tenório.

Dentre os presentes, também se destacaram o presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo, o vice-presidente Diogo Melo, o vice-prefeito de São Joaquim do Monte, Guto Coelho, e os vereadores Ricardo Jefferson, Crisciane Enfermeira, Nem Amorim, Vavá de Barra do Riachão, Gutemberg Cabral, Amaro Galdino e Nailson Cavalcante, assim como líderes políticos e religiosos que prestigiaram este momento ímpar na história da Romaria de Frei Damião.

JOSÉ MUCIO SE DESTACA NA REPATRIAÇÃO DE BRASILEIROS E SE TORNA ELEMENTO CHAVE NO GOVERNO LULA

Ministro da Defesa brasileiro lidera operação de repatriação de cidadãos em zona de conflito
Em um quadro de crise e tensão internacional, o Ministro da Defesa José Múcio Monteiro emerge como uma figura chave na repatriação bem-sucedida de brasileiros envolvidos no conflito entre Israel e Palestina. Sua ação rápida e determinada não apenas preservou vidas, mas também proporcionou um caminho seguro de retorno para aqueles que enfrentavam situações de risco em território estrangeiro.

Natural de Pernambuco, Múcio demonstrou notável habilidade diplomática ao coordenar a operação de resgate em meio ao contexto complexo e volátil da região. Sua experiência política e profundo conhecimento das relações internacionais se mostraram cruciais para o êxito da missão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta com José Múcio como um dos seus mais confiáveis colaboradores, especialmente em questões de extrema delicadeza e complexidade. A parceria entre os dois líderes tem se revelado vital para o governo, fortalecendo sua capacidade de lidar com desafios globais e assegurando a segurança e bem-estar dos cidadãos brasileiros no exterior.

O Ministro da Defesa também tem sido reconhecido por sua postura humanitária e compromisso com a segurança dos brasileiros em situações de crise. Sua ação incisiva e decidida na operação de repatriação não apenas reforça o papel do Brasil como agente de paz e solidariedade no cenário mundial, mas também destaca a importância de líderes visionários em momentos de adversidade.

José Múcio Monteiro demonstra que, mesmo em meio aos desafios mais árduos, é possível encontrar soluções que resguardem a integridade e a vida de cidadãos brasileiros no exterior. Sua atuação na crise Israel-Palestina é um testemunho do impacto positivo que lideranças comprometidas e experientes podem ter em momentos cruciais para o país e seus cidadãos.

*Esta matéria é uma homenagem ao trabalho incansável do Ministro José Múcio Monteiro e ao seu papel fundamental na segurança e proteção dos brasileiros em território estrangeiro.

GRAVE ACIDENTE NA PE 04 QUE LIGA ITAQUITINGA A CONDADO DEIXA MORTOS E FERIDOS

Um grave acidente ocorrido no dia de hoje na PE 04 que liga a cidade de Itaquitinga ao vizinho município de Condado, na Nata Norte do estado e deixou duas vítimas que vieram a óbito e outros feridos que foram levados pelo SAMU para o Hospital da Restauração. Duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um acidente de trânsito, ocorrido na madrugada desta terça-feira (17), na PE-004, no Engenho Várzea Grande, zona rural do município de Condado.
De acordo com informações da Polícia Militar, um veículo HB20 de placa Qua2E73, perdeu o controle na rodovia, saiu da pista e capotou várias vezes. Duas pessoas morreram no local, sendo elas Wenderson Felipe de Sousa Silva, 18 anos, e Franciele Gomes Perreira, 22 anos. Os corpos ficaram presos ás ferragens. Outras quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para hospitais do Recife. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
A Polícia Civil foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis.

Com informações do Giro Mata Norte