quinta-feira, 19 de outubro de 2023

DEPUTADO BOLSONARISTA INCENTIVADOR DO GOLPE, DIZ PF

A Polícia Federal (PF) concluiu, em relatório que faz parte de um dos inquéritos que investiga os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro e foi apresentado nesta terça-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o deputado federal General Girão (PL-RN) cometeu crimes ao ter incentivado seus seguidores a pedir intervenção militar.

Segundo o documento, existem “evidências suficientes” que comprovam a prática de crimes e a potencial responsabilização do deputado bolsonarista. Durante seu depoimento, Girão refutou as acusações e alegou que, ao mencionar as Forças Armadas, estava se referindo de maneira ampla e dentro dos parâmetros constitucionais.

Uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que atendeu a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), deu início à investigação em julho deste ano. Girão está sendo investigado por suspeitas de associação criminosa, incitação a delito, atentado contra a ordem democrática e tentativa de golpe de Estado.

O delegado da PF reitera, no documento, que “fica clara a continuidade da conduta do representado de acusar a existência de fraude no processo eleitoral e a desonestidade do Poder Judiciário e seus membros, de modo a incitar seus seguidores a protestar por intervenção das Forças Armadas”.

O Ministério Público Federal (MPF) moveu, em abril, uma ação contra o deputado General Girão e a União por danos morais coletivos por estímulo a atos antidemocráticos em frente a um quartel no Rio Grande do Norte.

Conforme o MPF, os então comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, integrantes da União, divulgaram nota estimulando os acampamentos, e que o parlamentar fez reiteradas postagens em suas redes sociais conspirando contra o Estado Democrático de Direito.

NA INAUGURAÇÃO DO MATEUS MIX, JOÃO E MIGUEL MOSTRAM ENTROSAMENTO

A capital pernambucana testemunhou um evento marcante com a inauguração da nova unidade do Grupo Mateus no bairro de Areias. O momento foi ainda mais especial com a presença de duas proeminentes figuras políticas da região: o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, representando o UB (União por Petrolina), e o atual prefeito do Recife, João Campos, do PSB (Partido Socialista Brasileiro).

A cerimônia, que contou com a participação ativa de ambos os líderes políticos, marcou um exemplo de cooperação e integração entre diferentes esferas do governo em prol do desenvolvimento econômico local.

A Unidade Mateus em Areias, com sua vasta gama de produtos e serviços, representa um marco importante para a comunidade local. Com a presença dos políticos, a inauguração ganhou ainda mais relevância, demonstrando o compromisso mútuo em apoiar o comércio e o crescimento econômico da cidade.

Miguel Coelho, conhecido por seu histórico de gestão inovadora em Petrolina, expressou seu entusiasmo com o investimento do Grupo Mateus na capital, enfatizando os benefícios econômicos e sociais que essa iniciativa trará para a região.

Por sua vez, João Campos destacou a importância da parceria entre setores público e privado para impulsionar a economia local e criar oportunidades de emprego para os moradores de Recife. Sua presença na inauguração sublinha o compromisso da administração municipal em fomentar o desenvolvimento econômico da cidade.

A nova unidade do Grupo Mateus não só promete ser um ponto de referência no setor varejista em Areias, mas também um símbolo de colaboração e progresso para a comunidade. Este evento, com a presença notável de Miguel Coelho e João Campos, exemplifica o potencial transformador que pode ser alcançado quando líderes políticos unem forças em prol do bem-estar e prosperidade da população.

A inauguração da Unidade Mateus em Areias representa um marco significativo na trajetória econômica de Recife, sinalizando um futuro promissor para a região e fortalecendo a importância da colaboração entre líderes políticos em iniciativas que impulsionem o crescimento local.

PREFEITURA DO RECIFE ANUNCIA INTERVENÇÃO URBANA CHAMADA V.U.C.O NO CENTRO DA CIDADE APÓS COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM NANTES

Prefeitura do Recife anuncia intervenção urbana chamada V.U.C.O. no Centro da Cidade após Cooperação Internacional com Nantes
A intervenção acontecerá na Praça do Diário e percorrerá ruas como a Duque de Caxias até o Pátio de São Pedro
A partir de uma Cooperação Internacional com Nantes, na França, a Prefeitura do Recife anunciou uma intervenção urbana no centro da cidade, saindo da Praça do Diário em direção ao Pátio de São Pedro chamada V.U.C.O. - Viver o Urbano Caminhando e Ocupando. Na tarde desta quarta-feira (18), a vice-prefeita Isabella de Roldão, ao lado de 15 representantes da cidade francesa e da chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, participou de uma caminhada na região para apresentar aos franceses os locais onde a experimentação irá acontecer. 
A intervenção na área central da capital pernambucana foi concebida após uma série de reuniões entre a Prefeitura do Recife, a Prefeitura de Nantes e várias visitas técnicas de representantes de cada uma das cidades. O principal objetivo da gestão municipal com a experimentação é resgatar o Centro do Recife e fazer com que as pessoas voltem a viver o coração da cidade. 

"Apresentamos aos franceses o nosso território de experimentação da parceria com Nantes. Essa intervenção será muito importante pois irá melhorar, cuidar e preservar essa região. Tenho certeza que o coração de toda recifense e todo recifense pulsa com o Centro", afirma a vice-prefeita.  

Renovação do termo de cooperação com Nantes

Também nesta terça-feira, na Prefeitura do Recife, ao lado do prefeito João Campos, a vice-prefeita Isabella de Roldão assinou a renovação do Termo de Cooperação com Nantes. Vale frisar que as duas cidades são irmãs há 20 anos. Toda a comitiva francesa participou da solenidade.

PASTOR JÚNIOR TÉRCIO PEDE FIM A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Nos últimos anos, a questão da intolerância religiosa tem se destacado como um tema de grande relevância no Brasil. Diversos incidentes têm chamado a atenção para a necessidade urgente de se abordar esse assunto de forma séria e abrangente. O deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP) é um dos vozes que se ergue contra a perseguição à igrejas, defendendo a importância da liberdade de crença em nossa sociedade.

A intolerância religiosa é um fenômeno que transcende fronteiras e afeta diversas nações ao redor do mundo. No Brasil, uma nação conhecida por sua diversidade cultural e religiosa, a ocorrência de casos de discriminação e perseguição religiosa tem gerado preocupação entre os cidadãos e líderes religiosos. 

O Deputado Pastor Júnior Tércio, membro do Partido Progressista, emergiu como uma figura proeminente na defesa da liberdade religiosa no Brasil. Suas declarações incisivas contra a perseguição às igrejas têm ressoado em diferentes esferas da sociedade. Ele argumenta que a intolerância religiosa não tem lugar em um país que preza pela democracia e respeito à diversidade.

A matéria também deve abordar casos recentes de intolerância religiosa no país, oferecendo uma visão completa do cenário atual. Desde ataques a locais de culto até discriminação contra indivíduos com base em sua crença, esses incidentes servem como um alerta para a necessidade de ações concretas.

É imperativo discutir maneiras de combater a intolerância religiosa de forma eficaz. Isso inclui a implementação de políticas educacionais que promovam a compreensão inter-religiosa, a conscientização pública e a criação de espaços de diálogo para construir pontes entre diferentes comunidades de fé.

Destacar a riqueza que a diversidade religiosa traz para o Brasil é essencial. Ela contribui para a pluralidade cultural e o mosaico de tradições que caracterizam o país, enriquecendo a sociedade de formas inestimáveis.

A intolerância religiosa é um desafio que não pode ser ignorado. A voz do Deputado Pastor Júnior Tércio e outros defensores da liberdade religiosa é um lembrete de que a harmonia entre diferentes crenças é fundamental para o progresso e a coesão social no Brasil. Ao enfrentarmos esse problema de frente, podemos aspirar a uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde a diversidade religiosa seja verdadeiramente celebrada.

Na Lupa Quinta 19/10/23, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto. 


EM POUCOS ANOS GARANHUNS PRECISARÁ DE NOVOS NOMES NA POLÍTICA 

Nos últimos anos, a cidade de Garanhuns tem vivenciado um cenário político marcado pela presença de nomes já conhecidos e consolidados no campo político. No entanto, é necessário refletir sobre a necessidade de renovação e abertura para novas lideranças, visando um futuro promissor para a cidade. Na coluna NA LUPA de hoje, trazemos um tema que foi colocado aqui por vários leitores que nos acompanham diariamente, que é a necessidade de novos nomes no meio político e eleitoral. Vamos dar uma analisada nisso. Vamos passar a LUPA.


RENOVAÇÃO EM 2028
- Atualmente, o prefeito Sivaldo Albino tem se destacado por sua atuação à frente do município. No entanto, caso seja reeleito, é importante saber que ele vai sair de cena em 2028 para dar lugar a outro nome. E que após o término de seu mandato, novos nomes já estarão postos e ele também deverá alçar algum nome para a sua sucessão. Nós sabemos que para que novos nomes possam surgir e trazer novas ideias e propostas para a política local, se faz necessário estimular também a participação de pessoas no meio, o que caro leitor, não é nada fácil. 
MAIS DO MESMO - Por outro lado, o deputado estadual Izaías Régis, caso vença a eleição, representará a manutenção do status. Isso significa que as mesmas práticas e políticas adotadas até então continuarão sendo aplicadas, sem espaço para inovação e renovação. Não estamos aqui discutindo a qualidade dos atuais políticos que nos representam. Não é isso. Se faz necessário deixar claro que estamos falando na “dinâmica da política”, e não no veto a nomes atuais e futuros. Isso cabe ao eleitor e longe de nós, usar a coluna diária para esse propósito. 

O AMANHÃ COMEÇA HOJE - É fundamental que Garanhuns se abra para novos nomes e lideranças políticas, visando um futuro mais promissor para a cidade. Falamos aqui em todos os aspectos que envolvem tanto o Palácio Celso Galvão, como a Casa Raimundo de Moraes e ainda à Assembleia Legislativa de Pernambuco, sem esquecer da Câmara Federal. Nesse sentido, é importante destacar a possibilidade de Cayo Albino ascender ao mandato em 2026, caso seu pai, Sivaldo, seja reeleito. Essa seria uma oportunidade para trazer sangue novo à política local e promover mudanças significativas.

PRÁTICA POLÍTICA - A verdade é que Garanhuns, em poucos anos, vai precisar de uma oxigenação política. É necessário que novos nomes surjam, com ideias inovadoras e comprometidos com o desenvolvimento da cidade. A renovação política é essencial para garantir a representatividade e a participação de diferentes setores da sociedade nas decisões políticas. Além disso, caro leitor aqui NA LUPA, é importante ressaltar que a renovação política não se trata apenas de trocar nomes, mas também de promover uma mudança de mentalidade e de práticas políticas. É necessário que os novos líderes sejam comprometidos com a ética, a transparência e o bem-estar da população.

ESTIMULAR OS JOVENS - Para isso, é fundamental que a sociedade esteja engajada e atenta às propostas e trajetórias dos candidatos. É preciso analisar suas ideias, suas experiências e seu comprometimento com a cidade. A participação ativa da população nas eleições é essencial para garantir uma política mais democrática e representativa. Portanto, é urgente que Garanhuns se abra para novos nomes e lideranças políticas. A cidade precisa de pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, com a melhoria da qualidade de vida da população e com a promoção da igualdade social. A renovação política é um passo importante para garantir um futuro melhor para todos os garanhuenses. Pense nisso ! É isso aí.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

JUSTIÇA PROÍBE DEPUTADO DE SE APROXIMAR DA MULHER, APÓS AGRESSÕES E AMEAÇA DE MORTE

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ - SP) determinou uma medida protetiva contra o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP), conhecido como delegado Da Cunha, acusado de agredir a companheira e nutricionista Betina Grusiecki dentro do apartamento em que moravam em Santos, no estado de São Paulo. O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal, ameaça, injúria e violência doméstica.

Segundo o G1, Da Cunha deve se manter afastado do apartamento em que morava com Betina, devendo providenciar que outra pessoa retire os objetos pessoais dele do local.

Além disso, o parlamentar está proibido de aproximar-se da nutricionista, sendo fixado um limite mínimo de distância entre eles de 300 metros, e não poderá manter contato com ela e com testemunhas por qualquer meio de comunicação e mídias sociais.

As medidas são válidas pelo prazo de 90 dias. Em caso de descumprimento, Da Cunha poderá ser preso em flagrante, ou ainda, ter contra si decretada a prisão preventiva à garantia da execução das medidas.

O crime aconteceu em um apartamento em um condomínio na Rua Ricardo Pinto, no bairro Aparecida. A mulher, de 28 anos, relatou à Polícia Civil que tem união estável com o deputado há três anos e mora junto com ele.

Em nota, a assessoria de imprensa do deputado Da Cunha informou que ele nega veementemente que tenha agredido a companheira. “Houve uma discussão, em meio à comemoração de seu aniversário, mas em nenhum momento ocorreu qualquer tipo de violência física de sua parte”, diz o comunicado. Ainda segundo a defesa, os fatos “ficarão comprovados no decorrer do inquérito”.

VEREADOR DO RECIFE RECLAMA FALTA DE ATENÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE ESTADUAL

Vereador do Recife denuncia falta de resposta da Secretaria Estadual de Saúde sobre demandas cruciais
No último dia 16, durante uma sessão da Câmara Municipal do Recife, o vereador Rinaldo Júnior expôs a sua insatisfação em relação à falta de atenção por parte da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco. O político alega ter enviado um ofício à Secretária Zilda Cavalcanti há 46 dias, solicitando atenção para demandas vitais na área da saúde, especialmente no que tange ao Hospital do Idoso, contudo, não obteve qualquer retorno. Esta situação, segundo o vereador, evidencia a necessidade de um diálogo mais efetivo entre a Secretária e os parlamentares.

O Hospital do Idoso, uma das principais pautas levantadas pelo vereador, é uma unidade de saúde essencial para a população recifense, especialmente para a parcela idosa, que demanda cuidados específicos e especializados. Ressalta-se a importância do estabelecimento para o atendimento qualificado a essa parte significativa da população, o que torna ainda mais urgente a resposta da Secretaria de Saúde.

Além disso, a demora na resposta ao ofício do vereador Rinaldo Júnior lança luz sobre um problema recorrente no cenário político: a falta de comunicação efetiva entre os órgãos governamentais e os representantes eleitos. A transparência e o diálogo são pilares fundamentais para o funcionamento adequado de uma democracia, e é essencial que os parlamentares tenham acesso às informações e respostas necessárias para representar adequadamente seus eleitores.

A situação apresentada pelo vereador Rinaldo Júnior não é um caso isolado. Reflete uma problemática mais ampla, que demanda atenção e ação por parte das autoridades competentes. A transparência e a prontidão na comunicação entre os poderes são cruciais para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. É imperativo que a Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco reveja seus protocolos de resposta e esteja pronta para atender às demandas dos vereadores, garantindo assim o melhor interesse da população e o funcionamento eficaz dos serviços públicos de saúde.

SIMÃO QUER LUCAS EM SEU PALANQUE EM PETROLINA

No mundo político do estado, movimentações audaciosas estão em curso visando as eleições de 2024. O prefeito Simão Durando, membro do grupo liderado por Miguel Coelho, está trilhando um caminho inusitado em sua busca pela reeleição. Após conquistar o apoio do ex-deputado federal Gonzaga Patriota, Durando mira agora em uma colaboração inesperada: atrair o deputado federal Lucas Ramos para seu palanque.

Embora Lucas Ramos tenha anteriormente demonstrado resistência a uma união com Miguel Coelho, é importante lembrar que a política é uma arena em constante movimento. A história recente da Frente Popular, com o retorno da família Coelho, é um exemplo claro de como novas alianças podem ser formadas, mesmo em meio a divergências.

Embora o debate ainda esteja em estágio inicial, a possibilidade de uma união entre essas duas forças políticas é real. Caso essa aliança se concretize, Simão Durando daria um passo significativo em direção a mais quatro anos à frente da prefeitura mais influente do interior do estado, demonstrando um notável poder de articulação.

À medida que os preparativos para as eleições de 2024 ganham forma, a potencial colaboração entre Simão Durando e Lucas Ramos emerge como um ponto de interesse e discussão no panorama político local. O desenrolar desses acontecimentos promete moldar o curso da política no sertão, em Pernambuco e será observado atentamente por analistas e cidadãos interessados no futuro ada política pernambucana.