quinta-feira, 19 de outubro de 2023

SENADORA ELIZIANE GAMA, SE DIZ AMEAÇADA DE MORTE E PEDE ESCOLTA E SEGURANÇA PARA ELA E FAMÍLIA

A Coragem e Desafios de Eliziane Gama: A Relatora que Enfrenta Intimidações na CPMI do 8 de Janeiro
A senadora Eliziane Gama (PSD) tem se destacado não apenas pelo seu papel como relatora na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, mas também pela coragem diante das ameaças que tem enfrentado desde que apresentou o texto final da investigação.

No dia 17 desse mês, Eliziane Gama surpreendeu o país ao revelar que, apesar de sua longa trajetória política, nunca havia recebido tantas ameaças como nas últimas semanas. A parlamentar, conhecida por sua dedicação e seriedade no exercício do cargo, relatou ter solicitado escolta devido ao grave risco à sua integridade física.

O texto final da investigação, que foi aprovado por uma votação de 20x11 no colegiado no dia de ontem, 18, traz à tona informações cruciais sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro e suas ramificações. As revelações contidas no documento têm potencial para gerar importantes desdobramentos políticos e jurídicos.

O caso despertou uma onda de solidariedade entre colegas parlamentares e a sociedade em geral. Líderes de diferentes partidos manifestaram apoio à senadora, destacando sua importância no processo investigativo e sua valentia ao enfrentar as intimidações.

A CPMI do 8 de Janeiro tem como objetivo apurar as circunstâncias e responsabilidades pelos acontecimentos que marcaram a invasão dos 3 poderes na capital federal. O trabalho incansável de Eliziane Gama como relatora tem sido fundamental para esclarecer os fatos e para garantir que a justiça seja feita.

Enquanto a senadora continua seu trabalho incansável na comissão, a sociedade brasileira aguarda os desdobramentos das investigações e torce pela segurança e bem-estar de Eliziane Gama, cujo comprometimento com a verdade e a justiça merece nosso mais profundo respeito.

DEPUTADOS DISCUTEM AÇÕES PARA CARUARU E PARA TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO

Deputados discutem ações para Caruaru e para todo o estado de Pernambuco
Os deputados federais Eduardo (PP-PE) e Lula da Fonte (PP-PE) se reuniram com a deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE), em Brasília, para discutir um conjunto de ações voltadas para o município de Caruaru e para todo o estado de Pernambuco.

Uma das questões em pauta foi o fortalecimento dos centros de armazenamento de alimentos, com ênfase na valorização dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. O coordenador nacional do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, esteve presente no encontro e desempenhou um papel crucial na discussão desse tópico, ressaltando a importância de valorizar os arranjos produtivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e destacando a agricultura familiar como elemento-chave para o desenvolvimento sustentável da região.

“A valorização dos centros de armazenamento de alimentos, é uma iniciativa que não apenas fortalecerá nossa economia, mas também promoverá justiça social ao apoiar a agricultura familiar. O Programa de Aquisição de Alimentos é uma ferramenta valiosa para isso, e devemos garantir que ele funcione de maneira eficaz em nossa região”, disse o deputado federal Lula da Fonte, que é um dos grandes apoiadores do PAA no Congresso Nacional.

Além disso, a reunião também abordou a pré-candidatura da deputada Rosa Amorim à prefeitura de Caruaru. Seu nome tem sido apontado como um destaque político que representa os anseios da população local e demonstra capacidade para ocupar cargos administrativos na cidade.

“A deputada tem todas as credenciais para assumir a prefeitura da capital do Agreste. Vamos abrir as discussões internas partidárias para que possamos avançar nas decisões.”, disse o deputado federal, Eduardo da Fonte.

HOMEM MORRE APÓS SOFRER CHOQUE ELÉTRICO EM BOMBA DE ÁGUA NO SERTÃO

Ontem, quarta-feira (18.10), um homem identificado como Giliard Alves, de 40 anos, morreu após tomar um choque elétrico em Carnaíba, no Sertão do Pajeú. O caso aconteceu na região do bairro Carnaíba Velha.

Segundo informações, a vítima Giliard, estava em sua chácara fazendo uma atividade com uma bomba d’água quando teria recebido a descarga, morrendo no local.

O Blog do Aryel Aquino apurou que o homem saiu da casa onde morava com a família pela manhã e não retornou para o almoço.

O fato causou muita estranheza à esposa de Giliard, que, segundo informações, por volta das 15:00 foi até a chácara atrás dele, encontrando o corpo dentro de uma cisterna.

O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames de necropsia, que serão fundamentais para esclarecer a causa da morte.

Giliard Alves trabalhava de guarda patrimonial e era natural do município pernambucano de Iguaracy. Ele deixa um filho com a esposa.

RAQUEL REÚNE SEUS "FIÉIS" EM ALMOÇO ESTRATÉGICO

No atual quadro político pernambucano, a governadora Raquel Lyra (PSDB) demonstra habilidade ao consolidar sua base aliada por meio de um encontro estratégico. O almoço, que reuniu os dez deputados estaduais do G10 - grupo que se alinhou com as recomendações do Executivo na votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) - não foi apenas um gesto de agradecimento, mas sim um marco fundamental para uma nova etapa na consolidação de uma base sólida e fiel.

A governadora não escondeu seu descontentamento com a derrubada dos vetos, e busca agora estratégias para conquistar os 30 deputados contrários ao seu governo. Nesse contexto, a máxima política de que "gesto se paga com gesto" foi aplicada de maneira eficaz, sinalizando o início da formação de uma base que não só apoia, mas também se mantém leal às diretrizes do Executivo.

O comprometimento demonstrado pelos membros do G10, composto por Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), France Hacker (PSB), Izaías Régis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), Joaquim Lira (PV), João Paulo (PT), Joãozinho Tenório (Patriotas), Renato Antunes (PL) e Socorro Pimentel (UB), foi prontamente reconhecido pela governadora. A partir deste grupo, a expectativa é que uma nova base aliada seja construída, com ênfase na fidelidade aos interesses do governo.

Esta estratégia da governadora Raquel Lyra representa um movimento político sagaz, que não apenas fortalece sua posição, mas também promove uma dinâmica de confiança e alinhamento entre os poderes Executivo e Legislativo. O desdobramento dessas ações promete moldar o cenário político estadual, com potenciais repercussões para as futuras decisões e direcionamentos do governo pernambucano.

DIEGO SOUZA RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO PERNAMBUCANO

Diego Souza recebe título de cidadão pernambucano e se declara ao Estado que lhe acolheu: "Sempre me deram apoio"
Aos 38 anos, Diego Souza está na sua terceira passagem pelo Sport e é considerado um ídolo do Leão
Diego Souza, um dos maiores ídolos da história recente do Sport, foi oficialmente reconhecido como cidadão pernambucano, na noite desta quarta-feira (18).

O atacante recebeu o título em uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado, que estava lotada de torcerdores, jornalistas e pessoas próximas ao jogador, como sua esposa e os três filhos.
Aos 38 anos, o "Embaixador de 87" chegou ao Leão em 2014 e desde então se tornou um dos maiores artilheiros da história do clube. Em três passagens pelo time rubro-negro, ele disputou 178 partidas e marcou 58 gols.

Em seu discurso, Diego Souza agradeceu aos torcedores, aos amigos e à família. Ele também lembrou do famoso áudio "Seu Ettore", que viralizou nas redes sociais. O filho de Ettore Labanca, Vinicius, esteve presente e não conteve o riso com a recordação.

"O Vinícius (Labanca) brincava bastante, aquele áudio que viralizou, fora do normal. O seu Ettore se foi, que Deus o tenha, mas o Vinícius (filho de Ettore) é um amigo que tenho em Recife, alvirrubro infelizmente, mas coração maravilhoso. São pessoas que sempre me deram apoio e sempre fui bem amparado por aqui. Por isso sempre as coisas deram certo aqui e hoje sou pernambucano", disse o atacante.
O deputado João de Nadegi, autor da proposta de homenagem, destacou a importância de Diego Souza para o Sport.

"Símbolo de pernambucanidade. Exemplo de talento, superação, amor à camisa. Foi aqui que Pernambuco encontrou sua casa e verdadeira família. Teve gol de bicicleta, voleio, e quando precisou até goleiro foi. Valorizou nossa cultura, se tornando embaixador do estado de Pernambuco", afirmou o deputado.

PRESIDENTE DA CÂMARA ROMPE COM YVES E O DESAFIA NAS URNAS

Em uma jogada política surpreendente, o presidente da Câmara Municipal de Paulista, Edson Araújo, conhecido como Edinho, anunciou sua filiação ao Partido Liberal (PL) e sua intenção de concorrer ao cargo executivo nas eleições de 2024. Esse movimento marca não apenas uma mudança de partido, mas também uma ruptura com seu ex-aliado, o atual prefeito Yves Ribeiro do MDB.

Edinho, que obteve a segunda maior votação nas eleições de 2020 com 2.901 votos, está em seu segundo mandato como presidente da Câmara. Sua decisão de deixar o PSB e se unir ao PL foi motivada pelo convite do deputado federal André Ferreira, líder do partido.

Essa reviravolta política abala a base do atual prefeito Yves Ribeiro, que já enfrenta a possibilidade de um segundo turno devido ao aumento de candidaturas na oposição. O rompimento com o vice-prefeito Dido Vieira e a nova posição de Edinho como adversário político complicam ainda mais o cenário para Yves.

A filiação de Edinho ao PL, partido de Jair Bolsonaro, cria um obstáculo para as aspirações políticas do ex-vice-prefeito Nena Cabral, que almejava o apoio da sigla para sua própria candidatura à prefeitura. Nena, que foi candidato a deputado estadual pelo PL em 2022, desempenhou um papel significativo na organização de eventos públicos durante a campanha de Anderson Ferreira para o governo de Pernambuco.

O cenário político em Paulista sofreu uma reviravolta significativa com a decisão de Edinho de enfrentar Yves Ribeiro nas eleições de 2024. Essa mudança não apenas realinha as forças políticas na cidade, mas também afeta as estratégias de outros candidatos, como Nena Cabral. Resta aguardar para ver como esse novo capítulo na política local se desdobrará nos próximos meses.

SENADOR PERNAMBUCANO ELEITO POR SERGIPE RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO OLINDENSE

No cenário político brasileiro, destacam-se figuras que deixam sua marca através de ações concretas e comprometimento com a sociedade. O senador Laércio Oliveira é um exemplo emblemático desse tipo de liderança. Eleito por Sergipe, mas natural de Recife, Laércio será agraciado com o Título de Cidadão Olindense em uma emocionante solenidade no Centro de Convenções de Pernambuco, hoje, 19, às 16h. Essa honraria é um tributo ao tempo em que o parlamentar viveu na cidade, marcando um capítulo significativo em sua vida.

Para Laércio, Olinda não é apenas uma cidade, é um capítulo vivo de sua história. É onde ele experimentou os primeiros desafios, cultivou a esperança e forjou sua determinação. O bairro Rio Doce, onde viveu até os 18 anos, é a raiz de sua jornada, um lugar impregnado de obstinação e a busca pela conquista.

Laércio Oliveira é autor de uma lei pioneira que combate o desperdício de água, demonstrando sua preocupação com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. Como deputado federal por três mandatos, destacou-se como um dos idealizadores da Reforma Trabalhista e relator de duas leis fundamentais na área econômica: o Marco Legal do Gás e a Lei da Terceirização. Sua atuação incansável o consagrou como o segundo melhor parlamentar do Brasil pelo Ranking dos Políticos e como um dos Cabeças do Congresso Nacional por oito anos consecutivos.

Além disso, Laércio é reconhecido como o principal representante do setor de serviços no Congresso, trabalhando incansavelmente para promover o desenvolvimento socioeconômico, estimular o setor produtivo e criar oportunidades de emprego. Sua luta contra o aumento de impostos e seu compromisso em estimular a produção doméstica de fertilizantes destacam-se como bandeiras de destaque nacional.

A base sólida de Laércio Oliveira reflete-se em sua formação acadêmica, sendo graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ingressar na política, ele dedicava-se integralmente a suas atividades empresariais, administrando um conglomerado de empresas com atuação nas áreas de prestação de serviços, indústria e comunicação. O Grupo Multserv, sob sua gestão, emprega cerca de 6 mil colaboradores, evidenciando sua capacidade de liderança e gestão.

O senador Laércio Oliveira personifica um exemplo notável de liderança política comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Seus feitos, desde a legislação que promove o uso consciente da água até sua incansável defesa do setor produtivo e criação de empregos, são testemunhos de sua dedicação ao país. O Título de Cidadão Olindense é um reconhecimento mais que merecido de sua ligação com a cidade que foi palco de seus primeiros passos rumo à trajetória de sucesso que ele trilha hoje. Laércio Oliveira é, sem dúvida, uma inspiração para todos que almejam um Brasil mais próspero e equitativo.

MORO AINDA NÃO FOI CASSADO, MAIS JÁ TEM NOMES PARA SUA CADEIRA

A cadeira ocupada por Sergio Moro (UB) no Senado pode dar início a uma intensa disputa entre três mulheres, caso o ex-juiz tenha o seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral.

De acordo com de Bela Megale no jornal O Globo, as deputadas federais Rosangela Moro (UB) e Gleisi Hoffmann (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) já estão de olho na vaga que o ex-juiz pode deixar no Senado.

Ainda segundo, Jair Bolsonaro (PL) já estaria se movimentando para garantir que a cadeira fique com Michelle. O ex-presidente avalia que o mandato de senadora ajudaria a “proteger” a ex-primeira-dama de investigações que o envolvem e que atingem ela.

Já o entorno de Sergio Moro defende que a sua esposa, Rosangela Moro, entre na disputa pela cadeira no Senado. O entendimento é que ela é um ativo político que pode suceder o ex-juiz na Casa e manter seu capital político.

Caso decidam concorrer à cadeira, Michelle quanto Rosangela precisarão transferir seu domicílio eleitoral para o Paraná, o que é necessário ser feito pelo menos seis meses antes da eleição. A ex-primeira-dama tem domicílio eleitoral no Distrito Federal e Rosangela em São Paulo.

Outro nome que vem entrando na disputa é o da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Um sinal dessa possibilidade foi dado pela atual primeira-dama, Janja da Silva, que foi às redes, em junho, para fazer campanha pela petista, a quem chamou de “futura senadora”.

O PT e o PL estão movendo uma ação para cassar o mandato de Moro no Senado e convocar novas eleições. O caso está sendo analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão que tomará a decisão final.