quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

PP CONSOLIDA CANDIDATO EM GAMELEIRA

Jailson da Garagem assume presidência do PP de Gameleira e consolida pré-candidatura a prefeito do município
Jailson da Garagem, ex-secretário de transportes de Gameleira, firmou importante aliança com o presidente e o vice-presidente estadual do PP, deputados federais Eduardo e Lula da Fonte. Em reunião realizada na sede do Progressistas, no Recife, ele assumiu a presidência da legenda no município e consolidou a pré-candidatura a prefeito da cidade. 

De acordo com Jailson da Garagem a representação política e apoio de Eduardo e Lula da Fonte, assim como do deputado estadual Romero Sales Filho, serão fundamentais para a sua pré-candidatura e desenvolvimento do município. “Esse apoio só reforça a esperança de que Gameleira seja governada por um filho da terra que conhece verdadeiramente os anseios do nosso povo. Com o PP nossa pré-candidatura ganha força e credibilidade. E é assim que se faz política de verdade.” 

O PP vem firmando sua posição de destaque no cenário político do estado de Pernambuco e pretende lançar mais de 80 candidatos a prefeito nas eleições de 2024.

VÍDEO - VEREADORA IZABELA LINS PEDE SOCORRO AO TCE

Vereadora Izabela Lins denuncia irregularidades na gestão da Secretaria de Educação de Pesqueira e solicita intervenção do TCE-PE
A vereadora Izabela Lins tomou uma atitude enérgica em defesa dos interesses da população de Pesqueira. Em um ofício protocolado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a legisladora destaca uma série de desmandos na administração municipal, concentrando suas preocupações na Secretaria de Educação.

No documento encaminhado ao TCE-PE, Izabela Lins destaca:

1. Fiscalização Urgente: A vereadora solicita uma fiscalização imediata nas contas da Prefeitura de Pesqueira, com ênfase na gestão da Secretaria de Educação, evidenciando a necessidade de apuração rigorosa diante de possíveis irregularidades.

2. Transparência Comprometida: Izabela Lins aponta para a falta de transparência na utilização dos recursos destinados à educação no município. Ela destaca a importância de esclarecer à comunidade como os investimentos estão sendo aplicados e se estão beneficiando efetivamente o setor educacional.

3. Indícios de Desvios: A vereadora menciona indícios de desvios de verbas e má gestão, alertando para a urgência de uma intervenção do TCE-PE para corrigir e prevenir danos ao erário público.

A denúncia de Izabela Lins já repercute na comunidade pesqueirense, gerando debates sobre a necessidade de uma gestão mais transparente e responsável na Secretaria de Educação.

Resposta do TCE-PEAté o momento, o Tribunal de Contas do Estado não emitiu posicionamento oficial sobre a denúncia, mas a expectativa é de que a solicitação de Izabela Lins seja analisada com a seriedade que o caso requer, visando a garantia da legalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos em Pesqueira.

Segue o vídeo:


REUNIÃO DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PP DEFINE DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA PRÉ CAMPANHA DE CLARISSA TÉRCIO EM JABOATÃO

Em reunião da Executiva Estadual, PP define linha de atuação da pré-campanha de Clarissa Tércio em Jaboatão
Na reunião estratégica da Executiva do PP de Pernambuco, o deputado federal e presidente da legenda, no estado, Eduardo da Fonte juntamente com o vice-presidente do PP, o deputado federal, Lula da Fonte, os deputados estaduais Pastor Cleiton Collins, Pastor Júnior Tércio, Henrique Queiroz Filho, o coordenador político Gustavo Lourenço e Elaine Maciel, debateram estratégias e linhas de atuação para a pré-campanha da deputada federal e pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio.

Na ocasião, eles discutiram propostas e ações para as áreas de saúde, educação e segurança pública do município.

Outro ponto abordado na reunião foi a composição da chapa proporcional, assim como os critérios exigidos para os candidatos ingressarem, no partido, terem acesso ao fundo partidário e receberem todo o suporte necessário da legenda para disputarem uma vaga na Câmara dos Vereadores de Jaboatão. 

Para Eduardo da Fonte, a  pré-candidatura de Clarissa Tércio para disputar a Prefeitura de Jaboatão é uma prioridade e uma das grandes apostas da legenda. 

“ A pré-candidatura de Clarissa vem se fortalecendo a cada dia  e está na boca do povo de Jaboatão e, portanto daqui para frente, uniremos forças, intensificaremos as agendas e o trabalho, no sentido de ampliar e fortalecer o PP de Jaboatão dos Guararapes “, destacou o deputado federal e presidente do PP de Pernambuco, Eduardo da Fonte.

GERALDO TÁ FORA DE DISPUTA, MAIS APOIA JOÃO CAMPOS

Geraldo Júlio Desiste da Disputa Eleitoral, Reforçando Apoio a João Campos
O cenário político na capital pernambucana sofreu uma reviravolta significativa com a surpreendente decisão do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, de se retirar da corrida eleitoral. Em um comunicado enfático, Júlio afirmou categoricamente que não concorrerá a nenhum cargo eletivo, deixando muitos perplexos diante dessa mudança de rumo.

Apesar de sua decisão pessoal, Geraldo Júlio não se afasta completamente do jogo político, reforçando seu apoio irrestrito ao atual prefeito João Campos. Em uma demonstração de aliança sólida, Júlio destacou as realizações da gestão de Campos e ressaltou sua confiança no prosseguimento do trabalho em prol da cidade.

Essa reviravolta coloca uma nova dinâmica na corrida eleitoral, intensificando a competição pelo vácuo deixado pela decisão de Geraldo Júlio. Os potenciais candidatos agora se veem diante de um campo mais aberto, buscando consolidar suas propostas e conquistar o eleitorado que poderia estar inclinado ao ex-prefeito.

Analistas políticos apontam que a ausência de Geraldo Júlio na disputa traz uma incerteza que pode favorecer tanto candidatos mais consolidados quanto figuras emergentes. As alianças políticas serão cruciais nesse novo cenário, e os bastidores da política recifense prometem movimentações estratégicas nos próximos meses.

Resta aguardar como essa mudança impactará as articulações políticas locais, mas uma coisa é certa: a eleição no Recife ganhou uma nova complexidade, e os eleitores estarão atentos a cada movimento nesse tabuleiro político em constante transformação.

VEIO DA HAVAN CONDENADO POR COAÇÃO

As lojas Havan e seu proprietário Luciano Hang foram condenados pelo juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, a pagarem mais de R$ 85 milhões por intimidar seus empregados a votarem em Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2018. À decisão, cabe recurso. As informações são da coluna de Leonardo Sakamoto, do UOL. 

O proprietário teria promovido campanhas políticas em prol do candidato com o envolvimento obrigatório de empregados em “atos cívicos” na empresa, segundo a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Havan é acusado de ameaçar fechar lojas e dispensar empregados caso Fernando Haddad (PT), adversário de seu candidato, ganhasse a eleição. 

Além disso, os trabalhadores teriam sido constrangidos a responder enquetes internas promovidas pela Havan em seus terminais de computadores, informando em quem votariam - num momento em que já era conhecida a preferência do dono da empresa.

Ainda segundo a coluna, os procuradores responsáveis pelo caso afirmaram que “os réus valeram-se de sua condição de empregadores para impor sua opinião política a respeito dos candidatos à Presidência da República e para vincular, de maneira absolutamente censurável, a manutenção dos postos de trabalho de seus colaboradores, valendo-se de métodos humilhantes, vexatórios e, até mesmo, de 'pesquisas eleitorais' obrigatórias sem qualquer respaldo em lei”.

Ao UOL, o empresário Luciano Hang disse que a decisão é “descabida e ideológica”. “É um total absurdo. Inclusive, na época dos acontecimentos foram feitas diversas perícias nomeadas pela própria Justiça do Trabalho e nada ficou comprovado, não houve irregularidades. O juiz deveria seguir as provas, o que não fez, seguiu a sua própria ideologia. Mais uma vez o empresário sendo colocado como bandido”, afirmou.

Cálculo da multa 

O valor a ser pago como multa e indenização foi calculado pela Justiça do Trabalho da seguinte forma: a) R$ 500 mil para cada loja da Havan existente na época por descumprimento de cautelar que impedia o assédio eleitoral; b) danos morais coletivos de R$ 1 milhão (a ser revertido para o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de SC); c) dano moral individual de R$ 1 mil para cada empregado contratado até outubro de 2018; d) juros e correção monetária.

Com isso, o valor calculado pela Justiça é de mais de R$ 85 milhões, sendo que o total ainda pode sofrer alterações. A decisão determina que a sentença seja cumprida dez dias após esgotados todos os recursos. 

Na Lupa Quinta 01/02/24, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto


O FATOR LUCIANA EM OLINDA E REGIÃO

A iminente entrada de Luciana Santos na corrida eleitoral de Olinda promete redefinir as dinâmicas políticas da cidade de forma significativa. Com uma carreira política consolidada e um histórico de liderança comunitária, Luciana surge como uma figura capaz de desestabilizar o status quo e introduzir uma nova era na governança local.

O Impacto de Luciana na Disputa Eleitoral
A presença de Luciana Santos no cenário político olindense é como uma tempestade que agita as águas tranquilas da política local. Seu retorno à cidade que já governou desperta uma mistura de nostalgia e expectativa entre os eleitores, que veem nela não apenas uma candidata, mas uma líder com visão e determinação para promover mudanças reais.
Além disso, a trajetória de Luciana como ministra de Ciência e Tecnologia confere a ela uma credibilidade adicional, destacando sua capacidade de lidar com questões complexas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Olinda por meio de políticas inovadoras e baseadas em evidências científicas.

Redefinindo Alianças e Estratégias
A possível candidatura de Luciana Santos força os outros atores políticos a reavaliarem suas estratégias e alianças. Partidos de esquerda encontram nela uma líder unificadora, capaz de mobilizar uma ampla base eleitoral e construir uma coalizão sólida em torno de um projeto comum. Enquanto isso, a candidatura da situação se vê obrigada a reformular seu discurso e sua abordagem diante da perspectiva de enfrentar uma adversária tão carismática e respeitada.
A capacidade de Luciana de transcender linhas partidárias e atrair apoio de diferentes segmentos da sociedade olindense a posiciona como uma candidata capaz de unir o município em torno de um projeto de desenvolvimento inclusivo e sustentável, que priorize as necessidades e aspirações de todos os cidadãos.

Renascimento da Participação Feminina na Política Local
Além de seu impacto imediato na disputa eleitoral, a candidatura de Luciana Santos representa também um marco importante para a participação feminina na política de Olinda. Sua presença como uma das principais protagonistas na corrida pela prefeitura inspira outras mulheres a se engajarem na vida política da cidade, ampliando a diversidade de vozes e perspectivas representadas no debate público.
A possibilidade de uma prefeita mulher em Olinda não apenas quebra paradigmas históricos, mas também abre caminho para uma governança mais inclusiva e sensível às questões de gênero, garantindo que as políticas públicas municipais atendam às necessidades específicas das mulheres e promovam a igualdade de oportunidades para todos.
Em resumo, a entrada de Luciana Santos na disputa eleitoral de Olinda não apenas muda o jogo, mas redefine as próprias regras do jogo político na cidade. Sua liderança carismática, sua trajetória política respeitada e sua capacidade de mobilização prometem sacudir as estruturas estabelecidas e abrir caminho para uma nova era de governança e representação política em Olinda. O futuro da cidade está nas mãos dos eleitores, e a presença de Luciana Santos oferece uma oportunidade única para moldar esse futuro de acordo com os anseios e aspirações da população local. É isso!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

RAQUEL PARTICIPOU DA POSSE DE FÁTIMA BEZERRA NO CONSÓRCIO NORDESTE

Governadora Raquel Lyra participa da posse de Fátima Bezerra, gestora do Rio Grande do Norte, como presidente do Consórcio Nordeste
A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta terça-feira (31), da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste. A cerimônia ocorreu na cidade de Natal, durante a Assembleia Geral do colegiado regional. Atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra recebe o cargo de João Azevedo, chefe do Executivo estadual da Paraíba. A vice-governadora Priscila Krause também participou do evento, assim como membros dos governos dos nove estados do Nordeste e o ministro Wellington Dias (Assistência Social, Família e Combate à Fome), que representou o presidente Lula na solenidade.

Em seu discurso, Raquel Lyra celebrou a representatividade feminina na nova direção do consórcio. "Nos reunimos para prestigiar e dar posse na presidência do Consórcio Nordeste à querida Fátima Bezerra, que tem uma longa história de militância e resistência em favor do Nordeste brasileiro. Não tenho dúvida de que com ela como primeira mulher presidenta do grupo nós conseguiremos avançar em pautas importantes. Estamos falando sobre mulheres ocupando espaços de poder e da representatividade expressada aqui pela liderança de Fátima. Ainda agradeço e parabenizo o trabalho feito pelo governador João Azevedo", destacou a gestora.

Para a nova presidente do consórcio, o grupo contribui para a defesa de pautas relevantes para a região. “Desde o seu nascedouro, o Consórcio Nordeste se firmou como um belo exemplo enquanto ferramenta de gestão e governança. Com a minha chegada à presidência, uma das primeiras ações que sugiro é a criação de um comitê que irá atuar de forma integrada com o governo federal para garantir que os recursos do PAC cheguem efetivamente onde são necessários. Nós estaremos atentos para que o Nordeste não tenha obras atrasadas”, afirmou Fátima Bezerra.

O ministro da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, chamou atenção para a atuação do grupo. "O Nordeste é a região que mais gera empregos, que se desenvolve e cresce. Temos muitos motivos para nos orgulhar desta região. E o consórcio é um instrumento fundamental para garantir a cooperação entre os estados, para trazer política de equilíbrio e manter o compromisso com assuntos que são essenciais, como saúde, educação e segurança", pontuou.

Após a cerimônia de posse, os governadores se reuniram na Assembleia Geral do Consórcio. "Foram discutidos temas estratégicos para Pernambuco, como energias renováveis. Ainda tivemos a participação dos nossos secretários nas câmaras temáticas sobre educação e segurança pública. É com essa integração que iremos fazer o Nordeste avançar", explicou Priscila Krause, que representou o Estado nesta fase do evento.

Entre as pautas discutidas na assembleia estão a proposta para instalação de Comitê Científico de Emergências Climáticas, a criação do Fundo Caatinga e ainda houve um debate a respeito do monitoramento das obras que serão atendidas pelo Novo PAC.

Participaram do encontro os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fabrício Marques (Planejamento e Gestão), Ivaneide Dantas (Educação) e Fernando Holanda (Assessoria Especial). Ainda estiveram presentes a presidente da Petrobras em exercício, Clarice Copete, o presidente da Sudene, Danilo Cabral, e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Fotos: Hesíodo Goés/Secom

MAE E FILHA TEM CRIANÇAS NO MESMO DIA, ISSO É NORDESTE

Na última quinta-feira (25), Maria Margarida e a filha, Maria Alves, tiveram a grata surpresa de ter os filhos nascendo no mesmo dia. Aos 33 anos, Maria Margarida teve José Erick, e Maria, aos 18, teve Sofia, a primeira netinha de Margarida. Os partos, que não foram combinados, aconteceram com poucas horas de diferença na cidade de Pedro II, 165 km de Teresina.

A matriarca da família contou ao g1 que ela, o marido e os três filhos moravam em São Paulo quando a mais velha, Maria, descobriu a gravidez.

“Ela chegou para nós e contou que estava grávida, e eu ainda não sabia da minha. Quando ela contou, nós ficamos muito felizes. Todos emocionados, foi só alegria. E aí, em seguida, eu já descobri também. Não foi nada planejado, mas aconteceu. As coisas são como Deus permite que sejam”, disse a mãe e, agora, avó.

Apesar da felicidade em descobrir a quarta gravidez, Margarida lembrou que ficou preocupada porque, segundo ela, sabia que não teria tanta disposição para acompanhar a filha que estava passando pela primeira gestação.

“Mãe sempre se preocupa, né? Então decidimos voltar para o Piauí, que seria mais fácil para cuidar após parto. Viemos para cá e ficamos fazendo as consultas no mesmo dia. A data prevista do parto dela seria dia 18 de janeiro e a minha, dia 9 de fevereiro”, lembrou.

Apesar da previsão, Maria começou a sentir as dores do parto oito dias antes, e mesmo com as contrações, não estava com dilatação suficiente para o parto normal. Ela precisou ser acompanhada até a data do parto ser definida, acertada para o dia 25 de janeiro.


“Nesse meio tempo, o meu parto teve que ser antecipado porque eu ia fazer a laqueadura e também porque o líquido amniótico tinha reduzido um pouco, então o médico também já marcou a minha cesariana para o dia 25” , falou.

Margarida relatou que foi internada no hospital na quarta-feira (24) e por volta das 19h começou a sentir dores. Ela deu à luz seu bebê às 10h da quinta (25).

“Não falei para ela [a filha] das minhas dores porque ela já estava sentindo também. Eu queria acalmá-la. Então, fiquei sentindo até a hora da cesariana, quase 10 horas da manhã do outro dia. Eu até achei que seria parto normal, mas o médico decidiu pela cesariana, pois eu estava sentindo muitas contrações e sem dilatação nenhuma” falou.


Mãe e avó
Sobre o que vem sentindo após o nascimento das crianças, Margarida contou ser ótima a sensação de ser avó pela primeira vez. Ela falou também que os outros dois filhos, de 14 e 10 anos, receberam o irmão mais novo com muito carinho, assim como a sobrinha.


"Eu fico com o José Erick, depois vou lá com a Sofia e é isso. E a gente fica comentando que o aniversário dos dois é num dia só, como vai ser o bolo. Comenta que eles vão crescer igual os irmãos, que vão ficar brincando, aí depois que vão brigar. Tem sido assim" finalizou a avó e mãe. (Via: G1 PI)