terça-feira, 23 de junho de 2026

FIG 2026: REUNIÃO COM COMERCIANTES SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA (25)

A Prefeitura de Garanhuns convoca os interessados em comercializar alimentos e bebidas durante o Festival de Inverno de Garanhuns 2026 para uma reunião de alinhamento que acontecerá nesta quinta-feira (25/06), na CDL, localizada na Praça João Pessoa, nº 32.

Neste ano, a reunião será realizada em dois horários, de acordo com a categoria de comercialização.

Às 10h – Reunião com interessados em trabalhar com barracas, stands e trailers na Praça Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado.

Às 14h – Reunião com interessados em atuar com carrinhos, isopor, baleiros e ambulantes em geral.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura

NO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ, GOVERNADORA RAQUEL LYRA RESSALTA INVESTIMENTOS DO GOVERNO DE PERNAMBUCO NO MUNICÍPIO

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.
“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.

Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.
Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

ADRIANO CAMPOS MANTÉM PROTAGONISMO NA OPOSIÇÃO E SE CONSOLIDA COMO PRINCIPAL DESAFIANTE DO GRUPO GOVERNISTA EM TEREZINHA

Após protagonizar uma das disputas eleitorais mais acirradas da história recente de Terezinha, o ex-vereador Adriano Campos segue ampliando sua presença política e fortalecendo sua posição como uma das principais lideranças da oposição no município. Mesmo sem ocupar cargo público, ele tem mantido uma agenda ativa de articulações, encontros e construção de parcerias, demonstrando que a disputa encerrada nas urnas em 2024 está longe de representar o fim de seu projeto político.

A eleição municipal passada deixou evidente a força do grupo liderado por Adriano. Enfrentando toda a estrutura governista, o então candidato conquistou 2.663 votos e ficou apenas 85 votos atrás do atual prefeito Arnóbio Gomes, que venceu com 2.748 sufrágios. O resultado apertado transformou Adriano em uma referência para o campo oposicionista e consolidou seu nome como uma alternativa competitiva para o futuro político da cidade.

Desde então, o ex-vereador tem adotado uma postura de presença constante junto à população. Acompanhando demandas comunitárias, dialogando com lideranças locais e buscando interlocução com representantes estaduais, Adriano tem procurado manter viva a pauta da oposição e fortalecer seu grupo para os próximos desafios eleitorais.

Um dos pilares dessa construção política é sua relação de longa data com a deputada estadual Débora Almeida. Adriano costuma destacar a fidelidade política como uma de suas principais marcas. Em declarações recentes, reforçou que permaneceu ao lado de suas lideranças tanto nos momentos de vitória quanto nos períodos mais difíceis da trajetória política.

“Sou fiel à à minha deputada na vitória e na derrota. Diferente de muitos que só aparecem quando chega a bonança do poder”, afirmou, em uma fala que foi interpretada por aliados como um recado direto ao cenário político local e às movimentações de bastidores que costumam ocorrer em períodos pré-eleitorais.

Nos bastidores, apoiadores avaliam que a expressiva votação obtida em 2024 demonstrou que existe uma parcela significativa da população desejando mudanças na administração municipal. Para esse grupo, a diferença mínima registrada nas urnas revelou um município dividido politicamente e abriu espaço para a construção de uma alternativa competitiva visando as eleições de 2028.

Com pouco mais de dois anos até o próximo pleito municipal, Adriano trabalha para ampliar alianças, consolidar apoios regionais e fortalecer a atuação de suas lideranças políticas. O objetivo é transformar o capital político acumulado na última disputa em uma estrutura ainda mais robusta para enfrentar novamente o grupo governista.

A estratégia passa pela manutenção de uma oposição ativa, pela aproximação com a população e pela busca de investimentos e ações que possam beneficiar Terezinha. Enquanto o governo municipal administra a cidade, Adriano procura ocupar o espaço de principal voz crítica da gestão, mantendo vivo o debate sobre os rumos do município.

A disputa de 2028 ainda parece distante, mas os movimentos políticos já começaram. E, pelo que demonstram as articulações em andamento, Adriano Campos pretende chegar ao próximo embate eleitoral ainda mais fortalecido, determinado a transformar os 85 votos que separaram a oposição da vitória em uma nova oportunidade para liderar os destinos de Terezinha.

NO SERTÃO, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA PRIMEIRA CRECHE DO PAJEÚ E 300ª COZINHA COMUNITÁRIA DO ESTADO, NO MOXOTÓ

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, a chefe do Executivo estadual ainda entregou 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2.

“Inauguramos uma creche linda em Tuparetama, que vai trazer mais qualidade de vida para as mães e crianças daqui. Estamos buscando investimentos em todas as áreas, colocando água na torneira da casa das pessoas, transporte escolar e expandindo o Ilumina PE. E, em Sertânia, entregamos a cozinha comunitária de número 300, matando a fome de quem tem fome e gerando esperança no coração da nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida de Lima Rodrigues foi construído pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Tuparetama. Com capacidade para atender até 324 crianças, o equipamento conta com dez salas de aula, sala multiuso, espaço para amamentação, fraldário, refeitório, horta e demais ambientes planejados para garantir conforto, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a qualidade da estrutura e a importância do equipamento, o sexto entregue pela gestão, para as famílias do município. “É um equipamento que traz dignidade e tranquilidade para as famílias que deixarão suas crianças em um ambiente seguro, acolhedor e preparado para o desenvolvimento infantil”, destacou.

Para a mãe de primeira viagem Maria Isabele, de 18 anos, a unidade representa a chance de estudar e trabalhar sem preocupações. “Sabemos da importância desse tipo de empreendimento para as mães que trabalham e que precisam cuidar dos seus filhos. Esse investimento é mais do que uma obra, é a garantia de tranquilidade”, declarou. 

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria que tem transformado Tuparetama. O Governo de Pernambuco tem feito muito pelo Estado e não esqueceu da nossa cidade”, pontuou o gestor.

Chegando ao Sertão do Moxotó, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, localizada na Praça do Alto do Rio Branco. O equipamento é o segundo do tipo em Sertânia e o de número 245 implantado na atual gestão. As cozinhas comunitárias já garantiram mais de 27,5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Pernambuco.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco, comentou sobre a inauguração da unidade. “Hoje, estamos fazendo a inauguração de quatro cozinhas comunitárias. Por ser a de número 300, esta de Sertânia representa um marco para nós. É resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, que realmente se importa em cuidar das pessoas”, frisou a secretária.

As cozinhas comunitárias contam com investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil do Governo do Estado para manutenção. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, servindo cerca de 200 almoços por dia.

“Hoje, tempos o apoio do Governo para levar alimento, educação, esporte, infraestrutura e dignidade para quem mais precisa. É assim que a gente transforma a vida das pessoas: chegando na ponta e cuidando de gente”, disse a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu. Muito emocionada, a beneficiária da cozinha comunitária Girlene Silva agradeceu à gestão estadual pela iniciativa. “Estou muito nervosa e emocionada por estar aqui hoje, com a certeza de que teremos sempre nossa alimentação garantida”, afirmou.

REGULARIZAÇÃO - Os 169 títulos de propriedades entregues na ocasião em Sertânia integram o Programa Morar Bem - Regularização Fundiária, executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). A ação garante, de forma gratuita, a titularidade definitiva dos imóveis às famílias beneficiadas, promovendo segurança jurídica, cidadania e acesso pleno ao direito à moradia.

O deputado estadual Kaio Maniçoba elogiou as entregas. “Ver esses locais lotados mostra o reconhecimento do povo por tudo o que tem sido feito pelo nosso Sertão. Não tem município neste Estado que não tenha recebido ação do Governo de Pernambuco”, frisou. O deputado federal Túlio Gadêlha também ressaltou o alcance das ações. “São poucas vezes que vemos uma gestão indo nas cidades dessa forma. Em Tuparetama, temos uma creche de verdade, sem rodízio de criança, com estrutura adequada; e em Sertânia, mais uma cozinha para matar a fome do povo pernambucano”, acrescentou.

ILUMINAÇÃO – Durante a passagem por Tuparetama, a governadora também assinou a autorização para a ampliação da substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED, por meio do Ilumina PE. A iniciativa garantirá mais eficiência energética, economia para os municípios e reforço da segurança da população nos espaços públicos.

Em Tuparetama, acompanharam as entregas os prefeitos Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Fredson (São José do Egito) e Gilson Bento (Brejinho); e o assessor da Copergás, Rubens Junior. Já em Sertânia, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Luciano Duque; dos prefeitos Messias (Custódia), Wellington Siqueira (Ibimirim), Túlio Monteiro (Buíque) e Dr. Pedro (Iguaracy). Os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil) estiveram em ambas as agendas.

JOÃO FORTALECE ELO COM BRENO E MÁRCIA EM SERRA TALHADA

Foto: Eduardo Teles

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada. As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.
No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino. 

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade. Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme. 

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou

DESISTÊNCIAS EM SÃO PAULO FORTALECEM TARCÍSIO COM SUBIDA DE HADDAD

A disputa pelo Governo de São Paulo em 2026 ganhou novos contornos neste fim de semana com a desistência de dois pré-candidatos que disputavam o eleitorado de centro-direita e direita no estado. O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), anunciou neste domingo (21) que não concorrerá ao Palácio dos Bandeirantes e que buscará uma vaga na Câmara dos Deputados. Um dia antes, o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) também havia retirado sua pré-candidatura ao governo paulista para disputar a reeleição.

As duas decisões acabam beneficiando politicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que deverá concentrar parte significativa dos votos que poderiam ser destinados aos dois pré-candidatos. Ambos dialogavam com segmentos do eleitorado mais alinhados ao campo conservador e liberal, reduzindo a fragmentação desse grupo na disputa estadual.

Ao anunciar sua mudança de planos, Paulo Serra afirmou que pretende representar a região do ABC Paulista em Brasília.

“Eu decidi ser pré-candidato a deputado federal para levar Santo André e o ABC para Brasília e trazer muita coisa boa para nossa região”, declarou. Em seguida, explicou que a decisão foi tomada após um período de reflexão. “Depois de muita reflexão, ouvindo as pessoas, ouvindo o meu coração, eu entendi que a missão agora é outra. É algo muito maior”, completou.

A desistência ocorre após movimentações de aliados de Tarcísio que buscavam aproximar o ex-prefeito do projeto de reeleição do governador. Embora Serra não tenha formalizado apoio público ao republicano no anúncio, sua saída reduz o número de concorrentes no campo político que disputa o mesmo perfil de eleitor.

No sábado (20), Kim Kataguiri também comunicou que não disputará o governo estadual. O parlamentar informou que buscará um novo mandato na Câmara dos Deputados, encerrando uma pré-campanha que vinha sendo construída nos últimos meses.

Os números mais recentes da corrida eleitoral ajudam a explicar o impacto das desistências. Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na última sexta-feira (19) apontava Tarcísio de Freitas com 45,6% das intenções de voto, seguido pelo ex-ministro Fernando Haddad (PT), com 34,1%. Paulo Serra aparecia com 4,6%, enquanto Kim Kataguiri registrava 3%.

Somados, os dois pré-candidatos alcançavam 7,6% das intenções de voto. A retirada de ambos da disputa tende a favorecer principalmente Tarcísio, que passa a ter mais espaço para ampliar sua vantagem sobre os adversários e fortalecer a estratégia de buscar uma vitória ainda no primeiro turno. Ao mesmo tempo, a movimentação evidencia um processo de concentração de forças no campo da direita paulista, reduzindo a dispersão eleitoral e consolidando o governador como principal nome desse segmento para a eleição de 2026

segunda-feira, 22 de junho de 2026

CANDIDATO DO PL VENCE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA O GOVERNO DE RORAIMA

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), recebeu o maior número de votos válidos na eleição suplementar para o Governo de Roraima, realizada neste domingo (21). Ele liderou a apuração na condição de sub judice, com a candidatura ainda pendente de decisão definitiva da Justiça Eleitoral.

Se o registro de candidatura for confirmado, Arthur Henrique assumirá o Governo de Roraima ao lado do vice, Subtenente Velton (PL), militar do Exército e presidente municipal do partido em Boa Vista. O mandato seguirá até janeiro de 2027, quando tomará posse o governador eleito nas eleições gerais deste ano.

Roraima realizou eleições suplementares após a cassação da chapa eleita em 2022, formada pelo então governador Antonio Denarium e pelo vice Edilson Damião. Com a vacância do cargo, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), assumiu interinamente o comando do Estado.

Caso tenha a candidatura validada, será o primeiro mandato de Arthur Henrique como governador. Ele foi eleito prefeito de Boa Vista em 2020, assumindo o cargo em 2021, e reeleito em 2024 para um novo mandato iniciado em 2025. Em 2 de abril de 2026, renunciou à prefeitura para disputar o governo estadual

PREFEITURA DE ARCOVERDE DECRETA PONTO FACULTATIVO E FERIADO MUNICIPAL DURANTE FESTEJOS JUNINOS

A Prefeitura de Arcoverde publicou decretos estabelecendo mudanças no funcionamento das repartições públicas municipais em virtude das comemorações juninas de 2026.

De acordo com o Decreto nº 47/2026, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 22 e 23 de junho. A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.

Já o Decreto nº 46/2026 oficializa o feriado municipal do dia 24 de junho, data dedicada às celebrações de São João, uma das tradições mais importantes do calendário cultural e religioso do município.

Os decretos foram assinados pelo prefeito Zeca Cavalcanti e consideram a relevância dos festejos juninos para a cultura local, além das solicitações apresentadas por diversos segmentos da sociedade.

Com a medida, os servidores municipais terão um período especial para participar das festividades que movimentam a cidade e atraem milhares de visitantes durante o São João de Arcoverde, reconhecido como uma das maiores celebrações juninas de Pernambuco.

A Prefeitura reforça que os serviços essenciais, como atendimento de urgência e emergência na saúde, limpeza urbana, segurança e demais atividades indispensáveis ao interesse público, permanecerão em funcionamento durante o período.

O São João de Arcoverde segue com programação diversificada nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações musicais, manifestações da cultura popular e milhares de forrozeiros de várias regiões do estado e do país.