quarta-feira, 24 de junho de 2026

JANJÃO AMPLIA PRESENÇA POLÍTICA NA REGIÃO METROPOLITANA E PARTICIPA DE EVENTO DE INCLUSÃO EM CAMARAGIBE


O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), deu mais um passo no processo de ampliação de sua atuação política em Pernambuco ao marcar presença no 2º Arraiá da Inclusão, realizado em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A participação no evento evidencia a crescente aproximação do líder político com municípios metropolitanos, ampliando seu diálogo com diferentes segmentos da população.

Promovido pelo vereador Ricardo Pedrosa, o encontro reuniu famílias atípicas, crianças, jovens e representantes de movimentos voltados à inclusão social em uma programação marcada pela valorização da diversidade, do acolhimento e da convivência comunitária. O evento transformou o clima festivo junino em um espaço de integração, conscientização e fortalecimento de políticas inclusivas.

Ao lado do deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV), Janjão acompanhou as atividades e conversou com participantes, reforçando a importância de iniciativas que promovam a inclusão e garantam mais visibilidade às demandas das pessoas neuroatípicas e de suas famílias. A presença das lideranças políticas foi vista como um gesto de apoio a uma causa que vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade.

A participação em Camaragibe também simboliza a expansão da presença política de Janjão na Região Metropolitana do Recife, uma das áreas mais estratégicas do estado. Ao integrar agendas que tratam de temas sociais relevantes, o ex-prefeito fortalece sua aproximação com novos públicos e amplia sua inserção em debates que impactam diretamente a vida das famílias pernambucanas.

Mais do que uma celebração junina, o Arraiá da Inclusão consolidou-se como um espaço de valorização da cidadania e do respeito às diferenças. Em Camaragibe, a iniciativa mostrou que inclusão, acolhimento e participação social podem caminhar lado a lado, reunindo comunidade e lideranças em torno de uma causa que une e transforma.

PRODUTORES DO AGRESTE INVESTEM EM MELHORAMENTO GENÉTICO DOS REBANHOS E SE DESTACAM NA CRIAÇÃO DE OVINOS E CAPRINOS

Com o apoio do Sebrae, pecuaristas têm acesso a técnicas que produzem animais de alta qualidade e conquistam prêmios em leilões e exposições
A inovação e a tecnologia estão ajudando criadores de ovinos e caprinos do Agreste de Pernambuco a melhorarem a qualidade dos seus rebanhos e a conquistar novos mercados. Através do programa Sebraetec Melhoria Genética, do Sebrae Pernambuco, eles têm acesso a tecnologias como inseminação artificial e transferência de embriões, além de consultorias em vários setores da produção. Com esse trabalho, empreendedores da região começam a se destacar na criação de caprinos e ovinos, conquistando prêmios regionais e nacionais.

Os projetos estão beneficiando mais de 80 criadores no Agreste Central, Setentrional e Meridional, nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Canhotinho e Inajá. Através de parceria com as prefeituras, as ações acontecem de forma gratuita para os empreendedores ou com subsídio de 70% custeado pelo Sebrae/PE. Entre os temas abordados estão boas práticas na caprinovinocultura, desenvolvimento de novos produtos a partir do leite de cabra, melhoramento genético, e acesso a novos mercados.

CARUARU

José Gildo Lima de Barros, morador do Sítio Lagoa do Paulista, em Caruaru, cria ovelhas desde de 2016 e atualmente conta com 200 animais das raças Dorper e White Dorper. “Com o melhoramento genético, a produção está bem melhor do que era no começo. Atualmente, eu vendo os animais em leilões e na fazenda. Meu objetivo é melhorar cada vez mais”, diz. Entre os principais prêmios que ele já conquistou estão os de Grande Campeã Nordestina e Grande Campeã Nacional.

SANTA CRUZ

Em Santa Cruz do Capibaribe, no Sítio Magano, Sidcley Francisco de Souza, conhecido como Sidin das Cabras, cria caprinos há mais de 20 anos. Mas, há dois anos, chegou a desistir e vendeu todos os animais. “Mas depois voltei a criar, desta vez só caprinos de qualidade, da raça Saanen. Atualmente, eu tenho 25 animais, todos com documento e boa genética, sendo quatro reprodutores muito bons. Tenho cabras que dão em média sete litros de leite por dia, que eu vendo aqui em Santa Cruz do Capibaribe”. Para ele, somente os animais com boa genética compensam os custos da criação.

GARANHUNS

No Agreste Meridional, atendido pela sede do Sebrae/PE em Garanhuns, 12 criadores estão sendo beneficiados pelo Sebraetec Melhoria Genética – Caprinos e Ovinos, sendo 5 através de uma parceria com a Prefeitura de Canhotinho e 7 de forma privada.

Morador do Sítio Poço da Areia, no município de Inajá, o produtor Juliano Lacerda atua na ovinocultura de forma estruturada desde 2009, mas enfrentava dificuldades para avançar no melhoramento genético do rebanho, principalmente devido à localização da propriedade, situada a mais de 380 km da capital, o que tornava inviável o custeio de assistência técnica especializada.

Em 2021, iniciou sua jornada com o Sebrae, marcando um ponto de virada na produção. A partir desse momento, passou a ter acesso a genética de alto padrão, antes inacessível, além de evoluir significativamente seu rebanho, especialmente com o uso contínuo da técnica de transferência de embriões. Atualmente, o produtor acumula diversas premiações em exposições por todo o Brasil, consolidando-se como referência regional na atividade.

“Tenho ovinos das raças Dorper e White Dorper e caprinos Boer. No início criava apenas para corte, depois começamos a criar para venda de genética e estamos até hoje. Com isso, já ganhamos prêmios em exposições nordestinas e nacionais”, pontua. Segundo ele, para criar um animal campeão é necessário muito trabalho, boa genética, alimentação de qualidade e muito cuidado.

Os resultados dos projetos mostram que os produtores tornaram seus rebanhos mais produtivos por meio do melhoramento genético. Essas e outras mudanças positivas tornam a atividade mais competitiva e lucrativa e muitos deles já se destacam em leilões e exposições..

SEBRAETEC

O Sebraetec é uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, especialistas de mercado, tecnologias e serviços diferenciados. São soluções para ajudar os empreendedores em inovações e melhorias nos seus negócios, com 70% do valor do serviço custeado pelo Sebrae. Para isso, o programa conta com uma rede de prestadores de serviços de tecnologia que promovem o acesso a soluções inovadores e acompanham todas as etapas do processo para assegurar os melhores resultados

CRESCE A CHANCE DE TERESA LEITÃO SUBSTITUIR JAQUES WAGNER


A pressão para Jaques Wagner entregar a liderança do Governo no Senado aumentou e deve acontecer nesta semana. Também cresce a vantagem de a atual líder da bancada petista, senadora Teresa Leitão, de assumir a função. Além do mandato reconhecido que vem exercendo, a representante de Pernambuco não será candidata nas eleições deste ano, pois tem mais quatro anos no Senado.
Os petistas consideram que Teresa Leitão tem perfil agregador e mantém boa relação com o Palácio do Planalto e com o próprio presidente Lula (PT). Sendo escolhida, a petista será a primeira mulher a ocupar a liderança do Governo no Senado, mesmo estando no primeiro mandato.

A troca de liderança se dará pelo desgaste criado após a operação da Polícia Federal em endereços de Jaques, onde foram encontrados muitos dólares e euros. Além de o petista estar envolvido no esquema do Banco Master.

O caso envolvendo Jaques Wagner gerou impacto no cenário político, apesar de ele alegar inocência e que o dinheiro apreendido pela PF são de diárias oficiais pagas com o próprio cartão de crédito. O senador também garante que não recebeu imóveis de Augusto Lima e envolvimento com Daniel Vorcaro.

Mas ele teria sido convencido de que tem de entregar a liderança para evitar mais desgaste ao projeto de reeleição do presidente Lula (PT). Jaques Wagner é pré-candidato à reeleição ao Senado na

CARLOS VERAS ALIA ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DEFESA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ARTICULAÇÃO POLÍTICA EM PERNAMBUCO

 
A atuação do deputado federal Carlos Veras tem sido marcada pela combinação entre representação parlamentar, defesa das pautas sociais e capacidade de articulação política. Primeiro agricultor familiar eleito para a Câmara dos Deputados por Pernambuco, Veras construiu sua trajetória a partir dos movimentos sindicais e das organizações ligadas ao campo, experiência que continua influenciando diretamente sua agenda política em Brasília. Sua atuação tem forte foco na agricultura familiar, na geração de oportunidades para o Semiárido, na valorização dos trabalhadores e na ampliação das políticas de inclusão social.

Em 2025, Carlos Veras foi eleito primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, um dos cargos mais importantes da Mesa Diretora e responsável por áreas estratégicas da administração da Casa. A eleição para a função foi resultado de um amplo diálogo construído entre diferentes bancadas e ampliou significativamente sua influência no Congresso Nacional.

Além do mandato parlamentar, Veras assumiu a presidência estadual do PT em Pernambuco, passando a desempenhar papel central na organização política do partido e na articulação das estratégias eleitorais da legenda no estado. A função o coloca como um dos principais interlocutores entre o Governo Lula, as lideranças municipais, os movimentos sociais e a militância petista, ampliando sua presença para além da atuação legislativa.

Sua trajetória também registra passagens de destaque pela presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e pela liderança de pautas relacionadas à defesa dos povos tradicionais, dos trabalhadores rurais, da reforma agrária e da agricultura familiar. 

Esse conjunto de atuações fez com que Carlos Veras deixasse de ser apenas uma liderança regional do Sertão do Pajeú para se consolidar como uma das vozes mais influentes do campo progressista pernambucano na política nacional

MENDONÇA DEFENDE PRISCILA KRAUSE E ACUSA PSB DE QUERER SUSPENDER ATENDIMENTO DE SAÚDE E USAR A POLÍCIA FEDERAL CONTRA ADVERSÁRIOS


“Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitoreira, está sendo vítima de ataques sórdidos por parte da oposição, sob o comando do PSB”, defendeu o deputado federal Mendonça Filho esta terça . O parlamentar destacou que a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, é uma unidade de saúde complementar, conveniada ao SUS há mais de 50 anos, com contratos com o Estado de Pernambuco ao longo de 15 governos diferentes, inclusive recebendo recursos em todas as gestões do PSB.

“ Esse hospital é a única unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os 21 municípios da V GERES e é responsável por serviços essenciais como hemodiálise, terapia intensiva e tratamento de pacientes com câncer. Usar eleitoralmente uma unidade de saúde fundamental para o atendimento da população do interior, em especial do Agreste, é desumano e mostra bem como o PSB encara a saúde pública e até onde podem chegar para atingir um adversário político”, criticou.

Mendonça lembrou que, para prejudicar Priscila, a oposição pediu ao TCE a suspensão imediata do contrato com o hospital, colocando em risco tratamentos de pacientes oncológicos, renais e de alta complexidade atendidos pelo SUS. O pedido acabou rejeitado pelo Tribunal de Contas. Segundo Mendonça, o PSB está tentando vender como privilégio aquilo que existe há décadas e atravessou governos de todos os partidos. “Enquanto o PSB tenta forjar escândalo, os números expõem a farsa. Basta olhar o Portal da Transparência e verificar que, em 2022, último ano da gestão do PSB, o hospital recebeu R$ 29,4 milhões por serviços prestados ao SUS, valor superior ao registrado em qualquer ano na gestão Raquel Lyra.

O parlamentar relembra que os contratos entre o Governo do Estado e a Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para repasses do SUS, não nasceram agora. Assim como, os serviços não começaram agora e os pacientes não passaram a ser atendidos agora. “É clara e repugnante a tentativa da oposição de transformar uma relação contratual existente há décadas, sem qualquer indício de irregularidade, em escândalo político com um único objetivo: desgastar eleitoralmente o adversário. Não vão conseguir. Priscila tem uma vida pública limpa e tem a seu favor a verdade”, completou.

O Tribunal de Contas do Estado já analisou o caso e concluiu, em parecer técnico, que não há elementos suficientes para caracterizar ilegalidade ou nepotismo na contratação da unidade. E registrou que o modelo de credenciamento adotado não é novidade e já foi utilizado em gestões anteriores, inclusive com valores semelhantes”, afirmou Mendonça.

O pronunciamento do deputado teve o sentido de responder a postagens do PSB na Internet levantando a suspeita de que o hospital de Garanhuns que há 15 anos trabalha com o SUS e com recursos do Governo de Pernambuco para atender a população do agreste teria sido beneficiado pela atual administração. O hospital é gerido por familiares do esposo de Priscila desde que foi construído.

Redação com assessoria Foto: arquivo

PF FAZ OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO SISTEMA FINANCEIRO E BLOQUEIA ATÉ R$ 670 MILHÕES EM BENS LIGADOS AO DIGIMAIS, BANCO DE EDIR MACEDO

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para desarticular um esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão do Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Macedo é um dos investigados na operação por ser proprietário do banco.

A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670.348.945,70.

Segundo a Polícia Federal, durante as investigações foram analisados relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.

As apurações indicam que o esquema envolvia a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle.

Ainda de acordo com a investigação, a prática teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.

A PF também investiga operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.

JOÃO CAMPOS CAMINHA NO ALTO DO MOURA NA COMPANHIA DE JOSÉ QUEIROZ

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular transitou pelo Alto do Moura acompanhado de apoiadores, e recebeu manifestações de carinho da população no reduto da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

Parada obrigatória no Alto do Moura, a Casa-Museu Mestre Vitalino esteve no roteiro do pré-candidato, que exaltou o espaço como um símbolo da potência cultural de Caruaru e da representação da essência do povo pernambucano. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá, outro importante polo junino do estado. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população e se juntando ao clima de São João vivenciado na cidade

VIÚVA DE ENGENHEIRO MORTO EM FESTA DE SÃO JOÃO FAZ GRAVE ACUSAÇÃO CONTRA EX

A discussão que terminou no assassinato do engenheiro Rubens Fernandes, na saída da festa de São João Soul João, em Lagoa Seca, começou com provocações. A afirmação foi feita pela médica Cinthya Alves, namorada da vítima, à Polícia Civil da Paraíba.

O crime aconteceu na madrugada de domingo (21), no Agreste do estado. O principal suspeito é o empresário da construção civil Christian Medeiros Veiga Dantas Costa, atual namorado da ex-companheira de Rubens, a também médica Larissa.

Relato de provocações e agressões
Cinthya relatou que ela e o engenheiro aproveitavam o evento normalmente quando Larissa começou a se aproximar. Segundo a testemunha, a médica buscou chamar a atenção do casal de forma reiterada, com o objetivo claro de provocar desavenças.

A namorada da vítima afirmou que o casal optou por ignorar as investidas da ex-companheira de Rubens. No entanto, a situação se agravou no encerramento da festa, quando Christian se aproximou e iniciou os ataques físicos. De acordo com o depoimento, o empresário desferiu socos contra Rubens e acabou atingindo outras pessoas. Cinthya declarou ter sido agredida no rosto durante a confusão, e revelou que sua irmã também sofreu agressões.

Prisão em flagrante e investigação
Logo após a briga física, Christian efetuou os disparos de arma de fogo contra Rubens Fernandes. O engenheiro, que era natural de Guarabira, chegou a ser socorrido e levado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta que o homicídio foi motivado por ciúmes. O conflito teria sido gerado pelo histórico de relacionamentos e desavenças entre as partes envolvidas na discussão.
Christian Dantas foi preso em flagrante por equipes policiais logo após o crime. O empresário, que atua no município de Santa Luzia, foi conduzido para a Central de Polícia Civil de Campina Grande, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

O corpo de Rubens foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) para a realização dos exames periciais. Os laudos técnicos vão auxiliar na conclusão do inquérito sobre a dinâmica do assassinato