quinta-feira, 25 de junho de 2026

34º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE FORMAÇÃO

Inscrições poderão ser realizadas de 25 a 30 de junho: as oficinas são gratuitas e contemplam diferentes linguagens artísticas
Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade. 

As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. 

Confira a lista completa:

Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
Petrônio Lorena 
Público-alvo: a partir dos 25 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
Nathê Ferreira 
Público-alvo: adolescentes (12 a 18 anos)
Horário: Tarde (13h às 17h)

Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
Junior Fernandes
Público-alvo: geral
Horário: manhã (8h às 12h)

Introdução à Produção de Eventos Culturais
Suenne Sotero 
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
Marcelo Bonfim dos Santos
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Captação de Recursos na Prática
Karlos Takamaru
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Tarde (13h às 17h)

Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
Clara de Assis Silva Gurgel e Laís Cordeiro Domingues
Público-alvo: geral
Horário: Tarde (13h às 17h)

Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura
Cristhine Isaac
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Manhã (8h às 12h)

Foto: Ailton Vieira (PMG)

SAMU AVANÇA EM ARCOVERDE E PRIMEIRA UTI MÓVEL CHEGA À CIDADE APÓS ARTICULAÇÃO DE ZECA CAVALCANTI


A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde entrou em uma nova fase e começou a ganhar forma concreta com a chegada da primeira ambulância que fará parte da estrutura do serviço no município. O veículo, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma verdadeira UTI móvel sobre rodas, foi recebido pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara, marcando um momento histórico para a rede pública de saúde da cidade e para toda a população que há anos aguardava pela implantação do serviço.

A conquista é fruto de um trabalho de articulação liderado pelo prefeito Zeca Cavalcanti, que desde o início da atual gestão estabeleceu como prioridade a implantação do SAMU em Arcoverde. O compromisso foi anunciado oficialmente em julho de 2025 e, menos de um ano depois, começa a se transformar em realidade com a chegada do primeiro equipamento essencial para o funcionamento do sistema.

A ambulância recebida foi viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal, e possui estrutura avançada para atendimentos de alta complexidade. O veículo é equipado para prestar socorro imediato a vítimas de acidentes, pacientes com problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e outras situações de urgência que exigem suporte médico especializado durante o transporte até unidades hospitalares.

Em vídeo divulgado pela Prefeitura de Arcoverde, a secretária de Saúde, Maria Clara, destacou a importância da conquista para o município e ressaltou o empenho da gestão municipal para tornar o serviço uma realidade.

Segundo ela, a chegada da primeira ambulância representa um marco para a saúde pública local e demonstra que o projeto está avançando de forma concreta. A secretária enfatizou que o resultado é consequência de muito trabalho e da articulação realizada pelo prefeito Zeca Cavalcanti junto aos órgãos responsáveis.

O processo de implantação do SAMU, no entanto, vai além da aquisição das ambulâncias. Paralelamente à chegada dos veículos, a Prefeitura trabalha na estruturação da base operacional que servirá de suporte para as equipes e para o funcionamento do serviço. O espaço contará com instalações adequadas para acomodar as ambulâncias, além de toda a logística necessária para garantir rapidez e eficiência nos atendimentos.

Outra etapa importante será a formação das equipes que atuarão diretamente nas ocorrências. O município deverá realizar processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Todos os profissionais passarão por capacitações específicas, seguindo os protocolos nacionais de atendimento pré-hospitalar de urgência.

Além da Unidade de Suporte Avançado já entregue, a expectativa é que uma segunda ambulância, desta vez uma Unidade de Suporte Básico (USB), chegue nas próximas semanas. Com os dois veículos, Arcoverde passará a contar com uma estrutura capaz de atender diferentes níveis de urgência e emergência, ampliando significativamente a capacidade de resposta do sistema de saúde municipal.

A implantação do serviço ocorrerá através do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional do SAMU. Essa integração permitirá uma atuação coordenada entre municípios da região, fortalecendo o atendimento de urgência e garantindo maior cobertura para a população.

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância simboliza o cumprimento de um compromisso assumido com os moradores de Arcoverde. O gestor destacou que o município segue avançando nas etapas necessárias para colocar o serviço em operação e afirmou que a população já pode visualizar os resultados concretos de um projeto que durante muitos anos foi tratado como uma demanda prioritária.

Quando estiver plenamente em funcionamento, o SAMU representará um dos mais importantes avanços da saúde pública local dos últimos anos. O serviço proporcionará atendimento mais rápido em situações críticas, reduzirá o tempo de resposta em emergências, aumentará as chances de recuperação dos pacientes e reforçará a rede de assistência à saúde em toda a região.

A chegada da primeira UTI móvel simboliza não apenas a entrega de um veículo, mas o início de uma nova estrutura de atendimento que promete transformar a assistência de urgência em Arcoverde, oferecendo mais segurança, eficiência e proteção à vida da população.

JUNTOS PELA SEGURANÇA: GOVERNADORA RAQUEL LYRA REFORÇA EFETIVO DO CBMPE COM FORMAÇÃO DE NOVOS OFICIAIS

Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.  
“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já  nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação. 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.
Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.
“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou. 
Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse. 
Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom

TEM MULHER NA LIDERANÇA NO SENADO, COMEMORA MARÍLIA ARRAES

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional, abrindo caminhos e mostrando que liderança, sensibilidade e firmeza caminham juntas na boa política.

Tenho convicção de que o Senado seguirá sendo um espaço decisivo para consolidar as transformações que o Brasil precisa. Por isso, sigo com toda a disposição e coragem para, a partir de 2027, somar forças com o presidente Lula e com a senadora Teresa Leitão na defesa dos interesses de Pernambuco e na aprovação das pautas que garantam mais justiça social, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo.

Parabéns Teresa! Pernambuco está orgulhoso de vê-la ocupar um lugar de tamanha relevância na política nacional.

*Marília Arraes - pré-candidata ao Senado*

GARANHUNS - INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE RACIAL SÃO PRORROGADAS

Prazo segue aberto até esta sexta-feira (26); eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho, com participação de diferentes segmentos sociais
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informa que o prazo para as inscrições do processo eleitoral dos representantes que irão compor o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, biênio 2026/2028, foi prorrogado. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (26), na Casa dos Conselhos de Garanhuns - localizada na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis - das 8h às 16h. A eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho. 

O edital prevê a eleição de nove representantes titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre segmentos da sociedade civil organizada, incluindo comunidade quilombola, movimentos sociais LGBTQIAPN+, organizações de atendimento à Pessoa Idosa, à pessoa com deficiência e à criança e ao adolescente; povos de terreiro ou organização religiosa, movimento de mulheres e artístico-cultural, além de representantes da OAB/Subseção local.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular e garantir a representatividade da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos e à igualdade racial no município. Mais informações sobre o novo cronograma podem ser consultadas no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, por meio do Edital de Convocação nº 001/2026, publicado na última terça-feira (23), ou no site oficial da Prefeitura de Garanhuns. 

Arte: Anderson Carlos

Link

https://garanhuns.pe.gov.br/editais/publicacoes/detalhe/19-05-2026-edital-de-convocacao-n-001-2026-conselho-municipal-de-direitos-humanos-e-igualdade-racial-bienio-2026-2028-convocatorias-secretaria-de-assistencia-social-e-direitos-humanos

EX-THE VOICE LETÍCIA BASTOS É CONFIRMADA NO SÃO JOÃO DE CAAPORÃ

Cantora lançou EP Meu Oxente em defesa da identidade nordestina e circula no clima de Copa com a música O Brasil Tá em Alta
A cantora e compositora pernambucana Letícia Bastos é uma das atrações da programação do São João de Caaporã nesta sexta-feira, dia 26. A artista tem obtido projeção na cena cultural e nas plataformas com músicas autorais, releituras de clássicos e a defesa da identidade nordestina através da conciliação da tradição com elementos do pop.

A cantora está à frente de dois projetos alinhados com o período junino e o espírito de torcida pelo país instituído pela Copa do Mundo. A música O Brasil Tá em Alta, lançada na semana passada, capta o culto internacional à brasilidade expressada na mania dos símbolos e das cores nacionais e exalta atributos da gastronomia, das festividades e do São João percebidos como atrativos para os estrangeiros.

O Forró em Série transforma o perfil da cantora no Instagram em palco para versões livres e poéticas de forrós eternizados na memória brasileira e, sobretudo, nordestina, com arranjos contemporâneos e a interpretação característica de Letícia. Os vídeos passaram de 500 mil visualizações e foram replicados por contas de compositores ilustres, como o conterrâneo Petrúcio Amorim, poeta do forró.
No show em Caaporã, Letícia apresenta um repertório junino montado especialmente para o ciclo festivo, com incursões por composições bem-sucedidas junto ao público nordestino de autores famosos e intérpretes queridos.

Letícia Bastos despontou para o cenário nacional com a participação impactante no The Voice Brasil. A cantora lançou, no ano passado, o EP Meu Oxente, com músicas próprias, no estilo pop nordestino, e faixa-título em defesa da cultura e da identidade nordestina contra preconceitos regionais.

GESTÃO DE EXCELÊNCIA: TORITAMA CONQUISTA O 1º LUGAR DO NORDESTE EM PRÊMIO DO TESOURO NACIONAL

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta, celebra o reconhecimento dado às cidades que apresentam os maiores níveis de precisão, consistência e confiabilidade nos dados fiscais enviados ao Governo Federal.

“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.

Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA NOVA CENTRAL DE VACINAS E DOBRA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO EM PERNAMBUCO

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 
"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.  

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.

Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.

"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel. 

Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom