quinta-feira, 25 de junho de 2026

GOVERNADORA RAQUEL LYRA REFORÇA SEGURANÇA PÚBLICA COM FORMAÇÃO DE 457 POLICIAIS CIVIS, ENTREGA DE 124 VIATURAS E UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO À MULHER

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco
Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.
“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.
O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana. 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.
Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.
Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.
O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.
Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.
MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

RAQUEL REÚNE OS TRÊS MAIORES GRUPOS POLÍTICOS DE SERRA TALHADA E ISOLA MÁRCIA CONRADO APÓS ADESÃO DE CARLOS EVANDRO

O cenário político de Serra Talhada entra em uma nova fase com um movimento que promete alterar o equilíbrio de forças no município. O ex-prefeito Carlos Evandro confirmou que encerrou sua aliança política com a prefeita Márcia Conrado e deverá oficializar, no próximo sábado (27), durante a agenda da governadora Raquel Lyra na cidade, seu apoio à reeleição da chefe do Executivo estadual.

A decisão representa uma das mais importantes movimentações políticas do Sertão do Pajeú nos últimos meses. Em conversa com o Farol de Notícias, Carlos Evandro foi direto ao resumir sua posição: "Acabou o ciclo com ela", afirmou, referindo-se à prefeita Márcia Conrado. A declaração confirma o rompimento definitivo entre os dois grupos, que estiveram juntos em eleições anteriores.

A expectativa é que o anúncio oficial aconteça durante a visita de Raquel Lyra a Serra Talhada, transformando o evento em um ato político de grande simbolismo. Além de declarar apoio à governadora, Carlos Evandro também deverá anunciar que caminhará ao lado de Miguel Duque, ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pré-candidato a deputado federal.

Com a adesão de Carlos Evandro, a oposição em Serra Talhada ganha uma nova configuração e amplia sua musculatura política. O grupo passa a reunir importantes lideranças da política sertaneja, como Luciano Duque, Sebastião Oliveira, Waldemar Oliveira e o próprio Carlos Evandro, formando um bloco que tende a concentrar parte significativa da força política do município e da região.

Nos bastidores, o movimento também desperta especulações sobre o futuro. A aproximação entre Carlos Evandro e o grupo liderado pelos Duque já alimenta comentários sobre uma possível construção política visando as eleições municipais de 2028. Embora ainda não haja definições oficiais, interlocutores avaliam que a união entre Carlos Evandro e Miguel Duque poderá representar um novo projeto político para Serra Talhada nos próximos anos.

A movimentação também produz reflexos diretos no tabuleiro estadual. Ao conquistar o apoio de Carlos Evandro, Raquel Lyra fortalece sua base em um dos principais municípios do Sertão pernambucano e passa a contar, em torno de seu projeto de reeleição, com os três maiores grupos políticos da cidade: o grupo liderado por Carlos Evandro, o grupo dos Oliveira e o grupo dos Duque.

Na prática, o novo alinhamento amplia a presença política da governadora em Serra Talhada e reduz o espaço de articulação da prefeita Márcia Conrado no campo governista estadual. A formação desse amplo bloco em defesa da reeleição de Raquel Lyra redesenha o cenário político local e coloca a disputa eleitoral em um novo patamar, antecipando movimentos que deverão influenciar não apenas as eleições de 2026, mas também a sucessão municipal de 2028.

Com o anúncio previsto para o próximo sábado, Serra Talhada deverá testemunhar um dos atos políticos mais relevantes do ano no Sertão. A adesão de Carlos Evandro consolida uma nova composição de forças, fortalece o palanque da governadora e inaugura um novo capítulo na disputa pelo comando político do município.

JOÃO DEFENDE NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO PARA A MATA NORTE

NAZARÉ DA MATA – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) defendeu, nesta quinta-feira (25), em visita a Nazaré da Mata, a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a Mata Norte. Segundo o líder da Frente Popular, iniciativas implantadas em gestões como a do ex-governador Eduardo Campos marcaram a história da região, sobretudo pela decisão estratégica de criar um polo automotivo e de atrair novos empreendimentos. João destacou, porém, que é preciso avançar ainda mais, promovendo a interiorização do crescimento econômico e de investimentos que hoje se concentram, em grande parte, na faixa litorânea.

O pré-candidato citou o novo trecho da duplicação da BR-408, já com projeto em licitação pelo Governo Federal, como exemplo de ação que pode induzir o desenvolvimento, de forma associada à duplicação da PE-90, proposta apresentada por João em uma passagem anterior pela região neste período de pré-campanha. Ele também fez críticas ao atual governo estadual pela falta de articulação e força política para conduzir esse processo.

“Qual é a grande indústria instalada na Mata Norte inteira nos últimos anos? Nós precisamos inaugurar um novo ciclo, porque o que já foi feito foi muito importante, mas é gasolina queimada. Já está aqui. Agora a gente tem que trazer novas coisas. Se não houvesse a intervenção de Eduardo Campos, nada disso estaria aqui. Eu vejo que a gente tem um novo ciclo para desenvolver e que esse ciclo passa por uma interiorização dentro da própria Mata Norte. É a gente puxar do Litoral Norte para dentro da Mata Norte e, para isso, é muito importante a BR-408, a extensão da duplicação e a própria PE-90, que vai ajudar a fazer uma conexão com outras regiões”, elencou, em entrevista a uma rádio local.

João também citou a reunião que teve com o presidente Lula (PT) na quarta-feira (24) como uma demonstração de que tem tamanho para garantir um novo tempo para Pernambuco. “A gente precisa voltar a ter esses sonhos grandes de grandes obras de infraestrutura, de grandes indústrias. A gente precisa ter tamanho. Ontem mesmo eu passei quatro horas no Palácio da Alvorada com o presidente da República tratando de política do Brasil inteiro, montando o palanque no maior estado da federação, que é São Paulo, construindo palanques no país, discutindo sobre a eleição nacional, tomando decisões que vão mudar a vida do Brasil. Então, é disso que Pernambuco precisa: voltar a ter um protagonismo que traga coisa boa para o nosso estado”, avaliou.

Foi a segunda visita de João Campos a Nazaré da Mata neste período de pré-campanha. A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) e pelos deputados Sileno Guedes (PSB) e Eriberto Filho (PSB). O pré-candidato a governador foi recebido por lideranças como o ex-prefeito Nino, o ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato (PSB), o atual vice-prefeito Rostand Negromonte (Podemos), além de ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças da Mata Norte.

Fotos: Edson Holanda

NOTA DE ESCLARECIMENTO - PREFEITURA DE GARANHUNS

Como já é de conhecimento público, a atual gestão municipal de Garanhuns precisou honrar compromissos e dívidas deixadas pelo ex-prefeito Izaías Régis. Uma delas está em julgamento na justiça federal, trata-se de valores pagos a professores, direitos trabalhistas adquiridos como 13º salários e férias, da época de quando estavam na ativa, referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020, e que não foram pagos pelo ex-prefeito. Como se vê pelos anos, dívidas herdadas pela atual gestão municipal.

Surpreendeu-nos, à atual gestão, o questionamento judicial pelo pagamento vir da própria equipe do ex-prefeito, sua sobrinha Rayssa Régis, e seu advogado, ou seja, não pagaram e ainda questionam o pagamento pela atual gestão.

Neste presente momento existe um debate judicial no sentido de se reconhecer a legalidade do pagamento das verbas trabalhistas (Férias, 13º, entre outros) dos servidores da educação com recursos do Fundeb, que no momento do pagamento já estavam inativos, lembrando e registrando ainda, que as referidas verbas foram adquiridas quando os mesmos estavam em atividade plena em sala de aula. 

O entendimento do município de Garanhuns, em se tratando de direitos adquiridos dos professores à época em que estavam na ativa, é legalmente aceito o uso do Fundeb. Ressaltamos aqui que não foi usado o fundo para pagamentos de aposentadorias e pensões, como veda a lei, mas de indenizações de 13º e férias não pagas pela gestão da época.

Assim, o município, recebe com tranquilidade a decisão do colegiado do Tribunal Regional Federal, que em decisão dividida, por três votos a dois, entende que não seria possível o uso do Fundeb para pagar os aposentados, mesmo em se tratando de remunerações de quando estavam em sala de aula. Informa ainda que estará recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para que o entendimento do Tribunal possa servir aos demais entes da federação, pois mantemos a clareza e convicção que a Prefeitura de Garanhuns cumpriu com uma obrigação legítima, de fazer o pagamento devido, com a verba federal devida.

Por fim, o município de Garanhuns, através de seu representante legal, firma o entendimento de que, na presente questão, agiu dentro da legalidade, pois o aludido pagamento se efetivou, único e exclusivamente, no sentido de garantir as verbas trabalhistas devidas, a professores que tinham o direito adquirido em sala de aula, e que cujos pagamentos foram negligenciados na gestão do ex-prefeito Izaías Régis.

Município de Garanhuns

34º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE FORMAÇÃO

Inscrições poderão ser realizadas de 25 a 30 de junho: as oficinas são gratuitas e contemplam diferentes linguagens artísticas
Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade. 

As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. 

Confira a lista completa:

Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
Petrônio Lorena 
Público-alvo: a partir dos 25 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
Nathê Ferreira 
Público-alvo: adolescentes (12 a 18 anos)
Horário: Tarde (13h às 17h)

Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
Junior Fernandes
Público-alvo: geral
Horário: manhã (8h às 12h)

Introdução à Produção de Eventos Culturais
Suenne Sotero 
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
Marcelo Bonfim dos Santos
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Captação de Recursos na Prática
Karlos Takamaru
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Tarde (13h às 17h)

Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
Clara de Assis Silva Gurgel e Laís Cordeiro Domingues
Público-alvo: geral
Horário: Tarde (13h às 17h)

Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura
Cristhine Isaac
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Manhã (8h às 12h)

Foto: Ailton Vieira (PMG)

SAMU AVANÇA EM ARCOVERDE E PRIMEIRA UTI MÓVEL CHEGA À CIDADE APÓS ARTICULAÇÃO DE ZECA CAVALCANTI


A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde entrou em uma nova fase e começou a ganhar forma concreta com a chegada da primeira ambulância que fará parte da estrutura do serviço no município. O veículo, uma Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma verdadeira UTI móvel sobre rodas, foi recebido pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara, marcando um momento histórico para a rede pública de saúde da cidade e para toda a população que há anos aguardava pela implantação do serviço.

A conquista é fruto de um trabalho de articulação liderado pelo prefeito Zeca Cavalcanti, que desde o início da atual gestão estabeleceu como prioridade a implantação do SAMU em Arcoverde. O compromisso foi anunciado oficialmente em julho de 2025 e, menos de um ano depois, começa a se transformar em realidade com a chegada do primeiro equipamento essencial para o funcionamento do sistema.

A ambulância recebida foi viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), do Governo Federal, e possui estrutura avançada para atendimentos de alta complexidade. O veículo é equipado para prestar socorro imediato a vítimas de acidentes, pacientes com problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e outras situações de urgência que exigem suporte médico especializado durante o transporte até unidades hospitalares.

Em vídeo divulgado pela Prefeitura de Arcoverde, a secretária de Saúde, Maria Clara, destacou a importância da conquista para o município e ressaltou o empenho da gestão municipal para tornar o serviço uma realidade.

Segundo ela, a chegada da primeira ambulância representa um marco para a saúde pública local e demonstra que o projeto está avançando de forma concreta. A secretária enfatizou que o resultado é consequência de muito trabalho e da articulação realizada pelo prefeito Zeca Cavalcanti junto aos órgãos responsáveis.

O processo de implantação do SAMU, no entanto, vai além da aquisição das ambulâncias. Paralelamente à chegada dos veículos, a Prefeitura trabalha na estruturação da base operacional que servirá de suporte para as equipes e para o funcionamento do serviço. O espaço contará com instalações adequadas para acomodar as ambulâncias, além de toda a logística necessária para garantir rapidez e eficiência nos atendimentos.

Outra etapa importante será a formação das equipes que atuarão diretamente nas ocorrências. O município deverá realizar processo seletivo para contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Todos os profissionais passarão por capacitações específicas, seguindo os protocolos nacionais de atendimento pré-hospitalar de urgência.

Além da Unidade de Suporte Avançado já entregue, a expectativa é que uma segunda ambulância, desta vez uma Unidade de Suporte Básico (USB), chegue nas próximas semanas. Com os dois veículos, Arcoverde passará a contar com uma estrutura capaz de atender diferentes níveis de urgência e emergência, ampliando significativamente a capacidade de resposta do sistema de saúde municipal.

A implantação do serviço ocorrerá através do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional do SAMU. Essa integração permitirá uma atuação coordenada entre municípios da região, fortalecendo o atendimento de urgência e garantindo maior cobertura para a população.

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância simboliza o cumprimento de um compromisso assumido com os moradores de Arcoverde. O gestor destacou que o município segue avançando nas etapas necessárias para colocar o serviço em operação e afirmou que a população já pode visualizar os resultados concretos de um projeto que durante muitos anos foi tratado como uma demanda prioritária.

Quando estiver plenamente em funcionamento, o SAMU representará um dos mais importantes avanços da saúde pública local dos últimos anos. O serviço proporcionará atendimento mais rápido em situações críticas, reduzirá o tempo de resposta em emergências, aumentará as chances de recuperação dos pacientes e reforçará a rede de assistência à saúde em toda a região.

A chegada da primeira UTI móvel simboliza não apenas a entrega de um veículo, mas o início de uma nova estrutura de atendimento que promete transformar a assistência de urgência em Arcoverde, oferecendo mais segurança, eficiência e proteção à vida da população.

JUNTOS PELA SEGURANÇA: GOVERNADORA RAQUEL LYRA REFORÇA EFETIVO DO CBMPE COM FORMAÇÃO DE NOVOS OFICIAIS

Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.  
“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já  nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação. 
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.
Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.
“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou. 
Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse. 
Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom

TEM MULHER NA LIDERANÇA NO SENADO, COMEMORA MARÍLIA ARRAES

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal. Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional, abrindo caminhos e mostrando que liderança, sensibilidade e firmeza caminham juntas na boa política.

Tenho convicção de que o Senado seguirá sendo um espaço decisivo para consolidar as transformações que o Brasil precisa. Por isso, sigo com toda a disposição e coragem para, a partir de 2027, somar forças com o presidente Lula e com a senadora Teresa Leitão na defesa dos interesses de Pernambuco e na aprovação das pautas que garantam mais justiça social, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo.

Parabéns Teresa! Pernambuco está orgulhoso de vê-la ocupar um lugar de tamanha relevância na política nacional.

*Marília Arraes - pré-candidata ao Senado*