sexta-feira, 26 de junho de 2026

PAQUINHA ACOMPANHA OBRAS DA NOVA CRECHE EM PIRAUÁ E DESTACA AVANÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MACAPARANA

O prefeito Paquinha realizou uma visita técnica às obras da nova creche que está sendo construída no distrito de Pirauá, em Macaparana, reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação da rede de educação infantil e com a melhoria da qualidade de vida das famílias da zona rural. Durante a agenda, o gestor acompanhou de perto o andamento dos serviços, conversou com integrantes da equipe responsável pela execução da obra e destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento social e educacional da comunidade.

A nova unidade representa um investimento estratégico para o município ao ampliar o acesso à educação infantil, etapa considerada fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Quando concluída, a creche oferecerá um ambiente estruturado, seguro e preparado para acolher os estudantes nos primeiros anos de vida, proporcionando melhores condições de aprendizado e contribuindo para que pais e responsáveis tenham mais tranquilidade para trabalhar e desenvolver suas atividades diárias.

Durante a visita, Paquinha ressaltou que a obra simboliza um importante avanço para Pirauá e reforça o compromisso da administração municipal em investir em áreas essenciais para a população. Segundo o prefeito, cada novo equipamento público entregue representa mais dignidade, inclusão e oportunidades para as famílias do município.

"Estive visitando a nova creche que está sendo construída no distrito de Pirauá, uma obra que representa mais cuidado, educação e oportunidades para nossas crianças e suas famílias. Quero aqui deixar meu agradecimento à governadora Raquel Lyra por esse importante presente para o nosso município e ao deputado Antônio Moraes pelo apoio e parceria de sempre. É assim, com união e trabalho sério, que seguimos construindo um futuro melhor para todos", afirmou o gestor.

Paquinha também fez questão de reconhecer a parceria institucional que tornou possível a execução do projeto. O prefeito agradeceu à governadora Raquel Lyra pelo apoio ao município e ao deputado estadual Antônio Moraes, destacando a atuação conjunta em defesa de investimentos que fortalecem a infraestrutura educacional de Macaparana.

Além de ampliar a oferta de vagas na educação infantil, a nova creche deverá contribuir para a redução da demanda por atendimento nessa etapa de ensino, garantindo mais acesso às crianças da comunidade e fortalecendo a política pública voltada à primeira infância. O equipamento também deverá proporcionar um ambiente adequado para atividades pedagógicas, alimentação, recreação e desenvolvimento integral dos estudantes.

A visita às obras reforça o acompanhamento permanente da gestão municipal sobre os investimentos em andamento e evidencia a prioridade dada à educação como instrumento de transformação social. Com a construção da creche de Pirauá, Macaparana amplia sua capacidade de atendimento às famílias, investe no futuro das novas gerações e fortalece uma rede educacional voltada para oferecer mais oportunidades, inclusão e qualidade de ensino à população.

FLÁVIO BOLSONARO PEDE DESCULPAS A MICHELLE E CONVIDA A REUNIÃO DO PL

Do Congresso em Foco
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta quinta-feira (25) um vídeo em que pede desculpas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro caso ela tenha se sentido ofendida por falas suas. A manifestação ocorre um dia após Michelle publicar um vídeo em que acusou o enteado de tê-la humilhado e desrespeitado durante um telefonema.

No vídeo, Flávio nega ter humilhado Michelle e afirma que jamais desrespeitou uma mulher. “Eu sou casado há 16 anos, pai de duas filhas maravilhosas, nunca desrespeitei, maltratei ou humilhei uma mulher na minha vida. Eu jamais faria isso com a esposa do meu próprio pai”, afirmou.

O pré-candidato ao Planalto também elogiou a atuação política e social da ex-primeira-dama no comando do PL Mulher, “que bateu o recorde de filiação de mulheres”, bem como seu trabalho com a população surda e os cuidados com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio afirma ainda que as divergências entre os dois dizem respeito apenas à estratégia política a ser adotada para as eleições, e defende a unidade do grupo político. Segundo ele, todas as suas decisões têm o respaldo do pai e o foco de todo o partido deve permanecer na disputa contra o PT.

“É natural que, de vez em quando, a gente enxergue caminhos diferentes para chegar no mesmo lugar. Isso acontece nas famílias, nas empresas e também na vida pública. Divergência de estratégia não significa divergência de princípios”, declarou.

Ao fim da gravação, o senador confirmou que estará presente em reunião com lideranças do PL Mulher marcada para a próxima semana, e reiterou o convite para que Michelle compareça. “O convite segue de pé e o coração segue aberto, Michelle, porque a gente tem que focar no nosso Brasil, a gente tem que resgatar o nosso país”.

Atrito familiar

A resposta de Flávio ocorre após Michelle Bolsonaro divulgar, na quarta-feira (24), um vídeo de cerca de 27 minutos relatando desentendimentos com o senador e criticando a condução das articulações políticas do PL no Ceará.

Ela afirmou que decidiu tornar o episódio público após considerar que foi alvo de ataques e tentativas de enfraquecer sua atuação dentro do próprio partido.

Segundo Michelle, a crise teve origem na disputa sobre a estratégia eleitoral do partido no Estado. Ela defende que o PL apoie o senador Eduardo Girão (Novo) ao governo cearense no primeiro turno e mantenha a candidatura da vereadora Priscila Costa (PL) ao Senado.

Na avaliação da ex-primeira-dama, aliados do partido tentam retirar Priscila da disputa para viabilizar uma aliança com Ciro Gomes, do PSDB, contrariando uma decisão que atribui a Jair Bolsonaro. Ela relembrou que, em múltiplos momentos ao longo dos últimos anos, Ciro imputou crimes e dirigiu ofensas à família Bolsonaro.

A ex-primeira-dama também relatou que recebeu um telefonema ríspido de Flávio sobre o assunto e que seus irmãos atuaram de forma coordenada ao criticá-la publicamente. Além disso, rejeitou a aproximação com Ciro Gomes no primeiro turno e afirmou que uma eventual composição só deveria ocorrer em uma disputa contra o PT no segundo turno.

Michelle ainda negou que esteja reivindicando espaço eleitoral para si ou exigindo desculpas públicas. Segundo ela, sua prioridade é apoiar Jair Bolsonaro e defender o cumprimento das decisões políticas que atribui ao ex-presidente.

O vídeo trouxe mais uma crise para a pré-campanha de Flávio Bolsonaro, que sofria desgastes desde o vazamento das conversas com o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro. Michelle possui alta capilaridade eleitoral junto a mulheres e evangélicos, dois públicos dos quais o senador tem dificuldade em acessar

AGRINORDESTE REUNIRÁ EXPOSITORES, PRODUTORES E ATRAÇÕES CULTURAIS EM PERNAMBUCO


Faltando 70 dias para sua realização, a 33ª edição da Agrinordeste já registra ritmo acelerado na venda de estandes e espaços de exposição. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a feira acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções, reunindo empresas, produtores rurais, instituições e marcas ligadas ao agronegócio.

De acordo com a organização, a procura antecipada reforça a importância da Agrinordeste como uma das principais vitrines do setor no Nordeste. A expectativa é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que atraíram milhares de visitantes e movimentaram oportunidades de negócios, capacitação e networking.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços dedicados à inovação, mercado pet e moda agro. Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos maiores encontros do agronegócio nordestino, conectando o campo, a tecnologia e o mercado

BIBI PERIGOSA É MORTA POR DETENTA DENTRO DE PRESÍDIO

Conhecida pelo vulgo de Bibi Perigosa, uma detenta identificada como Gabriela Ribeiro Lebarbechon, de 24 anos, foi morta dentro da Penitenciária Feminina de Criciúma, em Santa Catarina, no domingo (21).

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (Sejuri), outra detenta confessou ser a autora do crime. O motivo ainda está sendo investigado. Em nota oficial, a Sejuri informou que, assim que a situação foi identificada, policiais penais iniciaram os protocolos de emergência e prestaram os primeiros socorros.

A detenta que assumiu a autoria do crime foi encaminhada à autoridade policial e presa em flagrante pelo homicídio de Gabriela

Quem era Gabriela, a “Bibi Perigosa”
Gabriela era natural de Orleans, no Sul catarinense. O apelido “Bibi Perigosa” faz referência à personagem de mesmo nome da novela A Força do Querer, da TV Globo, interpretada por Juliana Paes. Na trama, a personagem Bibi abandona a vida estável e entra para o crime.

STF MANDA TRANSFERIR DANIEL VORCARO PARA A PAPUDINHA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou nesta quinta-feira (25) que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Master, seja transferido, em um prazo de 24 horas, para uma cela na Papudinha, no Complexo da Papuda.

Vorcaro está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF) desde março deste ano. Ele foi autorizado a ficar no local para ter maior contato com sua advogados enquanto negociava um acordo de delação premiada com a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

No entanto, a PF e o Ministério Público rejeitaram as duas propostas apresentadas pela defesa de Vorcaro. As autoridades avaliaram que as propostas pouco avançaram em relação ao que já foi apurado pela Polícia Federal.

Como as negociações não evoluíram, a PF solicitou a transferência de Vorcaro. A corporação alegou que o local só tem cela para presos de passagem, o que não é o caso do ex-banqueiro. Ele cumpre prisão preventiva, ou seja, sem prazo determinado.

Além da transferência, Mendonça ordenou ainda que a direção da Papudinha "adote todas as providências necessárias para preservar a incomunicabilidade entre os custodiados presos em razão da denominada Operação Compliance Zero".

Daniel Vorcaro é investigado na Operação Compliance Zero. Ele é apontado como líder de um suposto esquema que envolve crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, além de táticas de intimidação, coerção e invasão de dispositivos informáticos

TERREMOTO NA VENEZUELA PODE TER DEIXADO ATÉ 100 MIL MORTOS

Do SBT NEWS
Os terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24) podem ter deixado de 10 mil a 100 mil mortos, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor foi sentido em diferentes pontos do país, incluindo a capital, Caracas, e também por moradores da vizinha Colômbia. As informações são do jornal local "El Nacional".

O primeiro abalo teve magnitude 7,2 e ocorreu às 18h04 (horário local), com epicentro a cerca de 21 km a oeste de Morón, de acordo com o USGS. Quase um minuto depois, um novo terremoto de magnitude 7,5 atingiu a mesma região, agravando a situação e ampliando os danos estruturais.

Em Caracas, as cenas descritas por jornalistas da AFP eram de destruição e pânico generalizado, com o desabamento de ao menos um prédio de 22 andares no bairro de Altamira. Pessoas gritavam por familiares entre os escombros enquanto voluntários tentavam ajudar na busca por sobreviventes, já sob condições precárias e com pouca iluminação ao cair da noite.

Em um centro comercial movimentado de Altamira, o tremor provocou correria imediata, com prateleiras caindo e pessoas evacuando às pressas, segundo relato de repórteres da AFP. "Foi incrível, nem sei quanto tempo durou", contou a lojista Heidi Romero, de 42 anos, ao descrever a fuga pelas escadas de emergência. "Eu estava no último andar. Muitas coisas caíram de algumas lojas."

Outra testemunha, a bancária Odalis Escalona, de 54 anos, relatou danos estruturais no prédio onde estava no momento do abalo. "A escada se soltou, a parede inteira rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível", relatou. Em várias áreas da capital, faltou energia elétrica e ruas ficaram cobertas por estilhaços de vidro.

Ao longo da noite, grupos de moradores permaneciam nas ruas de Caracas, temendo novos tremores secundários enquanto aguardavam autorização para retornar a residências e locais de trabalho. Equipes de emergência seguem atuando em meio a escombros e instabilidade estrutural em diferentes pontos atingidos

RAQUEL DISSE A CAIADO QUE TEM LIBERDADE SOBRE APOIO NA DISPUTA PRESIDENCIAL


A governadora Raquel Lyra (PSD) disse, nesta quinta-feira (25), que não teve oportunidade de encontrar o pré-candidato à Presidência da República do seu partido, Ronaldo Caiado, que conversou com ele por telefone. Não revelou o teor da conversa, mas contou que o correligionário compreende a sua estratégia de esperar o momento certo para se posicionar sobre a disputa nacional.
“Não consegui, mas a gente conversou com por telefone e com o presidente (do PSD) Gilberto Kassab. Ele sabe da minha posição e deixou de maneira muito clara isso na imprensa, quando deu as entrevistas. Ronaldo Caiado é um cara que eu tenho respeito, tenho admiração”, disse Raquel Lyra, acrescentando “ter liberdade aqui em Pernambuco para construir o melhor caminho para o nosso povo e para o nosso Estado”.

Questionada sobre quando será construída, a governadora foi curta na resposta: “Todos os dias”. Há uma expectativa de que Raquel declare apoio ao presidente Lula (PT), porém ela pode repetir a estratégia de 2022, quando ficou neutra. E assim evitar que Lula venha a Pernambuco e faça campanha ao lado de João Campos (PSB).

Quanto à programação que terá, a partir de 5 de julho, devido aos impedimentos impostos pela legislação eleitoral, Raquel disse que continuará trabalhando no mesmo ritmo.

“Eu não vou entregar, mas os outros entregam por mim. A gente vai continuar trabalhando com o pé no acelerador. O fato de eu não estar presente na inauguração não diz nada, até porque a gente já entregou muita obra que eu não fui inaugurar porque nossos secretários estavam presentes. Tem mais de 20 estradas que foram feitas e eu não inaugurei. O mais importante é entregar o serviço à população. Então, o nosso time vai estar entregando, o que a gente não pode é perder o prumo. E eu vou continuar trabalhando, moendo. Na última segunda-feira, por exemplo, era dia de ponto facultativo, mas eu saí às 9h da noite. A gente estava trabalhando e vai continuar assim”, comentou a governadora.

As declarações foram dadas na cerimônia de formação de 36 oficiais do Corpo de Bombeiros. “Hoje é dia de celebração, onde a gente traz novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. A gente esteve aqui há 15 dias, entregando praças do Corpo de Bombeiros, na maior contratação da história. A gente está completando esse ciclo, são 660 novos bombeiros militares contratados para trabalhar no Governo de Pernambuco”, ressaltou.

SERRA TALHADA

Raquel Lyra também falou sobre a ocorrência nos festejos juninos de Serra Talhada, no qual um homem fez disparos com arma de fogo e cinco policiais militares foram feridos. Outras 10 pessoas também foram atingidas e o suspeito morreu na troca de tiros.

“Eu lamento profundamente pelo ocorrido. Nós temos feito o São João mais seguro da nossa história lá, com o lançamento de efetivo, com equipamentos. Infelizmente teve uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando nos nossos policiais. Mas a investigação está aberta. Os nossos policiais estão sendo cuidados, passando por cirurgia, mas nenhum deles corre risco de vida”, assinalou a governadora

quinta-feira, 25 de junho de 2026

FLÁVIO BOLSONARO VEM A PERNAMBUCO NO DIA 9 DE JULHO

O pré-candidato à Presidência da República pelo PL, senador Flávio Bolsonaro, estará em Pernambuco no dia 9 de julho. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira(25), durante a reunião do diretório estadual com as principais lideranças do partido. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional.
De acordo com os liberais, a expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.

A reunião conduzida pelo presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, também foi para tratar de uma possível candidatura majoritária em Pernambuco. O assunto vem sendo especulado, desde que saiu a informação de que Flávio Bolsonaro quer ter um palanque no Estado. Porém, ainda não foi hoje que os liberais chegaram à decisão.

Na nota enviada à imprensa, “foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda”. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado”, diz o texto.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson Ferreira.