sábado, 27 de junho de 2026

AO LADO DO PREFEITO RAEL FERREIRA, ÁLVARO PORTO PARTICIPA DE ENCONTRO COM VEREADORES E LIDERANÇAS DE VERTENTES

A convite do prefeito de Vertentes, Rael Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (27.06), de café da manhã que reuniu vereadores e lideranças políticas, correligionários e apoiadores do grupo político liderado pelo gestor municipal. O deputado federal Mendonça Filho também marcou presença.

De acordo com Porto, a confraternização possibilitou o reencontro com amigos e com a população de Vertentes, que sempre o recebe com atenção e carinho. “Estar ao lado de Rael, de seu grupo político e do deputado Mendonça Filho, num encontro com tanta gente querida é sempre uma satisfação. É também a certeza de que nossa parceria tem proporcionado resultados positivos para os moradores do município”, disse. 
O prefeito destacou que o trabalho dos parlamentares tem assegurado benefícios e avanços a Vertentes.
Segundo Rael, o deputado Álvaro Porto já destinou mais de R$ 2 milhões em emendas, viabilizando a aquisição de veículos que fortalecem os serviços públicos do município. O gestor reiterou apoio aos projetos de reeleição de Porto e Mendonça. 
POMBOS - Nesta sexta-feira (26.06), Álvaro Porto esteve no município de Pombos onde se encontrou com o ex-prefeito Dr. Marcos, vereadores, ex-vereadores e lideranças locais. “Temos percorrido várias regiões do estado, dialogando e reafirmando compromissos com antigos e novos correligionários. A partir dos nossos mandatos, temos trabalhado em favor da Mata, do Agreste, do Sertão, do Grande Recife e com Pombos não seria diferente”, observou o deputado. 

Fotos: Peu Ricardo

CHUVAS ADIAM AGENDA DE RAQUEL LYRA EM SERRA TALHADA E GOVERNO REMARCARÁ VISITA AO SERTÃO

As fortes chuvas registradas em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, provocaram uma alteração na agenda oficial da governadora Raquel Lyra neste sábado (27). Em razão das condições climáticas, o Governo do Estado informou que todos os compromissos previstos para o município foram adiados e serão remarcados em uma nova data, que será anunciada posteriormente.

A programação da governadora previa uma série de entregas e anúncios importantes para a população sertaneja, incluindo a inauguração de duas novas creches e outras ações voltadas ao fortalecimento dos serviços públicos. No entanto, diante das chuvas e visando garantir a segurança da população, das equipes envolvidas e da própria comitiva estadual, a decisão foi pelo adiamento da agenda.

Em comunicado oficial, o Governo de Pernambuco informou que uma nova data para a visita da gestora ao município será divulgada em breve. A expectativa é de que todos os compromissos inicialmente previstos sejam mantidos quando as condições climáticas permitirem a realização das atividades.

O adiamento reforça a preocupação da administração estadual em priorizar a segurança durante eventos oficiais, especialmente em um período marcado por instabilidades climáticas em diversas regiões do Estado. Enquanto isso, as equipes do Governo seguem acompanhando a situação das chuvas e monitorando seus impactos no Sertão.

Com a remarcação, Serra Talhada deverá receber, em outro momento, a visita da governadora Raquel Lyra para a entrega dos investimentos planejados, considerados importantes para a ampliação da infraestrutura educacional e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município e da região.

LIMÃO COM MEL, FLÁVIO LEANDRO E NODA DE CAJU AGITAM O PENÚLTIMO DIA DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE NESTE SÁBADO

O São João de Arcoverde 2026 entra em sua reta final neste sábado (27) com uma programação que promete reunir milhares de pessoas em mais uma grande noite de festa. Considerado um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos do Nordeste, o evento chega ao penúltimo dia mantendo o clima de animação, valorização da cultura popular e forte movimentação da economia local.

O grande destaque da noite será o Polo Multicultural, principal palco da festa, que receberá três atrações consagradas da música nordestina. A abertura da programação acontece às 20h30 com a banda Limão com Mel, um dos maiores nomes do forró romântico, conhecida por sucessos que marcaram gerações e continuam conquistando o público em todo o país.

Na sequência, às 22h30, será a vez do cantor e compositor Flávio Leandro subir ao palco. Reconhecido como um dos principais representantes da música nordestina, o artista promete emocionar o público com canções repletas de poesia, identidade sertaneja e valorização das tradições culturais da região.

Encerrando a programação da noite, já à 0h30 de domingo, a banda Noda de Caju levará ao público um repertório repleto de sucessos que fizeram história no forró, garantindo muita animação para fechar o penúltimo dia do evento em grande estilo.

Além dos shows no Polo Multicultural, a programação também marca o retorno das atividades nos polos culturais da Praça Winston Siqueira, um dos espaços mais tradicionais do São João de Arcoverde. Ao longo do dia, moradores e visitantes poderão prestigiar apresentações no Polo do CGA, Polo da Poesia, Polo Pé de Serra e Corredor Cultural, ambientes dedicados ao fortalecimento das manifestações culturais nordestinas, reunindo forró tradicional, poesia popular, bandas de pífano, artistas locais e diversas expressões que fazem parte da identidade cultural de Arcoverde.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou que a reta final da festa mantém o mesmo padrão de organização, segurança e qualidade que marcou toda a programação deste ano. Segundo ele, o objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível tanto para os moradores quanto para os milhares de turistas que escolheram Arcoverde como destino durante o período junino.

"Estamos chegando ao penúltimo dia de uma festa que já entrou para a história de Arcoverde. Preparamos uma programação especial para que moradores e visitantes continuem aproveitando o melhor do nosso São João, com grandes atrações no Polo Multicultural e a valorização da nossa cultura em todos os polos. É uma festa que fortalece a economia, gera oportunidades e reafirma Arcoverde como referência no calendário junino do Nordeste", afirmou o gestor.

Com grandes atrações musicais, ampla programação cultural e forte participação popular, o São João de Arcoverde se aproxima do encerramento consolidando mais uma edição de sucesso. A festa reafirma sua importância para a cultura nordestina, impulsiona o turismo, fortalece o comércio local e mantém viva a tradição junina que transforma a cidade em um dos principais destinos do período em Pernambuco.

MICHELLE X FLÁVIO - A TRISTE DISPUTA PELA HERANÇA DE UM DEFUNTO QUE NÃO MORREU

Há famílias que brigam por terras, por empresas, por joias ou por uma antiga casa de família. Na política brasileira, porém, há quem dispute algo ainda mais valioso: o espólio eleitoral de um líder que continua vivo, mas cuja força política já passou a ser tratada como uma herança. É a disputa pela herança política de um defunto que não morreu.

O que se assiste dentro do bolsonarismo deixou de ser uma divergência de estratégia e se transformou numa guerra doméstica travada diante das câmeras. A direita que se apresentava como um movimento unido contra o sistema hoje parece consumida por conflitos familiares, vaidades pessoais e projetos individuais de poder.

O recente embate entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro escancarou aquilo que muitos preferiam esconder. Não há mais espaço para disfarces ou mensagens cifradas. As diferenças saíram dos bastidores e foram expostas ao público sem cerimônia. Michelle demonstrou que não aceita mais ocupar um papel secundário e deixou claro que pretende ser protagonista da próxima etapa do bolsonarismo.

Do outro lado, Flávio Bolsonaro viu sua caminhada eleitoral ser atravessada por um fogo amigo talvez mais perigoso do que qualquer ataque da oposição. Afinal, quando os tiros vêm de dentro da própria trincheira, a blindagem costuma ser bem menor.

O episódio revela que a principal disputa não acontece entre direita e esquerda, mas dentro da própria família Bolsonaro. Não se discutem propostas para o país, reformas estruturais ou projetos nacionais. O centro da batalha é outro: quem herdará o capital político construído por Jair Bolsonaro.

É um cenário curioso. Jair continua vivo, influencia milhões de apoiadores e permanece como a maior referência do grupo. Ainda assim, seus herdeiros políticos parecem agir como se estivessem diante da divisão antecipada de uma herança. Cada gesto, cada declaração e cada movimento parece calculado para ocupar o espaço que um dia pertenceu exclusivamente ao patriarca.

Nesse tabuleiro, Michelle surge como uma personagem que muitos subestimaram. Demonstrou preparo, domínio da comunicação e capacidade de dialogar com públicos estratégicos, especialmente mulheres e evangélicos. Ao abandonar as indiretas e falar de forma direta, mostrou que pretende disputar muito mais do que espaço nas redes sociais.

Enquanto isso, os filhos do ex-presidente enfrentam um desafio inesperado: administrar adversários que dividem o mesmo sobrenome, o mesmo eleitorado e o mesmo legado político.

No fim das contas, talvez a maior ironia dessa história seja justamente essa. O bolsonarismo trava hoje uma intensa batalha pela sucessão de um líder que continua respirando, falando e influenciando seus seguidores. É como assistir à leitura de um testamento cujo dono ainda está sentado à cabeceira da mesa.

Na política, poucas imagens traduzem tão bem o momento atual quanto essa: uma disputa feroz pela herança política de um defunto que, definitivamente, ainda não morreu.

Edney Souto


GOVERNADORA RAQUEL LYRA PRESTIGIA SÃO JOÃO DE CARPINA E REFORÇA COMPROMISSO DO ESTADO COM OS POLOS JUNINOS DA MATA NORTE

Festividade segue até 28 de junho com valorização do turismo e segurança reforçada
A governadora Raquel Lyra esteve nesta sexta-feira (26) no São João de Carpina ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, dando continuidade à agenda de visitas aos principais polos juninos de Pernambuco. A presença da gestora reafirma o compromisso do Estado com as tradições culturais que movimentam o interior pernambucano em junho e impulsionam a economia local. Para garantir a segurança do público presente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou um robusto esquema operacional, com drones, reconhecimento facial e delegacia móvel.
"É muito bom a gente poder vir aqui mais uma vez para prestigiar o São João e dizer que a festa está muito mais bonita do que a do ano passado, que já foi gigante. Eu digo sempre que um lugar só é bom para visitar e fazer festas quando é bom para viver, e a gente vem trabalhando fortemente nisso, junto com a prefeita, para garantir mais qualidade de vida para o povo, com mais água, estradas e creches sendo construídas. Tudo isso permite que o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão", afirmou a governadora Raquel Lyra.
A noite desta sexta-feira (26) contou com shows de João Gomes, Pablo, Henry Freitas e Juarez, consolidando Carpina como um dos destinos mais aguardados do ciclo junino pernambucano. A programação segue até o dia 28 de junho, celebrando o forró, as tradições nordestinas e a identidade da Mata Norte.
A prefeita do município, Eduarda Gouveia, reafirmou a importância da parceria entre Estado e município para o fortalecimento da festa e de outros setores. "Estamos mais um ano com o apoio do Governo do Estado. Se não fosse pela gestão estadual, isso não seria possível. Cada vez mais fortalecendo o nosso São João, a nossa cidade e desenvolvendo. Isso ajuda muito nossos comerciantes. Aqui não é só lazer, é economia também", declarou.
O São João movimenta hotelaria, alimentação, transporte e comércio local, gerando renda para empreendedores e trabalhadores da região. O investimento do Governo de Pernambuco nos festejos reforça o reconhecimento de Carpina como polo turístico e referência junina do Estado.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Roberto Asfora, destacou como o São João contribui para o desenvolvimento turístico da região. "Esse intercâmbio maravilhoso de cultura que só Pernambuco proporciona. A gente traz o morador da capital para o interior, do interior para a capital, e faz essa mesclagem maravilhosa que só Pernambuco proporciona", disse.

Acompanhando o evento, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de eventos dessa proporção. "O número de turistas no São João tem crescido, gerando impactos econômicos positivos. Pesquisas sobre o perfil e a origem dos visitantes estão sendo realizadas para entender esse fluxo e desenvolver estratégias que atraiam ainda mais turistas para Pernambuco", afirmou.
SEGURANÇA — Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado estruturou um esquema especial integrado à Operação São João 2026. Carpina conta com monitoramento aéreo por drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reconhecimento facial conectado ao sistema estadual de videomonitoramento, com mais de 1,2 mil câmeras em todo o Estado, policiamento ostensivo da Polícia Militar (PMPE), equipes do Corpo de Bombeiros (CBMPE) e uma Delegacia Móvel da Polícia Civil (PCPE) para registro imediato de ocorrências. A Operação Lei Seca reforça a fiscalização nas principais vias de acesso à cidade.
Integraram a comitiva do Executivo Estadual o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Aninha (Nazaré da Mata), Paulinha da Educação (Paudalho) e Talita de Doda (Camutanga).

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

MANO E ANDRÉA MEDEIROS PRESTIGIAM SÃO JOÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE JABOATÃO

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a pré-candidata a deputada estadual Andréa Medeiros (PSD) participaram da festa de São João da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. O presidente da Casa Vidal de Negreiros, Getúlio Belém, recebeu os convidados, ao lado dos vereadores do município. O deputado federal Guilherme Uchoa Junior também esteve presente no evento.

O momento de descontração foi marcado pelo alinhamento entre o Legislativo e o Executivo. “Acredito que trabalho e diálogo são os caminhos para levar mais conquistas às pessoas. Governar é definir prioridades, ouvir a população, respeitar os representantes do povo e construir soluções em conjunto para que os avanços cheguem a todos os cantos de Jaboatão”, declarou o prefeito Mano Medeiros.

Andréa Medeiros destacou a riqueza da cultura pernambucana e a força do trabalho que soma esforços para melhorar a qualidade de vida da população. “Viemos prestigiar o Arraial da Câmara de Vereadores de Jaboatão, a convite do nosso amigo, o presidente Getúlio Belém. É um momento de celebração da nossa cultura e, também, de fortalecimento do diálogo entre os poderes em favor da população. Esse é o time que ama Jaboatão”, afirmou.

Fotos: Fhox Mídia

RAQUEL LYRA ACELERA INVESTIMENTOS NO AGRESTE E SERTÃO COM NOVAS CRECHES, ÁGUA TRATADA, OBRAS E AÇÕES PARA AS MULHERES

A governadora Raquel Lyra cumpre neste sábado (27) uma extensa agenda no Agreste e no Sertão de Pernambuco, marcada por entregas de equipamentos públicos e anúncios de novos investimentos que abrangem áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. Educação infantil, abastecimento de água, infraestrutura urbana, mobilidade e políticas voltadas às mulheres estão entre os principais eixos das ações que serão realizadas em Serra Talhada, Buíque e Pesqueira.

A programação reforça a estratégia do Governo de Pernambuco de ampliar a presença do Estado no interior, levando investimentos estruturadores para municípios que enfrentam desafios históricos relacionados ao acesso a serviços públicos essenciais e à melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira parada acontece pela manhã, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Às 10h, a governadora entrega duas novas creches que passam a integrar a rede municipal de ensino. Cada unidade foi projetada para atender até 324 crianças, ampliando significativamente a oferta de vagas na educação infantil e proporcionando um ambiente moderno, seguro e adequado para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Além de fortalecer a educação, a implantação das novas creches representa um importante apoio às famílias, especialmente às mães e pais que dependem de um espaço adequado para deixar seus filhos enquanto trabalham. A ampliação da rede de ensino infantil também contribui para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, refletindo positivamente no futuro educacional do município.

No período da tarde, às 14h, a agenda segue para Buíque, no Agreste, onde será inaugurada mais uma creche construída com investimento de aproximadamente R$ 6,1 milhões. A unidade também possui capacidade para atender cerca de 324 crianças, reforçando o compromisso do Estado com a expansão da educação infantil em Pernambuco.

Ainda em Buíque, Raquel Lyra entrega oficialmente o novo Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento que passa a fortalecer a rede de proteção e acolhimento às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social. O espaço oferecerá atendimento especializado, orientação jurídica, apoio psicológico e assistência social, ampliando a política estadual de enfrentamento à violência de gênero e promoção dos direitos das mulheres.

A agenda no município inclui ainda a autorização para abertura de dois processos licitatórios destinados à execução de obras de infraestrutura viária. Os investimentos buscam melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança no trânsito e garantir melhores condições de deslocamento para moradores e visitantes.

Outro destaque será a entrega de novos sistemas de dessalinização, tecnologia fundamental para ampliar o acesso à água potável em comunidades que convivem com a escassez hídrica e a elevada salinidade da água. Os equipamentos representam um importante reforço para a segurança hídrica de famílias que vivem em regiões afetadas pelos períodos de estiagem.

Encerrando a programação, às 17h, a governadora estará em Pesqueira, no Agreste, onde dará continuidade às ações voltadas ao abastecimento de água com a entrega de novos sistemas de dessalinização para comunidades do município.

Na ocasião, Raquel Lyra também autoriza o início do processo licitatório para novas obras de infraestrutura viária e de qualificação urbana, investimentos que deverão melhorar a mobilidade, recuperar espaços públicos e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

Outro momento de destaque será a entrega da nova quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada na Aldeia Cana Brava, no território indígena Xukuru de Ororubá. O equipamento amplia a estrutura da unidade escolar, oferecendo um espaço adequado para práticas esportivas, atividades culturais e ações de integração entre estudantes e comunidade, valorizando a educação indígena e fortalecendo as políticas públicas voltadas aos povos originários de Pernambuco.

A agenda deste sábado demonstra a prioridade dada pelo Governo do Estado à interiorização dos investimentos públicos, promovendo ações que unem educação, inclusão social, infraestrutura, acesso à água e fortalecimento das políticas de cidadania. Ao concentrar entregas e anúncios em diferentes regiões de Pernambuco, a gestão estadual busca reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e garantir que serviços essenciais cheguem cada vez mais perto da população, fortalecendo o desenvolvimento regional e melhorando as condições de vida de milhares de pernambucanos.

RAQUEL: “TEM GENTE QUE QUER DIVIDIR A GENTE DO GOVERNO FEDERAL. ISSO NÃO VAI ACONTECER”


Por Dantas Barreto 
Foto: Dantas Barreto. com

Falando diante de um público formado basicamente por agricultores familiares, lideranças do MST e aliados políticos, a governadora Raquel Lyra (PSD) mandou recado aos adversários. “Esse é um ano de eleição. E tem muita gente que vai bater, querendo nos dividir pelas cores. Você é vermelho, eu sou branca, você é roxo, eu sou amarelo. E a gente não vai aceitar essa divisão” disse Raquel, durante a entrega de equipamentos agrícolas na sede do IPA.
E voltou a ressaltar a parceria com o Governo Lula em ações desenvolvidas no Estado. “Tem gente que quer dividir a gente do Governo Federal. Isso não vai acontecer. E eu sou grata ao presidente Lula, que demonstrou em todos os momentos que está aqui para cuidar do seu povo, como nós. Tem gente que vai querer dividir a gente pelo voto, pela eleição, pelo cor, não aceitemos porque aquilo que nos une são as cores da bandeira de Pernambuco e é por isso que eu faço questão de poder andar com ela”, disparou a governadora.

Ao ser perguntada sobre a declaração de apoio da presidente da Fetape, Cídera Nunes, a sua reeleição, Raquel Lyra disse que o momento era de agenda administrativa e não de eleição. No entanto, agradeceu o reconhecimento dos trabalhadores do campo a sua gestão.

FETAPE
“A gente não está aqui falando de eleição e é importante não falar sobre isso porque nós estamos numa agenda administrativa. Mas, desde o primeiro momento, a gente tem recebido todas as associações, sindicatos representações da agricultura familiar e da agricultura de forte impacto econômico em grande escala em Pernambuco. Seja da frutictura, da cana-de-açúcar, da produção super energética, mas, sobretudo, da agricultura familiar. Trabalhar junto para entregar a escritura de terra, para poder fazer novas estradas, para entregar equipamentos e fazer com que eles pudessem viver um novo momento, sabendo que o Estado os enxerga. Isso faz toda a diferença. E eu quero agradecer a confiança de todos, presidente de associações, diretorias, mas, sobretudo, aqueles homens e mulheres que eu não conheço pelo nome, mas que sabem que tem um governo para chamar de seu”, garantiu Raquel