sábado, 27 de junho de 2026

ALMOÇO NO RECIFE CONSOLIDA ALIANÇA ENTRE ANDERSON FERREIRA E ROBSON OURO PRETO E FORTALECE PL PARA AS ELEIÇÕES DE 2026

Um almoço realizado nesta sexta-feira (26), no Recife, marcou um novo capítulo na estratégia política do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2026 em Pernambuco. O encontro entre o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, e o empresário Robson Ouro Preto consolidou não apenas a pré-candidatura de Robson à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), como também definiu uma atuação conjunta voltada à ampliação da presença do partido em uma das regiões mais estratégicas do estado: o Agreste Meridional.

A reunião reforçou o alinhamento político entre os dois líderes e estabeleceu as bases de uma parceria que pretende fortalecer o PL em mais de 30 municípios da região. A articulação faz parte do planejamento eleitoral da legenda para ampliar sua representatividade no interior pernambucano, consolidando novas lideranças e intensificando o diálogo com diferentes segmentos da sociedade.

Natural de Garanhuns, Robson Ouro Preto vem ampliando sua inserção no cenário político estadual. Empresário reconhecido por sua atuação nas áreas de comunicação e marketing, ele também construiu uma trajetória próxima de iniciativas ligadas à cultura, ao esporte, à juventude e ao fortalecimento de projetos sociais, fatores que têm contribuído para expandir sua base de relacionamento político em diversas regiões de Pernambuco.

Dentro da estratégia definida durante o encontro, Robson deverá desempenhar um papel importante na coordenação política do PL no Agreste Meridional, atuando diretamente na aproximação com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de diferentes setores da sociedade. A expectativa é fortalecer a estrutura partidária e ampliar a presença da legenda em cidades consideradas estratégicas para o desempenho eleitoral de 2026.

Além da atuação crescente no Agreste, Robson Ouro Preto também vem intensificando sua presença na Região Metropolitana do Recife, onde tem ampliado o diálogo com novas lideranças políticas e construído alianças que podem fortalecer ainda mais seu projeto para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Para Anderson Ferreira, a composição representa mais um passo no processo de fortalecimento do PL em Pernambuco. Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e uma das principais lideranças da legenda no estado, ele vem intensificando uma agenda de articulações políticas visando ampliar a capilaridade do partido tanto na Região Metropolitana quanto no interior, apostando na renovação de quadros e na formação de novas lideranças.

Nos bastidores, a dobradinha entre Anderson Ferreira e Robson Ouro Preto é vista como uma das movimentações mais relevantes do PL neste período de pré-campanha. A estratégia combina a experiência política de Anderson com o crescimento da atuação regional de Robson, formando uma aliança voltada à expansão das bases partidárias e ao fortalecimento do partido em municípios considerados decisivos para a disputa eleitoral.

Com o calendário político se aproximando das definições para 2026, o encontro no Recife sinaliza que o PL pretende intensificar suas articulações nos próximos meses, consolidando alianças, ampliando sua estrutura regional e preparando o partido para disputar espaços importantes tanto na Assembleia Legislativa quanto em outras frentes da política pernambucana. A expectativa entre integrantes da legenda é que o trabalho conjunto no Agreste Meridional contribua para ampliar a votação do partido e fortalecer seu protagonismo no cenário estadual.

PREFEITO DIVIDE OPINIÕES AO SE DISFARÇAR DE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: ‘SENTIR NA PELE’

O prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Vaguinho Espíndola (PSD), dividiu opiniões ao decidir viver por algumas horas a rotina de uma pessoa em situação de rua para compreender de perto os desafios enfrentados por essa população. Disfarçado, ele permaneceu cerca de 20 horas nas ruas da cidade sem ser reconhecido, nem mesmo pela própria família.

Durante a experiência, realizada no último dia 10 de junho, o prefeito contou que recebeu aproximadamente R$ 6 em esmolas enquanto estava em um semáforo. Além disso, moradores ofereceram café e alimentos. Em um dos momentos que mais o marcaram, a esposa e os filhos passaram por ele, mas não perceberam que se tratava do prefeito.

"Senti na pele o que é ser invisível", afirmou Vaguinho em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo conhecer de forma mais profunda a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a esse público.
A proposta inicial era permanecer 24 horas nas ruas, mas a ação foi interrompida após cerca de 20 horas, quando o prefeito acabou sendo identificado por uma equipe da assistência social do próprio município. Toda a experiência foi acompanhada por um fotógrafo da prefeitura.

"Foi uma experiência transformadora. Quis entender de perto o que essas pessoas enfrentam diariamente para que possamos desenvolver políticas públicas mais eficientes. Vivi situações que me impactaram profundamente", relatou o prefeito.

MARRONE SURPREENDE AO DECLARAR SER "MEIO GAY"

Nesta sexta-feira (26), o cantor Marrone, da dupla com Bruno, deu o que falar nas redes sociais após fazer um comentário inusitado durante o São João de Petrolina, em Pernambuco, realizado na noite da última quinta-feira (25).

Enquanto brincava com o público, Marrone revelou que ficava sensível com o toque dos fãs. Bruno tentou fazer uma piada com o parceiro e recebeu uma resposta afiada do sertanejo. "O seu lado feminino aflora", disse Bruno.

"Claro! O mundo é gay, mano", disse Marrone. Logo após, Bruno discordou do amigo enquanto dava risadas. "Eu não sou não", comentou após ser questionado se era gay.
Marrone aproveitou o momento e continuou com a "brincadeira". "Eu não sou gay não, eu sou meio gay, mas gay mesmo eu não sou não. Mas no final todo mundo gosta um pouquinho, né? É gostoso", relatou.

Bruno decidiu expor as aventuras amorosas do amigo. "Marrone, não faz isso comigo depois de velho. O Marrone fala isso, mas fica com duas mulheres todo dia", declarou.

LULA CRITICA GOVERNADOR ALIADO DE BOLSONARO POR TENTAR EXTINGUIR COTAS RACIAIS: "HITLER TENTOU FAZER ISSO".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao posicionamento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em relação às políticas de inclusão racial, como as cotas. 

Em seu discurso durante visita a obras de embarcações da Petrobras, em Itajaí (SC), ocorrida nesta sexta-feira (26), Lula criticou o governo catarinense porter tentado extinguir as cotas raciais nas universidades do estado, que acabou sendo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Não pode permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo. Não pode permitir, não pode permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas do senso de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. A gente é um estado brasileiro e todo mundo tem que ser tratado igual", declarou Lula.
Em seguida, o presidente ainda criticou a ideia de uma "hegemonia branca" na região e lembrou da postura do líder nazista, Adolf Hitler, que defendia a superioridade da chamada "raça ariana". 

"Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país. A gente não pode. Na verdade, isso não é hegemonia branca, é hegemonia da ignorância", disparou.

AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO

 
O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos.”

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. “O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. “É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias.”

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais

sexta-feira, 26 de junho de 2026

POLYANNA ABREU ANUNCIA APOIO A CLODOALDO MAGALHÃES E AMPLIA BASE POLÍTICA DO DEPUTADO NO SERTÃO


A prefeita de Sertânia, Polyanna Abreu (PSD), oficializou o apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães (PV) como seu pré-candidato a federal nas eleições de 2026. O anúncio representa um passo estratégico para ampliar a capilaridade política do parlamentar no interior pernambucano, consolidando Sertânia como um novo polo de sustentação da sua campanha e fortalecendo sua presença em todo o Moxotó.

A parceria entre o deputado e o município vem se consolidando nos últimos anos através da destinação de emendas e na atuação do deputado para destravar projetos prioritários para a saúde, infraestrutura e educação de Sertânia. Clodoaldo tem sido um interlocutor ativo no Congresso Nacional, garantindo que as demandas da cidade cheguem ao governo federal.

“A atuação de Clodoaldo em Brasília já trouxe resultados concretos para Sertânia. Com esse respaldo, ampliamos sua base e garantimos que ele continue ainda mais forte defendendo os nossos projetos. Ter Clodoaldo no Congresso e Raquel Lyra no Governo do Estado é a combinação certa para acelerar o desenvolvimento do nosso município e de toda a região”, afirmou Polyanna.

O deputado agradeceu o gesto de confiança e reforçou o compromisso: “Sou grato à prefeita e ao povo de Sertânia. Vamos seguir trabalhando juntos para trazer ainda mais recursos e oportunidades para o nosso povo. Essa é uma parceria de resultados.”

CAYO ALBINO RECEBE APOIO DE GALEGO, EX PREFEITO DE JUREMA

Deputado segue firme agregando forças em todo o estado ao seu projeto de reeleição à ALEPE
Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro. 

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: "Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

foto: Thomas Ravelly

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA NOVA CRECHE E AMPLIA ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMARAGIBE

Equipamento recebeu investimento de R$ 5,4 milhões e atenderá até 324 crianças; na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou obras de pavimentação em 15 ruas do município
Dando continuidade à ampliação da rede de educação infantil em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A inauguração é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 5,4 milhões, entre obra e equipagem, e possui capacidade para atender até 324 crianças da Educação Infantil. Na ocasião, foram entregues, ainda, 15 ruas pavimentadas com piso intertravado no município. A intervenção teve aporte de R$ 10 milhões, em um total de 17,5 mil m² de área. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.

“É uma alegria voltar a Camaragibe e entregar mais uma creche para a nossa população. Cada unidade representa mais oportunidades para as crianças, tranquilidade para as mães e geração de empregos para a comunidade. Ao lado do prefeito Diego Cabral, seguimos realizando sonhos antigos da cidade, com investimentos em educação, infraestrutura, pavimentação, recuperação de estradas e tantas outras obras que melhoram a vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A unidade conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível. “Estamos entregando mais uma creche totalmente equipada, com capacidade para atender mais de 320 crianças. Essa é a sétima unidade entregue pela gestão e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a ampliação da educação infantil, oferecendo mais segurança às famílias e uma estrutura de excelência para o desenvolvimento das crianças. É assim que transformamos vidas por meio da educação”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

O equipamento integra o programa Juntos pela Educação e reforça o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso à educação infantil, por meio do fortalecimento do Regime de Colaboração com os municípios. Nesse modelo, o Estado é responsável pela construção, equipagem e financiamento do primeiro ano de funcionamento das unidades, enquanto os municípios assumem a gestão das creches.

A dona de casa Maria Silva, mãe de Nicolas e Miquéias, comemorou a chegada da creche e contou como o equipamento vai ajudar as famílias da comunidade. “Essa creche representa uma grande conquista para nós. Agora vamos poder trabalhar sabendo que nossos filhos estão em um lugar seguro, com profissionais preparados para cuidar deles. Meus dois filhos vão estudar aqui, e isso me deixa muito feliz. Tenho certeza de que todas as mães da comunidade estão agradecidas por esse momento”, pontuou.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, agradeceu ao Governo de Pernambuco pelos investimentos e pelas ações. “Camaragibe nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. A entrega desta creche representa um compromisso com as famílias da nossa cidade e com o futuro das nossas crianças. Seguiremos trabalhando com a gestão estadual para transformar Camaragibe e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, pontuou o gestor.

A política estadual voltada à educação infantil tem como foco a redução do déficit de vagas em creches e pré-escolas, apoiando os municípios na ampliação da oferta e fortalecendo a capacidade de atendimento à população pernambucana. A iniciativa prevê a criação de 60 mil novas vagas, além da promoção de ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

O senador Fernando Dueire garantiu que seu mandato está à disposição para os investimentos no município. “Temos trabalhado, em parceria com o Governo do Estado, para garantir recursos que sigam transformando a vida da população”, ressaltou. Já o deputado estadual João de Nadegi destacou a importância da parceria para ampliar os investimentos no município. “Esta creche vai oferecer um espaço seguro para o desenvolvimento das crianças e mais tranquilidade para as famílias. Essa união entre Estado, município e Assembleia tem gerado resultados concretos e levado obras importantes para a população de Camaragibe”, finalizou.

*PAVIMENTAÇÃO* - Ainda na ocasião, a governadora Raquel Lyra entregou a pavimentação em piso intertravado de 15 ruas do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaragibe, e resulta de um investimento de R$ 10 milhões, em uma área de 17,5 mil m².

“Iniciativas como essa visam melhorar a mobilidade do município, garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de aprimorar a trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores locais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Rodrigo Ribeiro. 

As vias concluídas ficam nos bairros de Timbi (ruas dos Médicos, dos Sociólogos e Nova Olímpia), Céu Azul (ruas dos Vigilantes, Luís Carlos da Fonseca e Castro Alves), Jardim Primavera (ruas Londrina e Campos Sales), São João e São Paulo (ruas do Livramento e São José da Laje), Tabatinga (rua Elias Pereira), Bondade de Deus (rua Redentor), Santana (rua São Braz), Bairro Novo do Carmelo (rua Santa Luísa) e Bairro dos Estados (rua Nova Londrina).

Estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Paulo Lira; além vereadores e lideranças locais.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom