sábado, 27 de junho de 2026

RAQUEL LYRA ACELERA INVESTIMENTOS NO AGRESTE E SERTÃO COM NOVAS CRECHES, ÁGUA TRATADA, OBRAS E AÇÕES PARA AS MULHERES

A governadora Raquel Lyra cumpre neste sábado (27) uma extensa agenda no Agreste e no Sertão de Pernambuco, marcada por entregas de equipamentos públicos e anúncios de novos investimentos que abrangem áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento dos municípios. Educação infantil, abastecimento de água, infraestrutura urbana, mobilidade e políticas voltadas às mulheres estão entre os principais eixos das ações que serão realizadas em Serra Talhada, Buíque e Pesqueira.

A programação reforça a estratégia do Governo de Pernambuco de ampliar a presença do Estado no interior, levando investimentos estruturadores para municípios que enfrentam desafios históricos relacionados ao acesso a serviços públicos essenciais e à melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira parada acontece pela manhã, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Às 10h, a governadora entrega duas novas creches que passam a integrar a rede municipal de ensino. Cada unidade foi projetada para atender até 324 crianças, ampliando significativamente a oferta de vagas na educação infantil e proporcionando um ambiente moderno, seguro e adequado para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Além de fortalecer a educação, a implantação das novas creches representa um importante apoio às famílias, especialmente às mães e pais que dependem de um espaço adequado para deixar seus filhos enquanto trabalham. A ampliação da rede de ensino infantil também contribui para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, refletindo positivamente no futuro educacional do município.

No período da tarde, às 14h, a agenda segue para Buíque, no Agreste, onde será inaugurada mais uma creche construída com investimento de aproximadamente R$ 6,1 milhões. A unidade também possui capacidade para atender cerca de 324 crianças, reforçando o compromisso do Estado com a expansão da educação infantil em Pernambuco.

Ainda em Buíque, Raquel Lyra entrega oficialmente o novo Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento que passa a fortalecer a rede de proteção e acolhimento às mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social. O espaço oferecerá atendimento especializado, orientação jurídica, apoio psicológico e assistência social, ampliando a política estadual de enfrentamento à violência de gênero e promoção dos direitos das mulheres.

A agenda no município inclui ainda a autorização para abertura de dois processos licitatórios destinados à execução de obras de infraestrutura viária. Os investimentos buscam melhorar a mobilidade urbana, ampliar a segurança no trânsito e garantir melhores condições de deslocamento para moradores e visitantes.

Outro destaque será a entrega de novos sistemas de dessalinização, tecnologia fundamental para ampliar o acesso à água potável em comunidades que convivem com a escassez hídrica e a elevada salinidade da água. Os equipamentos representam um importante reforço para a segurança hídrica de famílias que vivem em regiões afetadas pelos períodos de estiagem.

Encerrando a programação, às 17h, a governadora estará em Pesqueira, no Agreste, onde dará continuidade às ações voltadas ao abastecimento de água com a entrega de novos sistemas de dessalinização para comunidades do município.

Na ocasião, Raquel Lyra também autoriza o início do processo licitatório para novas obras de infraestrutura viária e de qualificação urbana, investimentos que deverão melhorar a mobilidade, recuperar espaços públicos e impulsionar o desenvolvimento da cidade.

Outro momento de destaque será a entrega da nova quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada na Aldeia Cana Brava, no território indígena Xukuru de Ororubá. O equipamento amplia a estrutura da unidade escolar, oferecendo um espaço adequado para práticas esportivas, atividades culturais e ações de integração entre estudantes e comunidade, valorizando a educação indígena e fortalecendo as políticas públicas voltadas aos povos originários de Pernambuco.

A agenda deste sábado demonstra a prioridade dada pelo Governo do Estado à interiorização dos investimentos públicos, promovendo ações que unem educação, inclusão social, infraestrutura, acesso à água e fortalecimento das políticas de cidadania. Ao concentrar entregas e anúncios em diferentes regiões de Pernambuco, a gestão estadual busca reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e garantir que serviços essenciais cheguem cada vez mais perto da população, fortalecendo o desenvolvimento regional e melhorando as condições de vida de milhares de pernambucanos.

RAQUEL: “TEM GENTE QUE QUER DIVIDIR A GENTE DO GOVERNO FEDERAL. ISSO NÃO VAI ACONTECER”


Por Dantas Barreto 
Foto: Dantas Barreto. com

Falando diante de um público formado basicamente por agricultores familiares, lideranças do MST e aliados políticos, a governadora Raquel Lyra (PSD) mandou recado aos adversários. “Esse é um ano de eleição. E tem muita gente que vai bater, querendo nos dividir pelas cores. Você é vermelho, eu sou branca, você é roxo, eu sou amarelo. E a gente não vai aceitar essa divisão” disse Raquel, durante a entrega de equipamentos agrícolas na sede do IPA.
E voltou a ressaltar a parceria com o Governo Lula em ações desenvolvidas no Estado. “Tem gente que quer dividir a gente do Governo Federal. Isso não vai acontecer. E eu sou grata ao presidente Lula, que demonstrou em todos os momentos que está aqui para cuidar do seu povo, como nós. Tem gente que vai querer dividir a gente pelo voto, pela eleição, pelo cor, não aceitemos porque aquilo que nos une são as cores da bandeira de Pernambuco e é por isso que eu faço questão de poder andar com ela”, disparou a governadora.

Ao ser perguntada sobre a declaração de apoio da presidente da Fetape, Cídera Nunes, a sua reeleição, Raquel Lyra disse que o momento era de agenda administrativa e não de eleição. No entanto, agradeceu o reconhecimento dos trabalhadores do campo a sua gestão.

FETAPE
“A gente não está aqui falando de eleição e é importante não falar sobre isso porque nós estamos numa agenda administrativa. Mas, desde o primeiro momento, a gente tem recebido todas as associações, sindicatos representações da agricultura familiar e da agricultura de forte impacto econômico em grande escala em Pernambuco. Seja da frutictura, da cana-de-açúcar, da produção super energética, mas, sobretudo, da agricultura familiar. Trabalhar junto para entregar a escritura de terra, para poder fazer novas estradas, para entregar equipamentos e fazer com que eles pudessem viver um novo momento, sabendo que o Estado os enxerga. Isso faz toda a diferença. E eu quero agradecer a confiança de todos, presidente de associações, diretorias, mas, sobretudo, aqueles homens e mulheres que eu não conheço pelo nome, mas que sabem que tem um governo para chamar de seu”, garantiu Raquel

FAMÍLIA LUTA PARA ENCONTRAR CORPO DE BRASILEIRA SOB ESCOMBROS DE HOSPITAL DESTRUÍDO POR TERREMOTO

A família da brasileira Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, vive dias de sofrimento e incerteza após a confirmação de sua morte em meio aos terremotos que atingiram a Venezuela.

Além da perda, os parentes enfrentam agora a dificuldade de recuperar o corpo da vítima, que permanece desaparecido sob os destroços de uma unidade hospitalar que desabou durante a tragédia.

Natural de Brasília, Vanessa estava em Caracas quando os tremores começaram. Segundo relatos da família, ela sobreviveu ao desmoronamento da casa onde vivia com o companheiro, mas sofreu ferimentos e precisou ser levada para atendimento médico.

O namorado da brasileira conseguiu retirá-la dos escombros e a levou para um hospital da região. No entanto, antes que pudesse receber os cuidados necessários, o hospital também foi atingido pelos efeitos do terremoto e acabou desabando.

Desde então, o corpo de Vanessa não foi localizado, aumentando a angústia dos familiares, que aguardam informações das equipes de resgate.
Em entrevista ao Metropóles, parentes relataram preocupação com a possibilidade de não conseguirem trazer os restos mortais da brasileira para o Brasil, o que dificultaria a realização de uma despedida e do sepultamento junto à família.

Até a tarde desta sexta-feira (26), o corpo de Vanessa Zacarias da Silva ainda não havia sido encontrado pelas equipes que atuam nas operações de busca e resgate na Venezuela.

“A gente só quer poder trazer minha irmã para casa. É muito doloroso viver esse luto sem saber quando vamos conseguir nos despedir dela”, desabafou Marcela.

Natural do Gama, no Distrito Federal, Vanessa Zacarias da Silva havia se estabelecido em Caracas há alguns meses, onde vivia ao lado do namorado. A história do casal começou há cerca de uma década, período em que a brasileira trabalhava como modelo no México e conheceu o companheiro venezuelano.

Segundo familiares, Vanessa mantinha uma rotina entre diferentes países. Enquanto seguia com os compromissos profissionais no México, ela também fazia viagens frequentes ao Brasil para visitar parentes e passava temporadas na Venezuela.

A modelo construiu uma trajetória marcada pela proximidade com pessoas queridas em diferentes lugares, conciliando trabalho e relações familiares.

ALMOÇO NO RECIFE CONSOLIDA ALIANÇA ENTRE ANDERSON FERREIRA E ROBSON OURO PRETO E FORTALECE PL PARA AS ELEIÇÕES DE 2026

Um almoço realizado nesta sexta-feira (26), no Recife, marcou um novo capítulo na estratégia política do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2026 em Pernambuco. O encontro entre o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, e o empresário Robson Ouro Preto consolidou não apenas a pré-candidatura de Robson à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), como também definiu uma atuação conjunta voltada à ampliação da presença do partido em uma das regiões mais estratégicas do estado: o Agreste Meridional.

A reunião reforçou o alinhamento político entre os dois líderes e estabeleceu as bases de uma parceria que pretende fortalecer o PL em mais de 30 municípios da região. A articulação faz parte do planejamento eleitoral da legenda para ampliar sua representatividade no interior pernambucano, consolidando novas lideranças e intensificando o diálogo com diferentes segmentos da sociedade.

Natural de Garanhuns, Robson Ouro Preto vem ampliando sua inserção no cenário político estadual. Empresário reconhecido por sua atuação nas áreas de comunicação e marketing, ele também construiu uma trajetória próxima de iniciativas ligadas à cultura, ao esporte, à juventude e ao fortalecimento de projetos sociais, fatores que têm contribuído para expandir sua base de relacionamento político em diversas regiões de Pernambuco.

Dentro da estratégia definida durante o encontro, Robson deverá desempenhar um papel importante na coordenação política do PL no Agreste Meridional, atuando diretamente na aproximação com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de diferentes setores da sociedade. A expectativa é fortalecer a estrutura partidária e ampliar a presença da legenda em cidades consideradas estratégicas para o desempenho eleitoral de 2026.

Além da atuação crescente no Agreste, Robson Ouro Preto também vem intensificando sua presença na Região Metropolitana do Recife, onde tem ampliado o diálogo com novas lideranças políticas e construído alianças que podem fortalecer ainda mais seu projeto para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Para Anderson Ferreira, a composição representa mais um passo no processo de fortalecimento do PL em Pernambuco. Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e uma das principais lideranças da legenda no estado, ele vem intensificando uma agenda de articulações políticas visando ampliar a capilaridade do partido tanto na Região Metropolitana quanto no interior, apostando na renovação de quadros e na formação de novas lideranças.

Nos bastidores, a dobradinha entre Anderson Ferreira e Robson Ouro Preto é vista como uma das movimentações mais relevantes do PL neste período de pré-campanha. A estratégia combina a experiência política de Anderson com o crescimento da atuação regional de Robson, formando uma aliança voltada à expansão das bases partidárias e ao fortalecimento do partido em municípios considerados decisivos para a disputa eleitoral.

Com o calendário político se aproximando das definições para 2026, o encontro no Recife sinaliza que o PL pretende intensificar suas articulações nos próximos meses, consolidando alianças, ampliando sua estrutura regional e preparando o partido para disputar espaços importantes tanto na Assembleia Legislativa quanto em outras frentes da política pernambucana. A expectativa entre integrantes da legenda é que o trabalho conjunto no Agreste Meridional contribua para ampliar a votação do partido e fortalecer seu protagonismo no cenário estadual.

PREFEITO DIVIDE OPINIÕES AO SE DISFARÇAR DE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: ‘SENTIR NA PELE’

O prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Vaguinho Espíndola (PSD), dividiu opiniões ao decidir viver por algumas horas a rotina de uma pessoa em situação de rua para compreender de perto os desafios enfrentados por essa população. Disfarçado, ele permaneceu cerca de 20 horas nas ruas da cidade sem ser reconhecido, nem mesmo pela própria família.

Durante a experiência, realizada no último dia 10 de junho, o prefeito contou que recebeu aproximadamente R$ 6 em esmolas enquanto estava em um semáforo. Além disso, moradores ofereceram café e alimentos. Em um dos momentos que mais o marcaram, a esposa e os filhos passaram por ele, mas não perceberam que se tratava do prefeito.

"Senti na pele o que é ser invisível", afirmou Vaguinho em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo conhecer de forma mais profunda a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a esse público.
A proposta inicial era permanecer 24 horas nas ruas, mas a ação foi interrompida após cerca de 20 horas, quando o prefeito acabou sendo identificado por uma equipe da assistência social do próprio município. Toda a experiência foi acompanhada por um fotógrafo da prefeitura.

"Foi uma experiência transformadora. Quis entender de perto o que essas pessoas enfrentam diariamente para que possamos desenvolver políticas públicas mais eficientes. Vivi situações que me impactaram profundamente", relatou o prefeito.

MARRONE SURPREENDE AO DECLARAR SER "MEIO GAY"

Nesta sexta-feira (26), o cantor Marrone, da dupla com Bruno, deu o que falar nas redes sociais após fazer um comentário inusitado durante o São João de Petrolina, em Pernambuco, realizado na noite da última quinta-feira (25).

Enquanto brincava com o público, Marrone revelou que ficava sensível com o toque dos fãs. Bruno tentou fazer uma piada com o parceiro e recebeu uma resposta afiada do sertanejo. "O seu lado feminino aflora", disse Bruno.

"Claro! O mundo é gay, mano", disse Marrone. Logo após, Bruno discordou do amigo enquanto dava risadas. "Eu não sou não", comentou após ser questionado se era gay.
Marrone aproveitou o momento e continuou com a "brincadeira". "Eu não sou gay não, eu sou meio gay, mas gay mesmo eu não sou não. Mas no final todo mundo gosta um pouquinho, né? É gostoso", relatou.

Bruno decidiu expor as aventuras amorosas do amigo. "Marrone, não faz isso comigo depois de velho. O Marrone fala isso, mas fica com duas mulheres todo dia", declarou.

LULA CRITICA GOVERNADOR ALIADO DE BOLSONARO POR TENTAR EXTINGUIR COTAS RACIAIS: "HITLER TENTOU FAZER ISSO".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao posicionamento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em relação às políticas de inclusão racial, como as cotas. 

Em seu discurso durante visita a obras de embarcações da Petrobras, em Itajaí (SC), ocorrida nesta sexta-feira (26), Lula criticou o governo catarinense porter tentado extinguir as cotas raciais nas universidades do estado, que acabou sendo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Não pode permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo. Não pode permitir, não pode permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas do senso de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. A gente é um estado brasileiro e todo mundo tem que ser tratado igual", declarou Lula.
Em seguida, o presidente ainda criticou a ideia de uma "hegemonia branca" na região e lembrou da postura do líder nazista, Adolf Hitler, que defendia a superioridade da chamada "raça ariana". 

"Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país. A gente não pode. Na verdade, isso não é hegemonia branca, é hegemonia da ignorância", disparou.

AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO

 
O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos.”

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. “O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. “É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias.”

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais