domingo, 28 de junho de 2026

LIDERANÇA DE EDUARDO DA FONTE REÚNE POLÍTICOS DE DIFERENTES PARTIDOS E FORTALECE ARTICULAÇÃO NA MATA SUL

O evento Papo que Transforma Mata Sul, realizado nesta sexta-feira (26), em Palmares, evidenciou a capacidade de articulação política do presidente da Federação União Progressista em Pernambuco e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte. O encontro reuniu não apenas lideranças do Progressistas, mas também gestores e representantes de partidos que não integram a federação, reforçando o alcance do diálogo promovido pelo parlamentar na região.

Entre as presenças de destaque estavam o prefeito de Maraial, Marlos Henrique, o prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, além da presidente da Câmara Municipal de Cortês e pré-candidata a deputada federal, Letícia Borba. A participação de lideranças de diferentes legendas chamou a atenção e demonstrou que o evento ultrapassou as fronteiras partidárias, reunindo representantes políticos em torno de pautas voltadas ao desenvolvimento da Mata Sul pernambucana.

Durante o encontro, Eduardo da Fonte apresentou o Projeto Primeiro Minuto, iniciativa idealizada pelo médico cardiologista Dr. João Morais que busca reduzir o número de mortes provocadas por engasgo infantil. A proposta aposta na prevenção e na capacitação como ferramentas essenciais para salvar vidas, oferecendo treinamento a gestantes, pais, familiares, cuidadores e profissionais da área da saúde para que saibam agir corretamente nos primeiros minutos de uma emergência.

O projeto também prevê que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) responsáveis pelo acompanhamento pré-natal passem a funcionar como centros permanentes de treinamento em técnicas de desengasgo infantil. A medida pretende ampliar o acesso ao conhecimento e preparar milhares de famílias para situações que exigem resposta rápida, aumentando as chances de sobrevivência das crianças.

Ao reunir lideranças políticas de diferentes municípios e partidos em torno de uma iniciativa voltada à saúde pública, o encontro reforçou a estratégia de Eduardo da Fonte de ampliar o diálogo regional e fortalecer uma agenda baseada em ações de impacto social. Além das discussões políticas, o lançamento do Projeto Primeiro Minuto deu ao evento um caráter prático e humanitário, destacando a importância de políticas públicas voltadas à prevenção e à preservação da vida.

O Papo que Transforma Mata Sul consolidou-se, assim, como um espaço de debates, articulações e apresentação de propostas, reunindo gestores, parlamentares, pré-candidatos e representantes da sociedade em torno de temas considerados prioritários para a população da região. A presença de políticos de legendas distintas reforçou o ambiente de diálogo e cooperação, demonstrando que pautas ligadas à saúde, à prevenção e ao desenvolvimento regional podem reunir diferentes forças políticas em busca de objetivos comuns.

JANJÃO MOSTRA FORÇA POLÍTICA E AMPLIA REDE DE APOIOS COM PREFEITOS DO PSD NO AGRESTE

As articulações para as eleições de 2026 seguem movimentando os bastidores da política pernambucana, e o pré-candidato a deputado estadual Janjão voltou a demonstrar força ao anunciar a adesão de dois prefeitos do PSD ao seu projeto político. O apoio de Histênio Sales, prefeito de Vertente do Lério, e de Lindonaldo da Farinha, prefeito de Frei Miguelinho, reforça o crescimento de sua base e amplia sua presença no Agreste Setentrional, região considerada estratégica no cenário eleitoral do Estado.

O anúncio foi feito pelo próprio Janjão em suas redes sociais. Na publicação, ele destacou que a união representa mais do que um alinhamento político e simboliza um compromisso conjunto com o desenvolvimento regional.

"Hoje recebo com entusiasmo o apoio de dois grandes gestores do Agreste: Histênio Sales, prefeito de Vertente do Lério, e Lindonaldo da Farinha, prefeito de Frei Miguelinho, ambos do PSD. Essa união não é apenas política, é um compromisso real com o povo da nossa região do Agreste Setentrional. Estamos alinhando agendas e ouvindo as demandas para construir um projeto de deputado estadual que traga resultados práticos para vocês da nossa região. Vamos juntos!", escreveu.

Nos bastidores, o movimento é interpretado como mais uma demonstração da capacidade de articulação de Janjão. Ao reunir prefeitos em torno de seu projeto, o pré-candidato fortalece sua presença territorial e amplia o diálogo com gestores que conhecem de perto as necessidades dos municípios, consolidando uma estratégia baseada na construção de alianças regionais.

Base já reúne outros prefeitos

Vale destacar que Histênio Sales e Lindonaldo da Farinha não são os únicos prefeitos que integram a base política de Janjão. O projeto do pré-candidato já conta com o apoio de outros gestores municipais, entre eles Arsênio Medeiros, prefeito de Bom Jardim, que também está alinhado à construção dessa candidatura.

A presença de prefeitos de diferentes municípios evidencia que Janjão vem consolidando uma rede política cada vez mais ampla, formada por lideranças com influência em diversas regiões de Pernambuco. A expectativa nos bastidores é que novas adesões sejam oficializadas ao longo dos próximos meses, ampliando ainda mais o alcance de sua pré-campanha.

Ao fortalecer esse grupo de aliados, Janjão busca construir uma candidatura sustentada no diálogo com os municípios e na defesa de pautas ligadas ao desenvolvimento regional. A estratégia passa pela escuta das demandas locais, pelo alinhamento de agendas e pela elaboração de propostas voltadas para áreas como infraestrutura, saúde, educação, abastecimento de água, agricultura e geração de empregos.

Com uma base que cresce de forma gradual e reúne prefeitos, vereadores e lideranças políticas, Janjão consolida uma das movimentações mais consistentes deste período de pré-campanha. O apoio de gestores municipais reforça sua competitividade para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e demonstra que seu projeto vem ganhando musculatura política em diferentes regiões do Estado, ampliando sua influência e fortalecendo uma rede de apoios que tende a crescer à medida que o calendário eleitoral avança.

RAQUEL LYRA ACELERA INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO COM NOVAS CRECHES NO SERTÃO E MAIOR OBRA DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS EM ÁREA URBANA DO PAÍS

A governadora Raquel Lyra terá uma agenda marcada por entregas estratégicas neste domingo (28), reforçando o ritmo de investimentos do Governo de Pernambuco em duas áreas consideradas prioritárias para a população: educação infantil e infraestrutura de proteção em áreas de risco. As ações acontecerão em duas regiões distintas do Estado, contemplando o Sertão do Pajeú e a Região Metropolitana do Recife, com iniciativas que unem desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida.

A programação terá início pela manhã, às 10h, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Na ocasião, a governadora realizará uma série de ações voltadas para o fortalecimento da educação pública, autorizando o início de novas obras e entregando duas creches que passam a integrar a rede municipal de ensino. Os equipamentos foram projetados para ampliar significativamente a oferta de vagas na educação infantil, permitindo o atendimento de até 324 crianças em cada unidade.

As novas creches representam mais do que a ampliação da infraestrutura educacional. Elas simbolizam um investimento direto na primeira infância, etapa considerada essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Além de oferecer ambientes modernos, seguros e preparados para o processo de aprendizagem, as unidades também contribuem para que pais e responsáveis tenham maior tranquilidade para desenvolver suas atividades profissionais, fortalecendo a inclusão social e a geração de oportunidades para as famílias.

Ainda em Serra Talhada, a autorização para novas obras reforça a estratégia estadual de descentralizar investimentos e impulsionar o desenvolvimento dos municípios do interior, ampliando a presença do Estado em áreas fundamentais para o crescimento regional.

No período da tarde, às 17h, a agenda será transferida para Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, onde Raquel Lyra entregará oficialmente a maior obra de contenção de encostas em área urbana do Brasil. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 92,4 milhões e representa uma das maiores intervenções já realizadas pelo Governo de Pernambuco na prevenção de desastres provocados por chuvas intensas.

A obra beneficia aproximadamente cinco mil moradores da comunidade, historicamente marcada pela vulnerabilidade geográfica e pelos riscos de deslizamentos de terra durante o período chuvoso. A intervenção foi planejada para garantir maior estabilidade às encostas, reduzir riscos para centenas de famílias e proporcionar mais segurança para quem vive na região.

Além do impacto direto na proteção da população, o projeto também promove melhorias na infraestrutura urbana, contribuindo para a valorização da comunidade, a preservação de vidas e o fortalecimento das políticas públicas de prevenção. A iniciativa representa um avanço importante na construção de cidades mais resilientes, preparadas para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e dos eventos extremos que vêm se tornando cada vez mais frequentes.

Com uma agenda que une investimentos em educação, proteção social e infraestrutura urbana, o Governo de Pernambuco evidencia a prioridade dada tanto ao desenvolvimento das novas gerações quanto à segurança das famílias que vivem em áreas de maior vulnerabilidade. As entregas deste domingo consolidam um conjunto de ações voltadas para ampliar serviços públicos, reduzir desigualdades regionais e promover melhores condições de vida para a população pernambucana.

EDUARDO E LULA DA FONTE PARTICIPAM, AO LADO DO PREFEITO PROFESSOR RONALDO, SILVIO DE ROQUE E KAIO MANIÇOBA, DA INAUGURAÇÃO DE DUAS ESCOLAS EM TUPANATINGA

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, e o deputado federal Lula da Fonte participaram, neste sábado (27), ao lado do prefeito de Tupanatinga, Professor Ronaldo; do vice-prefeito, Régis da Saúde; do secretário de Governo de Pernambuco e ex-prefeito de Tupanatinga, Silvio Roque; e do deputado estadual Kaio Maniçoba, da inauguração das novas instalações da Escola Municipal Dr. Manoel Borba e da reinauguração, após reforma e ampliação, da Escola Municipal Professora Felisbela Rodrigues e Silva, em Tupanatinga, no Agreste pernambucano.

O evento também oficializou o apoio do prefeito Professor Ronaldo e de Silvio de Roque à reeleição de Lula da Fonte para a Câmara dos Deputados e de Kaio Maniçoba para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, além do apoio ao nome de Eduardo da Fonte para o Senado Federal.

As entregas representam um importante avanço para a educação pública, garantindo mais estrutura, conforto e qualidade de ensino para estudantes e profissionais da rede municipal.

Durante o encontro, foi destacado o avanço de Tupanatinga na área da saúde, reconhecida por possuir uma das melhores redes de atendimento do Estado. O deputado federal Eduardo da Fonte ressaltou a parceria de mais de 12 anos com o ex-prefeito Silvio de Roque, período marcado por importantes investimentos para o município.

Entre as ações, destacou a entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, no povoado Baixa Grande, obra que ampliou o acesso à água e proporcionou melhorias significativas no abastecimento da cidade, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população.

“Tupanatinga avança com esse time que trabalha de verdade para transformar a vida das pessoas. Investir em educação é investir no futuro das nossas crianças e garantir mais oportunidades para toda a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de lideranças comprometidas com o desenvolvimento do município e de contribuir para que essas conquistas continuem chegando à cidade”, destacou Eduardo da Fonte.

Também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Tupanatinga, vereadora Rayane das Ovelhas; o vereador de Águas Belas, Júnior Mota Peças; o presidente da Federação União Progressista (UP/PP) em Buíque, Felinho da Serrinha; além de vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas da região.

Foto: Igor Toscano

EM PESQUEIRA, GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA DESSALINIZADOR E REQUALIFICAÇÃO DE QUADRA DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ORORUBÁ

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra realizou, neste sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste. Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá - Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora. 

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o  Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias. 

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva. 

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

PL APOSTA EM SÍLVIO NASCIMENTO COMO NOME MAIS FORTE PARA DISPUTA MAJORITÁRIA EM PERNAMBUCO

O Partido Liberal (PL) em Pernambuco ainda mantém em aberto a estratégia que adotará para a disputa majoritária nas eleições deste ano. A legenda segue avaliando se lançará candidatura própria ao Governo do Estado ou ao Senado Federal, mas, nos bastidores, um nome vem ganhando força e já é apontado como o mais alinhado ao perfil desejado pela direção estadual para representar o partido em uma eventual candidatura: o do advogado, publicitário, radialista e vereador de Caruaru, Sílvio Nascimento.

Aos 57 anos, Sílvio reúne uma trajetória construída em diferentes áreas da vida pública e profissional. Eleito vereador de Caruaru pelo PL nas eleições municipais de 2024, rapidamente passou a ocupar espaço de destaque na Câmara Municipal, onde tem concentrado sua atuação na defesa de pautas conservadoras, bandeiras que o aproximaram do eleitorado identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro e fortaleceram sua presença dentro da legenda.

Antes de ingressar no Legislativo caruaruense, Sílvio acumulou uma extensa carreira na comunicação. Foi o primeiro âncora da TV Asa Branca, tornando-se uma das vozes mais conhecidas do Agreste pernambucano, além de atuar como radialista e publicitário. A experiência na comunicação é considerada um dos principais diferenciais do parlamentar, que demonstra desenvoltura em entrevistas, debates e nas redes sociais, onde mantém presença constante comentando os principais acontecimentos políticos do país, especialmente fazendo oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defendendo posicionamentos alinhados ao campo conservador.

Entre os fatores que mais fortalecem seu nome para uma eventual candidatura majoritária está sua passagem pelo Governo Bolsonaro. Sílvio presidiu a Embratur após ser indicado pelo então ministro do Turismo, Gilson Machado. Durante sua gestão à frente do órgão federal responsável pela promoção internacional do turismo brasileiro, ganhou visibilidade nacional e ampliou sua relação com lideranças do PL e do bolsonarismo. Apesar da proximidade inicial, posteriormente acabou se afastando politicamente de Gilson Machado, passando a construir um caminho próprio dentro do partido.

Atualmente, Sílvio vinha sendo preparado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados como pré-candidato a deputado federal. No entanto, a possibilidade de ser convocado para representar o PL em uma disputa pelo Palácio do Campo das Princesas ou por uma cadeira no Senado alteraria completamente os planos eleitorais da legenda, já que seu nome passaria a ocupar posição estratégica na composição da chapa majoritária.

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, evita confirmar qualquer definição antecipada e afirma que ainda não existe uma escolha oficial para representar o partido na eleição majoritária. Mesmo assim, ao declarar publicamente que o candidato ideal deverá possuir identificação com o legado do Governo Bolsonaro e ter integrado sua equipe administrativa, acabou delimitando um perfil que, dentro dos quadros atuais da sigla em Pernambuco, é visto por integrantes do partido como praticamente coincidente com o currículo de Sílvio Nascimento.

Além da experiência na política e na comunicação, Sílvio também construiu uma atuação expressiva no setor empresarial. Filiado à Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), exerceu funções de liderança como coordenador da Câmara Setorial das Agências de Publicidade da entidade, diretor de Marketing do Sindloja Caruaru e vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco, consolidando uma trajetória ligada ao empreendedorismo, ao comércio e ao mercado publicitário.

Caso sua candidatura ao Governo de Pernambuco ou ao Senado seja confirmada, o PL precisará reorganizar sua estratégia para a disputa proporcional. A saída de Sílvio da corrida por uma vaga na Câmara Federal representaria uma baixa importante na chapa de candidatos a deputado federal, que tem como objetivo eleger entre três e quatro parlamentares. Entre os principais nomes do partido para essa disputa aparecem o presidente estadual Anderson Ferreira e os deputados federais Mendonça Filho e Coronel Meira, que buscarão a reeleição.

Enquanto a definição oficial não é anunciada, o nome de Sílvio Nascimento permanece cada vez mais presente nas articulações internas do Partido Liberal. Sua experiência na administração federal, a identificação com o eleitorado conservador, a capacidade de comunicação e a atuação política em Caruaru fazem dele um dos quadros mais observados pela direção estadual para assumir protagonismo na principal disputa eleitoral de Pernambuco.

RAQUEL LYRA ELOGIA SÃO JOÃO DE SURUBIM E DIZ QUE CHAPARRAL “BOTOU PRA TORAR” APÓS FESTA BATER RECORDE DE PÚBLICO

A passagem da governadora Raquel Lyra (PSD) por Surubim, na noite desta sexta-feira (26), foi marcada por elogios à organização do São João do município, que vem se consolidando como um dos maiores eventos juninos de Pernambuco. Ao lado do prefeito Cleber Chaparral (União Brasil), a chefe do Executivo estadual destacou o sucesso da festa, que reuniu uma multidão e transformou a cidade em um dos principais destinos do ciclo junino.

Em clima de descontração, Raquel resumiu a dimensão da celebração com uma frase que rapidamente repercutiu entre o público. Segundo a governadora, "o Chapa botou pra torar", fazendo referência ao grande êxito da programação e ao intenso movimento registrado em Surubim. Ela também parabenizou o prefeito pela organização do evento, ressaltando que a cidade ficou completamente tomada por visitantes durante a noite festiva.

A programação de sexta-feira reuniu alguns dos artistas mais aguardados do São João de 2026. Subiram ao palco Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land, atraindo milhares de pessoas ao Parque Haras J. Galdino. O grande fluxo de veículos e visitantes fez com que as principais vias da cidade registrassem congestionamentos, evidenciando o recorde de público alcançado pela festa.

Durante a visita, Cleber Chaparral esteve acompanhado da primeira-dama de Surubim, Juliana de Chaparral, ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal pelo União Brasil. O casal recepcionou a governadora e acompanhou de perto a movimentação no evento, reforçando o clima de celebração e de valorização das tradições juninas da região.

A expectativa é de que o público volte a lotar o Parque Haras J. Galdino neste sábado (27), quando a programação entra em mais uma noite de grandes atrações. Estão confirmados os shows de Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa, em uma grade artística que promete manter o alto nível da festa e consolidar Surubim como um dos principais polos do São João pernambucano.

Além de movimentar a cultura popular, o evento impulsiona significativamente a economia local. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, ambulantes e diversos setores do comércio registram aumento na demanda durante o período junino, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo regional. O sucesso da programação reafirma o protagonismo de Surubim no calendário de grandes festas de Pernambuco e amplia sua projeção como destino de entretenimento e tradição nordestina.

SOLIDARIEDADE OFICIALIZA APOIO À REELEIÇÃO DE RAQUEL LYRA EM PERNAMBUCO

 
O Partido Solidariedade oficializou, na manhã deste sábado (27), apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. O anúncio foi feito durante um encontro realizado no Recife Expo Center, reunindo lideranças da legenda, parlamentares e pré-candidatos para as eleições de 2026.

Representando a governadora no evento, esteve a vice-governadora Priscila Krause. Também participaram o deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade; o presidente estadual da sigla, Edinázio Silva; e o deputado federal Fernando Rodolfo.

O encontro ainda contou com a presença de pré-candidatos a deputado estadual, pré-candidatas a deputada federal e outras lideranças políticas, reforçando a aliança do Solidariedade com o projeto político liderado por Raquel Lyra em Pernambuco. O ato marcou a formalização do apoio da legenda à continuidade da atual gestão estadual nas eleições de 2026