domingo, 26 de junho de 2022

Na Lupa 🔍 Segunda 27/06/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY


NA LUPA🔎



Por Edney Souto.


VOLTAMOS AO BATENTE APÓS A PAUSA DO SÃO JOÃO.


Após a pausa de São João voltamos hoje ao batente junto aos nossos leitores que sentiram bastante nossa ausência nesses três dias que “saímos do ar” que ninguém é de ferro e a pausa precisava acontecer pra renovar nossas energias e nossa determinação de levar a notícia e os fatos políticos como eles acontecem em Garanhuns, no Agreste, em Pernambuco e no Brasil. Estamos juntos de volta ao batente e agradecemos aos nossos queridos leitores que sempre nos honraram com seus milhares de acessos diários. Vamos juntos!


FERNANDO FERRO DISPUTA VAGA NA CÂMARA FEDERAL ONDE OBTEVE 5 MANDATOS


FERRO 1- Quadro da mais alta relevância em nosso estado o deputado federal por cinco mandatos Fernando Ferro, natural de Bom Conselho, mas que viveu grande parte de sua infância e juventude em Garanhuns, está de volta a cena política com o lançamento de mais uma importante pré-candidatura a deputado federalização Ferro(PT) sempre teve importantes votações em Garanhuns e na sua primeira eleição ele contou em Garanhuns na linha de frente e de forma aguerrida com os jovens Tony Neto e Geovani Oliveira, este último prefeito de Itaquitinga por dois mandatos e o primeiro Advogado e importante integrante da cena política de nossa cidade. Na época do primeiro mandato de Ferro, Tony e Geovani eram líderes estudantis na cidade e este colunista que também votou e apoiou Fernando Ferro, exercia a função de presidente do Grêmio do Colégio Diocesano de Garanhuns.

FERRO 2 - Quem também participou diretamente e da campanha de Fernando Ferro em Garanhuns foi Professor Adilson Barros, amigo pessoal do ex-deputado e Moura, construtor e primo de Lula(PT). Ferro possui Familia na cidade que também passaram a se engajar em suas campanha porém os baluartes da primeira eleição de Fernando Ferro e a votação em Garanhuns bem como a campanha que fizeram se deve a esses jovem citados aqui na coluna. Ferro na verdade nunca teve a oportunidade de estar com os jovens estudantes que o ajudaram a época, talvez nem tenha tomado ciência em detalhes do que os mesmos fizeram, pois o apoio a Ferro foi espontâneo. Em tempo estudantes apoiaram o ex-deputado Carlos Batata, que se elegeu nessa época para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, de lá seguiu para a Câmara Federal.


FERRO 3- A volta de Fernando Ferro ao cenário político é tema de extrema relevância porque trata-se de ofertar ao eleitor um nome que ocupou cinco mandatos na Câmara Federal e que nunca teve seu nome envolvido em absolutamente nada de pauta negativa. Honesto, decente, de bem Fernando Ferro é uma raridade na política pois saiu do mandato com menos finque possuía antes de entrar. Ele não enriqueceu na política e sempre defendeu de forma fiel os trabalhadores, funcionários públicos e o povo pernambucano. Seja bem-vindo Ferro de volta a política. Pode entrar pela porta da frente!


PASSANDO A LUPA 🔎


ROGÉRIO LEÃO- O espólio dos votos de Rogério Leão, que desistiu de pleitear o seu terceiro mandato quando todas as contas mostravam que ele passava fácil de 50 mil sufrágios nas eleições deste ano de 2022. Ao filiar-se ao PSB, sendo primo e parceiro de primeira hora do deputado federal Sebastião Oliveira, que agora concorre a vaga de vice-governador na chapa de Marília Arraes, Rogério Leão ficou desambientado no PSB e recebeu ameaça velada que não lhe dariam a legenda para sua reeleição. Homem de verdade, decente e de bem, diferente de umas “patotas” que circulam por aí, Rogério retirou a candidatura e agora tem 50 mil votos para partilhar junto com
Sebastião Oliveira. Caso raro de lealdade e sacrifício na política. A coluna e este colunista, aplaude Rogério Leão de pé!
 

COM RAQUEL- Em recente entrevista a jornalista Carol Brito, da Folha, o prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro garantiu que vai coordenar a campanha da ex-prefeita Raquel Lyra para governadora de Pernambuco na cidade de Caruaru. Pinheiro colocou: “Nós vamos coordenar e estar à frente da campanha de Raquel Lyra governadora aqui em Caruaru, mas é fato que ela vai ecoar para as várias cidades circunvizinhas, não tenha dúvida. Uma campanha forte em Caruaru, com certeza, gera visibilidade para todo o Agreste pernambucano”. Deixou claro e evidente a sua oposição política que vinha despertando interesses e comentários diversos. Está esclarecido e encerrado o assunto. É isso aí.


SIVALDO ALBINO 1 - O Prefeito Sivaldo Albino assina Ordem de Serviço para pavimentação e drenagem de ruas na Massaranduba, em Garanhuns.
A ordem foi dada para início das obras de pavimentação em paralelepípedo, sinalização vertical e drenagem de águas pluviais em vias públicas do bairro Severiano Moraes Filho, na comunidade conhecida por Massaranduba. No contrato, assinaram também o Secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Fá Albino, e o representante da empresa de engenharia J Benedives da Silva Eirelli, Júnior Benevides.


SIVALDO ALBINO 2- Sivaldo Albino fez questão de ressaltar que a obra será feita com qualidade. 
FALA SIVALDO: “Seria mais fácil e mais barato fazer sem a drenagem, cerca da metade do preço, mas de que adiantaria fazer mal feito e ver as ruas se esburacarem e as voçorocas aumentarem devido as águas que correm por cima dos calçamentos. Vamos fazer e fazer bem feito, com drenagem, assim como depois vamos dar seguimento a melhorias em outras ruas do bairro”, afirmou o prefeito, que confirmou que mais de 200 ruas do município serão pavimentadas e recapeadas, a iniciar assim que o tempo permitir e a intensificação da Operação Tapa-buracos. Em tempo, o custo total com recursos do município e emenda do deputado federal Felipe Carreras é de R$ 2.458.716,79, e o prazo de execução de 300 dias.


DÉBORA ALMEIDA - Na estrada o tempo todo. Água Belas, Iati, Jurema, Bom Conselho, Terra Nova, Ouricuri, Parnamirim, Verdejante, Orocó, Moreilândia e Serrita, Salgueiro e Alagoinha foram algumas das cidades percorridas por Débora Almeida nos últimos dez dias. Débora se transformou rapidamente numa grande postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco que tem a vaga assegurada e que terá uma votação surpreendente para muitos políticos que subestimaram a sua capacidade de articulação e inteligência. Para nossa coluna não há novidade, Débora é dedicada, aguerrida e colhe largos frutos do seu trabalho e do projeto de uma bem elaborado pré-campanha. Débora é vocacionada para a coisa pública e sabe gerir com eficiência e resultados importantes para o povo. Sua cidade, a qual governou com muita competência elevou de patamar após sua passagem por oito anos no comando da prefeitura de São Bento do Una.


DELEGADO ROSSINE- Circulou bastante por diversos municípios do Agreste onde participou de visitas, reuniões e articulações importantes na sua trajetória rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Do São João para cá esteve presente em vários pontos de sua base política. Destacamos que em Pesqueira sua terra natal, o seu nome ecoa aos quatro cantos da cidade e já se espera que sairá da sua cidade natal majoritário, também naquela importante cidade do Agreste. A força do seu nome impressiona pela ampla capacidade de aglutinação é que no decorrer dessa fase preliminar não para de receber apoios quase que diariamente. Delegado Rossine colhe os frutos de sua gestão à frente da prefeitura de Lajedo que se elegeu por duas vezes prefeito da cidade com expressivas votações. Um dado importante é que Rossine sempre venceu todas as eleições em que esteve envolvido em Lajedo, tanto as que envolvem o seu nome diretamente, como também aos nomes que apoiou. É sem dúvida uma nova liderança consolidada no Agreste.
 

IZAÍAS RÉGIS- Segue cada vez mais firme e forte no propósito de se tornar o deputado estadual majoritário em Garanhuns. Izaías Régis não para. Transita por todos os lugares da nossa cidade e sempre é recebido com entusiasmo, gratidão e muita euforia por parte da população garanhuense. Na sua rota rumo a uma das 49 cadeiras na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que será o quarto mandato como deputado estadual, ele segue recebendo adesões e o carinho da população por todos os bairros e distritos e ruas.
 

LULA DA FONTE- Em constante deslocamento por todo o estado em sua pré-campanha, o filho do deputado federal Eduardo da Fonte(PP) e neto do ex- senador e ex-governador Carlos Wilson, o pré-candidato a deputado federal Lula da Fonte, que deverá usar a tribuna da Câmara Federal em 2023, postou em seu perfil no Instagram um encontro com o governador Paulo Câmara na cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. “Com o meu governador”, publicou Lula da Fonte(PP) na rede social. A decisão oficial do PP deverá sair nos primeiros dias de julho após a reunião da executiva estadual da sigla, através de deliberação, conforme o seu pai, deputado federal Eduardo da Fonte(PP) que é presidente estadual da legenda Progressista em Pernambuco sempre afirmou em todas as entrevistas e notas. O PP e sua decisão estão sendo muito aguardados no meio político. Vamos esperar, falta pouco!
 

INSTALAÇÃO- Há 58 Anos era instalado o município de Itaquitinga, na Zona da Mata Pernambucana. Cidade que possuía a famosa Usina Matary, uma gigante na moagem de cana de açúcar, da Família Maranhão e que também foi administrada pelo ex-deputado federal Gilson Machado, deputado federal constituinte em 1988. Itaquitinga é uma
cidade cuja paisagem característica é cercada pelo plantio da cultura da Cana-de-açúcar. Lá se comemora dias datas, o dia da Instalação do município que é 27 de Junho e ainda o dia da Emancipação Política que é 20 de dezembro. A cidade foi governada duas vezes pelo garanhuense Geovani Oliveira, o Dr. Geovani, que é o principal adversário da família Moraes que hoje governa a cidade, através de Patrick Moraes que era vice-prefeito e herdou a prefeitura com o falecimento precoce do seu irmão Pablo Moraes. Geovani e o seu grupo político se prepara para mais um embate nas urnas em 2024, quando o ex-prefeito Dr. Geovani vai tentar o seu terceiro mandato. É isso aí.
 

JUCA VIANA- O vereador Juca Viana(PTB) está reivindicando a realização de serviços de recapeamento asfáltico nas ruas Manoel Cipriano da Cruz e Professora Cecília Rodrigues, ambas localizadas naquela Comunidade aqui em Garanhuns. Juca tem sido uma revelação na Casa Raimundo de Moraes pela sua grande produção parlamentar a nível de projetos, ações e proposições. É um vereador atentado com os tempos atuais e que também carreata a importante bandeira da acessibilidade em nossa cidade. Juca está sempre por dentro das necessidades das comunidade que representa e não deixar passar batido nenhuma ação que de fato ajude a melhorar a vida das pessoas.

FALA JUCA VIANA: “A implantação do asfalto nas ruas Manoel Cipriano da Cruz e Cecília Rodrigues é fundamental, pois as vias, que possuem um grande fluxo de veículos, apresenta vários desníveis, o que dificulta a trafegabilidade”, explicou Juca Viana, que na Câmara de Vereadores de Garanhuns cumpre um papel importante é que precisa ser do conhecimento geral da população.

URGENTE - ROGERIO LEÃO DECLARA APOIO A GUSTAVO GOUVEIA

O deputado estadual Rogério Leão declarou apoio à reeleição de seu colega de Alepe, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Ex-prefeito de São José do Belmonte por duas ocasiões, Rogério está no segundo mandato como deputado, tendo atuação em todas as regiões do estado.

Com a adesão de hoje, Gustavo Gouveia amplia ainda mais seu grupo político em Pernambuco. “Agradeço a confiança de Rogério em nosso projeto. Ele vem fortalecer ainda mais a nossa representatividade em todo o estado. Estaremos juntos trabalhando por um Pernambuco melhor”, agradeceu Gustavo.

MIGUEL COMEMORA O RESGATE DA CULTURA PERNAMBUCANA COM A VOLTA DOS FESTEJOS JUNINOS

Após giro pelo estado, Miguel Coelho avalia volta dos festejos juninos como resgate da esperança e da cultura pernambucana

A pandemia fez Pernambuco ficar quase três anos sem sua mais tradicional festa popular. O retorno do São João em 2022 representou para o pré-candidato a governador Miguel Coelho o resgate da esperança e o fortalecimento da essência cultural dos pernambucanos. Desde o início das comemorações, ele visitou as cidades de Araripina, Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe. Na próxima quarta-feira (29), Miguel confere, ainda, as festividades em Limoeiro, no Agreste.

Para o pré-candidato, os polos mais tradicionais das festividades juninas em Pernambuco não competem entre si e se complementam, tendo em vista que o São João é a principal manifestação cultural do interior do Nordeste e não se resume apenas às apresentações de artistas. O evento envolve, segundo o ex-prefeito de Petrolina, toda uma cadeia econômica produtiva, gerando emprego, renda e pagando o salário de muita gente que depende desse tipo de atividade.


De acordo com Miguel Coelho, os dois últimos anos de interrupção das celebrações foram muito sofridos para a população, sobretudo para quem depende economicamente do ciclo junino e outras festividades. Com a volta em 2022, ele declarou que é uma nova fase de recuperação da economia, embora em muitos desses locais não tenha havido apoio do atual governo do estado no sentido de auxiliar a realização das festividades.

Miguel destacou que o turismo voltou a se aquecer nas principais cidades que fazem parte do circuito junino. O pré-candidato também ressaltou as peculiaridades de cada evento nas cidades, alguns com apelo mais tradicional e outros com uma pegada multicultural. “Foi emocionante ver a alegria de nosso povo, independente da cidade, do tipo de festa. O retorno do São João simboliza o resgate de nossa cultura, traz esperança para os pernambucanos que desejam dias melhores. Por isso tudo, foi um momento muito especial nessa caminhada da pré-campanha passar por essas cidades e sentir o povo feliz mesmo em meio a tanta dificuldade que Pernambuco atravessa nos últimos anos”, resumiu Miguel.


Missa do Vaqueiro - Neste domingo (26), o pré-candidato participou em Petrolina da cavalgada e da tradicional Missa do Vaqueiro. Miguel confere a despedida dos shows à noite no Pátio Ana das Carrancas.
Foto: Jonas Santos


MARILIA PARTICIPA DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Marília Arraes participa do São João de Arcoverde e dá continuidade a agenda junina


Na noite do último sábado, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, esteve no município de Arcoverde e participou de mais uma festa de São João neste giro junino pelo Sertão.

Acompanhada de André de Paula, pré-candidato ao Senado, e Maria Arraes, pré-candidata a deputada federal, Marília também teve um encontro com Wellington Maciel, prefeito da cidade.

Depois de ser recebida pelo prefeito, a pré-candidata também passou por alguns polos da festa para dançar um forró pé-de-serra.

Também estiveram com Marília o vereador Siqueirinha, presidente da Câmara de Arcoverde, e Tarcísio Vitor, vereador de Venturosa.


84% DOS LEITOS COVID DE PERNAMBUCO ESTÃO OCUPADOS

Dos 1.473 pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – incluindo casos suspeitos e confirmados de covid -, 695 estão na UTI
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (24), 2.048 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, sete (0,3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.041 (99,7%) são leves. As informações são da coluna Saúde e Bem-estar/JC Online.
O que chama a atenção no balanço divulgado pela SES é a alta taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. Na rede Pública de Saúde, dos 1.473 pacientes internados com SRAG – incluindo casos suspeitos e confirmados de covid -, 695 estão na UTI, o que representa 84% da taxa de ocupação.
Na rede Privada de Saúde, dos 229 pacientes que deram entrada apresentando Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 141 estão internadas na UTI, representando 62% da ocupação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva nos hospitais particulares do Estado.
Agora, Pernambuco totaliza 965.296 casos confirmados da doença, sendo 58.789 graves e 906.507 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.


Óbitos no Estado por Covid-19


Também estão sendo contabilizados quatro óbitos (2 masculinos e 2 femininos), antigos, que foram recuperados pelas unidades de saúde e/ou secretarias municipais, ocorridos entre 28/05/2020 e 11/02/2022. As novas mortes são de pessoas residentes do município de Ilha de Itamaracá (1), Recife (2) e Sirinhaém (1). Com isso, o Estado totaliza 21.836 mortes pela Covid-19.
Os pacientes tinham entre 55 e 97 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (1), 70 a 79 (2) e 80 ou mais (1). Do total, um paciente apresentava doenças preexistentes: diabetes (1). Os demais seguem em investigação.


Balanço da vacinação


Pernambuco já aplicou 20.151.890 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).
Com relação às primeiras doses, foram 8.270.902 aplicações (cobertura de 93,19%). Do total, 7.440.733 pernambucanos (83,84%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.265.450 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.283 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.
Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 3.899.328 doses (cobertura de 50,69%). Também já foram aplicadas 505.481 segundas doses de reforço (cobertura de 16,7%).

DANILO ESTEVE NO SÃO JOÃO DE GRAVATÁ

O pré-candidato a governador Danilo Cabral foi a Gravatá, no Agreste, neste sábado (25), prestigiar o São João da cidade. Ao lado do prefeito Padre Joselito e do deputado estadual Waldemar Borges, o socialista foi recebido com muito carinho e entusiasmo pelos munícipes. 

Também estiveram presentes a vice-governadora Luciana Santos e os deputados federais Renildo Calheiros e Silvio Costa Filho; bem como o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do Ar, que também preside a Câmara gravataense, outros vereadores e lideranças políticas. 

“Gravatá faz um lindo São João; de reencontro do nosso povo com suas tradições. É uma cidade pela qual eu tenho um carinho enorme, onde sempre sou bem acolhido. Tenho certeza que, a partir de 2023, vamos fazer inúmeras parcerias com o prefeito para consolidarmos a retomada das atividades em Pernambuco”, pontuou Danilo, que neste domingo estará em Santa Cruz do Capibaribe com prefeito Fábio Aragão e com o deputado estadual Diogo Moraes.

PERNAMBUCO TEM 44% DA POPULAÇÃO EM ESTADO DE POBREZA

Levantamento realizado pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social mostra que 22,3% da população brasileira terminou 2021 na pobreza


JC Online


Cerca de 47,3 milhões de brasileiros terminaram o ano passado na pobreza, de acordo com levantamento realizado pelo Imds (Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social) e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo neste sábado (25). Levando em conta a renda das famílias, o número equivale a 22,3% do total da população, sendo o maior percentual em dez anos.
Os índices também são expressivos no Nordeste, onde 5,5 milhões caíram na pobreza somente no ano passado, o que fez o número de pobres nordestinos saltar para 22,8 milhões – cerca de 40% da população da região.
Assim, o Nordeste comporta metade da população que caiu na pobreza no ano passado. O número total é de 11 milhões. Desses, 6,3 milhões caíram para a extrema pobreza, com cotidiano marcado pela falta de comida. O Brasil fechou 2021 com 20 milhões de pessoas na extrema pobreza.


44% de pernambucanos na pobreza



O Estado de Pernambuco terminou o ano de 2021 com quase 44% da população na pobreza, cerca de 4,2 milhões de pernambucanos. De acordo com o estudo do Imds, essa foi a primeira vez que o indicador ficou acima de 40% na série. O maior percentual até então foi de 38,2%, em 2012.


Recortes sobre pobreza


Ainda de acordo com o levantamento do Imds, crianças e adolescentes (35,6%) e a população negra (73%) também são bastante atingidos pelo crescimento da pobreza no Btrasil

Nenhum comentário: