segunda-feira, 18 de março de 2024

PERNAMBUCO INICIA SEMANA DA ÁGUA

Governo de Pernambuco inicia programação da Semana da Água
Para promover a conscientização e a preservação dos recursos hídricos, o Governo de Pernambuco, através de secretarias e órgãos do Estado, inicia nesta segunda-feira (18) diversas atividades para comemorar a Semana da Água. As primeiras ações vão contemplar a realização de seminários, cursos, lançamento de e-book, trilhas educativas, entre outras iniciativas. 

As atividades terão foco na sensibilização da sociedade sobre o cuidado com a água e serão oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
"A água é, possivelmente, o recurso natural mais importante que nós temos. Água é alimento, é trabalho, é saúde, é vida. E durante muito tempo seu valor, enquanto serviço ecossistêmico, foi desprezado, com poluição dos cursos d'água, afetando a fauna e a flora, e com o uso inconsciente, que vai desde o desperdício de água, até a abertura de poços sem uma análise do impacto no lençol freático. Na Semas, temos investido em projetos e ações que valorizem a água enquanto fornecedora de um serviço ecossistêmico essencial para a existência da vida na Terra", destacou Ana Luiza Ferreira, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.

Em parceria com o Espaço Ciência, a Semas vai promover o lançamento de um livro infantil digital nomeado de ‘Dona Água’, na terça-feira (19), no Espaço Ciência. O livro aborda a relação da água com as pessoas e o quanto ela está presente no dia a dia de cada um. No dia 18 pela manhã, a Semas vai realizar uma trilha por nascentes e açudes do Refúgio de Vida Silvestre - Matas do Sistema Gurjaú, com a participação dos estudantes de escolas da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho. Na sexta-feira (22) pela manhã haverá soltura de animais na Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe com participação de escolas municipais.

Entre os dias 18 e 22, a Compesa vai promover uma ação com alunos e professores de escolas particulares e públicas estaduais e municipais. Eles serão recebidos na sede da Companhia para a realização de atividades educativas no caminhão ‘Compesa na Estrada’ e no Museu Universo Compesa. Na ocasião, eles vão participar de jogos, oficinas e bate-papo com especialistas.

De acordo com o presidente da Compesa, Alex Campos, as iniciativas têm o objetivo de estimular a reflexão da sociedade sobre o uso sustentável da água. “As ações têm como foco a sensibilização da sociedade sobre o cuidado com a água. A Compesa reafirma o seu compromisso com a população, lançando parcerias e projetos importantes que certamente vão promover mudanças na forma da sociedade pensar esse tema. A água é um bem finito e precisamos preservar a sua existência”, afirmou o gestor.

Na programação da Apac, haverá a abertura oficial da Semana da Água na segunda-feira (18), às 9h, no cinema do Porto Digital. Será realizada uma série de palestras e rodas de conversa com autoridades da área de recursos hídricos em Pernambuco e no Brasil. O órgão também vai promover, do dia 18 ao dia 23 de março, uma série de oficinas e atividades em parceria com o Espaço Ciência, que terão como foco a identificação dos eixos do projeto de integração do Rio São Francisco e dos principais reservatórios de água da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.
 
Para acompanhar a programação completa oferecida pelas secretarias e órgãos do Estado, a população pode acessar as redes sociais e os sites de cada instituição: Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (@recursoshidricos.pe); Semas (@oficialsemaspe e www.semas.pe.gov.br); Compesa (@compesa_oficial e www.compesa.com.br); CPRH (@cprh.pe e www.cprh.pe.gov.br); e APAC (@apac_oficial e www.apac.pe.gov.br).

Fotos: Tarciso Augusto /Semas

Nenhum comentário: