terça-feira, 16 de abril de 2024

GOVERNO DEBATE IMPLANTAÇÃO DO GÁS NATURAL NO POLO GESSEIRO DO ARARIPE

Governo debate implantação de gás natural nas indústrias do gesso do Sertão do Araripe
Representantes do governo e Sindugesso discutem as etapas da transição energética das empresas da região. 
O Sertão do Araripe é hoje responsável pela produção de 97% do gesso no Brasil. Para impulsionar ainda mais esta produção, Pernambuco está dando mais um passo no projeto de fornecimento de gás natural para as indústrias do Polo Gesseiro. O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas),  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e suas vinculadas, Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), reuniu-se com representantes do sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco e com a deputada Socorro Pimentel para discutir as etapas da transição energética das empresas da região. 

Para a transição energética das indústrias, é necessário adquirir equipamentos como queimadores automáticos a gás, exaustores, tubulações, isolamento térmico, sistema automático de controle e supervisão. Os custos são de, aproximadamente, R$ 1 milhão. Hoje, a principal fonte de energia utilizada é a queima da lenha, matriz energética escassa e que promove o desmatamento da Caatinga. Com a adoção do gás natural, a indústria local será mais moderna e sustentável, com uma combustão mais limpa. 

Para esta adequação dos fornos, o Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindugesso) apresentou ao secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, um pleito formal para a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição dos equipamentos necessários para a transição energética dos fornos que fazem a queima do material para a produção do gesso.

“A governadora Raquel Lyra tem essa pauta do Araripe como prioridade de governo. Iniciamos com a isenção do ICMS para o gás natural que será fornecido pela Copergás para o setor, anunciada em fevereiro pela governadora. Agora precisamos de novas parcerias estruturadas para garantir infraestrutura e viabilidade econômica, atraindo novos negócios para Pernambuco e contribuindo para o desenvolvimento”, afirmou o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula. O pleito será pelo Conselho de Política Tributária da SEFAZ - órgão colegiado firmado pelo corpo técnico da Secretaria de Fazenda.

A secretária executiva de Sustentabilidade da Semas, Karla Godoy, destacou a necessidade de envolvimento de várias frentes do governo para a modernização do setor gesseiro em Pernambuco. “A atuação para a descarbonização do pólo do Araripe não abrange apenas a redução do desmatamento e o esforço para o reflorestamento da caatinga, mas também mostra sua importância econômica e sustentável para o gesso, agregando mais valor ao produto, podendo chegar ao mercado de exportação, que exige certificados de produção limpa”, explicou a gestora.

“A mudança da matriz energética, que atualmente está concentrada na biomassa da madeira da caatinga e do eucalipto, representará um marco tanto na dimensão do ganho de produtividade e simplicidade nas operações de produção do gesso. Os equipamentos e serviços necessários para essa transição precisarão contar com o apoio do governo do Estado, a fim de garantir o sucesso da conversão dos fornos a gás natural”, revelou o presidente do Sindugesso, Jefferson Duarte 

A Copergás, com o aumento do consumo na região, irá construir um terminal de regaseificação no Araripe, semelhante aos já existentes em Petrolina, no Sertão do São Francisco, e em Garanhuns, no Agreste. “Esse esforço para modernizar as indústrias do polo gesseiro do Araripe traz benefícios para todo o Estado. Temos que garantir, também, a capacitação das pessoas que irão trabalhar com essa nova matriz energética, movida a gás natural, garantindo a geração de recursos humanos para a região. Todas essas ações estão alinhadas com a política de desenvolvimento para Pernambuco da governadora Raquel Lyra e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, pontuou o presidente da Copergás, Felipe Valença.

A Deputada estadual Socorro Pimentel, destacou que a região é responsável por 97% de todo o gesso produzido no Brasil. “A região do Araripe tem potencial para ser o mote do desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil, que governos anteriores não enxergaram. Outras matrizes energéticas já foram citadas para as indústrias, mas não foram colocadas em prática. Temos abundância e qualidade do gesso produzido nos cinco municípios que compõem o polo”, destacou a parlamentar. A gipsita (matéria-prima do gesso) encontrada nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Santa Filomena e Trindade é considerada de alta qualidade, com a pureza do minério variando entre 88% e 98%.

GÁS NATURAL – Em fevereiro, a governadora Raquel Lyra anunciou, junto com a vice-governadora, Priscila Krause, em Araripina, o início do projeto de abastecimento do gás natural, pela Copergás do Polo Gesseiro do Araripe, proporcionando sustentabilidade à produção. O investimento inicial é na ordem de R$ 6 milhões. Para incentivar as empresas a adotarem a nova forma energética, o Governo do Estado zerou o ICMS do gás que será vendido para as indústrias do gesso.

O Polo do Araripe tem capacidade para consumir cerca de 320 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Isso equivale a 20% do volume distribuído pela Copergás e superior a outras distribuidoras de gás natural.

Em março, a Copergás realizou a quarta visita técnica à região com o objetivo de viabilizar a conversão do abastecimento dos fornos. Os trabalhos começaram em setembro de 2023, acompanhados de representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Suape, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI) e Fiepe. Em outubro de 2023, foi feita a segunda visita, ampliando o número de parceiros para CPRH, Secretarias Estaduais da Fazenda, de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, de Desenvolvimento Econômico e Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab)

Nenhum comentário: