Papa Francisco será homenageado em novo habitacional na Comunidade do Pilar
Com investimento de R$ 36 milhões da Prefeitura, conjunto residencial no Bairro do Recife será entregue até o fim do primeiro semestre
Em homenagem ao seu exemplo de caridade, humildade e compaixão, o Papa Francisco será homenageado tendo seu nome no habitacional na Comunidade do Pilar, bairro do Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo prefeito João Campos durante vistoria às obras da primeira etapa, que estão na reta final. Com um investimento de R$ 36 milhões da Prefeitura do Recife, estão sendo concluídos 128 apartamentos, erguidos nas imediações das ruas Bernardo Vieira de Melo, do Ocidente e de São Jorge. A entrega das unidades está prevista para acontecer até o fim do primeiro semestre deste ano. A intervenção é coordenada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e integra o Recentro, programa municipal de requalificação da área central da cidade.
“Hoje anunciamos uma homenagem ao Papa Francisco. Vamos dar o nome dele a este habitacional, reconhecendo tudo o que ele representou durante o exercício de sua liderança, indo além das fronteiras da Igreja Católica. Um exemplo de caridade, humildade e compaixão. É simbólico estar aqui, no coração do Recife, em uma área que tem um valor histórico imenso para a cidade, entregando moradia digna às pessoas que mais precisam. No mês de julho, estaremos inaugurando o mais novo habitacional da cidade”, afirmou o prefeito João Campos em visita técnica realizada nesta
Com uma área construída de 6,1 mil m², o empreendimento contará com quatro blocos, cada um com 32 unidades, totalizando 128 apartamentos. O projeto prevê quatro tipos diferentes de unidades, com metragens entre 39,42 m² e 41,75 m², todas compostas por dois quartos, sala de estar, cozinha, área de serviço e banheiro social.
Paralelamente, estão sendo executadas a pavimentação e a drenagem da Rua do Ocidente, além da pavimentação da Rua Bernardo Vieira de Melo. Essas melhorias fazem parte do conjunto de ações de requalificação da Comunidade do Pilar, que já recebeu 192 unidades habitacionais, além de uma creche-escola, uma escola de tempo integral, uma Upinha e uma praça na Avenida Alfredo Lisboa.
Durante as obras na Comunidade do Pilar, a Prefeitura do Recife identificou diversos achados arqueológicos, resultado de pesquisas iniciadas em 2015 pela Fundação Seridó, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e posteriormente conduzidas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento. Até o momento, foram catalogados cerca de 40 mil fragmentos, além de vestígios do Forte de São Jorge, localizado sob a Igreja do Pilar, e estruturas do século XVI, como antigas moradias e armazéns. Também foram encontrados indícios de um cemitério na área.
“A família é muito importante, e toda pessoa deve ter teto, trabalho e terra. Aqui estamos cumprindo um desses elementos. Toda família precisa ter a sua moradia, o seu chão, o seu lugar, onde possa viver com dignidade. Esse habitacional em homenagem ao Papa Francisco reflete essa luta pela dignidade das pessoas”, disse o arcebispo de Recife e Olinda, Paulo Jackson.
“Esse habitacional é um compromisso antigo da cidade. Era uma área muito degradada que, ao longo do tempo, passou por um processo de urbanização e construção de novas moradias. Até julho, as pessoas já devem estar morando aqui, em um habitacional completo, renovado, com urbanização das vias do entorno. Inclusive, vamos entregar um pátio na frente da igreja de Nossa Senhora do Pilar. Entregar moradia digna é um passo importante para transformar a realidade dessas famílias”, destacou o vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Victor Marques.
UNIDADES HABITACIONAIS – A política habitacional desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2021 já viabilizou a construção de 5.055 unidades habitacionais, entre obras concluídas, em andamento, em licitação, aprovadas junto ao Governo Federal e garantidas na PPP Morar no Centro. Foram entregues seis conjuntos habitacionais, totalizando 1.608 moradias. Estão em andamento as obras do Habitacional Vila Esperança e na Comunidade do Pilar. O Conjunto Habitacional São José já está em fase de licitação pelo ProMorar. Outras 16 mil famílias tiveram seus imóveis garantidos através de obras como contenções definitivas de encostas realizadas desde 2021, beneficiando um total de 120 mil pessoas.
Fotos: Edson Holanda / Prefeitura do Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário