Simulado de resposta a desastre teve a participação de órgãos do Estado e município de Camaragibe
Nesta quarta-feira (21), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, realizou o simulado de resposta a desastre no Campo do Grêmio, localizado no município de Camaragibe, e no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), em Recife. A ação faz parte da fase de preparação para a quadra chuvosa e contou com 120 pessoas envolvidas. O objetivo principal foi avaliar a eficácia das equipes de resposta, a execução do plano de contingência, o funcionamento do sistema de alerta e a evacuação de comunidades em áreas de risco.
"Esta ação é para testar o aparato do sistema de resposta, acompanhada na Sala de Situação no Ciods, para que em uma situação real todos os envolvidos estejam prontos para atuar e para fazer o auxílio ou o resgates das pessoas afetadas", explicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM Clóvis Ramalho.
No simulado, no Campo do Grêmio, quatro pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, três delas foram encaminhadas para o Samu e uma foi transportada pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo. Já no Ciods a ação contemplou ocorrências simuladas em todo o Estado e, os integrantes dos órgãos presentes na Sala de Situação, procuraram solucionar de forma rápida e segura a melhor forma de atender as possíveis demandas.O simulado de resposta a desastre é mais uma atividade de preparação, para que todos os órgãos do sistema de defesa civil possam juntos atuar em prol da população afetada de forma rápida e eficiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário