sexta-feira, 4 de julho de 2025

ANA LUIZA FERREIRA É A PRIMEIRA MULHER A ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA ADEPE

Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e é primeira mulher a comandar a Agência

Foto: Tony Holanda/Adepe
Prestes a completar 60 anos, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a Adepe, tem nova diretora-presidente. Nesta quarta-feira (02/07), a administradora de empresas, Ana Luiza Ferreira, assumiu a função e será a primeira mulher à frente da instituição após 29 mandatos consecutivos de homens.

Ana Luiza Ferreira é bacharel formada pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), possui mestrado em Políticas Públicas pela Universidade da Georgia nos Estados Unidos e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Antes de chegar à Adepe, Ana Luiza estava à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e chega para intensificar as ações de desenvolvimento econômico aliadas à sustentabilidade. Também em sua trajetória profissional estão passagem pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos Estados Unidos e a coordenação da implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil.

“Para mim é um orgulho imenso estar aqui. A Agência possui uma estrutura robusta e já desempenha um papel essencial para o desenvolvimento do nosso Estado. Chego com a missão de trazer uma visão de investimentos de impacto, aqueles que atrelam investimentos à redução de desigualdades. Nosso trabalho será gerar desenvolvimento e oportunidades aliados à sustentabilidade”, detalhou a nova diretora-presidente. "Junto com o secretário de Desenvolvimento, Guilherme Cavalcanti, e sob a gestão de governadora Raquel Lyra, temos o desafio de melhorar ainda mais os serviços já prestados pela Agência", finalizou Ana Luiza Ferreira.

SOBRE A ADEPE - A Adepe é uma sociedade de economia mista, da administração indireta do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e é responsável por promover o desenvolvimento com a captação de negócios, a gestão de incentivos fiscais e financeiros e o fomento aos setores como indústria, agroindústria, comércio,  energia, serviços e economia criativa. 

Referência no Nordeste e no Brasil em estruturação de cadeias produtivas, a Agência possui um modelo operacional baseado nas melhores práticas, atuando com suporte a negócios que estão em implantação ou que querem expandir suas atividades. Em sua história, a Adepe, que já foi AD Diper, foi celeiro de projetos o então Complexo Industrial Portuário de Suape e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, a AGE.

Atualmente, a Adepe possui bases em quatro cidades (Recife, Caruaru, Petrolina e São Paulo) e é responsável pela gestão do Mercado Cultural Eufrásio Barbosa, do Centro de Artesanato de Pernambuco, da Loja Moda Autoral (Mape), da Loja Bebidas de Pernambuco e do Centro de Artesanato de Bezerros, além de lojas em shoppings centers, de uma unidade móvel e da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. Conectada com o futuro, a Adepe aponta para a inovação e para a economia verde ao tempo que valoriza o potencial das mãos dos pernambucanos

Nenhum comentário: