sábado, 26 de julho de 2025

BREJO DA MADRE DE DEUS TERÁ COLETA ITINERANTE DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS DIA 29/07


Ação conjunta para descarte de embalagens acontece no pátio de eventos de Brejo da Madre de Deus atenderá os produtores do Agreste Central

A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatória em Pernambuco, de acordo com a Lei 12.735/05 e o Decreto 31.246/07. O objetivo é destinar de forma adequada os recipientes de  herbicidas, inseticidas e outros produtos de uso agrícola e para o controle de pragas, garantindo a saúde do trabalhador, a segurança do campo e a proteção do meio ambiente. Na próxima terça-feira, 29/07, das 8h às 14h, uma ação conjunta de coleta itinerante será realizada numa parceria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) e Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Brejo da Madre de Deus, com apoio da ARPAN.

Todo o material recolhido será encaminhado para a central de recolhimento da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste – ARPAN, para destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os fiscais estaduais e assistentes da Adagro Regional Caruaru, Emanuel Almeida, Gilmar Segatto, Jamenson Farias, Anísio Júnior, Davi Araújo e Nilson Ferreira realizaram, no início deste mês, ações de mobilização e de educação sanitária junto aos gestores municipais e produtores. Trataram de temas como cuidados na aplicação dos agrotóxicos, exigência de receituário e nota fiscal para compra dos produtos, orientação sobre armazenamento adequado e obrigatoriedade da devolução de embalagens vazias por parte dos produtores, além da responsabilidade dos fabricantes em promoverem a logística reversa das embalagens.

 

Avaliação da saúde do trabalhador rural – Durante a ação que acontece no pátio de eventos, o município irá disponibilizar profissionais para realizarem testes gratuitos nos produtores que fizeram a entrega das embalagens vazias e queiram participar. A aferição do nível de colinesterase no sangue, cuja dosagem no organismo em trabalhadores rurais expostos de forma direta ou indireta aos agrotóxicos, é utilizada na prevenção de intoxicações crônicas e agudas dos trabalhadores do campo.

 

O superintendente de defesa e inspeção vegetal da Adagro, Jurandir Cavalcante Júnior, ressaltou a importância da ação no Agreste e convocou os produtores da região: “trabalhamos em todo estado orientando os produtores sobre os riscos que os resíduos de agrotóxicos representam para a saúde e o meio ambiente, caso não sejam manejados de forma segura, e nesta ação cada produtor, seja de Brejo da Madre de Deus ou de municípios vizinhos,  tem um compromisso com a proteção do campo, fazendo a entrega das embalagens vazias para receberem a destinação correta”. 

     

Serviço: Coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos em Brejo da Madre de Deus e atendimento aos produtores para teste de colinesterase
Data: 29/07 (terça-feira)
Horário: 8h à 14h
Local: Pátio de Eventos – Praça Pedro Guenes, Centro – Brejo da Madre de Deus
Parceria: Adagro, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Brejo da Madre de Deus e ARPAN

Foto – Coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos – Adagro – Divulgação

Nenhum comentário: