domingo, 3 de agosto de 2025

FESTIVIDADE DOS 380 ANOS DA BATALHA DAS TABOCAS RECEBE PÚBLICO RECORDE APÓS REVITALIZAÇÃO DO PARQUE HISTÓRICO


Em comemoração aos 380 anos da Batalha do Monte das Tabocas, a Prefeitura de Vitória de Santo Antão realizou, neste domingo (3), uma série de atividades que marcaram um dos episódios mais importantes da história do Brasil colonial. A batalha, ocorrida em 3 de agosto de 1645, representou uma expressiva vitória das forças luso-brasileiras contra a ocupação holandesa em Pernambuco, sendo considerada o marco inicial da Insurreição Pernambucana.

Entre os destaques da edição deste ano estiveram a 45ª Corrida das Tabocas, o 4º Passeio Ciclístico e a tradicional procissão de Nossa Senhora de Nazaré, que saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Água Branca, com destino ao Monte. No local, os participantes acompanharam uma missa campal presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.

A estrutura do local também passou por uma reorganização detalhada para melhor receber os visitantes. O Parque Histórico foi revitalizado e ganhou novos atrativos, como parques infantis, tirolesa, trilhas ecológicas e áreas de convivência. Além disso, a festividade do Três de Agosto teve uma movimentação intensa de público e contou com as apresentações de Amor em Canto e Jack Farra. Pela segunda vez no evento, Ricardo Diego, auxiliar de almoxarifado, notou a diferença: “Está bem organizado aqui e nem parece a mesma coisa de quando eu vim pela primeira vez há uns anos. Fiz a trilha hoje, foi cansativo, mas gostei bastante”, salientou.

A solenidade oficial e o hasteamento das bandeiras ocorreram em frente ao Centro Municipal Educacional Pedagógico Batalha das Tabocas (CMEP). Entre as diversas autoridades presentes, como o prefeito Paulo Roberto, o vice Edmo Neves e a deputada federal Iza Arruda, a comitiva foi integrada também pelo coronel André Azevedo, o tenente-coronel Pereira (Comando Militar do Nordeste e 14º Batalhão de Infantaria Motorizado) e o coronel da reserva André Monteiro, diretor do Museu Militar do Forte do Brum.

Em meio aos discursos do momento solene, o gestor da cidade enfatizou o resgate feito para enaltecer a importância da passagem da data. “Com a força e a garra do povo, hoje a cidade tem esse parque histórico sendo resgatado na sua área física. Temos que carregar essa alegria e o sentido de pertencimento, preservando a história e nos preparando para o futuro. Desta maneira, temos o orgulho de dizer que somos vitorienses, que nascemos em Vitória de Santo Antão, uma terra que tem nome e sobrenome”, concluiu Paulo Roberto.

Nenhum comentário: