sexta-feira, 1 de agosto de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONVOCA ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA LEITE PARA TODOS


Cooperativas, associações e laticínios têm até o dia 05 de agosto para enviar a documentação para o edital de chamada pública do Programa Leite para Todos, executado  pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco,  (SDA), do Governo de Pernambuco. O endereço para consulta está no www.sad.pe.gov.br ou no portal www.peintegrado.pe.gov.br, na área Licitações em Andamento.

O Leite Para Todos é uma iniciativa que fortalece o trabalho do pequeno produtor de leite de cabra e vaca de todo o Estado,  e amplia o acesso ao alimento para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. A chamada pública busca ampliar a participação de organizações que atuam diretamente com pequenos produtores de leite, especialmente aquelas que já estão regularizadas, e têm experiência no fornecimento do produto e derivados. A expectativa é garantir uma cadeia de produção mais fortalecida, com geração de renda no campo e segurança alimentar nas áreas mais vulneráveis.

“Para participar, é necessário que a associação ou cooperativa esteja com a documentação em dia, comprove a atuação com pequenos produtores de leite de cabra e vaca, tenha a capacidade de entrega regular, e comprometa-se com os princípios do desenvolvimento local e solidário”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes.

O novo edital, lançado dia 10 de julho, formaliza um aporte de R$ 94 milhões, que, somado aos R$ 24 milhões já destinados ao programa, desde junho de 2024 até agora, totalizam uma ordem de 118 milhões reais de investimento. Dessa forma,a iniciativa vai passar de 29 para os 184 municípios pernambucanos, gradativamente. A distribuição também será ainda mais robusta, ultrapassando os 68 mil litros de leite por dia, quando todas as cidades estiverem contempladas. O leite de vaca, por exemplo, vai passar de uma média diária de 9,5 mil litros para mais de 59 mil litros. Já o leite de cabra aumentará de 2,7 mil para 9 mil litros por dia, reforçando o papel da caprinocultura como fonte de renda em crescimento no semiárido.

A expansão do Leite para Todos em Pernambuco promete fortalecer o arranjo produtivo local, com foco especial no pequeno produtor rural. Segundo a governadora Raquel Lyra, “a iniciativa vai dar visibilidade a quem sempre foi esquecido e até “invisível”, como os pequenos produtores, especialmente os de cabra”. “Antes, grande parte da produção do leite de cabra em Pernambuco era majoritariamente comercializada na Paraíba, por falta de mercado local. Agora esse cenário vai mudar, porque toda a demanda será absorvida dentro do próprio Estado, fortalecendo a economia regional, gerando renda para os pequenos produtores, e valorizando a cadeia produtiva pernambucana ", completa a governadora.

Nenhum comentário: