O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, segue firme na agenda da inclusão social nos aeroportos brasileiros. Na última segunda-feira, Costa Filho inaugurou mais uma sala multissensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, foi a vez do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, ser contemplado com o espaço inovador para tornar a experiência de viagem mais acolhedora e inclusiva. Essa é a 10ª sala inaugurada no Brasil.
Gratuita e aberta 24 horas por dia, a sala foi pensada para reduzir estímulos sensoriais e proporcionar mais conforto antes do embarque ou durante conexões. Com iluminação suave, recursos interativos, elementos táteis e até uma área que simula o interior de uma aeronave, o ambiente busca transformar momentos de ansiedade em uma experiência mais tranquila.
A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, de representantes da concessionária Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto, e de demais autoridades.
Para o ministro Silvio Costa Filho, a iniciativa é um passo importante na democratização do acesso ao transporte aéreo.
“Essa é a décima sala entregue no país e o primeiro programa nacional de inclusão social em aeroportos. E é um olhar especial para as crianças e famílias que precisam de atenção diferenciada. Nosso objetivo é ampliar essas salas para todo o Brasil, garantindo que cada viajante encontre um espaço acolhedor e acessível”, afirmou.
Localizada na sala de embarque internacional, a estrutura contrasta com os ambientes tradicionais dos aeroportos, geralmente marcados por forte iluminação, ruídos e grande movimento.
A ação integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com concessionárias aeroportuárias. Atualmente, já existem salas multissensoriais em aeroportos de São Paulo - Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro - Galeão e Santos Dumont (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
Como complemento às ações de inclusão, o ministério lançou também a Cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinalia. O material traz, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e apresenta orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma viagem mais tranquila.
A cartilha está disponível para download no site do MPor (https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/transporte-aereo/programa-tea) e também nas salas multissensoriais espalhadas pelos aeroportos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário