sábado, 27 de setembro de 2025

EM MEIO À OFENSIVA DOS EUA, MADURO OFERECE AJUDA A TRUMP PARA CAPTURAR TRAFICANTES

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se ofereceu para ajudar o presidente dos EUA, Donald Trump, a capturar líderes do cartel de drogas Tren da Aragua. A proposta foi feita no início de setembro, depois que os EUA mobilizaram militares para operações antinarcóticos no Caribe, segundo revelou à agência Bloomberg nesta sexta-feira (26).

Segundo fontes ouvidas pela agência, Maduro afirmou que poderia colaborar na localização dos chefes mais procurados do grupo criminoso, que atua em vários países das Américas e se tornou prioridade para o governo Trump.

A iniciativa foi acompanhada de uma carta enviada a Trump, na qual o presidente venezuelano pede diálogo direto para reduzir as tensões entre os dois países. O documento foi enviado poucos dias após o primeiro ataque dos EUA a uma embarcação venezuelana que, segundo Trump, transportava traficantes de drogas.

Hostilidade

As tensões entre Trump e Maduro aumentaram desde que, há um mês, os EUA mobilizaram oito navios de guerra na região, sob o argumento de combater o tráfico de drogas. Trump também acusou Maduro de liderar um cartel, aumentando as especulações sobre uma possível intervenção militar na Venezuela.

O embate entre Trump e Maduro não é de agora. Em 2017, em seu primeiro mandato, Donald Trump chegou a falar em "opção militar" para a Venezuela.

Já em março de 2020, os EUA acusaram formalmente Maduro de narcoterrorismo. Atualmente, o governo americano oferece uma recompensa de R$ 50 milhões por informações que levem à prisão ou condenação do líder chavista

Nenhum comentário: