sexta-feira, 19 de setembro de 2025

SEMINÁRIO CONEXÕES TRANSNORDESTINA DEBATE FUTURO LOGÍSTICO E ECONÔMICO DE PERNAMBUCO EM BELO JARDIM



Evento vai reunir setores produtivos e autoridades para impulsionar a conclusão da ferrovia e o desenvolvimento econômico regional

O município de Belo Jardim, distante cerca de 105 quilômetros do Recife, vai receber o seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco. Promovido pelo Movimento Econômico, com patrocínio da Sudene, Governo do Estado, Porto de Suape e Baterias Moura, o evento será realizado no próximo dia 25 de setembro e reunirá empresários, especialistas, acadêmicos, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir estratégias que impulsionem o desenvolvimento logístico e econômico de Pernambuco e do Nordeste.

O seminário ocorrerá no Hotel Lacazzona, em Belo Jardim, cidade estratégica por concentrar polos produtivos importantes, como o de baterias automotivas e o polo avícola, ambos diretamente ligados ao potencial de expansão que a Ferrovia Transnordestina oferece à região. O trecho Salgueiro–Suape, em especial, é tema central do encontro, que visa ampliar o diálogo sobre o traçado da ferrovia, melhorias e o fortalecimento das cadeias produtivas locais, incluindo gesso, fruticultura, combustíveis e leite.

O modal ferroviário promete reduzir consideravelmente os custos logísticos, especialmente para o setor avícola, que hoje enfrenta altos valores no transporte rodoviário de insumos como milho. Segundo Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil e vice-presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), o frete do saco de 60 quilos de milho pode cair de R$ 20 para cerca de R$ 6, o que resultaria em ganhos expressivos para as 2 mil granjas da região, que produzem diariamente 14 milhões de ovos e 14 milhões de frangos por mês.

Além da avicultura, o polo de baterias automotivas em Belo Jardim destaca-se como um importante volume potencial para o modal ferroviário. Conforme o especialista em transporte Maurício Pina, considerando a produção local, seria necessário deslocar um trem de 50 vagões a cada dois dias até o Porto de Suape, demonstrando a relevância da ferrovia para a competitividade do setor.

O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, reforça que a conclusão do trecho Salgueiro-Suape impactará todo o Estado, impulsionando a competitividade e promovendo um ambiente favorável para novos negócios, tanto no Agreste quanto no Sertão e no Litoral.

O seminário faz parte de uma série itinerante que já passou por Salgueiro, Petrolina e Araripina, com próximos encontros agendados para São Bento do Una (outubro), Caruaru e Recife (novembro).

A realização do evento reforça o compromisso de diversos setores com a retomada e modernização da Ferrovia Transnordestina. Na recente edição do Fórum Nordeste, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a licitação para a retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape está prevista para outubro, considerando prioritária a inclusão do Estado no projeto de desenvolvimento regional.

As inscrições para o seminário Conexões Transnordestina são gratuitas e podem ser feitas pelo site Sympla. O evento ocorrerá das 9h às 13h, no Hotel Lacazzona, situado na BR-232, Belo Jardim.

Serviço - Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco

Horário e local – quinta-feira, 25 de setembro, das 9h às 13h, no auditório do Hotel Lacazzona, km 180 número 1340, na BR-232, Belo Jardim – PE

 

Nenhum comentário: