Reestruturação garante melhores condições de trabalho aos profissionais e laudos mais rápidos para os pacientes
O Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra foi requalificado e entregue aos profissionais. O local passou por intervenção física e recebeu novos equipamentos, que permitirão ampliar os serviços. O investimento faz parte do Programa de Modernização dos Grandes Hospitais da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
As intervenções físicas na sala onde trabalham os técnicos de laboratório incluem climatização, pintura das paredes, substituição das instalações elétricas, com nova iluminação, e troca do piso.
Com a estrutura renovada, o Laboratório do Serviço de Patologia recebeu novos equipamentos - entre eles dois micrótomos, dois banhos histológicos, placa resfriadora, processadora, central inclusora e criostato - que vão garantir, a partir de agora, melhores condições de trabalho para os profissionais, e, principalmente, para os pacientes. Um dos equipamentos é o criostato, o qual permite que, durante uma cirurgia, o patologista examine imediatamente uma amostra do tecido removido, fornecendo um laudo preliminar em minutos para que a equipe cirúrgica possa decidir o que fazer a seguir.
Segundo a coordenadora do Serviço de Anatomia Patológica do HR, Fernanda Lima Didjurgeit, os pacientes são beneficiados diretamente por esses investimentos no setor, porque eles receberão o resultado do exame mais rápido, para dar início ou continuar o tratamento. “Os casos urgentes, como biópsias de tumores gástricos ou tumores na cabeça, por exemplo, têm laudos liberados a partir de três dias, e isso é um ganho importante, já que a equipe médica consegue traçar a conduta mais rápida, seja encaminhando o paciente para outra unidade de referência ou fazendo a cirurgia, que vai resultar na alta hospitalar”, explicou a médica patologista.
Fotos: Manoel Filho/HR/SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário