quinta-feira, 2 de outubro de 2025

GOVERNO RETOMA OBRAS NA PENITENCIÁRIA DE CARUARU E GARANTE CRIAÇÃO DE 155 NOVAS VAGAS

Como parte da reestruturação do sistema penitenciário de Pernambuco, que teve início em 2023, o Governo do Estado vai retomar as obras de reforma e ampliação da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, localizada em Caruaru, no Agreste. A unidade prisional, que hoje tem 774 vagas, vai ampliar em 20% a sua capacidade, com a criação de 155 novas vagas, totalizando 929 vagas. Para isso, será feito um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. O edital para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial.

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, atribui os avanços na reestruturação do sistema prisional ao bom planejamento realizado no Programa Juntos pela Segurança. “Desde o início da gestão estadual, a partir de um estudo aprofundado das necessidades e das especificidades do nosso sistema prisional, pactuamos no Juntos pela Segurança as metas nas áreas de segurança e ressocialização. Desde então, avançamos no aumento de vagas, desativação de unidades prisionais, criação de unidades fabris e demais ações que impactam na dignidade da pessoa privada de liberdade e no seu processo de reinserção social”, afirmou Paes.

Desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE), o projeto de requalificação da Penitenciária prevê a expansão e modernização da unidade existente, ampliando, também, as medidas de segurança do local. A proposta está dividida em seis módulos principais (portaria e recepção; administrativo; triagem e identificação; triagem e inclusão; cozinha e padaria; e vivência coletiva).

“A Penitenciária de Caruaru é mais uma unidade prisional que terá obras retomadas na atual gestão estadual, a partir do compromisso da governadora Raquel Lyra de reestruturar o sistema prisional de Pernambuco. Para isso, retomamos as obras no presídio de Araçoiaba e de Itaquitinga, e agora damos um passo para a conclusão dos serviços em Caruaru. Nos três casos, essas obras estão sendo retomadas a partir de projetos desenvolvidos pela secretaria”, afirmou o titular da SEPE, Rodrigo Ribeiro. “Desde 2023, foram abertas 1.854 novas vagas no sistema prisional de Pernambuco. A previsão é que outras 5.933 sejam abertas até o fim do próximo ano”, concluiu.

As obras em Caruaru serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. "A principal finalidade de uma unidade prisional é a ressocialização das pessoas. A reforma e ampliação da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, segue as mesmas conformidades de outras ações que estão sendo realizadas no sistema prisional do Estado, como a retomada da construção dos presídios de Itaquitinga e de Araçoiaba: a criação de uma estrutura física que torne realidade essa tão almejada reeducação social e reinserção das pessoas em nossa sociedade. A Cehab monitora e fiscaliza as obras visando a esse objetivo", afirma o diretor de Obras de Segurança da Companhia Estadual de Habitação e Obras, Samir de Holanda.

Foto: Divulgação SEAP

Nenhum comentário: