O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, assumiu nesta quinta-feira (6) a presidência da Corte interinamente. Isso porque o presidente do STF, o ministro Edson Fachin, irá à Cúpula do Clima, em Belém, evento que antecede a COP30.
O anúncio foi feito por Fachin, durante a sessão da última quarta-feira (5). Ele e Moraes assumiram a presidência e a vice-presidência, respectivamente, da Corte no final do mês de setembro para o biênio 2025-2027.
Moraes assume o comando do STF em meio às ações penais da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro, que condenou o ex-presidente a mais de 27 anos de prisão. O magistrado é relator do caso.
Alexandre de Moraes foi saudado pelos colegas por assumir interinamente a cadeira da presidência. O ministro Dias Toffoli disse que prestou uma homenagem ao colega de STF.
"A data de hoje é especial, porque sou seu amigo e colega desde 1986. Para mim é uma alegria vê-lo nesta cadeira. Vossa Excelência tem a dimensão dela", afirmou.
“Vossa Excelência ainda terá o seu momento de titularidade, mas eu não poderia, neste momento, deixar de dizer essas palavras de amigo, não de colega, mas de brasileiro, porque o Brasil deve muito a Vossa Excelência”, emendou
Nenhum comentário:
Postar um comentário