Cidade Forte Novamente

Cidade Forte Novamente


sábado, 20 de dezembro de 2025

MINISTRO SILVIO COSTA FILHO VISITA FÁBRICA DA MASTERBOI COM FOCO NA EXPORTAÇÃO DA PROTEÍNA ANIMAL

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, visitou, neste sábado, a fábrica da Masterboi, em Canhotinho. A visita institucional ao presidente da companhia Nelson Bezerra teve como intuito buscar ações para impulsionar a exportação da produção da proteína animal de Pernambuco pelos portos do Estado. 

No mercado há 25 anos, a Masterboi é uma das maiores indústrias no mercado nacional e internacional no processamento e distribuição de alimentos, tornando-se referência no segmento no Brasil, que é um dos maiores produtores e exportadores globais. 

A companhia exporta para mais de 100 países e conta com mais de 4 mil colaboradores entre os estados de Pernambuco, Tocantins e Pará. 

"A Masterboi é um ativo de Pernambuco e uma das líderes no Nordeste no mercado de proteína animal. Cumpre um papel econômico e social importante com geração de milhares de emprego, movimentando a economia do nosso estado", avaliou Costa Filho.

Dados recentes de 2024 e 2025 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) indicam um crescimento contínuo e recordes de volume e receita, especialmente para carne bovina, de frango e suína. Na produção de bovina, o país assumiu a liderança mundial na produção e manteve-se como um dos maiores exportadores. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o país exportou 3,15 milhões de toneladas, um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período de 2024, com receita de US$ 16,18 bilhões.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, respondendo por mais de 20% do mercado global, e o terceiro maior produtor. A produção estimada para 2024 foi de 15 milhões de toneladas. As exportações em novembro de 2025 totalizaram 434,9 mil toneladas. As exportações de carne suína também bateram recordes. De janeiro a setembro de 2025, foram exportadas 1,121 milhão de toneladas, 13,2% a mais que em 2024.

Foto: Rodolfo Barbosa

Nenhum comentário: