Empresário libertado do cativeiro
Edição de sexta-feira, 18 de março de 2011 Numa operação bem-sucedida, GOE encontra, em Aliança, local onde vítima era mantida presa
Com os pés descalços e a mente atordoada por momentos de terror, o empresário Ivan Costa Melo Filho, 33 anos, reencontrou alívio e segurança nos braços dos familiares, na noite de ontem. Depois de passar quase 31 horas sob o poder de sequestradores, amarrado, encapuzado e sendo ameaçado constantemente, o rapaz reconquistou o direito à liberdade após o Grupo de Operações Especiais (GOE) estourar o cativeiro onde era mantido refém. Por volta das 18h de ontem, o herdeiro da CM Produtos Metalúrgicos Ltda. foi encontrado dentro de uma casa simples, no meio de um canavial, na Zona Rural de Aliança, Mata Norte.
Foto: Helder Tavares/DP/D.A PressSegundo a polícia, o empresário foi vítima de uma quadrilha especializada em extorsão mediante sequestro comandada por Olívio da Silva Oliveira, 29. O homem é presidiário e teria articulado toda a investida utilizando um celular de dentro da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, onde já cumpre pena pelo mesmo tipo de crime. Em depoimento, um dos sequestradores confessou que o alvo era o irmão mais velho da vítima, Alex Costa Melo.
O desfecho bem-sucedido do sequestro só foi possível porque os sequestradores marcaram o caminho do cativeiro com pedaços de plástico fazendo uma trilha até a casa. De acordo com o delegado Cláudio Castro, os criminosos entraram em contato com a família diversas vezes, mas não quiseram negociar o valor do resgate. ´Eles estavam irredutíveis, mas não vamos divulgar a quantia, que não foi paga`, disse.
A polícia conseguiu identificar todos os integrantes da quadrilha. Um adolescente de 17 anos que teria participado da abordagem no Recife foi preso em Paudalho. Outros dois, Olívio, apontado como mandante, e um outro identificado apenas como Galeguinho, já estão presos. A polícia identificou outros dois envolvidos, mas ainda não conseguiu capturá-los. A dupla estava na casa vigiando o empresário, mas fugiu pelo canavial quando a polícia chegou.
No cativeiro, Ivan Filho recebeu uma coronhada. ´Aparentemente, os principais danos são psicológicos. Mas só vou colher o depoimento deleamanhã (hoje). O local estava em péssimas condições de higiene e era de difícil acesso. Andamos mais de um quilômetro no canavial para encontrá-lo`, explicou Castro. De acordo com a polícia, os sequestradores procuravam pelo irmão da vítima, mas o alvo não estava na loja na hora da investida. O plano dos criminosos era mudar o local do cativeiro ainda hoje.
O irmão que seria o alvo dos sequestradores, Alex Costa Melo, esteve no GOE ontem à noite, onde reencontrou a vítima, e a levou para casa. Um amigo da família transmitiu o sentimento de todos. ´Agora estamos aliviados`, disse Murilo Lira.
Um funcionário da empresa que pertence ao pai da vítima está sendo investigado como suspeito de ter repassado informações sobre a situação financeira da família. Hoje, às 9h30, o Grupo de Operações Especiais vai voltar ao cativeiro juntamente com a vítima para realizar perícia.
O empresário foi arrastado por três homens, enquanto trabalhava, no final da manhã da última quarta-feira, na CM Produtos Metalúrgicos Ltda., localizada na Rua Imperial, região central do Recife. O grupo teria fugido em um carro Gol, de cor prata. Câmeras de segurança da SDS flagraram toda a ação. (Adaíra Sene e Wagner Oliveira)
"Os sequestradores estavam irredutíveis na negociação. Eles têm experiência em extorsão" Cláudio Castro, delegado titular do Grupo de Operações Especiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário