quinta-feira, 17 de março de 2011

CARPINA REGISTRA 1ª MORTE DO ANO EM PERNAMBUCO POR DENGUE HEMORRAGICA

Pernambuco já tem sua primeira morte por dengue do ano confirmada. Um menino de 11 anos, morador da área urbana de Carpina, Zona da Mata, não resistiu, em janeiro, à forma hemorrágica. Além dele outros 12 óbitos ocorridos no primeiro trimestre estão sendo investigados.


A confirmação foi dada ontem pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), que pede maior atenção dos municípios e da sociedade a partir desta segunda quinzena de março, por causa do esperado início das chuvas em meio às altas temperaturas. “Embora registros apontem uma redução de 1,51% em relação ao mesmo período do ano passado, não podemos desprezar o risco de nova epidemia, em razão do quarto vírus, detectado na Região Norte do País”, explicou Roselene Hans, diretora de Controle de Doenças da SES. Por enquanto, só foi isolado o vírus DENV-1, que circulou nos anos 90 e retornou fortemente em 2010. No ano passado, o número de doentes foi 500% maior que o de 2009.

As condições climáticas, segundo Roselane, ajudam na proliferação do Aedes aegypti. Esse tipo de muriçoca ronda a casa da população, principalmente a que sofre com racionamento d’água. Conforme a sanitarista, chama a atenção neste início do ano a quantidade de doentes na Mata e Sertão, concorrendo com o Grande Recife e o Agreste, que historicamente registram mais casos. Como no ano passado, é grande o número de doentes com menos de 14 anos.

Nenhum comentário: