quinta-feira, 28 de abril de 2011

PERNAMBUCO PRIORIZA TESTE RÁPIDO DE HIV

Pernambuco prioriza teste rápido de HIV para pessoas com casos específicos



Situação acontece depois que o Estado começou a recolher testes rápidos dos lotes 101108 e 101118 fabricados pela Universidade Federal do Espírito Santo. No início deste mês, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais divulgou uma nota técnica (101/2011) com instruções aos serviços de saúde para que fossem recolhidos e substituídos os lotes. Segundo o documento, o motivo foi que alguns serviços de saúde relataram exames com falso-positivo – o resultado apresenta sorologia reagente para o HIV quando na realidade a pessoa não se infectou. Por ora, apenas gestantes, parturientes e pessoas que tiverem acidente ocupacional podem fazer o teste rápido no Estado. Antes, o teste rápido era executado em lugares com difícil acesso dos profissionais de saúde, presídios e populações vulneráveis como homens que fazem sexo com homens.

A informação foi fornecida pelo Programa Estadual de DST/Aids de Pernambuco. Segundo eles, o estoque está baixo e a situação só será normalizada depois que o Estado receber mais kits de teste rápido.

Por meio de assessoria de imprensa, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais informou no entanto que Pernambuco não tem motivos para priorizar os casos porque tem estoque suficiente. Também informou que mais testes rápidos devem chegar nesta quinta-feira, 28 de abril.

Rodrigo Vasconcellos

Nenhum comentário: