quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROCISSÃO PARA O FREI DAMIÃO



Uma procissão luminosa marca hoje o início da programação religiosa para lembrar os 14 anos da morte do Frei Damião de Bozzano. No Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, estão sendo feitos os últimos preparativos para a cerimônia.Para os festejos, os capuchinhos restauraram a imagem de Frei Damião onde os romeiros costumam depositar os ex-votos. Ali, ficam fitas, roupas, pernas e braços de cera e gesso. A reinauguração da estátua, idealizada pela artista plástica Vera Tolêdo, ocorrerá após a procissão luminosa.


O ponto alto da programação acontece no próximo domingo, para quando é esperada a participação de 40 mil a 50 mil pessoas na grande procissão. A expectativa é de que cerca de 600 ônibus, vindos especialmente dos estados do Nordeste, cheguem a Recife/PE. Muitos são de Juazeiro do Norte (Ceará).


Às 10h, a Missa Solene e às 14h30, a Missa e Bênção aos Romeiros. Outras quatro missas estão programadas para esse dia (4h30, 6h, 8h e 17h). A última cerimônia será para bênção dos voluntários e patrocinadores. Em 1931, o frade italiano chegou ao Brasil, aos 33 anos. Pregou o Evangelho no Nordeste até 1997, ano de sua morte.Um dos organizadores das celebrações, o frei Abelardo Oliveira comemora a boa expectativa no processo de beatificação do religioso. Segundo ele, faltam apenas os pareceres das comissões teológica e histórica e a coordenação prevê que a documentação seja concluída e emitida ao Vaticano até maio de 2012.Este ano, comemora-se ainda os 100 anos do ingresso do padre na ordem dos Capuchinhos e os 80 anos de sua chegada ao Brasil. Para marcar as datas, o evento conta ainda com o lançamento o livro Frei Damião, o missionário, síntese da dissertação de mestrado do frei Francisco Lopes.










Fonte: Diário de Pernambuco


Procissão em Pernambuco marca o início das comemorações pelos 14 anos de morte de Frei Damião

Nenhum comentário: